Hamsters ou gerbos? qual ecolher

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
picwout
Membro Júnior
Registado: terça jul 31, 2007 6:13 pm

terça ago 07, 2007 6:07 pm

Eu estou indecisa entre comprar um hamster ou um gerbo.
Eu sei que os hamsters são docéis e se estivermos com eles na mão ou se o pusermos no chão ele nãofoge. Agora sobre os gerbos já não sei...
Ajudei-me!
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça ago 07, 2007 6:51 pm

O Gerbo foge mais e morde menos...

O Hamster (dependendo da espécie, pois há várias) roi um bocadinho algumas coisas. O Gerbo (independentemente da espécie) rói tudo, eheheh.

Pessoalmente, prefiro Gerbos, mas cada um tem a sua opinião e se fizessemos uma votação ainda acabavamos empatados!

Um tem cauda, o outro não tem. Não é fácil.

Essa escolha é mesmo muito pessoal...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça ago 07, 2007 11:22 pm

pessoalmente, e depois de uns bons anos a conviver com ambas as espécies posso dizer que prefiro o gerbo. é mais sociável com as pessoas, não cheira mal, pode perfeitamente viver em comunidade e além disso tem uma cauda comprida, e eu adoro bichos de cauda comprida... :lol:
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 08, 2007 12:07 am

Gerbo sem duvida, um animal que veres o dia a dia de um casal (seja maxo maxo ou femea femea) são super interessantes, como se penteiam, coçam, "catam", tomam banho na areia, e também têm uma coisa que fascina todos os amantes de roedores, são super curiosos e sem medo, se metes a mão la dentro a primeira coisa que vão fazer não é fugir mas sim ver o que é aquilo.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Impertinente
Membro Júnior
Registado: terça jul 17, 2007 6:27 am

quarta ago 08, 2007 1:23 am

Não gosto de hamsters... Tenho o preconceito do hamster pouco ou nada inteligente, agressivo e sem hábitos de higiene.
O gerbo é um animal que, segundo os meus amigos que os têm, é hiper-activo. E danado para fugir!
Portanto (sou suspeito para falar), se queres um roedor inteligente (mais que todos os outros), asseado (passa o dia a lavar-se) e dócil. Um animal que fica aos pulos quando tu chegas a casa e, só deixa de haver agitação quando pegas nele e te sobe para cima do ombro. Um roedor com uma cauda enorme! A resposta é: duas ratazanas...
Twisters ou fancy rats, conforme lhes queiras chamar. Já tenho cinco e vêm mais a caminho. São apaixonantes!
<p>Animais: guppys, cadela, ratazanas, pais...</p>
SkyGirl
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2007 12:04 am

quarta ago 08, 2007 1:49 am

Cada um tem os seus gostos, e expressar isso é um direito democrático, mas não aceito que deturpem as verdadeiras características de um animal por se ter um preconceito.

"Não gosto de hamsters... Tenho o preconceito do hamster pouco ou nada inteligente, agressivo e sem hábitos de higiene."

Primeiro os hamsters não são burros, nem agressivos e muito menos pouco higiénicos. Burros, agressivos e pouco higiénicos são os donos que não lhes dão atenção, que os cruzam sem qualquer critério e se esquecem que eles vivem em lugares sem esgoto e que pelo menos uma vez por semana têm de limpar, não o animal mas sim a casa deles.

Enfim, eu venho assim desta forma dizer que pessoalmente o rabo das ratazanas para mim é impressionantemente assustador mas não é por isso que digo que são porcas e estúpidas.
Impertinente
Membro Júnior
Registado: terça jul 17, 2007 6:27 am

quarta ago 08, 2007 3:27 am

Então skygirl! Levaste a mal o que eu disse quando, apenas, veiculei uma opinião pessoal sem intenção de ofender fosse quem fosse. Queres que diga que os hamsters são uns fofuchos, queriduchos? São! E depois? Não é por isso que a minha opinião sobre eles vai mudar.
Tens toda a razão quanto à situação dos donos. Mas, podemos ir mais longe... O que dizes da maior parte das lojas que vendem animais? Não sabem o que lhes dar de comer, não sabem quais são as raças, as variedades de cor, chegam a não saber o nome dos animais! Como é que queres que os donos tenham alguma noção daquilo que devem fazer com eles. Isto diz respeito a todos os animais, não só aos hamsters. Conheço a situação de uma porquinha-da-índia, comprada numa loja porque era uma queriducha e só custava 10€... Está numa gaiola de aves, com folhas de jornal no fundo, uma tacinha para a água e outra para a comida.
Onde queria chegar, era a isto: a rapariga está indecisa entre um hamster ou um gerbo; eu não tenho boa opinião dos hamsters e, expliquei porquê; e, tal como podia ter falado de outro animal, mencionei a possibilidade de optar pelas ratazanas. Os gerbos são demasiado exigentes para quem está agora a começar. E é preciso dizer que, preferivelmente, deve ter dois animais, em vez de um...
Como vês, não tinha intenção de lançar a celeuma entre os adeptos de hamsters. Até gostaria que me fizessem mudar de opinião em relação a eles! Agora, a favor ou contra, não deixa de ser uma opinião válida. E o que a rapariga pedia era opiniões.
<p>Animais: guppys, cadela, ratazanas, pais...</p>
TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 08, 2007 8:40 am

