Corte Orelhas/Caudas/Presunhos FCI

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta ago 08, 2007 2:14 pm

Não é isso que está a ser discutido, esse assunto já foi debatido "n" vezes aqui na Arca, de tal maneira que já enjoa!
O que interessa aqui saber é se realmente a FCI vai proibir cães com as amputações referidas de participar em exposições a partir de 2010.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta ago 08, 2007 2:34 pm

Última edição por SeaLords em sexta nov 28, 2008 6:52 am, editado 1 vez no total.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta ago 08, 2007 2:44 pm

Gon_Cardoso Escreveu:Corrijam-me se eu estiver enganado, mas eu compreendo que o corte das orelhas e da cauda, estavam directamente ligados com a funcionalidade que algumas racas tiveram no passado, no caso de caes de presa e caes guarda ou guerra.

Sendo que a maioria dos animais modernos nao sao mais utilizados nessas funcoes, nao vejo razao para que os cortes continuem a ser efectuados, alem dos motivos esteticos.

No passado e no presente.
Vamos obrigar os Dogos e Os Alanos a irem caçar javalis de orelhas inteiras?
O que a FCI quer é acabar com cães de presa, cães de guarda e tdos os cães de trabalho, para transformar tudo em lulus! e maoiria dos craidores aplaude porque é muito melhor ir apenas com os cães aos desfiles para inglês ver do que andar por aí a fazer provas de trabalho com eles.

No futuro, quem quizer criar verdadeiros cães de certas raças tem que fugir da FCI e das feiras de vaidades.
Os verdadeiros "dogueros" argentinos não respeitam o estalão novo (feito para o "show" e para aumentar o tamanho dos cães e diminuir a funcionalidade) e criam os cães pelo antigo estalão.

se houvesse o minimo de seriedade na canicultura, qualquer cão teria que dar provas da sua funcionalidade para se consagrar campeão e para se poder reproduzir. o que nos cães de presa para caça maior implicaria orelhas cortadas!
O Dr. Antonio Martinez deve andar às voltas no túmulo!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta ago 08, 2007 2:54 pm

O Sr. Louis Dobermann também...
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta ago 08, 2007 5:29 pm

fang Escreveu:
sanxeri Escreveu:o que sao os presunhos? Nao estou a ver que outra parte do animal de ampute... :oops:
São uns "dedos" suplementares nas patas traseiras e que não são admitidos pelos estalões de várias raças...
No caso da minha whippet por exemplo o estalão não permite ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

quarta ago 08, 2007 9:15 pm

FBC Escreveu:
Gon_Cardoso Escreveu:Corrijam-me se eu estiver enganado, mas eu compreendo que o corte das orelhas e da cauda, estavam directamente ligados com a funcionalidade que algumas racas tiveram no passado, no caso de caes de presa e caes guarda ou guerra.

Sendo que a maioria dos animais modernos nao sao mais utilizados nessas funcoes, nao vejo razao para que os cortes continuem a ser efectuados, alem dos motivos esteticos.

No passado e no presente.
Vamos obrigar os Dogos e Os Alanos a irem caçar javalis de orelhas inteiras?
O que a FCI quer é acabar com cães de presa, cães de guarda e tdos os cães de trabalho, para transformar tudo em lulus! e maoiria dos craidores aplaude porque é muito melhor ir apenas com os cães aos desfiles para inglês ver do que andar por aí a fazer provas de trabalho com eles.

No futuro, quem quizer criar verdadeiros cães de certas raças tem que fugir da FCI e das feiras de vaidades.
Os verdadeiros "dogueros" argentinos não respeitam o estalão novo (feito para o "show" e para aumentar o tamanho dos cães e diminuir a funcionalidade) e criam os cães pelo antigo estalão.

se houvesse o minimo de seriedade na canicultura, qualquer cão teria que dar provas da sua funcionalidade para se consagrar campeão e para se poder reproduzir. o que nos cães de presa para caça maior implicaria orelhas cortadas!
O Dr. Antonio Martinez deve andar às voltas no túmulo!
FBC, concordo em genero, numero e grau. Por isso disse "a maioria".
Um cao que e' utilizado para as suas funcoes tera que ter algumas amputacoes para evitar danos maiores durante a o exercicio da mesma.

O que eu nao concordo e' efectuarem essas amputacoes para ele viver num apartamento.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
Gon_Cardoso
Membro

quarta ago 08, 2007 9:32 pm

SeaLords Escreveu:Estive a ver os Regulamentos e o que originou este tópico parece-me ser "junk mail":
Dogs with docked tails or cropped ears are to be admitted in accordance with the legal regulations of their home countries and those of the country where the show takes place. (...)
These regulations were adopted by the FCI General Committee in Paris, April 2005. They are effective from January 1st, 2006 with a transition period of 2 years. They will not be amended until January 1st, 2011.
Isso levanta uma nova questao, se os regulamentos da FCI dizem claramente que a leis locais, seja da exposicao ou do pais do animal, determinam se caudas e orelhas sao aceites, um animal portugues em uma exposicao em Portugal nunca podera ganhar se tiver as orelhas cortadas, pois teria que ser imediatamente excluido.

