COMO AGIR VIR ALGUÉM BATER NO SEU CÃO.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça abr 08, 2003 5:26 am

Eu sei que é assim. Infelizmente, tenho até familiares próximos que são assim. Mas é como dizes, Will: lá que dá vontade de lhes dar uns tabefes, ai isso dá! Eu costumo dizer que é uma sorte não estarmos no velho Oeste, em que toda a gente andava armada, senão, eu já tinha sido enforcada umas 500 vezes. Ai tinha, tinha! :D :D

Fiquem bem

Florinda
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça abr 08, 2003 8:20 am

Florinda Escreveu: Já agora, eu se calhar não tinha ficado pelos colarinhos do miúdo... Se há coisa para a qual não tenho pachorra nenhuma é para miúdos mal educados... :evil:
Oi Florinda,
Pois, mas qdo o fiz estava mesmo de cabeça quente, depois tive mesmo que ter calma....porque como já mta gente aqui afirmou...quem se lixa é o mexilhão..ou seja, quem paga é o canito e o pobre bicho não tem culpa e eu ia perder a razão toda...o que me ocorreu na altura foi que mesmo que eu não tivesse feito nada, o estupido do miúdo ia continuar a maltratar o cão...podia ser que assim pensasse duas vezes, qdo fosse bater no cão, se lembrasse que há sempre alguém maior que lhe pode fazer mal a ele..mas realmente dou razão a mta gente...quem acaba por pagar é o animal porque é o mais fraco...pode ser que o cão cresça mto, mesmo mto 8)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça abr 08, 2003 8:39 am

Então o que nos resta?!

Ver impávida e serenamente uma criança ou um adulto a agredir um animal e, como se fizermos algo quem sofre é o pobre bicho, deixamos o pobre bicho sofrer?!

Parece-me incongruente, a vocês não?!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 08, 2003 8:52 am

Como já disse atrás, normalmente perco a cabeça e digo o que não devia.

Nestes casos acho que se devem mandar umas bocas do tipo "linda educação, sim senhor, hoje bate no cão, amanhã bate nos pais !"..."um destes dias bates num daqueles que não te ficas a rir...", ou qualquer coisa do género "pela educação do filho se vê quem são os pais !".

Não sei ! O ideal é dizer coisas que levam os paizinhos a pensar não só nas consequências de semelhante educação, mas também na triste figura que fazem em frente dos outros.

Também acho que não devemos deixar passar em branco semelhantes atitudes.Quem cala consente ! (e quem consente dá aprovação...)
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

terça abr 08, 2003 8:57 am

:):):) Foram coisas desse tipo que disse à criancinha. Por isso a mamã começou a ralhar com ele e depois arrancaram.
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 8:59 am

monikestarr Escreveu: Então o que nos resta?!

Ver impávida e serenamente uma criança ou um adulto a agredir um animal e, como se fizermos algo quem sofre é o pobre bicho, deixamos o pobre bicho sofrer?!

Parece-me incongruente, a vocês não?!
Ora bem..parece sim senhora...daí o ter dado uns abanões ao puto.... :o
Pelo menos na rua já não bate no cachorro porque nunca sabe qdo posso aparecer por ali!!! :evil: Em casa não tenho ouvido ganidos nem ladradelas furiosas...pode ser que aquele tenha mudado de ideias..mas a culpa é dos pais, não incutiram no filho sentimentos bons e apenas maldade, como se o menino fosse o dono do mundo... :evil:
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 9:01 am

aisd Escreveu: Nestes casos acho que se devem mandar umas bocas do tipo "linda educação, sim senhor, hoje bate no cão, amanhã bate nos pais !"..."um destes dias bates num daqueles que não te ficas a rir...", ou qualquer coisa do género "pela educação do filho se vê quem são os pais !".
Também acho que não devemos deixar passar em branco semelhantes atitudes.Quem cala consente ! (e quem consente dá aprovação...)
E depois ver aquelas caras de quem enfiou o barrete, sem qualquer resposta possível, é demais! :) Eu continuo na minha, há que falar, fazer qq coisa, porque ficar a olhar, impávida e serena é que não! :o
monikestarr
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 9:06 am

Muitas crianças (devido a uma má educação por parte dos pais e não só) pensam que nenhum mal lhes pode tocar.
Há que mostrar-lhes que tal não é verdade.
E tal demonstração é fundamental para o bem destas crianças. Senão, um belo dia, têm uma grande desilusão.
Vêem que, afinal, não são de ouro e também sofrem as consequências dos seus actos.
A responsabilidade nasce desta percepção.
Esta percepção é vital para que a criança se torne num adulto consciente.
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

terça abr 08, 2003 9:13 am

[quote=aisd]
Nestes casos acho que se devem mandar umas bocas do tipo "linda educação, sim senhor, hoje bate no cão, amanhã bate nos pais !"..."um destes dias bates num daqueles que não te ficas a rir...", ou qualquer coisa do género "pela educação do filho se vê quem são os pais !".
[/quote]

