Denúncia de maus-tratos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sexta ago 17, 2007 10:40 am

A noite passada ouvi um vizinho meu a bater na sua cadela e a dita a ganir desesperadamente (de tal maneira que vieram vários vizinhos à janela). Já é costume o bicho passar o tempo a ladrar, embora eu não consiga distinguir exactamente de que prédio vêm os latidos.

Queria perguntar-vos 2 coisas.

Primeira, a saber exactamente onde está o animal, a quem é que dirijo uma queixa.

Segunda (a quem já tenha feito este tipo de queixa), tiveram algum retorno real, isto é, houve realmente algum tipo de acção por parte das autoridades que contribuísse para a melhoria de qualidade de vida do animal?
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta ago 17, 2007 11:04 am

Porque motivo é que diz que são maus tratos ?

Refere que isso aconteceu ontem:
Artemysa Escreveu:A noite passada ouvi um vizinho meu a bater na sua cadela e a dita a ganir desesperadamente
Se isto aconteceu somente ontem e não é prática corrente, não vejo que seja um caso de maus tratos, pelo menos, até saber as razões que levaram o seu vizinho a tomar esta atitude.
Artemysa
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 11:17 am

Digo que são maus-tratos porque o bicho passa o tempo a ladrar (deve estar fechado num terraço) e pela ceninha de pancadaria de ontem... ou a pancadaria tem de ser regular para ser considerada de maus-tratos? É que sinceramente nunca precisei de bater num cão daquela maneira para o educar.

Em todo caso, as minhas dúvidas mantém-se.
PauloSantos
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 11:28 am

Artemysa Escreveu:Digo que são maus-tratos porque o bicho passa o tempo a ladrar (deve estar fechado num terraço) e pela ceninha de pancadaria de ontem... ou a pancadaria tem de ser regular para ser considerada de maus-tratos? É que sinceramente nunca precisei de bater num cão daquela maneira para o educar.

Em todo caso, as minhas dúvidas mantém-se.
Tem todo direito a ter as suas dúvidas, mas para a esclarecer, nada como, falar com a pessoa em causa e expor o problema.

Pessoalmente é dessa forma que eu faço.

Uma queixa pode não dar em nada, ou pode também, empurrar esse animal para um canil Municipal.

Acho que pode e deve ponderar a atitude a tomar.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 17, 2007 11:29 am

Para queixas de maus tratos existe o Sepna( departamento da GNR) que actua ou não conforme os casos....

É preciso saber se o cão é mal tratado ou não, de contrário é pior a emenda que o soneto...

Ainda há dias ouvi uma cadela a ganir desalmadamente ( Husky), parecia que a estavam a matar. Fui ver o que se passava e estava a menina na varanda numa aflição porque os donos tinham chegado e estavam cá em baixo na conversa...e é claro que ela estava a vê-los!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Artemysa
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 11:31 am

Aqui foi mesmo porrada, ouviam-se gritos de pessoas a dizer "Não batas na cadela" (daí eu saber ser uma cadela). Em todo caso, vou ter de esperar que volte a acontecer para tentar perceber onde é. Há aqui muitos prédios à volta.

Mas eu também queria saber se as pessoas que fizeram este tipo de denúncia tiveram algum resultado positivo...
PauloSantos
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 11:37 am

Artemysa Escreveu: Mas eu também queria saber se as pessoas que fizeram este tipo de denúncia tiveram algum resultado positivo...
Vendo as coisa como elas devem ser vistas, nunca existem resultados positivos numa denuncia.

Na grande parte dos casos, não existe uma acção concreta da parte das autoridade, seja por falta de provas, por falta de vontade, por falta de sensibilidade... enfim, estamos a falar dos direitos dos animais e, pelo menos por cá, nós sabemos que as coisas estão bem atrasadas.

Por outro lado, quando alguma atitute é tomada, o desfecho é quase sempre o mesmo. O animal é empurrado para um canil municipal e.... enfim, quem saiba o que é um canil municipal, acho que compreende o resto.