Se isso acontecer, sera que a exposicao deixa de ser valida?
Última edição por Gon_Cardoso em sexta ago 10, 2007 9:24 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
HSC
Membro
Registado: quarta jan 17, 2007 10:08 am

quinta ago 09, 2007 8:28 am

..a funcionalidade para o FCI é estimular que a maioria dos cães (pois ainda há Mondioring e RCI) desenvolvam o seu temperamento e aptidões encerrados num canil a reproduzir-se...e a irem do canil para expos e de expos para o canil..mas são campeões e as ninhadas são bem caras...que tristeza só se preocupam com o exterior e a beleza...como eu detesto os dogshows e esse mundo de comerciantes que a longo prazo transformam raças uteis em caezinhos de meia tigela cheios de doenças genéticas...

realmente em muitas raças sobretudo de presa, de guarda, terão de existir criadores contra corrente que mantenham o perfi funcional dos cães...esses criadores são muitas vezes caçadores, pastores, policia, militares, etc que não precisam de cães cheios de peso e com um temperamento sem qualquer determinação, vivacidade e inteligência...

não discordo que muitos desse cães até vivam em apartamentos e que se evolui e blabla mas o FCI deveria considerar os dois tipos de criadores não era priveligiar o negócio e o dogshow, até porque estimula a desvirtuação das raças estimulando as modas...o que estraga as raças..

veja-se a evolução do Rhodesian Ridgeback - cão de caça ao Leão poderoso fisica e temperamentalmente para um dogshow estúpido, pernalta, sem poder de maxila, sem peso/massa muscular e que até os ossos do peito estão modificados para que tenha um ar mais elegante...os poucos bons/originais exemplares estão ainda nos tradicionalistas De Bours na Àfrica do Sul..

È horrivel´esta situação dos dogshows...será que é dificil entender que esta situação é insustentável a longo prazo? Abram os olhos!!!!!
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quinta ago 09, 2007 8:36 am

FBC Escreveu:O Dr. Antonio Martinez deve andar às voltas no túmulo!
Eu tenho cá as minhas impressões que se o Príncipe Albrecht zu Solms-Brauenfels cá voltasse era tudo corrido à espadeirada :lol: . Então neste recanto à beira mal plantado não se deviam safar muitos.

Será que as autoridades cinófilas, um dia, se decidirão proibir os totós no pelinho dos cães, os ferros de alisar pelo e outras barbaridades que se vêm nas Expos? Ou isso é super natural e até faz bem aos bichinhos?

Estamos entregues aos bichos (de duas patas, infelizmente)

Cumprimentos
Helena
In35
Membro Veterano
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

quinta ago 09, 2007 3:21 pm

Tenho um Dogo Argentino, quando o fui buscar ao criador disse-me para ir ao veterinário cortar as orelhas ao cão, pois tinha dois meses era menos doloroso para ele..
Lá fui eu, (cheia de pena do cachorro) quando entrei no veterinário disse-me que era proibido cortar as orelhas.. e eu ok também tinha pena e medo que sofre-se , quandoo ia a sair deram me um cartão de um veterinário que cortava as orelhas a estes tipos de cães (caça).
La fui eu mais uma vez... E sim esse veterinário fazia o tal corte nas orelhas, mas acabei por vir embora...( pq pensei..q tb n gostava q me cortassem as minhas e o cão até nem ia caçar nada, era para companhia).
Resumino.. parece que já não é premitido mas ainda há que faça o corte das orelhas (foi o caso vivido).
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta ago 09, 2007 3:23 pm

Se o cao é so para companhia... se nao vai caçar nem ir a exposiçoes... fez bem!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta ago 10, 2007 8:43 am

Olá

A beleza não implica perda de funcionalidade.
As classificações nas provas de trabalho deveriam constar nos Lops dos bobis. Além de ser justo, estimulavam os criadores, cada vez mais, a treinarem os seus exemplares e a fazerem a amostra pública (exame) do seu trabalho. Assim os toscos que compram cães apenas, e que dão bom dinheiro, pelo CHs teriam outras oportunidades para exibirem os papeis.
Há raças, a meu ver, que numa lógica puramente estética, se têm vindo a abandalhar como é o caso do Pastor Alemão cada vez mais os fazem mais marrecos.
Felizmente tem-se assistido à mudança de mentalidades no que diz respeito à separação beleza/trabalho. um belo cão pode dar um excelente cão de trabalho.
Os tempos são outros o mundo dos cães está a ficar muito abichanado para o meu gosto, possívelmente é por aí que se assiste às alterações aberrativas no conceito ao padrão do cão de novo tipo .
Última edição por gary em sexta ago 10, 2007 2:39 pm, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
HSC
Membro
Registado: quarta jan 17, 2007 10:08 am

sexta ago 10, 2007 9:09 am

..sim o mundo ideal era um cão belo e funcional..só que a funcionalidade é objectiva e a beleza subjectiva e influenciada por modas!!!logo dá asneira normalmente :wink:

e o problema é bem visivel: um presa/dogo canário era um cão cujo poderio fisico estava adaptado ao trabalho por isso apesar da robustez era ágil e corria km's se fosse necessário...ora entra a moda em jogo...e acontece que lhe aumentam o peso, o volume tornado-o num cão menos ágil e funcional com beiços ainda mais pendentes que aumentam em demasia a salivação e consequentemente a desidratação...mas não há problema para os criadores que ganham mais uns cobres porque o que pessoal gosta é cães com aparato!!!! logo a beleza tirou função ao cão!!!

