Paragui Escreveu:ok! venho por este meio pedir uns conselhos e opinioes acerca de um assunto. ja tive um cao, cocker spaniel, que me agradou imenso. acho uma raça linda e espectacular. no entanto estou em vias de adoptar um dalmata com 8 meses. ( sim adoptado, não compro).já estive com o cão, é puro o dono tem a a papelada toda inclusive tem LOP, acham que se adapta bem à nova casa? vive bem num apartamento? (não o meu caso, mas futuramente não sei.) que acham da raça?
se quiserem dar a vossa opinião agradeço, senão olha... obrigado na mesma

Viva,
Eu tenho uma Cão da Dalmácia (
Dalmáta) com 4 anos e 10 meses e a mesma habita comigo num apartamento.
Infelizmente (ou não) tenho que trabalhar e sendo assim a Matilde passa 8/10 horas por dia sozinha, felizmente vou almoçar a casa e sempre posso traze-la à rua...
Só posso contar a minha experiência e baseando-me que cada animal tem um caracter diferente, deve-se analisar todas os relatos com as devidas cautelas.
Como referi a minha cadela passa o dia sozinha e não faz asneiras em casa, tendo acesso total a toda a casa, excepto ao meu quarto.
Para quem a conhece (e existe alguns colegas aqui do fórum que a conhecem) ela é extremamente sossegada, provavelmente demasiado sossegada para Cão da Dalmácia, mas tenho consciência que ela também é assim devido ao treino que teve durante os primeiros 12/20 meses, treino intenso e rigoroso (que continua no dia a dia).
Tal como relatdo por alguém, e como é característico de todas as raças de pelo curto (ex Boxer, Beagle, etc) larga pelo todo o ano (não esquecer o o tempo médio de vida de um pelo é de 20 dias - aprox.) e em duas alturas do ano a queda (ou renovação) é mais acentuada (muito acentuada).
Outra característica importante desta raça, é que sendo cães territoriais, tendem a ladrar ao minimo barulho que detectem perto do seu "território".
Como também foi referido, são cães bastante enérgicos sendo necessário providenciar passeios suficientes longos ou intensos de modo a cansá-los, apesar de virtualmente ser impossivel cansar estes cães (segundo se diz... ), geralmente um passeio de 1h por dia é o suficiente.
Eu quando quero a minha cadela sossegada basta brincar durante 15 min com um disco voador e é remédio santo que ela dorme as próximas horas.
Geralmente são animais dóceis com estranhos e crianças, apesar da minha cadela não dar confiança a estranhos, principalmente no 1º contacto.
Não esqueçer de um ponto importante (que na minha opinião se aplica a todos os cães), os Cães da Dalmácia como animais que atingem os 30 kg, teem muita força sendo necessário um treino rigoroso nos primeiros meses, o exemplar em causa com 8 meses ainda vai muito a tempo de iniciar um treino de obdiencia, mas deixo este tema para pessoas mais habilitadas.
Penso que para já este post já vai longo, mas se aparecer alguma questão ou se eu me lembrar de algo mais, eu volto a escrever.
Não esquecer que felizmente os individuos de cada raça tem caracter e características únicas, sendo assim deve-se analisar e indagar sobre cada animal em particular.
Quanto a este texto, é tão válido para o Cão da Dalmácia, Beagle, Rottweiler, etc... e além disso está reproduzido em "n" de páginas por essa internet fora não sendo especifico para o Cão da Dalmácia.
Para terminar, deixo uma foto da minha cadela.
Cmpt