Quanto aos hamsters... Eles não são porcos, mas... que realmente as gaiolas têm um cheiro a "b*st*" tem, a manutenção de uma gaiola de hamster tem de ser feita mais frequentemente que a de um gerbo, sem duvida.

O Impertinente tem razao, eles de certa forma são "badalhocos" os hamsters, tu não vês uma ratazana a defecar em cima da comida, não tens de limpar a gaiola de 3 em 3dias (minimo), não tem um cheiro tão activo na gaiola como a dos hamsters, mas quanto ao dizeres que o Gerbo é um animal que necessita de cuidados diferentes... Estás perfeitamente enganado, um Gerbo tem o mesmo tratamento que um Hamster, a comida é identica, os costumes também, mas... um gerbo tem uma energia fora do normal, e... se querem ter gerbos, recomendo aquario com uma rede em cima, pois... não há gaiola que resista aos "roedores profissionais", eu digo isto porque, tens de ter sempre cartao disponivel para eles roerem ou uma casa de madeira ou algo do genero, pois... eles devoram e o crescimento dos dentes deles é algo de outro mundo, têm a necessidade de estar sempre a roer e a cavar, quando usado uma gaiola, o mais certo é onde a gaiola está vai ficar com o chão todo sujo, pois eles estão sempre, mas mesmo sempre a cavar, a unica coisa que se pode ter a mais na gaiola de Gerbos, é a areia de Chinchila e/ou de Passaro (a eles não faz grande diferença, as chinchilas faz, pois seu pelo e mt delicado), eles iram tomar banho nessa mesma areia e vai-se notar que o pelo deles vai ficar mais limpo e muito mais bonito com a areia, e sem duvida... mt dificilmente um Gerbo morde, da mordidelas que na aleija ng, mas para ver se tu es comida ou nao, claro que nao é bom meter a mao la dentro quando tiveste a mexer em comida. Costumam ficar um pouco mais agressivas as femeas quando estão grávidas, e... nunca matam os seus bebés, quando um nasce morto, eles enterram-no.

Quanto a limpeza da gaiola, 1vez por semana é o suficiente, eu até fico 2semanas sem limpar, e continua sem odores activos, pois sao animais deserticos, pouca agua bebem, logo pouco urinam, e como todos pensam que as fezes é que deitam cheiro, estão enganados, a urina é que deixa o mau cheiro numa gaiola.
SkyGirl
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2007 12:04 am

quarta ago 08, 2007 1:37 pm

Como eu disse anteriormente cada um gosta do que gosta e é para isso que aqui estamos, para dar a nossa opinião, só não aceito são os valores errados que transmitem.

Não entendo como é que dizem que os gerbos são mais higiénicos que os hamsters, eu fiz parte da organização de uma exposição de hamsters que tinha mais de 30 e tinha também alguns gerbos e topolinos (poucos comparados com os hamsters).O evento ocorreu num pavilhão de futsal (para terem uma ideia) e os meninos gerbos juntamente com os topolinos empestaram o pavilhão com o seu cheiro. E não pensem que eram apenas os topolinos porque no inicio optou-se por colocar os gerbos em zonas diferentes dos topolinos mas não era viável porque o cheiro alastrava ainda mais.

Quanto às lojas, eu concordo em tudo com o que disseste, mas um dono consciente deveria saber antes de pensar em comprar seja o que for, as características do animal. Estamos na época da comunicação e só não sabem o que levam para casa se não quiserem. Existem fóruns para isso mesmo, livros e internet (que actualmente todos a tem) não existe muita vezes, é interesse das pessoas em perder algum tempo a informar-se e pior não existe interesse em saber, por isso que cada vez se vê mais animais em situações lastimáveis, abandonados e infelizes.

