ola!
É o seguinte:
eu tenho uma uma femea de periquito que ainda e nova (primeira postura) e tem grit mas, sempre que poe um ovo ele aparece partido ca fora. mas so partido, nao o comeu. existe a possibilidade de outro macho poder ir dentro do ninho e tirar o ovo enquanto a femea sai para comer? e que por vezes os ovos nao aparecem no por baixo do ninho, podem ate estar a cerca de 50 cm dele noutro lado do viveiro. e com o chao que tenho nao existe a possibilidade de eles rolarem tanto ate porque ao cair partiriam visto o ninho ainda estar a uma altura consideravel...
eu pergunto se nao podera ser um macho porque um dos ovos que estava no chao, longe do ninho nao estava partido tirando um buraquinho onde parecia encaixar bem a ponta do bico de um periquito...
infelismente este estranho acontecimento aconteceu sempre que nao estava la perto ou nao estava em casa e ja la vao 4 ovos a contar com o de hoje.
provavelmente a femea ainda deve por pelo menos mais um por isso gostava de saber a vossa opiniao. devo separa-la do resto do grupo com o seu ninho? devo por juntamente com ela o macho? eu pergunto isto porque apenas um macho costuma estar mais perto do ninho e por vezes espreita la pra demtro quando ela ta la mas tanto pode ser o pai como pode ser o "criminoso"....
uma ajudinha vinha a calhar ate porque ela deve por o proximo ovo ja depois d amanha;)
(eu nao considero muito a hipotece de ser ela a tirar o ovo porque quando o ovo ainda nao sumiu, costuma tar quente mas tambem, ela poe o ovo de manha e a noite o ovo ja n ta la)
ovos no chao-periquitos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Ó Hugo... isso é caso para o Scherlock...!!
Estou a brincar, eu n sei o que poderá ser!! Mas acredito que se fizeres 1/4 sentinela, na volta vais descobrir!
Bjs
Quem sabe ela os põe mesmo no chão???? Tem piriquito para tudo!

Estou a brincar, eu n sei o que poderá ser!! Mas acredito que se fizeres 1/4 sentinela, na volta vais descobrir!
Bjs
Quem sabe ela os põe mesmo no chão???? Tem piriquito para tudo!

@zudotakika@
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm
caso de detective mesmo lool "o assassino dos ovos"
;);)
por-m d plantão agora tambem ja noa deve servir de muito... ela ja so deve por mais um ovo... e que eu precisava mesmo daquelas crias... e que ja so tenho 2 femeas para 7 machos!!!!!!! e a femea albina e o macho azul claro foram separados para ver se criam ma mm assim ainda fica 1 contra 6!! o que eu gostava mesmo de saber e se devo/posso po-la a part. e que tenho medo que ela nao goste da mudança.
ela ja mudou de ninho 3 vezes
o prmeiro ovo e o segundo teve num, o terceiro noutro e este ultimo no ultimo ninho que faltava... por isso acho que nao tem grande problema se trocar...

por-m d plantão agora tambem ja noa deve servir de muito... ela ja so deve por mais um ovo... e que eu precisava mesmo daquelas crias... e que ja so tenho 2 femeas para 7 machos!!!!!!! e a femea albina e o macho azul claro foram separados para ver se criam ma mm assim ainda fica 1 contra 6!! o que eu gostava mesmo de saber e se devo/posso po-la a part. e que tenho medo que ela nao goste da mudança.
ela ja mudou de ninho 3 vezes
o prmeiro ovo e o segundo teve num, o terceiro noutro e este ultimo no ultimo ninho que faltava... por isso acho que nao tem grande problema se trocar...
-
- Membro Veterano
Olha Hugo... O que eu penso é que deve ser mto stressante andar a mudar de ninho... tu já tens mais piris... portanto deves saber que isso n é bom pra criar!

@zudotakika@
-
- Membro Veterano
mas foi ela que mudou de ninho sosinha... eu nao intervi em nada, alias a unica coisa que eu tenho feito estes ultimos dias e olhar para este misterio loool
;);) mas eu vou ver se descubro quem é daqui a 2 dias devo conseguir descobrir 

-
- Membro Veterano
pois e ela tem la um ovo e eu hoje andei la a ver e o jerry costuma entrar dentro do ninho quando a femea sai mas parece apenas estar a ajudar no choco, e normal? ela hoje ficou a dormir com o ovo la no ninho 

-
- Membro Veterano
*o jerry e o macho que provavelmente acasalou com ela
-
- Membro Veterano
Bem se calhar é... ela vai comer e ele vai manter os ovos quentes.
Em Setembro vais ter mais!!

@zudotakika@
-
- Membro Veterano
esquecime de diser, tal como os ooutros, aquele ovo tambem acabou no chao... 

Bem... Hugo não estás sozinho!
Esse grande mistério também acontece com os meus piris... já me disseram "a femea deita fora os ovos quando sente que eles não são bons" ... no comments... terá isto algum cabimento?... O certo é que ainda não descobri o porquê de isto acontecer...
Kixx

Esse grande mistério também acontece com os meus piris... já me disseram "a femea deita fora os ovos quando sente que eles não são bons" ... no comments... terá isto algum cabimento?... O certo é que ainda não descobri o porquê de isto acontecer...
Kixx
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... 341</a></p>
<p>O meu rafeirinho do coração =D</p>
<p>O meu rafeirinho do coração =D</p>
Cabimento tem, é possível apenas olhando e ainda mais tocando nos ovos saber se estão a desenvolver-se ou não ao fim de alguns dias de choco.
Agora se essa espécie ou alguma outra adoptou um comportamento desse tipo ou não, isso não sei dizer.
Agora se essa espécie ou alguma outra adoptou um comportamento desse tipo ou não, isso não sei dizer.