Soluções para as mordidelas de cachorros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça abr 08, 2003 5:16 pm

Caros forenses,
Venho pedir-vos conselho/ajuda acerca deste "hábito" que os cachorritos tão facilmente adquirem mas tão dificilmente perdem.
O Boris, quando estamos na brincadeira, não perde a oportunidade de morder-me as mãos e, de vez em quando, não as quer mesmo largar. Já tentei imensas abordagens ao problema: deixo de brincar com ele, ignoro-o, viro-lhe as costas, seguro-lhe a língua com o polegar, quando ele tem a boca aberta, dou-lhe brinquedos para roer, tentando que ele se interesse pelo objecto e não pelas minhas mãos mas...mesmo que resulte nesse dia, no dia seguinte lá está ele novamente a tentar abocanhar as minhas mãos!
O que é que me sugerem?

Filipa
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça abr 08, 2003 5:28 pm

Eu tenho o mesmo problema com a Bianca!!! :oops:

Ela adora morder-me as mãos e tudo o que apanha meu! :p
Se lhe faço festas tenta morder-me logo, de rabo a abanar, feliz da vida!
Já tentei tudo... ignorar, pancadinhas secas no focinho, desviar as mãos, ralhetes... enfim! :?
Mas ela adora brincar assim! :D

O pior é quando tenho o reflexo de tirar as mãos! :| Ainda ontem fiquei com um rasgo no dedo (os dentes dela são finíssimos parecem agulhas :lol: ) que até deitou sangue! :roll:

É uma doida linda! :D
XanaC
Membro Júnior
Registado: quinta fev 06, 2003 2:34 pm

terça abr 08, 2003 6:17 pm

Acho que todos os cachorros são assim!!! As marcas que tenho nas mãos e braços são prova disso!!! :D :D
Tentei todas as soluções, dar brinquedos, apertar a lingua com o polegar, pancadinhas secas no focinho, etc, etc, etc... Nada funcionou :(
No entanto, acho que com a idade vai passando. O Pompeu está a morder as minhas mãos menos vezes (nas outras coisas os dentinhos dele continuam a entrar muiiiiito bem). Apenas o faz quando eu chego a casa - é a sua forma de dizer "Olá" :D
monikestarr
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 6:23 pm

XanaC, que idade tem o seu Pompeu?

Se com a idade passa e não há que nos preocupar-mos, assim seja! ;)
XanaC
Membro Júnior
Registado: quinta fev 06, 2003 2:34 pm

terça abr 08, 2003 6:25 pm

O Pompeu faz hoje 6 meses :D :D :lol: :D :lol: :D :lol:
Como vê, não tem de esperar assim tanto...
monikestarr
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 6:28 pm

:p Não?! :roll:

:lol:
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça abr 08, 2003 7:00 pm

Olá Analipa

Todos os cachorros têm tendência para morder enquanto são pequeninos.Não só porque é um novo mundo para eles , como novas sensações , como pela impressão que sentem na mudança de dentes. Porém é desde pequeninos que têm que perceber o que é que lhes é permitido fazer e o que não é. E isso é tarefa dos donos ( ou pelo menos deveria ser).O cachorro tem que perceber que morder as mãos do dono não lhe é permitido e isso tem que lhe ser ensinado.Tem que lhe puxar o cachaço quando ele o tenta fazer e dizer "não" tantas vezes quanto as necessárias até ele perceber que esse comportamento não lhe é permitido ou mesmo, se necessário ,uma bofetada no focinho.Não se esqueça que o cachorrinho hoje é um cão amanhã e quando assim for as dentadas já não terão tanta piada.O seu cachorro tem que perceber que você está acima dele na hierarquia pois provávelmente ainda não tem essa percepção.É preferível agir agora que lamentar amanhã.

Saudações
monikestarr
Membro Veterano

terça abr 08, 2003 7:13 pm

Mas, por exemplo, a Bianca percebe que eu estou acima dela, na hierarquia (usando a sua expressão, Boerboelfan). Até porque se deita de barriga para cima, para receber a dose de mimos do costume (esfregadelas na barrigota, adoro!!!), mordendo-me a manga ao mesmo tempo... :?

Para si, isto seria um contrasenso?

Eu acho que é o mimo dela para comigo, pois pensa que morder é mimo. É a única explicação plausível que encontro... :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 08, 2003 8:00 pm

Faço minhas as palavras do Boerboelfan.

É muito importante que não se consinta ao cão que morda as mãos do dono.Com o tempo ele passa de morder a mordiscar (que não têm problema) se aprender que magoa e que não pode morder com força.

Senão amanhã morde mesmo, pois não sabe que não o deve fazer !