E acreditem que ainda existem algumas lojas em que se pode confiar e que tratam os animais convenientemente, e na minha opinião, são a essas que se devem recorrer sempre. Quanto as restantes lojas é ir tentando demonstrar aos proprietários as "asneiras" que fazem e se mesmo assim eles continuarem a tratar mal os bichos, o livro de reclamações e uma cartinha ao ICN não fazem mal.

Quanto à questão de dar opinião, eu respeito e não estou aqui para tentar mudar opinião de ninguém, mas por favor usem aspectos válidos e não inventem razões.
Se me derem razões válidas ou simplesmente disserem não gosto do tipo de animal (por diversas razões, porque é difícil controlar a velocidade a que se reproduzem, porque vivem pouco, porque não interagem com o dono como os cães, porque quando algo está mal com eles tem a tendência ao canibalismo, etc), quem sou eu para dizer o contrário agora que são burros, agressivos e porcos não aceito.

Eu tenho um cão e esse sim é muito agressivo, burrinho e comparado com os hamsters, bastante porco, mas não vou nunca generalizar porque sei que o comum dos cães não é assim.

Eu não falo mais sobre gerbos e ratazanas porque não os tenho, embora conviva com pessoas que os tem. Apenas digo, que a cauda e o pelo áspero das ratazanas me fazem confusão, de resto não falo porque não considero ter conhecimentos para tal, mas acredito que seja animal mais interactivo com o dono.
TMSurfer
Membro Veterano

quarta ago 08, 2007 2:06 pm

SkyGirl, eu tenho ratazanas, gerbos, Musculus, e 2 Hamsters (campbell).

Vou-te meter aqui o "horário" de limpezas de 2semanas!

2ª - Limpeza de gaiola de Musculus, Ratazanas e Hamsters, Gerbos
4ª - Limpeza de gaiola de Musculus e Hamsters
Sabado - Limpeza de gaiola de Musculus e Hamsters
3ª - Limpeza de gaiola de Musculus e Hamsters, Ratazanas
6ª - Limpeza de gaiola de Musculus e Hamsters
Domingo - Limpeza de gaiola de Musculus e Hamsters

Te digo... sem duvida que os Musculus são os mais "porcos" de todos, deitam um cheiro impossivel, quanto aos gerbos... cheiros ? nunca mesmo, após 2semanas e a limpeza da mesma, o cheiro deles é quase... nada, claro que se tiveres um espaço maior, o cheiro será sempre menor, e com a utlização de areia onde normalmente eles defecam e urinam e onde também tomam os seus banhos (antes de terem defecado), limpeza do recipiente da areia 2 em 2dias. Agora falemos dos Hamsters, nada tem a ver com o cheiro dos Musculus, pois tem um cheiro intenso, mas... os hamsters nao se ficam assim tanto atrás, claro que existe tipos de hamsteres com menos cheiros que outros, como o caso dos Mus, mas por regra geral... são muito mais "porcos" nesse nivel que qualquer ratazana e/ou gerbo, até as ratazanas que sao as ratazanas têm um cheiro muito mais intenso que os gerbos.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 2:41 pm

Bom, sou só mais um a deixar aqui a sua opinião. Para quem quiser referências (eheh) lembrem-se que nós no Ninho-CEIME chegámos a ter quase todas as espécies de Hamsters e de Gerbos. Tivemos também muitos ratos, ratazanas e afins.

Chegámos a ter 38 espécies diferentes de animais, num total de 166 e acreditem que os únicos que faziam mossa, eram os Mus, fossem eles Murganhos, Topolinos, ou outros.

As Ratazanas são dos animais mais limpos que vi até hoje. Fazem umas cacas enormes, mas a limpeza semanal é suficiente. Se formos muito exigentes, podemos fazer 2 por semana.

Lembro que se formos exigentes, a limpeza dos murganhos é de 2 também, mas por dia e não por semana... :)

Os Gerbos, em todas as suas espécies, pois tivemos várias (Pálidos, Egípcios, Shawii, Duprasii, Mongólia, etc) são muito limpos e basta limpar 1 vez por semana. Se formos muito exigentes, limpamos à mesma 1 vez por semana... Claro que isto mexe com quantidades. Um Gerbo é uma coisa, uma comunidade de 6 ou mais é outra...

Os Hamsters variam muito de espécie para espécie. Temos estado a generalizar, mas é preciso ter cuidado, pois um Roborovskii quase não suja, nem cheira, nem roi muito. Um chinês, não morde, nem suja, nem cheira. Um sírio pode morder bastante, pode cheirar mais, ou menos, dependendo de N factores, pode roer TUDO ou NADA, pois são animais pouco estereotipados... cada um é como cada qual.

