Problemas Comportamentais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xixas26
Registado: sábado jun 17, 2006 10:49 am

sexta ago 24, 2007 1:51 pm

Preciso de ajuda... Há um ano atrás abrigamos em nossa casa uma Husky abandonado, já nessa altura mostrava alguma agressividade quando tinha algo novo, não deixando ninguém chegar perto.

Julguei que era trauma por ter sido abandonada e que com o tempo ia ganhando confiança em nós e perdendo essas manias.

Mas piorou.

Agora lambe a corrente, faz covas pelo jardim todo e não deixa ninguém chegar à casota. Já mordeu várias pessoas, inclusive a nós que lhe damos de comer e muitos mimos.

Quando lhe ralhámos ou lhe batemos por fazer asneiras rosna e mostra os dentes.

A solução que nos afigura é dá-la para adopção, pois já ninguem se sente com coragem para a soltar.

Não sei realmente o que fazer...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 24, 2007 2:34 pm

Penso que deveriam ter sido tomadas medidas logo de início, quando ele chegou a casa e começou a mostrar os primeiros sinais de agressividade.

Mas eu apenas posso referir o meu caso.

Adoptei um rafeirinho, que passado o período ''experimental, começou a mostrar alguma agressividade, quer quando o contrariavam, quer com os outros animais na rua.

Reparei que era extremamente medroso e como penso que o mêdo gera agressividade, comecei primeiro por não lhe permitir qualquer tipo de rosnadela fosse a quem fosse nem mesmo aos animais da rua. Entretanto tentei que perante qualquer situação que lhe causasse mêdo, eu o tranquilizasse sempre serenamente!

Um dia estávamos a jantar e aminha filha foi a fazer-lhe festas e ele mordeu-lhe. Não foi com força mas mordeu!!
Agarrei nele, e quando agarrei, ele rosnou-me, mas mantive-me firme e pu-lo de castigo e pelo meu tom de voz ele percebeu que tinha feito asneira....
Quando tentou sair do local onde o tinha posto de castigo, voltei a pô-lo lá mas já não rosnou.

Esteve lá, sem sair do lugar, até eu achar que chegava.

Até hoje! Nunca mais rosnou a ninguem.

Aliás ainda tem muito a aprender, mas não tem nada a ver com aquilo que era.

Estou convencida que se tivesse deixado passar alguns episódios, eu hoje não tinha mão nele.

Hoje é um cão sociável, com uma personalidade forte, mas obediente e carinhoso.

Valeu a pena o meu esforço, o dele, e sinto-me feliz por o ter adoptado!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta ago 24, 2007 3:05 pm

É desde o inicio que se começa a educá-los...
Inicio... no sentido de dizer, desde a hora em que vão lá para casa.
Tem que se perder tempo com eles porque senão volta e meia dá nisto.
A minha cadela, a Bia, assim que chegou lá a casa, já com 2,5 anos também não partilhava nada com ninguém. Quando o Rafa (o nosso outro cão) lhe tirava um brinquedo rosnava-lhe logo e ameaçava morder-lhe. Também quando lhe punha a comida, começava logo a comer e se eu tentasse mexer... era igual: mostrava-me logo os dentes...
Nunca lho permiti e foi castigada ( sem bater!!!!) desde a 1ª hora por isso!
Agora, deixa fazer tudo e não se chateia: até a Mafalda, a nossa gata, come do comedouro dela que ela não se importa. O Rafa já pode brincar com os brinquedos dela que ela também não se importa: vai buscar outro!
Mas nunca é tarde para o ensinar. Os cães são muuuuuito inteligentes e aprendem depressa. Agora.... há que perder (ou ganhar, depende do ponto de vista) tempo com eles e ter alguma paciência...
Se formos buscar o cão e o acorrentar-mos e pronto.... mais cedo ou mais tarde dá nisto e ninguém tem mão nele.

