procuro identificar um inseto

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
Limeiras
Registado: sexta ago 03, 2007 8:49 pm

quarta ago 22, 2007 11:11 pm

Olá a todos. Num dia destes foi capturado um inseto polinizador, muito parecido com um Beija-flôr ou Colibri, mas na versão de inseto. Este inseto foi captura numa esplanada junto ao rio Tejo, no Barquinha Parque, em Vila Nova da Barquinha. A pessoa que o capturou disse que se tratava de um inseto raro em Portugal e que tinha a particularidade de ter penas nas azas e o corpo coberto de penugem. Alguns dias depois apareceu-me um no meu jardim e no mesmo dia vi outro num parque de estacionamento em Abrantes. Fiquei curioso e desloquei-me até à biblioteca local para tentar saber mais, mas não encontrei nada, já pesquisei na net e nada. Gostaria de saber se alguem tambem já o viu e se sabe alguma informação.
Agradeço a vossa ajuda.
SamMoreira
Membro Júnior
Registado: sexta ago 17, 2007 11:53 pm

quarta ago 22, 2007 11:55 pm

epa tava a ler,e a pensar que ja tinha visto um bicho destes,e por acaso achei o bicho bastatante estranho,quando chego parte do abrantes fiquei surpriendido,foi precisamente em abrantes que eu vi um bcho identico ao descrito...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta ago 23, 2007 6:45 am

Macroglossum stellatarum / Sphinx stellatarum
Ordem: Lepdoptera (mariposas e borboletas),

PT:mariposa-colibri ou mariposa-beija-flor. GB: Hummingbird Hawkmoth, F: Moro-Sphinx, D: Taubenschwänzchen, Kolibrischwärmer, RU: Brazhnik-yazykan, S: Stor Dagsvärmare, NL: Kolibrievlinder, CZ: Dlouhozobka svízelová, H: kacsafarkú lepke, E: cola de paloma
Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 23, 2007 8:28 am

Era eu ainda uma moçoila a viver com os pais quando comecei a ver uns insectos estranhos a rondarem-me a casa.

Não os conseguia identificar mas notava que tinham quatro membros, dois tipo pernas e dois tipo braços. Uns tinham uma penugem nas faces, outros eram completamente "nuzinhos de penugem". A cobrir o corpo tinham algo tipo tecido e quando emitiam sons, uns eram mais agudos que outros.
Entretanto aos 18 anos guardei um desses... e só de há uns Anos a esta parte consegui identificar tal "insecto". Afinal, era uma Melga :P :twisted:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Leninha81
Membro Veterano
Registado: segunda dez 04, 2006 10:29 am

quinta ago 23, 2007 9:46 am

à uns tempos atras tb vi algo do genero com as mesmas caracteristicas e fiquei muito curiosa... mas o k vi era todo preto e voava muito rapido... será o mesmo insecto?
<p>Haver&aacute;&nbsp;ra&ccedil;a mais fant&aacute;stica?</p>
<p>Naaaaaaaaa... Boxer sem d&uacute;vida...</p>
<p>S&atilde;o possuidores de uma perfei&ccedil;&atilde;o inigual&aacute;vel.</p>
<p>&nbsp;</p>
SamMoreira
Membro Júnior
Registado: sexta ago 17, 2007 11:53 pm

quinta ago 23, 2007 12:31 pm

é mesmo isso :P

parecem mais bonitos a mecher lol :wink:
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

quinta ago 23, 2007 8:37 pm

Limeiras Escreveu:Olá a todos. Num dia destes foi capturado um inseto polinizador, muito parecido com um Beija-flôr ou Colibri, mas na versão de inseto. Este inseto foi captura numa esplanada junto ao rio Tejo, no Barquinha Parque, em Vila Nova da Barquinha. A pessoa que o capturou disse que se tratava de um inseto raro em Portugal e que tinha a particularidade de ter penas nas azas e o corpo coberto de penugem. Alguns dias depois apareceu-me um no meu jardim e no mesmo dia vi outro num parque de estacionamento em Abrantes. Fiquei curioso e desloquei-me até à biblioteca local para tentar saber mais, mas não encontrei nada, já pesquisei na net e nada. Gostaria de saber se alguem tambem já o viu e se sabe alguma informação.
Agradeço a vossa ajuda.
:o
Fiquei assim com esta cara porque há mais de 10 anos atrás eu vi um animal muito parecido com esta descrição.
Foi na zona de Tomar.
Parecia-me um colibri.
Eu disse à minha família que tinha visto um colibri e claro ninguém acreditou em mim. :lol:
anahita
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 1:55 pm

terça out 09, 2007 11:33 am

Já vi várias vezes um bichinho igual a esse a rondar as flores do meu jardim!.... :D Por acaso até tinha ficado a pensar "que bicho é este?"... e agora tenho a resposta :)
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... 341</a></p>
<p>O meu rafeirinho do cora&ccedil;&atilde;o =D</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”