... existem alguns criadores nomeadamente fora das Canárias que seguem linhas de trabalho (ex. Red Star Kennel) louvados sejam...

..por isso é complicado gerir esta situação pois hoje a beleza são cães molossoides e pesados amanhã são magros e pernaltas por ex.... ora isto é pura e simplesmente javardar as raças...

mas dos casos mais escadalosos é a raça Dobermann que apesar de ser uma raça de laboratório e pouco rustica...sofreu imenso com a beleza e as modas...existindo hoje autênticos galgos em vez de dobermanns...que nem sequer podem morder com duas tretas uma manga pois há grandes hipóteses de luxação do pescoço ou problemas na cervical..isto devido á diminuição da estrutura muscular...para mim a maioria dos dobermann são horriveis contudo há hoje uma emergente corrente de criadores/juizes que bateram com a cabeça na parede e viram a luz e agora procuram cães mais fortes, melhores cabeças, mais massa muscular, etc etc logo mais funcionais que a maioria dos lingrinhas que hoje existem...mas foi preciso andar anos a javardar a raça até chegar a uma situação insustentável de dogshow...e verem que assim não dá!!!!

o Pastor Alemão...há décadas atrás viamos as "doenças da raça" e eram poucas/nehumas pois era um cão rustico...hoje a lista de potencial doenças mais ou menos comuns á raça são uma listagem enorme...tudo por causa da moda!!! e da beleza!!!

..há muitos interesses em jogo são criadores, é o FCI, o CPC são os DogSHows e seus patrocinadores é o público em geral que não percebe de cães e que compra só por aspecto, etc etc...

..com certas raças portuguesas é a mesma coisa e disso nem quero falar porque me chateia ainda mais...
Última edição por HSC em sexta ago 10, 2007 9:32 am, editado 1 vez no total.
Gon_Cardoso
Membro

sexta ago 10, 2007 9:29 am

Mas qual e' a vossa opiniao quando o inverso acontece, quando alguem tenta recriar uma raca perdida ou desvituada.

Este e' Renassence Bulldog, uma re-criacao do English Bulldog original, aquele usado em Bull fighting, talvez com um temperamento mais controlado.

http://www.molosserdogs.com/modules.php ... fullsize=1
<p><strong></strong></p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta ago 10, 2007 9:34 am

Boas!

Como em tudo também aqui ha exageros e extremismos...eu não concebo a ideia que para o cão ser funcional ter que ser feio!!

A beleza é um dos factores da exisitencia ainda de muitas raças...até porque algumas das funcionalidades de determinadas raças deixaram de exisitir..ou não existem em muitos países...

Poderia dar n exemplos de raças que temos em Portugal que nunca farão aquilo para que foram seleccionadas...até iria mais longe pensando como voces com esse extremismo (até com certa razão) esses cães nem deveriam cá estar.

As expos de beleza têm os seus problemas obviamente mas neste momento são um dos principais motivos para a existencia AINDA de muitas raças..portanto..não se queixem tanto...

Na verdade...quando falam em funcionalidade eu pergunto...e fazer companhia...é ou não uma funcionalidade???? um cão de companhia não tem função?????

Será assim uma tão grande aberração ter um cão de companhia???

Na minha maneira de pensar acredito que a funcionalidade tem obrigatoriamente estar ligada à beleza e o contrario tambem.

Existem realmente raças que realmente perderam muito (falo da minha por exemplo) mas não acredito que tenham sido as expos que os "estragaram"..o que estraga as raças é na sua maioria das vezes a maneira como se lê o estalão e como se entende o que lá está escrito..exemplo facil de entender é Stop: nitidamente marcado....bem...isto é um Stop a 90 graus?? isto é um Stop que se nota claramente??? quanto é o nitidamente??

E poderia falar em muitos aspectos relacionados com os estalões que levam a leituras exageradas... e essas leituras depende simplesmente de uma coisa...gosto o que é no fundo beleza!

Falam das orelhas...pois bem...as orelhas do Dogue Alemão ou Dobermann a meu ver e se realmente SÓ contasse a funcionalidade seriam cortadas como as dos pits..portanto a beleza e o trabalho andam sempre de mãos dadas...cortar uma delas é tirar aquilo que faz do cão uma raça homogenea...

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”