APT - Associação Portuguesa de Terrariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 08, 2007 8:47 am

E falou o Pedro,

Eu confio a 100% no Pedro, e estou ciente que vai ser um "projecto" que vai marcar a diferença, nos grandes "Países de Exóticos", existem este tipo de associações, e são estas associações que os faz o tipo de Países que nós amantes de repteis, anfibios, insectos (:p), porque lutam, organizam eventos internacionais, fazem tudo por uma linha para levar as pessoas crer que não passa de um animal de estimação e não o mito das cobras, que são más.

Se querem marcar a diferença neste mundo, entao ajudem em vez de criticar :)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

quarta ago 08, 2007 9:09 am

E não é só o facto de desmistificar a posse de répteis como animais de estimação, para os proprietários dos mesmos estas iniciativas são de futuro, caso tudo corra bem, e eu estou extremamente optimista em relação a isto, uma grande ajuda, pois adquire-se contactos de pessoas mais experientes, possivelmente acesso a materiais que ainda não existem cá, quem sabe alterações na legislação, feiras, etc.... podem dizer que sonho alto mas eu participo (pouquinho pouquinho) num fórum norte-americano e não há comparação, eles estão anos-luz a nossa frente, e já têm este tipo de associações há ene, feiras exposições que nunca mais acabam, não pretendo dizer que podemos chegar ao nível deles até porque os paises são muito diferentes mas podemos tentar melhorar o nosso e o que temos...
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quarta ago 08, 2007 10:12 am

Também aderi a este projecto com bastante entusiasmo, estando a contribuir na medida das minhas valências.

Sou relativamente novo por este forum mas já não tanto em idade, pelo que creio já ter alguma capacidade e experiência para distinguir o que são apenas boas intenções dos projectos consistentes. Este parece-me ser um claro exemplo do segundo caso.

Um projecto deste tipo necessita forçosamente de duas coisas: adesão e organização. A adesão é essencial para ser levado a sério e poder ser um interlocutor válido junto das entidades reguladoras: se formos poucos, teremos pouca voz; a organização é a base do sucesso a médio e longo prazo para que os projectos não acabem quando cessa o entusiasmo incial.

A organização parece-me estar a ser bem pensada, podendo ser posta em prática de forma consistente; a adesão depende de vós.

Um abraço
João M Monteiro
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 12:36 pm

Esclareço já que as perguntas que vou fazer são meramente informativas, um Direito Público e do interesse de muitas pessoas.

Como tenho falado do Projecto APT a terceiros, têm-me feito algumas perguntas. Duas das mais pertinentes, são estas que aqui deixo. Se alguém puder responder, a camada mais interessada agradece...

1 - Uma Escritura de Associação só pode ser feita com a presença de pelo menos 3 pessoas, pois é o mínimo legal para a constituição de uma Associação em Portugal. Assim sendo, quem serão as pessoas que vão estar presentes no Acto da Escritura?

2 - Uma Associação tem que ter um mínimo de 3 pessoas na sua Direcção para poder ser efectivada. Pelos Estatutos provisórios são referidas 7 pessoas, ou sete cargos, pois podem haver repetições e cargos acumulados. A Direcção será "renovada" de 2 em 2 anos, mas quem são as pessoas (de 3 a 7) que vão assumir o mandato dos 2 primeiros anos e que cargos ocuparão?

Repito, longe de mim querer ser chato, mas para muita gente é importante a formação do primeiro esquadrão, pois é aquele em que não podem votar, não apresentou provas de nada ainda, pois estamos no início de TUDO, etc, etc.

Será que já é possível responder a estas duas questões?

Obrigado.
Paulo Monteiro

Nota pessoal: a minha inscrição está neste momento na enorme fila do Banco e não sei se vai lá ficar até poder concluir o depósito. Há dias chatos nos Bancos em Portugal e a CGD nunca foi dos mais rápidos, ehehe...

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 12:41 pm

TMSurfer Escreveu:Se querem marcar a diferença neste mundo, entao ajudem em vez de criticar :)
Cuidado. Apesar de estar de acordo com tudo o resto que disseste, há ajudas e ajudas, há críticas e críticas.

Pessoalmente só acredito em ajudas desinteressadas, senão são negócios, por muito simples que sejam.
Quanto a críticas, há algumas muito boas, muito interessantes e mesmo importantes, pois a ausência de uma crítica pode também deitar tudo a perder...

Agora o que é mesmo importante é que só o faça quem pretende colaborar, pois criticar por criticar, só pelo prazer de complicar, ou dizer mal, bom... não sei se ainda merece o título de crítica!

Para complicar já basta o Sistema!

