recriar/recuperar raças não há problema!!! é necessário é trabalho e estudo muito estudo!!!!
todas as raças puras surgiram de misturas de outras raças como se sabe, se se descobrir qual a mistura temos a fórmula de recuperação...só que temos de saber mais do que canicultura, temos de ser bons pesquisadores, saber de história, estudar as migrações, as sociedades, os descobrimentos, etc, tantas coisas...que claramente dificultam muito a recuperação de raças...
agora há muitos que inventam...especialmente espanhóis!... os tipos são tramados para o negócio...raças que eles hoje têem eram nossas ex. simples o ALANO ESPANHOL está intimamente ligado ao FILA ALENTEJANO!
...uma ou outra raça de podengos são partilhadas connosco...só que eles oficializam e nós ficamos a olhar...
Corte Orelhas/Caudas/Presunhos FCI
Moderador: mcerqueira
Exactamente!Arcanjo Escreveu:Boas!
Como em tudo também aqui ha exageros e extremismos...eu não concebo a ideia que para o cão ser funcional ter que ser feio!!
Um cão belo (morfologicamente correcto) não quer dizer que não seja funcional. Antes pelo contrário. O ser morfologicamente correcto é meio caminho andado para ser funcional.
Agora o problema resume-se simplesmente a isto, quando toca à criação de cães:
Uns escolhem os mais belos de entre os mais funcionais.
Outros escolhem os mais funcionais de entre os mais belos.
Ainda outros, escolhem apenas os mais funcionais, marimbando-se na beleza.
E por fim, outros escolhem os mais belos, marimbando-se na funcionalidade.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro
- Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm
A meu ver uma raca rustica, como era o Pastor alemao, adquiriu uma determinada forma devido a anos de apuramento atraves do trabalho, os filhotes de caes que trabalhavam melhor eram mais valorizados, e consequentemente a sua beleza estava intrisicamente ligada ao trabalho que efectuava.
O equilibrio entre a morfologia e a funcionalidade, e' a meu ver o caminho ideal para o melhoramento da raca, o foco em apenas uma dasses vertendes ou se uma dessas vertentes superiorizar em importancia a outra nao havera melhoria da raca mas a sua destruicao.
Se um criador der apenas ou mais importancia ao aspecto morfologico, temos os problemas ja debatidos.
O inverso teremos caes extremamente funcionais, a maioria sem funcao nos tempos actuais, ou cujo os donos nao terao unhas para os controlar, e que terao poucas semelhancas morfologicas, vide Pit bulls.
O equilibrio entre a morfologia e a funcionalidade, e' a meu ver o caminho ideal para o melhoramento da raca, o foco em apenas uma dasses vertendes ou se uma dessas vertentes superiorizar em importancia a outra nao havera melhoria da raca mas a sua destruicao.
Se um criador der apenas ou mais importancia ao aspecto morfologico, temos os problemas ja debatidos.
O inverso teremos caes extremamente funcionais, a maioria sem funcao nos tempos actuais, ou cujo os donos nao terao unhas para os controlar, e que terao poucas semelhancas morfologicas, vide Pit bulls.
<p> <strong>Animal que urina para trás, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
-
- Membro
- Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm
O problema e' que a maiorias, se nao todas as racas originais estao nesse momento extintas, e para tentar fazer uma recriacao ha que utilizar racas actuais, o que pode criar um cao morfologicamente semelahnte mas nunca o mesmo cao.HSC Escreveu:todas as raças puras surgiram de misturas de outras raças como se sabe, se se descobrir qual a mistura temos a fórmula de recuperação...só que temos de saber mais do que canicultura, temos de ser bons pesquisadores, saber de história, estudar as migrações, as sociedades, os descobrimentos, etc, tantas coisas...que claramente dificultam muito a recuperação de raças..
O problema nao e' apenas ter olho para o negocio, e' serem pro-activos e fazerem-se pela vida.HSC Escreveu: agora há muitos que inventam...especialmente espanhóis!... os tipos são tramados para o negócio...raças que eles hoje têem eram nossas ex. simples o ALANO ESPANHOL está intimamente ligado ao FILA ALENTEJANO!
...uma ou outra raça de podengos são partilhadas connosco...só que eles oficializam e nós ficamos a olhar...
Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar no Fila alentejano, mas sempre me perguntei aonde estavam os caes de fila Portugueses utilizados nas conquistas e que deram origem as racas de fila acoreanas e ao Fila brasileiro. Estara ja extinto?
<p> <strong>Animal que urina para trás, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Se é só para companhia porque comprar um _Dogo Argentino?sanxeri Escreveu:Se o cao é so para companhia... se nao vai caçar nem ir a exposiçoes... fez bem!
A funcionalidade de uma raça e a beleza de uma raça estãoi muito bem documentadas. De subjectivas não têm nada.HSC Escreveu:..sim o mundo ideal era um cão belo e funcional..só que a funcionalidade é objectiva e a beleza subjectiva e influenciada por modas!!!logo dá asneira normalmente![]()
...
Concordo. As exposições, em quase as todas as raças caminham para o hipertipo, para o exotico ...HSC Escreveu:..e o problema é bem visivel: um presa/dogo canário era um cão cujo poderio fisico estava adaptado ao trabalho por isso apesar da robustez era ágil e corria km's se fosse necessário...ora entra a moda em jogo...e acontece que lhe aumentam o peso, o volume tornado-o num cão menos ágil e funcional com beiços ainda mais pendentes que aumentam em demasia a salivação e consequentemente a desidratação...mas não há problema para os criadores que ganham mais uns cobres porque o que pessoal gosta é cães com aparato!!!! logo a beleza tirou função ao cão!!!...
Nem tanto ao mar, nem tanto à serra .... Esses presas, de presas têm pouco ... aquela altura de braço é = a Pit.HSC Escreveu:..... existem alguns criadores nomeadamente fora das Canárias que seguem linhas de trabalho (ex. Red Star Kennel) louvados sejam...
Não há milagres .... re-criar uma raçla usando parametros diferentes dos originais, resulta numa raça diferente.Gon_Cardoso Escreveu:Mas qual e' a vossa opiniao quando o inverso acontece, quando alguem tenta recriar uma raca perdida ou desvituada.
Este e' Renassence Bulldog, uma re-criacao do English Bulldog original, aquele usado em Bull fighting, talvez com um temperamento mais controlado.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Há quanto tempo não vê um Dobermann (não pseudo Dobermann) cá em Portugal? Tem andado "desatento"...HSC Escreveu:
"...existindo hoje autênticos galgos em vez de dobermanns...que nem sequer podem morder com duas tretas uma manga pois há grandes hipóteses de luxação do pescoço ou problemas na cervical..isto devido á diminuição da estrutura muscular...para mim a maioria dos dobermann são horriveis..." "...maioria dos lingrinhas que hoje existem...mas foi preciso andar anos a javardar a raça até chegar a uma situação insustentável de dogshow...e verem que assim não dá!!!!"
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
Ora nem mais! O conceito de cão para companhia tem muito, também, que se lhe diga!Na verdade...quando falam em funcionalidade eu pergunto...e fazer companhia...é ou não uma funcionalidade???? um cão de companhia não tem função?????
Será assim uma tão grande aberração ter um cão de companhia???
Afinal um cão de companhia não é a meu ver só um cão de sofá!
É também aquele que acompanha o dono nas suas actividades, desporto, etc. Essas mesmas actividades até poderão exigir muito do cão, dai que:
mesmo para cão de companhia opta-se por uma raça que se adapte ao tipo de actividades/companhia que pretendemos no cão, indo, ainda que algo indirectamente, muitas vezes de encontro à funcionalidade da raça...
Assim existirá equilibrio!Na minha maneira de pensar acredito que a funcionalidade tem obrigatoriamente que estar ligada à beleza e o contrário também.

