Legumes e fruta para tartaruga - duvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
lilfal
Membro Júnior
Registado: quarta out 25, 2006 3:55 pm

quarta ago 08, 2007 12:57 pm

Tal como tantos membros que tenho visto por aqui, tambem eu dava os camaroes secos às minhas tartas. o certo é que aquilo pode nao ter qualquer valor nutritivo mas elas foram crescendo. como 1 das tartas teve um problema fui ao veterinario e ela me aconselhou mudar de alimentação. Peixe, legumes, fruta... como sou um despiste de pessoa esqueci-me de perguntar algumas coisas:
- legumes crus ou cozidos?
- todo o tipo de legume? (brocules, cenouras, bla bla)?
- e fruta? toda a fruta? (até agora percebi que gostam de maça, ananás e pessego)

se alguem me ajudar agradeço :)

Bjus
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 2:08 pm

lilfal Escreveu:Tal como tantos membros que tenho visto por aqui, tambem eu dava os camaroes secos às minhas tartas. o certo é que aquilo pode nao ter qualquer valor nutritivo mas elas foram crescendo. como 1 das tartas teve um problema fui ao veterinario e ela me aconselhou mudar de alimentação.
É o que acontece com toda a gente que dá alface aos animais, camarões às tartarugas, comida húmida aos gatos, fiambre aos cães, etc...
Primeiro, há sempre o velho argumento de que "há muitos anos que o faço, estão grandes e bonitas"...
... depois, começam a aparecer as verdades "agora uma delas está a perder escamas", "nos últimos dias anda muito mole e mal abre os olhos", etc, etc...

Vem o Vet e diz: Camarões não! ... E finalmente respeita-se!

Na verdade, uma tartaruga pode viver muitos anos a comer apenas camarão seco, mas também o homem se comer apenas Pão e Água. Veja-se o exemplo das Bolachas de Cabo Verde que alimentaram multidões durante anos e anos de fome. Não quer com isso dizer que seja uma boa alimentação!
lilfal Escreveu: - legumes crus ou cozidos?
Crus... Não me lembro de NADA que se deva dar cozido às tartarugas! São Répteis, devem comer alimentos naturais, o mais naturalmente possível. Única excepção: as boas rações, estudadas para elas!
lilfal Escreveu: - todo o tipo de legume? (brocules, cenouras, bla bla)?
Seguir a regra mais generalizada: Tudo o que for verde escuro é bom, tudo o que for verde claro é mau (endivias, alface, etc)
Cuidado com as couves de bruxelas que elas normalmente não apreciam por serem amargas, mas também porque em excesso podem originar bócio.
Cenouras, tomates, couve-flor (centro), não são verdes, mas são bons legumes.
lilfal Escreveu: - e fruta? toda a fruta? (até agora percebi que gostam de maça, ananás e pessego)
Procurar dar fruta não-ácida. Evitar as laranjas, mas podendo dar de vez em quando as que forem mais doces. Pêssego, manga, papaia, alperce, maçã, pêra, pêro, uvas (tirar peles e grainhas), banana (não abusar), meloa e melão, abacaxi em vez de ananás... evitar kiwi, melancia, tangerinas, ameixas, diospiros e pouco mais.

Pessoalmente, tiro as cascas todas às frutas. Cascas e caroços!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
lilfal
Membro Júnior

quarta ago 08, 2007 2:55 pm

obrigada Paulo pela resposta completa e clarificadora.

vejo que o espirito critico está sempre presente em si... ora vejamos : "Vem o Vet e diz: Camarões não! ... E finalmente respeita-se! " no meu caso foi o vet que me alertou pela primeira vez, o que nao quer dizer que se outra pessoa (nao veterinária) me tivesse dito dá isto ou aquilo eu nao tivesse acreditado/investigado.

desde 2003 que as tenho, e na loja foi o que deram para elas/eles(?) comerem... uma vez comprei ração, a qual nem lhe tocaram.

