Não matem os "Lacraus"

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 22, 2007 2:11 pm

Este é um Apelo e uma História que não posso deixar de contar:

Ontem, estava eu na Loja quando entrou um sujeito, jovem e com um ar muito simpático.

- Olá - disse ele - eu sou sobrinho daquele senhor que costuma vir aqui comprar coisas. (e descreveu o senhor que poupo à vergonha).

A história continuou e então disse-me que precisava de um "aquário" para meter os lacraus que tinha ali no carro e que tinha trazido da terra.

Claro que apesar de não poder fazer muito mais, tive que lhe dar a descompostura adequada.
Expliquei-lhe que não devia ter trazido os escorpiões, que deviam ter ficado na Serra de onde os trouxe, que não iam sobreviver em casa dele, que isso era proibido e muito inconveniente para a Fauna Portuguesa, que os lacraus corriam o risco de ir pelo mesmo caminho dos Camaleões do Algarve, etc....

Mas o jovem estava-se borrifando para isso. Tinha-os ali. Tinha trazido três, mas um já tinha morrido. Conservava-o para dar a um amigo que o queria guardar...

Bem, disse eu, se não os vai devolver nem entregar a ninguém competente, o melhor então é dar-lhes as condições necessárias.
Concordou, tentando levar-me a vender-lhe uma caixa de plástico foleira e umas larvas como alimento...

Expliquei que ia precisar de reproduzir o melhor possível o clima da serra, quente de dia, frio de noite, humidade, areias, pedras, lâmpadas, terrário com aquecimento, etc...

Com tudo, a preços muito especiais, o rapaz tinha que gastar XXX (não vou dizer, mas não era nada de mais)... Pois, não sei... dizia... eu vou buscar para o sr. ver... e foi buscar os 3 escorpiões onde estava 1 vivo e 2 mortos...

Expliquei-lhe que a verdade estava a começar a vir ao de cima. Que ele dizia que um frasco de vidro ou uma caixa de plástico serviam, mas 2 em 3 já tinham morrido...

Se quer fazer alguma coisa, salve o terceiro!

O jovem disse que ia levantar dinheiro e a irmã que estava com ele, terá chamado o rapaz à atenção, pois quando voltaram tinham uma linda desculpa para levarem apenas o alimento vivo...

"Telefonei para um amigo meu que me empresta um aquário com lâmpadas e tudo (ia jurar que entretanto me roubou uma lâmpada da loja. Não vi, mas aposto que o fez) e só preciso das larvas para ele comer, mais nada. Desculpe, desculpe, desculpe..."

MEUS AMIGOS:
Ninguém anda aqui a dormir. Deixem os "Lacraus" em paz na sua terra e não os tragam para Lisboa num frasco de vidro para os deixarem morrer aqui.
Se o fizerem (Nâo façam mesmo!) pelo menos tenham a decência de lhes dar as melhores condições, de tentar oferecer-lhes um mínimo de esperança e qualidade de vida.
Não os deixem morrer enquanto tentam negociar com as lojas, enquanto não ouvem os conselhos que lhes dão.
Enquanto roubam as lâmpadas que precisam e pensam ser mais espertos que os outros...

Deixem os Lacraus em Paz, pois há escorpiões que podem adquirir legalmente e muito mais habilitados a sobreviver em cativeiro.

Não têm dinheiro? Não comprem, mas também não roubem os lacraus ao nosso País, nem as lâmpadas às nossas lojas!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quarta ago 22, 2007 2:15 pm

Realmente... nem vou comentar... Já parece uma conversa que tive num outro tópico deste fórum (ouriços cacheiros). Qualquer dia até elefantes vão querer ter na quinta...
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 22, 2007 2:27 pm

PauloMonteiro, é com muita pena que leio isto, eu em tempos realmente tive um lacrau, mas... eu nem tinha idade para saber o que queria, tinha 12anos, felizmente viveu ainda uns bons anos pois dei as condiçoes necessárias a ele, aquecimento, luz, esconderijos e... muitoooooooooooooo espaço, quando descobri que era ilegal... apos uns aninhos ja era tarde, demais para o devolver a natureza, quando o soltei ele simplesmente andava stressado, sem saber para onde ir, nao sabia o que fazer, acabei por mante-lo ate aos meus 20anos (8anos que sobreviveu em cativeiro), eu quando o tive ele ja tinha pelo menos 2anos (pelo tamanho que ele ja tinha), ou mais, mas prontos... infelizmente acabou por falecer, mas foi um erro de criança e falta de informaçao, pois nao ha a mesma informaçao que agora.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 22, 2007 3:11 pm

... e pelo menos, preocupaste-te sempre em dar-lhe o melhor, não foi?

Neste caso que contei, a caixa de plástico que o rapaz queria levar nem a Faunário pequeno chega, pois qualquer tapete de aquecimento a ia derreter...

São tudo questões de consciência!

NOTA:
Para que não pensem que só os Santos é que falam, também eu criei Carochas, Escaravelhos e outros insectos, além de cágados, camaleões, cobras e lagartos quando era puto.
A única diferença é que isso foi há mais de 30 anos, não existiam ainda computadores pessoais, quanto mais internet, organizações de protecção das espécies, ou qualquer identificação de autóctones e exóticos. Animais eram os cavalos, porcos, perus e patos. Do cão, ao gato, passando pelo cágado e pelos peixes, eram tudo animais de estimação!