Atenção, isto não quer dizer que, em caso de existirem manifestamentee maus tratos, não se deva fazer alguma coisa.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 17, 2007 11:38 am

Artemysa Escreveu:Aqui foi mesmo porrada, ouviam-se gritos de pessoas a dizer "Não batas na cadela" (daí eu saber ser uma cadela). Em todo caso, vou ter de esperar que volte a acontecer para tentar perceber onde é. Há aqui muitos prédios à volta.

Mas eu também queria saber se as pessoas que fizeram este tipo de denúncia tiveram algum resultado positivo...
Sei de casos em que actuaram e outros não.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Artemysa
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 11:42 am

Pois, está-se mesmo a ver que aqui na terrinha, a confirmar-se os maus-tratos, não vai acontecer nada :o
DoguesAnaval
Membro
Registado: sexta ago 03, 2007 8:26 am

sexta ago 17, 2007 12:53 pm

sim, é melhor ir ao canil para ser abatida...sem se saber nada-
jaffa
Membro
Registado: sexta fev 16, 2007 1:54 pm

sexta ago 17, 2007 2:14 pm

Artemysa,eu seguia o conselho do paulosantos e falava directamente c a pessoa...quem "espanca"assim um animal uma vez tb o fará a segunda ou mais...nada como dar um bom recado e de voz má a esse tipo de gente,nem q lhe tenha q meter um susto c uma ameaça de denúnciaImagem
<p><strong><a href="http://www.trincatolinhas.blogspot.com">www.trincatolinhas.blogspot.com</a></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloSantos
Membro Veterano

sexta ago 17, 2007 2:24 pm

jaffa Escreveu:Artemysa,eu seguia o conselho do paulosantos e falava directamente c a pessoa...quem "espanca"assim um animal uma vez tb o fará a segunda ou mais...nada como dar um bom recado e de voz má a esse tipo de gente,nem q lhe tenha q meter um susto c uma ameaça de denúnciaImagem
Jaffa

A questão não passa só por dar um recado devido ao facto da pessoa ter ou não espancado o cão.

A questão principal é perceber, de facto, o que aconteceu.

Eu já bati nos meus cães, não tenho problema nenhum em dizer isso.

Mais...

Eu já dei um valente enxerto de porrada num dos meus cães, aqui há uns 10 anos atrás.

O meu Boxer, que tem actualmente 14 anos, um dia lembrou-se de me virar o dente, quando eu quis por um ponto final a uma brincadeira abusiva que ele estava a ter.

Acredita, levou um valente enxerto, mas até hoje, nunca mais voltou a repetir a gracinha.

Se eu não tivesse tomado esta atitude, talvez hoje tivesse um cão agressivo... ou se calhar, até já o tinha mandado abater por não o conseguir controlar.

Por outro lado, há cães, que com uma simples palmada, são capazes de ganir como se os tivessem a matar.

Há que ter o bom senso para saber avaliar as situações.

Como neste mundo, ninguém come ninguém, se existem dúvidas e tendo em conta que, ao que parece, esta foi a primeira vez que tal situação aconteceu, nada melhor que falar com o dono e tentar perceber o que se passou.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta ago 17, 2007 4:59 pm

Eu tenho uma cadela que basta um assopro para a por a ganir e outra que pode ser cortada às postas que não abre a boca.

Também eu já dei uma valente tareia a uma das minhas cadelas, virou o dente à minha filha 1 vez, nunca mais o fez, provavelmente quem assistisse ficaria muito zangado comigo, mas foi a minha opção e resultou diga-se de passagem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 17, 2007 5:06 pm

Na minha opinião, um acontecimento isolado, quanto muito, merece atenção. Não se pode fazer queixa de uma pessoa que pôs um cão a ganir uma noite. Quanto ao facto de ladrar, se calhar é porque está mal educada e stressa quando está sózinha. Já viu a cadela?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta ago 17, 2007 5:10 pm

bem é evidente que alguem que bete num cao tanto assim... merece ser repreendido. mas tambem tem de falar com o dono para averiguar os motivos. A minha Sheeva, em pequena, mordeu no meu pai. Ele bateu-lhe.A cadela nunca mais ferrou em ninguem.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Cães”