ja ouvia outras pessoas dizerem que davam carne ou fruta mas eu ainda nunca tinha dado nem investigado o assunto e nunca tive problemas... o problema da boxexa teve a ver com bacterias nos ouvidos... se isso nao tivesse acontecido possivelmente ainda só comiam camaroes.

viver para aprender é o que lhe digo...só que ha pessoas (como eu) que tem de viver mais tempo para aprender...
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 3:11 pm

lilfal Escreveu: ja ouvia outras pessoas dizerem que davam carne ou fruta mas eu ainda nunca tinha dado nem investigado o assunto e nunca tive problemas... o problema da boxexa teve a ver com bacterias nos ouvidos... se isso nao tivesse acontecido possivelmente ainda só comiam camaroes.
viver para aprender é o que lhe digo...só que ha pessoas (como eu) que tem de viver mais tempo para aprender...
O espírito está sempre comigo, eheheh. Mas a boca era geral, pois passo o dia a alertar para essas coisas e volta não volta tenho mais um caso clínico entre mãos...
O Camarão é um hábito que vem de longe, por isso é compreensível que ainda esteja tão assumidamente enraizado. Mais a mais que as tartarugas que não comem camarão também morrem e isso baralha as pessoas...

Quanto ao "comprei ração e nunca comeram", acredito plenamente, mas sou obrigado a perguntar:
- Que tartarugas são?
- A ração era adequada à espécie?
- O tamanho dos grânulos da ração era próprio para o tamanho das tartarugas?
- Ração à base de quê? De que marca?
- Tentou-se várias vezes? Em que época do ano?

Parecem questões secundárias, mas algumas são relevantes para a mudança no regime alimentar.

Quanto ao comer carne, tudo depende da espécie... Pessoalmente, não sou grande apologista das carnes, mas carne de peixe também é carne!

Fora isso, espero que todos nós tenhamos muito tempo de vida para aprendermos muito mais...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
lilfal
Membro Júnior

quarta ago 08, 2007 3:37 pm

- Que tartarugas são?
estao em identificação ainda :)

- A ração era adequada à espécie?
faço puto de ideia

- O tamanho dos grânulos da ração era próprio para o tamanho das tartarugas?
eram granulos pequenos

- Ração à base de quê? De que marca?
nao lembro

- Tentou-se várias vezes? Em que época do ano?
tentei varias vezes, e deve ter sido no verao, pk elas tem hibernado.
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

quarta ago 08, 2007 11:06 pm

Boas

Já aprendi mais uma coisa hoje.... com esse tipo de fruta, só posso dizer que as tartas são mesmo exigentes.... Mas como é a fruta aqui de casa.. bora lá dar ás minhas meninas!! :)... hoje comeram pescada apenas. Amanhã é dia de ração ou sticks.

:)
Bjss
 @zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
lilfal
Membro Júnior

quinta ago 09, 2007 8:24 am

voces tem a comida seleccionada por dias? ou seja num dia peixe, o outro legumes, o outro racção? Nao fazem "salada mista" à refeição?

bjus
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta ago 09, 2007 9:25 am

essa regra de q tudo q é verde é bom e tudo claro é mau é errada .
a fruta como alimento da forma como foi exposta , pelo menos para mim , ficou como q banalizada , q se pode dar à discriçao , o q tb é errado .

broculos espinafres rama de batateira , de cenoura , salsa sao so alguns dos vegetais bem verdes q n se devem dar . os motivos investiguem-nos ja q tem tempo para deixar testamentos , sim é para ti paulo lol :D

fruta n deve ser banalizada na dieta pois devido À sua composiçao(basicamente devido aos açucares) fomenta a proliferaçao de bacterias no tracto intestinal - 2x por semana .

agora "regras" , tartarugas aquaticas salvo algumas excepçoes como caretochelys apalones e peludiscus(q sao estritamente aquticas , evoluem com a idade para regime semi-aquatico o q significa q enquanto pequenas , leia-se até aos2/3 anos de idade , raçao peixe minhocas caracois e afins e algumas plantas aquaticas deverao constituir a base da dieta ; depois a partir destas idades entao introduzir frutas e vegetais carnes etc .
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”