Confunde-se muitas vezes GOSTO com BELEZA.Existem realmente raças que realmente perderam muito (falo da minha por exemplo) mas não acredito que tenham sido as expos que os "estragaram"..o que estraga as raças é na sua maioria das vezes a maneira como se lê o estalão e como se entende o que lá está escrito..exemplo facil de entender é Stop: nitidamente marcado....bem...isto é um Stop a 90 graus?? isto é um Stop que se nota claramente??? quanto é o nitidamente??
E poderia falar em muitos aspectos relacionados com os estalões que levam a leituras exageradas... e essas leituras depende simplesmente de uma coisa...gosto o que é no fundo beleza!
A meu ver são coisas distintas.
Beleza está intimamente ligada à funcionalidade... Se formos a ver, muitas vezes, senão quase sempre a Beleza serve a funcionalidade, basta observar a natureza...
<p> http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
joanaelectra-
vou vendo alguns dobermann em Portugal...um colega é apaixonado pelos mesmos e tem um exemplar se não me engano a escrever os pais são: Fedor del Nasi x Dunga Desary del Nasi...diz-lhe alguma coisa?
tem dúvidas?
basta ir a doberman review e vemos lá meio mundo...Portugal??? tem bons cães e eu nunca disse o contrário contudo a raça na minha opinião andou a ser alvo de beleza beleza beleza até chegarem a galgos e "agora" acordaram...isto falando na maioria pois sempre houve os que batalharam noutro caminho e agora começam a ser reconhecidos....

vou vendo alguns dobermann em Portugal...um colega é apaixonado pelos mesmos e tem um exemplar se não me engano a escrever os pais são: Fedor del Nasi x Dunga Desary del Nasi...diz-lhe alguma coisa?

basta ir a doberman review e vemos lá meio mundo...Portugal??? tem bons cães e eu nunca disse o contrário contudo a raça na minha opinião andou a ser alvo de beleza beleza beleza até chegarem a galgos e "agora" acordaram...isto falando na maioria pois sempre houve os que batalharam noutro caminho e agora começam a ser reconhecidos....

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Hum...tenho dúvidas de?...HSC Escreveu:joanaelectra-
vou vendo alguns dobermann em Portugal...um colega é apaixonado pelos mesmos e tem um exemplar se não me engano a escrever os pais são: Fedor del Nasi x Dunga Desary del Nasi...diz-lhe alguma coisa?tem dúvidas?
Esses "galgos"...penso que se esteja a referir mais aos Dobermanns americanos e brasileiros....
J.A.