Sugestão:
Indicar uma morada, mesmo que provisória para o envio dos comprovativos do depósito em conta. Acabei de passar por isso, bastou-me meter o talão no scanner, digitalizar e enviar por email...
... mas há muita gente que não tem scanner e precisa de o enviar por correio normal. Apenas uma sugestão...

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta ago 08, 2007 7:49 pm

Bons olhos vejam este tópico!

Fico feliz pela credibilidade das pessoas neste projecto! Sem esta credibilidade nada seria possivel durante esta fase de formaçao!

Paulo, sempre critico e atento, e como vêm, apesar de bastante calculista, ele aí está e já "é dos nossos"!:D

Pessoal, esta é a derradeira hipotese de mudarmos alguma coisa neste pais de leis niglegentes no que respeita a exoticos! Vamos dar "o litro" pela NOSSA causa!!

:D

Pacifco, penso que nenhuma critica foi directamente para ti! Foi sim para essa "forma de pensar" no que diz respeito a esse "pé atraz" que concerteza a tens partilhada com muita gente! Tens o teu direito e SÓ temos de o respeitar!! ;)
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta ago 08, 2007 8:36 pm

Não podia deixar de dar a minha opinião. Como todo o projecto ou empreendimento (principalmente um inovador) é incerto. No entanto, neste caso falamos de algo que tem muita potencialidade, falamos de um organismo que poderá chegar às autoridades. Será uma forma de facilitar a posse de reptéis, quiçá um dia rectificar certas leis que já não são adequadas.

Pois bem, esta é a minha opinião, vale a pena incentivar um projecto como este. E não acho de todo que as críticas são más (é certo que há críticas e críticas), sou apologista das mesmas, permitem corrigir e melhorar várias coisas e ainda obrigam-nos a pensar mais a fundo em questões pouco debatidas e ainda confrontam-nos com novas.

A questão dos 5€, são 5€ que podem estar perdidos ou podem ser o início da voz dos donos de répteis.
<p>
</p>
alimento_vivo
Membro Júnior
Registado: sábado jan 20, 2007 9:11 pm

quarta ago 08, 2007 8:47 pm

Ora boas.

Paulo, as tuas questões fazem todo o sentido.
( eu não gosto muito de respostas longas, mas ultimamente tem mesmo de ser) :)

Só não foram anunciados antes os intervenientes nas escrituras e os membros da direcção da comissão instaladora, deve-se a que apesar de o grupo que vai trabalhar ser grande, tem de se pensar em muitas coisas antes de criar essa lista.

Temos de tomar em consideração a disponibilidade de cada um, o tempo que poderá dispender para se dedicar ao projecto, a regularidade com que poderá dispender esse tempo, a distância a que todos estamos uns dos outros, etc, etc, etc.

Muitos vão ficar na "sombra", mas vão contribuir em muito para o sucesso deste projecto. Tanto ou mais como os que estão a dar a cara.

Não seria só com a meia dúzia de gatos pingados da administração, que a APT conseguiria realizar o que se propõe.

Sendo assim:

Assinatura das Escrituras:
- José Pedro
- Pedro Agapito
- Fátima Vaz

Direcção da Comissão Instaladora:

Presidente –----------- José Pedro
Vice-Presidente ------- Pedro Agapito
1º Secretário –-------- Teresa Trindade
2º Secretário –-------- Fátima Vaz
Tesoureiro –----------- Tiago Carvalho
Vogal –----------------- José Luís (Coldblood)
Vogal –----------------- Bruno Barros

O Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia, ainda estão em formação.
Quem tem alguma experiência associativa, sabe que são cargos com certas particularidades e muitas vezes o garante do bom funcionamento e coesão de uma associação.
E um travão a excessos ou devaneios da administração.

Assim que o Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia estiverem completamente formados, daremos conhecimento.

Abraços,

Pedro Agapito
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta ago 08, 2007 8:55 pm

Paulo a tua inscrição chegou e foi muito bem tratada, tal como todas as outras.
Quanto à ideia do envio do comprovativo, vamos mesmo de ter de ver isso, pois nem toda a gente tem hipótese de o fazer como tu fizeste...
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 08, 2007 9:34 pm

Fico satisfeito pela atenção e dedicação que estão a ser dadas a este projecto.
Acreditem que tenho experiência associativa suficiente para saber que há muito trabalho, muito risco, muita chatice e muita gente encostada ao trabalho dos outros. Sempre foi assim em todas as Associações...

Mas tenho gostado das respostas, da forma como têm atendido às observações e críticas, mostrando ter ouvidos, olhos e algo mais do que uma boca para dar ordens e comunicar decisões.

