Olá Sara,
entrei no forum e não podia deixar de responder ao teu interesse em obter um papagaio ou outra ave da familia dos psitacídeos.
Peço desculpa a todos os outros que te responderam, mas parece-me que a única pessoa que te deu a resposta acertada e ponderada foi o Vasco Gabriel (parabéns a ele, pela sua ponderação).
A última atitude a ter perante um papagaio é uma compra impulsiva. A compra de um papagaio deverá ser muito racional, e os factores importantes a ter em conta serão (corrijam-me todos os outros se estiver a dizer algo errado...) a tua personalidade e estilo de vida (disponibilidade, se é ou não uma pessoa mt organizada, se gostas ou não de alguma confusão, etc.) e a personalidade do papagaio. É certo que todos são diferentes, tal como as pessoas. Mas também é certo que cada espécie (e acredita que há muitissimas) tem os seus traços gerais.
A escolha deve ser acertada, ou então terás um problema para o resto da vida.
São inúmeros ( e poderás vê-lo pelos foruns de animais), os donos que têm problemas com os seus papagaios... quer porque estão sempre aos gritos, quer porque mordem, quer porque se depenam, etc. É isso que queres? Ver o teu animal a sofrer... durante 60 ouu 70 anos??!!
Pensa bem Sara, informa-te bem. Escolhe bem. Se a espécie que melhor se adaptar à tua personalidade for mais cara, poupa durante um ou dois anos, o que são dois anos em 70?!
Se vires que não te é possivel ter um Papagaio (pois irá ser complicado dar-lhe uma vida que ele aprecie), esquece de todo...
Mas por amor aos animais, reflecte muito bem. Eles merecem. E são animais, amigos inseparáveis e muito chatos

para toda a Vida... possivelmente até terás que o deixar de herança ou fazer planos para ele quando deixares este mundo.
Mais uma vez os meus parabéns ao Vasco Gabriel... ele sabe o que é respeitar os animais.
A experiência de ser dono de papagaios é indiscritivel, todos os dias nos ensinam coisas diferentes, e sobretudo a respeitá-los... mas é uma exigência demasiado presente, a tempo inteiro e isso deve ser a primeira coisa para a qual os potenciais compradores de papagaios devem ser alertados.
Cumprimentos,
Décio