PA medrosa, o que fazer???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
caldeiramau
Registado: terça ago 14, 2007 11:55 pm

sexta ago 24, 2007 1:16 pm

Pessoal, tudo bem?

Minha PA é medrosa, ela tem medo das pessoas, se eu bato o pé ele já se enfia para dentro da casinha, ela está com 1 ano e 3 meses. Ela é braba com cachorros, se passa algum na frente do pátio ela fica cuidando e com pessoas estranhas ela também é um pouco desconfiada e fica atenda, mas é bem medrosa ainda.

Faz 1 mês que estou com ela, então não sei muito bem o que pode ter acontecido, o antigo dono dela mandou adestrar e ele notou que ela veio com medo...

Ela entrou no segundo cio agora, pode ser isso o problema?

Não quero deixá-la violenta, mas também ela não pode ficar medrosa, quero deixá-la mais confiantes, gostaria de algumas dicas do colegas.

Abraço
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta ago 24, 2007 1:33 pm

Se o medo é genético (precisaria de conhecer os pais)pouco há a fazer.

Caso a cadela tenha sido sensibilizada por alguma má experiência, toda a sua acção para resolver o problema passa por:

1. antes de mais estabelecer com ela uma relação de confiança (e bater o pé não ajuda mesmo nada...)

2. quando a cadela o vir como um amigo, e por tanto tiver confiança em si, tentar dessensibilizá-la, o que é difícil se você não conhecer as causas do medo que ela ganhou às pessoas;

3. desconhecendo as causas, você pode tentar sociabilizá-la de novo, como se ela fosse um cachorrinho, fazendo-a passar por experiências e ambientes novos, mas sempre sem forçá-la a nada; peça ajuda a amigos que se cruzem com ela primeiro em casa, depois em ambientes estranhos; recompense-a sempre que não mostrar medo; se mostrar, não insista com a experiência, simplesmente dê meia volta e retire-ada situação; importante não interagir com ela quando mostrar medo;

4. se com esta estratégia a cadela se mostrar mais confiante, seria boa ideia acorrer a programa de treinos com um adestrador especializado neste tipo de problemas comportamentais.

Boa sorte e lembre-se: a cadela não tem culpa de nada.

José Carlos
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

sábado set 01, 2007 11:00 am

faço nhas as palavras do sr jose carlos, que pelo que vejo tem bastante experiencia, tenho o caso de um amigo que adoptou uma cadela sem raça ja com 1 ano que tinha o mesmo problema, veio-se a saber que tinha sido por maus tratos constantes do antigo proprietario, muito carinho e as dicas do sr jose devem de resolver o assunto. comprimentos
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

sábado set 15, 2007 2:27 pm

Os medos no cão nunca são provocados

Se se fizer algo de ruim a um cão ele supera isso

O medo num cão é genetico e passa de pais par filhos

Agora pode-se é ajudar o animal a ter mais confiança naquilo que lhe mete receio, brincando com ela, e bastantes festas ajuda o cão a ignorar e esquecer o que o atromenta
não faça gestos brutos ao pé dela .
na altura que o CÃo está com medo não deve fazer festas, pois assim está a transmitir ao animal que ele está a proceder bem. Deve é tentar sair com ele abricar e fazer-lhe festas depois.

Mas para isto é preciso muita paciência e os resultados não aparecem de um momento para o outro.

Uns passeios por onde circulam pessoas também ajuda a socialiazar e ganhar mais confiança.

Sorte
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 15, 2007 2:32 pm

Os medos no cão nunca são provocados

Se se fizer algo de ruim a um cão ele supera isso

O medo num cão é genetico e passa de pais par filhos
Nem sempre, nem sempre...
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 15, 2007 7:30 pm

Tema interessante este de saber se o medo é apenas genético...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”