Confirma-se
O Iogurte se for NATURAL (e de preferencia feito em casa) não tem lactose, pelo que é digerível pelo gato.
Podem ler o artigo em http://www.healthcastle.com/herb_lact.shtml
O Iogurte caseiro é o melhor pois garante que as bactérias que formam o iogurte natural não teve quebras de frio, pelo que estão vivas, o que é essencial para garantir a ausencia de lactose no iogurte mesmo depois de ingerido.
Já viram o que podem poupar em guloseimas aos vossos gatos?! Ainda por cima até lhes faz bem!!!!
É só arranjar uma iogurteira que é baratíssima nas grandes superfícies!!!!!
Caneco
Confirma-se: IOGURTE natural NÃO TEM lactose!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am
Que maravilha! Grande descoberta! Amanhã vou já fazer uma série de iogurtes. Não é preciso comprar uma iogurteira, basta ter uma panela de pressão. 1 l. leite fervido, juntar 1 iogurte natual, meter o recipiente ou boiões dentro da panela de pressão (sem ser ao lume) onde anteriormente ferveu água por 5 minutos. Umas horas depois, já está.
Agora é que os nossos gatos se vão lamber!
Agora é que os nossos gatos se vão lamber!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
Dado que algumas pessoas podem ter mais dificuldade em Inglês passo a traduzir o site que refere o Iogurte.
"... 2 culturas de bactérias Streptococcus thermophilus e especialmente Lactobacillus bulgaricus transformam o leite em iogurte devorando a maior parte da lactose do leite, durante a fermentação e uma vez ingerido digerem a quase totalidade da lactose remanescente.
Tenha a certeza que o iogurte tem culturas de bacterias vivas, tal como a maior parte dos iogurtes comercializados têm; bactérias mortas não funcionam.
Iogurtes naturais têm mais actividade anti-lactose do que iogurtes de sabores..."
"Atenção aos iogurtes congelados. Quando o iogurte é congelado é por vezes repasteurizado e isto mata a bactéria (...) sendo ineficazes conta a intolerância à lactose. Ainda assim, alguns iogurtes congelados anunciam ter «culturas vivas activas» porém elas não são suficientes para executarem a sua função"
Resumindo
--> o mais seguro é fazer iogurtes naturais em casa, pois mantendo-os no frio depois de arrefecerem, mantém-se as suas bactérias VIVAS
--> Dado que há sempre um pequeno remanescente de lactose no iogurte que não é inteiramente digerido no intestino, obviamente não convém dar DÚZIAS de iogurtes ao gato. Mas servirá perfeitamente como prémio por um bom comportamento que é em enorme parte absorvido como alimento pelo organismo deles.
Caneco
"... 2 culturas de bactérias Streptococcus thermophilus e especialmente Lactobacillus bulgaricus transformam o leite em iogurte devorando a maior parte da lactose do leite, durante a fermentação e uma vez ingerido digerem a quase totalidade da lactose remanescente.
Tenha a certeza que o iogurte tem culturas de bacterias vivas, tal como a maior parte dos iogurtes comercializados têm; bactérias mortas não funcionam.
Iogurtes naturais têm mais actividade anti-lactose do que iogurtes de sabores..."
"Atenção aos iogurtes congelados. Quando o iogurte é congelado é por vezes repasteurizado e isto mata a bactéria (...) sendo ineficazes conta a intolerância à lactose. Ainda assim, alguns iogurtes congelados anunciam ter «culturas vivas activas» porém elas não são suficientes para executarem a sua função"
Resumindo
--> o mais seguro é fazer iogurtes naturais em casa, pois mantendo-os no frio depois de arrefecerem, mantém-se as suas bactérias VIVAS
--> Dado que há sempre um pequeno remanescente de lactose no iogurte que não é inteiramente digerido no intestino, obviamente não convém dar DÚZIAS de iogurtes ao gato. Mas servirá perfeitamente como prémio por um bom comportamento que é em enorme parte absorvido como alimento pelo organismo deles.

Caneco
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
Segundo a vet da UZ, o iogurte natural com bifidus activo, é o ideal para regular a flora intestinal dos gatos.
No mês passado, dei o desparasitante à Becas e ela vomitou-o, porque segundo a vet, o estômago dela é sensível ao desparasitante.
Sendo assim, recomendou-me que lhe desse meio iogurte Bio natural, por dia, já que todos os outros contém grandes percentagens de açúcar.
E a verdade é que lhe fez muito bem
Por isso confirma-se, o iogurte (pelo menos este) faz bem aos gatos!

No mês passado, dei o desparasitante à Becas e ela vomitou-o, porque segundo a vet, o estômago dela é sensível ao desparasitante.
Sendo assim, recomendou-me que lhe desse meio iogurte Bio natural, por dia, já que todos os outros contém grandes percentagens de açúcar.
E a verdade é que lhe fez muito bem

Por isso confirma-se, o iogurte (pelo menos este) faz bem aos gatos!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Olá,Baby Escreveu: Olá a todos!
Sou nova aqui! Estive a ler as mensagens e achei piada porque eu também tenho uma gatinha de 4 meses que está comigo só há um mês (foi abandonada e deixada numa loja de animais para dar) e também é o meu primeiro felino! E por acaso também gosta de iogurte! Mas do leite Whiskas não é lá muito adepta. Ou então enche bastante os gatos porque tem uma cor tão amarela que parece ter imensa gordura.
Queria só esclarecer uma coisa eu li algures que o chocolate é um alimento tóxico para os gatos!!!!
Bjokas!
Os meus gatos, especialmente o Tico, gostam muito de leite... eu sei que nao devia, mas dou sempre misturado com água, e não têm diarreia. Os meus gatos não gostam do leite próprio para eles, a cadela é que acaba por o beber, se não estraga-se...
Em relação ao chocolate, sei que para os cães é muito tóxico, podendo, se for ingerido em grandes quantidades, levar à morte. Para os gatos não sei, mas não deve fazer muito bem, mas por outro lado, um pouquito de vez em quando tambem não deve fazer mal nenhum! Eles gostam tanto

Os iogurtes naturais são uma boa, obrigada pela informação, logo vou ver ser gostam!
Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
O pirilampo com a fitinha deglutida deu-me uma vontade de rir de desgraçada
A Lolita também brinca com um ao qual tirámos os olhos e a antena, para evitar acidentes, que a rapariguinha é meia tola
Só que ela adora que eu agarre a fita pela ponta, enquanto ela a vai mordendo desgraçadamente e não é que na 2ª fª vieram 2 dentes agarrados?
Eu penso que sejam dos de leite e que nasçam os definitivos, pois nem consegui ver de onde eram - tentei abrir-lhe a boca e ía ficando mais deglutida que a fitinha do outro bichanoso

A Lolita também brinca com um ao qual tirámos os olhos e a antena, para evitar acidentes, que a rapariguinha é meia tola

Só que ela adora que eu agarre a fita pela ponta, enquanto ela a vai mordendo desgraçadamente e não é que na 2ª fª vieram 2 dentes agarrados?

Eu penso que sejam dos de leite e que nasçam os definitivos, pois nem consegui ver de onde eram - tentei abrir-lhe a boca e ía ficando mais deglutida que a fitinha do outro bichanoso