Eu tenho dois porquinhos, um peruano e um alpaca, que com o calor têm, como é obvio, tendencia a escolher o local mais fresco da gaiola para descansarem..
O sitio que eles escolhiam eram os cantos onde costumam fazer xixi!!Como aí as aparas de madeira estão mais humidas do que no resto da gaiola, deitavam-se mesmo em cima da porcaria para tentar arrefecer...!!
Como não é nada higiénico,ficavam sujos e a cheirar mal, e com o pelo colado, coloquei dentro da gaiola dois azulejos grandes, com um bocadinho de aparas de madeira por cima que eles vão espalhando. Assim, em vez de se deitarem em cima do xixi, deitam-se no azulejo.
A principio estranharam, mas quando perceberam que era fresco, nunca mais quiseram outra coisa.
Claro que tambem nunca os deixo apanhar sol directo, e tento manter o sitio onde estão o mais fresco e arejado possivel, mas tendo sempre o cuidado de os proteger das correntes de ar.
Em relação á agua, os meus não bebem muita porque comem todos os dias legumes e fruta, mas mesmo assim, todos os dias mudo a água do bebedouro, para estar sempre fresca.