Continuem, pois agora eu já estou lá dentro e vou ser ainda mais chato...
(Mentira, brincadeira minha... vamos lá pra frente)

:wink:

jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 08, 2007 10:10 pm

PauloMonteiro Escreveu:Fico satisfeito pela atenção e dedicação que estão a ser dadas a este projecto.
Acreditem que tenho experiência associativa suficiente para saber que há muito trabalho, muito risco, muita chatice e muita gente encostada ao trabalho dos outros. Sempre foi assim em todas as Associações...

Mas tenho gostado das respostas, da forma como têm atendido às observações e críticas, mostrando ter ouvidos, olhos e algo mais do que uma boca para dar ordens e comunicar decisões.

Continuem, pois agora eu já estou lá dentro e vou ser ainda mais chato...
(Mentira, brincadeira minha... vamos lá pra frente)

:wink:
Paulo

Queremos pautar toda a nosaa actividade da APT, desde o momento da sua criação pela honestidade e abertura que temos demonstrado com todos quantos nos t~em interpelado.
Não somos, nem temos pretensões de ser donos da razão, pelo que todas as opiniões e criticas que nos são dirigidas, tratamo-las com todo o rigor e "respeito" que nos merecem.
Tal como já foi afirmado, só juntos conseguiremos obter aquilo que tanto queremos.
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quinta ago 09, 2007 12:07 pm

Ola a todos
Ora eu ja sou sou soçio da APT, por este motivo compete-me a mim ajudar associaçao a andar para a frente, por isso se os membros da associaçao tiverem interessados eu sou capaz de arranjar uma meio para podermos comunicar e estarmos todos juntos para falar sobre os assuntos da associaçao se tiverem interessados nisto digam alguma coisa e falaremos melhor sobre isso.
um abraco
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 15, 2007 4:41 pm

Já estamos mais perto dos nosso 1º objectivo, ou seja 50 sócios.
Já contamos com 32 sócios (nem todos ainda pagaram a cota, por isso apressem-se).
Queremos começar a tratar dos BI's e enquanto não tivermos os 50 sócios (nº para que possamos assinar a escritura), não nos é minimamente possivel.
Gostavamos de ter isto a andar por alturas da Expo-Exóticos...
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 16, 2007 7:52 pm

Tenho o prazer de vos informar que a APT, Associação Portuguesa de Terrariofilia, já se encontra registada no RNPC, Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

Agora só falta reunir o montante necessário para efectuar a marcação de escrituras, de forma a constituir legalmente a associação.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 17, 2007 12:28 pm

jpmf Escreveu:Agora falta reunir o montante necessário para efectuar a marcação de escrituras, de forma a constituir legalmente a associação.
Infelizmente não é , por isso apelo também a todos os interessados que venham dar uma mãozinha, pois tal como eu paguei os meus 5 euros, acho que todos o deviam fazer.

Não é muito e as despesas da Associação não param por aqui.

Para quem não sabe, QUASE TODAS as Associações de Animais (e outras) que andam por aí, estão LONGE da Legalidade.
Na verdade, muitas apenas pediram o Registo de Pessoa Colectiva, nem sequer a Constituiram legalmente num Notário, ou Conservatória, ficaram-se pelo Cartão Provisório (que é aquilo que a APT tem neste momento).

Depois, falta Realizar a Escritura em Acto Público, o que custa dinheiro.
Depois é preciso pedir o Cartão Definitivo de Pessoa Colectiva, o que custa MAIS dinheiro.
Depois, há que proceder à Publicação da Constituição da Associação em Diário da República, ou outro, o que também custa Dinheiro.
Finalmente, para completar a Personalidade Jurídica e Legal da Associação é necessário abrir Actividade nas Finanças e isso tem que ser feito por um Técnico Oficial de Contas (que também custa dinheiro).

Por tudo isto, é preciso gastar MUITO para Legalizar uma Associação sem Fins Lucrativos (com fins lucrativos ainda é pior).

Ajudem a APT e inscrevam-se pagando os ditos 5 euros, pois não queremos que a APT seja como a maior parte das "Ditas Associações" que ILEGALMENTE cobram quotas e nem estão inscritas nas Finanças.

Um Alerta a todos os Portugueses: Se pagam Quotas de uma Associação qualquer, peçam o respectivo RECIBO OBRIGATÓRIO, pois isso garantir-lhes-á que estão a lidar com uma Associação Legalmente Constituída.

... é que anda aí muito boa gente a mamar títulos, sem sequer pagar as contas...

Não queremos que isso aconteça com a APT, pois não? Vamos lá a dar uma ajuda, pois sem ela não se consegue fazer nada neste País!

Força APT, vamos em frente!

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”