Hoje, é necessário que tenhamos os olhos abertos e vejamos bem o Mundo em que vivemos!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta ago 22, 2007 4:14 pm

Isto realmente ha com cada um...

És tu e eu... Quando hoje chego ao café vem um senhor conhecido (que sabe que adoro cobras) falar comigo e diz-me ele:
-Olha, sabes uma coisa, hoje apanhei uma cobra prai com 80cm...
E eu:
-Naaa, a serio? Deixe la ver onde a tem!
-Ahh, opa, apanhei-a mas nao a guardei... Tava a cortar a erva, com a maquina de cortar erva quando a vi e pimba, dei-lhe com a maquina e ela até voou por cima de mim, que espetáculo (com um surriso estupido na cara). Depois vi que ela nao tinha morrido, fui atras dela e zumba, dei-lhe uma traçade-la mesmo na cabeça! As duas metades so ficaram presas mesmo pela pele...

Eu apeteceu-me logo dizer: AH MEU FI** ** ****, mas tive calma e expliquei-lhe que as cobras nao sao minimamente perigosas e que sao um excelente controlo de pragas de roedores, mas quê? Vi bem pela cara dele que a proxima que apanhar tem os minutos contados...

E isto é BASTANTE pior que querer apanhar algo para manter em casa...

Já convenci o meu avô a nao matar cobras e licranços (que dizem por cá, ter um veneno descumunal...LOL). Apesar da idade, ele conseguiu compreender que era mesmo isso o melhor, depois de muitos anos a aniquilar serpentes. Hoje é o dia em que sempre que vê uma cobra das duas uma: Ou a deixa fugir ou a apanha e guarda para eu no mesmo dia a ver e soltar.
Os meus pais tambem ja nao matam uma cobra que seja. Ja mudei algum mundo á minha volta, mas quando ouço isto sinto-me tao impotente que nem imaginam :cry:

Estes estupidos nao vêm o mal que fazem e PIOR: nao querem ver!
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 22, 2007 4:19 pm

P_R Escreveu:Estes estupidos nao vêm o mal que fazem e PIOR: nao querem ver!
Essa foi a frase do dia, pois é isso mesmo que sinto: Nem querem ver!

Mas fica a outra consolação: já mudaste um pouco do mundo que te rodeia. Eu vou tentando mudar um pouco aqui e ali, todos os dias.
Normalmente levo privadas com palavrões e agressões, mas também vejo muita gente a mudar de atitude...

A esperança é um animal muito resistente!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

P_R
Membro Veterano

quarta ago 22, 2007 4:27 pm

A gente cá vai mudando o que pode...
Gente assim vai haver sempre, mas a espero sinceramente que a percentagem desda com os anos!!

E sim, Santos, se existem, nao conheço nenhum. Eu nao o sou, certamente! Já fiz burradas muito grandes, mas penso que o único animal que morreu por o ter privado da liberdade até isso suceder foram alguns grilos que apanhava com os meus 10 anos...~

PS: Paulo, enviei-te uma PM á cerca de uma semana atras. Nao tive resposta, por secalhar nem teres reparado. Vê la isso, sff, e diz-me algo!
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quarta ago 22, 2007 6:47 pm

Santo ninguém é. Há é os cegos que querem ver e os que pretendem ficar sem vista para o resto da vida. Há errar - inerente à condição humana, na minha opinião - mas há também o melhoramento, a correcção dos erros. Há o total desinteresse - porque somos a espécie dominante e achamos que podemos tudo - e há o interesse total :) Isto são marcos. Pequenos grandes pormenores que fazem a diferença.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta ago 22, 2007 11:57 pm

Caramba até fiquei mal disposta...:?

Já existe informação suficiente e já existem escorpiões à venda...para quê retirar da natureza e pior, nem sequer querem saber as condições necessárias para alojar o animal.
Francamente...palavras para quê?
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta ago 23, 2007 7:19 am

Di1975 Escreveu:Realmente... nem vou comentar... Já parece uma conversa que tive num outro tópico deste fórum (ouriços cacheiros). Qualquer dia até elefantes vão querer ter na quinta...
mas que tenham elefantes em quintas, escorpiões em terrarios ou ouriços caixeiros pigmeus africanos...o mal não está em ter desde que em condições e nascidos em cativeiro com destino a animal de estimação....mas por favor deixem os que são selvagens no lugar onde os encontram. Afinal tb nós gostavamos de mostrar um dia aos nossos netos, os camaleoes, os ouriços os lacraus e por aí fora quando passearmos no campo.
P_R
Membro Veterano

quinta ago 23, 2007 8:52 am

Ophi Escreveu: mas que tenham elefantes em quintas, escorpiões em terrarios ou ouriços caixeiros pigmeus africanos...o mal não está em ter desde que em condições e nascidos em cativeiro com destino a animal de estimação.
Nem mais!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta ago 23, 2007 9:34 am

P_R Escreveu:
Ophi Escreveu: mas que tenham elefantes em quintas, escorpiões em terrarios ou ouriços caixeiros pigmeus africanos...o mal não está em ter desde que em condições e nascidos em cativeiro com destino a animal de estimação.
Nem mais!
Ora bem :D
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”