A Zorra também mordia.Eu fazia sons de aborrecimento e de dor (nunca me maguou) e virava-lhe as costas.Durante um bocadinho ignorava-a.
Depois voltava a brincar e quando ela com a excitação começava a morder, dava-lhe uma bolinha ou uma toalha.

Com o tempo passou a só mordiscar (mas levou algum tempo) e agora lambe mais do que mordisca.

Repare que o lab é bem provido de dentes !
E é um cão com muita força.
Têm de aprender em pequenino senão...
Morder a manga não tem importância (acho eu).Ainda hoje, para não me morder quando lhe faço festinhas, morde uma toalha ou a bolinha.
Mas morder-me a mim, é que não !
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça abr 08, 2003 8:41 pm

Os ralhetes com o tempo vão fazendo o seu efeito mas a realidade é que enquanto eles são pequeninos e tem aqueles dentitos tipo agulha, é dificil andarmos com as mão decentes, às vezes até somos mesmo nós que não somos suficientemente rápidos a retirar a mão durante uma brincadeira.
Como lido directamente com clientes às vezes até tinha vergonha de os cumprimentar tantas eram as mazelas nas minhas mãos. :oops:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça abr 08, 2003 8:42 pm

Analipa, Monikestarr

A Boo já fez um ano e continua a morder a minha mão. E como tem uma bocarra enorme, vai a mão inteira lá para dentro.

Só que não magoa. Aliás ela não "morde", é mais o tipo de mascar como se fosse pastilha elástica! :p

Como ela só faz isso a mim e a mais duas pessoas de quem gosta muito, acho que, pelo menos nela, é uma manifestação da carinho.

Assim, se estou disposta a ficar com a mão toda babada, deixo. Se não, sopro-lhe levemente no nariz, e ela vai logo embora!

Agarrar a língua não funciona com ela, porque o entende como parte da brincadeira.....
8)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça abr 08, 2003 8:59 pm

No meu caso, também o Bono desde cachorrinho apanhou o hábito de mordiscar as minhas mãos. Ao princípio também o ignorava e repreedia com uma chapadita no focinho quando ele começa a exagerar, mas o que é certo é que com o tempo ( e ele hoje já está quase com 4 anos), continua a mordiscar, mas eu sinto perfeitamente que é uma demonstração de afecto. Hoje em dia, nem preciso estar sempre a dizer "devagar", pois ele ao mesmo tempo que vai mordiscando também lambe as minhas mãos. Desde que eles aprendam e saibam diferenciar a brincadeira de uma mordidela séria, não vejo problemas de maior.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça abr 08, 2003 11:48 pm

Olá Monikestar

Não é contrasenso nenhum. A sua cadela pode ter percepção da hierarquia mas não aprendeu que esse comportamento não lhe deve ser permitido ( caso você o entenda assim).Porém no caso de cachorros que estão em fase de aprendizagem e cuja noção de hierarquia ainda não está totalmente apercebida é quando se deve ter mais cuidado no ensino do que lhe deve ser permitido e o que não. A minha Rott por vezes agarra-me a mão ( sem qualquer tentativa de morder bem entendido ) quando quer que lhe faça festas e é nessas precisas alturas que não lhas faço. As festas sou que decido quando lhas faço e não quando ela quer. O meu Boerboel abocanha-me o braço ( porque para ele á minha mão é muito pequena) quando me quer puxar para algum lado e é nesses precisos momentos que não vou.Eu vou , e ele vai comigo , quando eu quiser e não quando ele quer. O que eu quero chamar á atenção é que quando se permite ao cachorro em pequeno determinados comportamentos ele quando adulto não entende porque não o pode continuar a fazer só que as consequências podem ser piores.

Saudações
estrelaluna
Membro
Registado: terça fev 18, 2003 1:35 am
Localização: samoyedo (john), husky (yara) e pinschers ( estrela e luna). 1 gato (Alex)

quarta abr 09, 2003 2:10 am

Ola,

Isso é proprio dos cachorros, com a idade eles vão perdendo esse habito, mas temos sempre que lhes fazer ver que não devem fazer isso, para que seja mais facil perderem esse habito, e nem sequer o mantenham!!

jokas
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta abr 11, 2003 9:41 am

Olá

Isto vai de cada cão e não da maneira como se lhes ensina. Com o meu Lab, andava toda arranhada. Não valia a pena ralhar-lhe, bater-lhe no focinho, colocar a sua própria pata na boca que ele continuava a morder. Já com o meu fila, ele não mordia mãos mas sim nos pés e calcanhares. Mas, bastou-lhe três sopapos no focinho e foi remédio santo.

Foram ambos educados da mesma maneira, mas, como são diferentes, logo as reacções também o são.
Responder

Voltar para “Cães”