Faço minhas as palavras da aisd , não se esqueçam que maior parte das vezes os pasi são os espelhos dos filhos e um dis masi tarde serão estes serão as suas fotocópias, só que cada vez piores, pois os masu ensinamentos têm tendência para crescer ..... :evil: :evil: :evil:
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 9:21 am

monikestarr Escreveu: Há que mostrar-lhes que tal não é verdade.
E tal demonstração é fundamental para o bem destas crianças.
Exacto! :lol: Eu dei-lhe uns abanões para bem dele! E devia tb ter dado umas belas chapadas, assim ainda lhe fazia um bem maior :o ;)
O meu primo mais novo tb era mto mimado, mas depois de todos os mais velhos contribuirem para a sua educação com alguns "calduços" tornou-se um adolescente mto educado, simpático e prestável! ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça abr 08, 2003 10:59 am

Relativamente ao assunto em debate, infelizmente já me deparei com várias situações: miúdos a "picarem o miolo" à minha cadela (que é uma Labrador muitissímo sossegada), 1 adulto conhecido a tentar maltratá-la e um vizinho meu que é constantemente bruto para com o seu caniche. No caso do miúdo a chatear a minha cadela, falei mesmo com ele, com "linguagem de miúdo" do tipo: o que estás a fazer? gostavas que eu te fizesse isso? Achas bem? Vê la´, porque eu defendo-a. Tem resultado sempre. Quando se adequa, ainda os obrigo a fazer uma festinha ao animal para "pedirem desculpa".
Nem todas as crianças são mázinhas, mas todos sabemos que isso é um dado adquirido, até uns para com os outros, quanto mais para com os animais, que consideram inferiores a eles e vítimas fáceis.
Quanto ao adulto meu conhecido...bem, aí o caso foi mais complicado, até porque ele nessa ocasião estava muito nervoso. Na hora mostrei-lhe que tinha sido um comportamento repreensível e mais tarde, quando estava mais calmo, tornei-lhe a dar-lhe na cabeça. Agora, ele e o bicho até se dão bem, mas eu evito ao máximo que um se aproxime do outro, pois falha-me a confiança...no humano, pois claro! ;)
Para mim, a situação mal resolvida é aquela em que são os próprios donos (companheiros humanos adultos) a abusarem do seu animal. Aí não sei mesmo como reagir. Quer dizer, se for violência física expressa, até sou capaz de intervir, mas no caso do meu vizinho, que farta-se de gritar com o animal e lhe dá uns valentes puxões com a trela... :oops: já não sei bem o que fazer...para além de lhe mandar uns olhares fulminantes :evil:
Eu acho que a solução está em educar as pessoas. Contudo, há muita gente que não se respeita uns aos outros...bem sei que modificar comportamentos leva muito tempo, cerca de uma geração...mas é desesperante quando se trata, sobretudo de abusos para com animais e pessoas indefesas (como crianças, deficientes, etc).
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça abr 08, 2003 12:39 pm

[quote=cgtorres]
podia ser que assim pensasse duas vezes, qdo fosse bater no cão, se lembrasse que há sempre alguém maior que lhe pode fazer mal a ele..[/quote]

Realmente, nem todas as crianças são màzinhas, às vezes é porque não pensam...

Em vi-me ume vez envolvida num caso identico, e foi mesmo isso o que eu disse ao miudo...

No meu caso parece que resultou, porque semanas depois o tal miudo viu-me na rua, veio ter comigo a correr, e disse-me que tinha estado a pensar no que eu tinha dito, e que eu tinha razão. E que o comportamento do cão para com ele estava diferente, que estavam mais amigos e brincavam mais. E agradeceu-me.

Por isso acho que vale a pena intervir, embora o tipo de intervenção deva ser escolhido de acordo com o interveniente.... porque há realmente o perigo de o animal sofrer depois, às escondidas, as consequencias de uma humilhação publica. Mas acho que isto se aplica mais aos adultos...
_______
monikestarr
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 1:18 pm

Musky Escreveu: No meu caso parece que resultou, porque semanas depois o tal miudo viu-me na rua, veio ter comigo a correr, e disse-me que tinha estado a pensar no que eu tinha dito, e que eu tinha razão. E que o comportamento do cão para com ele estava diferente, que estavam mais amigos e brincavam mais. E agradeceu-me.

Até deve ter ficado mais quentinha por dentro, ó Musky! ;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça abr 08, 2003 3:50 pm

[quote=monikestarr]

Até deve ter ficado mais quentinha por dentro, ó Musky! ;)
[/quote]

Monica,

Depois de ter andado vários dias à espera que o pai do miudo me viesse "chatear a cabeça", pois eles viviam perto de mim, e a preparar-me prá guerra... confesso que a minha primeira reacção foi ficar de boca aberta! :lol: :lol:

Mas depois andei dois dias com um sorriso de orelha a orelha...
8)
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 4:03 pm

Musky Escreveu: Mas depois andei dois dias com um sorriso de orelha a orelha...
8)
E com a devida razão!! ;)
Grão a grão.... 8)
Responder

Voltar para “Cães”