Assim sendo, é preciso fazer uma escolha mais pessoal. Gosto deste, não gosto daquele... gosto com cauda... prefiro sem cauda...

Para quem diz que o pêlo das Ratazanas é áspero (não é contigo Marta, é para todos), porque não fazer umas festas a uma Hairless?... ehehehe

E para quem diz que temos de ter vários, os Gerbos da Mongólia dão-se muito bem sózinhos, gostam de andar em cima do dono, nos bolsos das camisas e nem são de fugir.

Para quem gosta do Roborovskii porque parece um pom-pom, experimente pegar-lhe e andar a passear pela casa com ele... Era uma vez um rato...

Para quem não gosta de animais que não comuniquem com o dono, experimentem andar pela casa com uma Ratazana a seguir-vos para todo o lado e a responder ao chamamento e vão ver como passam a olhar para elas com outros olhos...

Sinceramente, venha o Gato e escolha... :wink:

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

quarta ago 08, 2007 6:41 pm

Eu só quero dizer uma coisinha, que não vem acrescentar muito à discussão, mas que mesmo assim vou dizer :D Em relação á higiene dos hamsters, a urina dos hamsters anões não cheira tao mal como a dos sirios, no entanto, os sirios têm uma vantagem que é o facto de so fazerem num canto da gaiola, por isso, basta por nesse canto uma especie de casa de banho e assim já não é necessario lavar tantas vezes a gaiola para ela nao ficar a cheirar mal, basta lavar a casa de banho. É muito pratico, por acaso.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 08, 2007 6:50 pm

Dispondency Escreveu:Eu só quero dizer uma coisinha, que não vem acrescentar muito à discussão, mas que mesmo assim vou dizer :D Em relação á higiene dos hamsters, a urina dos hamsters anões não cheira tao mal como a dos sirios, no entanto, os sirios têm uma vantagem que é o facto de so fazerem num canto da gaiola, por isso, basta por nesse canto uma especie de casa de banho e assim já não é necessario lavar tantas vezes a gaiola para ela nao ficar a cheirar mal, basta lavar a casa de banho. É muito pratico, por acaso.
Sem dúvida. Esse aspecto vem acrescentar mais do que se pensa, pois os sírios até se habituam a ir mesmo ao WC que lhe dermos...

Bem lembrado!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

Apneia
Membro
Registado: segunda jun 25, 2007 1:38 pm

terça ago 21, 2007 9:14 pm

TMSurfer Escreveu:Quanto aos hamsters... Eles não são porcos, mas... que realmente as gaiolas têm um cheiro a "b*st*" tem, a manutenção de uma gaiola de hamster tem de ser feita mais frequentemente que a de um gerbo, sem duvida.

Devo ter um hamster anormal ;)
Já tive um hamster sírio há uns anos, e tinha de mudar a gaiola muito frequentemente porque a urina deles é quase tão insuportável como a dos gatos...

Agora tenho um Campbell e nem ele tem cheiro, nem a gaiola fica com cheiro nenhum. Foi essa a principal razão que me levou a comprar este hamster, o homem da loja disse-me logo que eles não tinham cheiro.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 22, 2007 4:02 pm

Também tenho que concordar que de todos os hamsters que tive, os que tinham mais cheiro sempre foram os Sírios, mas isso nem sempre é da espécie.

Podemos generalizar um pouco, mas a alimentação, o tipo de forragem da gaiola, os suplementos alimentares, etc podem marcar a diferença.

Eu quando tive o primeiro Hamster (há 40 anos atrás), ele só comia semente girassol, pois ninguém sabia mais do que isso... Tinha muito cheiro e mudava-se de 2 em 2 dias, a serradura que se comprava na serração, além de que a gaiola era lavada com lixívia!

Hoje, temos outros substratos, outros alimentos, outros conhecimentos, por isso podemos fazer muita coisa diferente.

Quando alguém diz que "o meu hamster cheira muito mal", pergunto-me sempre:

- O que come, onde dorme, onde vive, o que bebe, etc...

Muitas vezes a resposta está no que lhe proporcionamos e não tanto na espécie em si, pois eu também tive um hamster que cheirava MUITO MAL, mas isso foi antes de saber que não deviam comer só alface e semente girassol...
... Aliás, nem NUNCA deviam comer alface.

Responder

Voltar para “Exóticos”