Bryda Escreveu:
Olá a todos,
Tenho um Labrador com 13 meses, desde pequeno que sempre foi um pouco mais agressivo do que acho normal para este tipo de raça. No entanto nunca tive problemas com ele. Sempre foi muito mimado pelos meus pais, pois fazia-lhes companhia durante o dia, no entanto falta-lhe disciplina. Assim quando é contrariado começa a rosnar, chegando a mostrar os dentes, chego a ter medo dele. Agora que mudei de casa, quero te-lo perto de mim, mas a agressividade começou a notar-se mais, chegando a rosnar mesmo quando falo muito suave com ele. Não sei o que fazer, porque gosto muito dele e não sou capaz de lhe impor disciplina. ?
Bryda:
O comportamento dos cães é resultado da mistura "dos genes" com a educação a que são sujeitos.
Por vezes um cão pode ser geneticamente mais agressivo e, por essa razão, deverá ter uma educação mais disciplinada por forma a condicionar esse tipo de comportamento. Parece-me que é este o caso do seu cão.
Para um cão conviver com pessoas precisa de lhes reconhecer uma certa autoridade. O humano tem de ser o "Cão alfa", isto é, o líder da matilha, aos olhos do cão.
Penso que no seu caso já não conseguirá tornar-se "Cão alfa", aos olhos do Frodo, sem recorrer à ajuda de uma escola ou de uma pessoa especialista nisso. Por isso, sugiro que se dirija o mais rapidamente possível a uma escola (a da Qta da Marinha tem boa fama) pois quanto mais tarde o fizer mais tempo levará a obter os resultados pretendidos.
Ainda vai muito a tempo de educar o seu cãopanheiro
Boa sorte para os dois,
Bjs e lambidelas