É uma questão de perder tempo com ele e vai ver que daqui a algum tempo estará aqui a dizer que o seu canito é um mimo...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 24, 2007 3:30 pm

xixas26 Escreveu: (...)
A solução que nos afigura é dá-la para adopção, pois já ninguem se sente com coragem para a soltar.

Passar a "batata quente" a outros, não é de todo a solução!!! Suponha que a cadela faz o mesmo com os novos donos? E depois? Será que ela vai andar de mão em mão, a piorar, até quando...?

A solução, já que não basta "chorar sobre leite derramado" é meter mãos à obra e educá-la! Se não o puder fazer por não saber como, inscreva-a numa escola canina!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
EdSim
Membro Júnior
Registado: segunda abr 16, 2007 4:21 pm

sexta ago 24, 2007 3:55 pm

xixas26 Escreveu:Preciso de ajuda... Há um ano atrás abrigamos em nossa casa uma Husky abandonado, já nessa altura mostrava alguma agressividade quando tinha algo novo, não deixando ninguém chegar perto.

Julguei que era trauma por ter sido abandonada e que com o tempo ia ganhando confiança em nós e perdendo essas manias.

Mas piorou.

Agora lambe a corrente, faz covas pelo jardim todo e não deixa ninguém chegar à casota. Já mordeu várias pessoas, inclusive a nós que lhe damos de comer e muitos mimos.

Quando lhe ralhámos ou lhe batemos por fazer asneiras rosna e mostra os dentes.

Pois é... :roll:
É o lado negativa da adopção, as pessoas tem que saber quando vão a um canil, ou outro tipo de instituto que acolhe animais abandonados, até mesmo se essa pessoas levar uma cão da rua. Tem que ter na consciência que o trabalho de educação e a reabilitação do animal em casa vai ser muito dificil, porque o animal para além ter muito maus hábitos que foi "apanhando", até mesmo traumas de maus tratos que esteve sujeito.
Por isso quem pensa em adoptar, que aliás é um gesto bonito, tem ter a noção que vai ter quase um trabalho hercúleo.

Por isso coragem e não desanime! :wink:
Se não conseguir, pessa ajuda alguém que tenha mais expriência, ou até mesmo, se houver ao pé, inscreva numa "escola" para cães.
Carpe Diem!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 24, 2007 4:03 pm

EdSim Escreveu: porque o animal para além ter muito maus hábitos que foi "apanhando", até mesmo traumas de maus tratos que esteve sujeito.
Essa questão nunca pode ser ignorada num animal que se recolhe. É fundamental.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
EdSim
Membro Júnior
Registado: segunda abr 16, 2007 4:21 pm

sexta ago 24, 2007 4:11 pm

Exactamente.

E outra coisa que também acho fundamental, quando se adopta o animal, é a idade, mais velho for maior "o grau de dificuldade" de lhe educarmos e de o corrigirmos (corrigem-me se estiver enganado).
Carpe Diem!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta ago 24, 2007 4:14 pm

xixas26 Escreveu: Agora lambe a corrente,
Uma coisa é certa, com ele preso à corrente, a solução afigura-se ainda mais difícil.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta ago 24, 2007 5:06 pm

Um cao pode ser ensinado e educado em qualquer idade. Quando sao mais novos essa tarefa é facilitada pois ele estao ainda a aprender... um cao com alguma idade e já com "bagagem" (maus tratos por exemplo) é mais cimplicado, mas nao se deve desistir.

Eduque o cao. E nao o acorrente!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta ago 24, 2007 5:14 pm

PauloSantos Escreveu:
xixas26 Escreveu: Agora lambe a corrente,
Uma coisa é certa, com ele preso à corrente, a solução afigura-se ainda mais difícil.
Aliás eu até acho que se alguém me predesse a uma corrente poderia dar-se por muito feliz se eu mordesse 8) 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

sexta ago 24, 2007 7:29 pm

Boa tarde a todos

Quase todos os cães que o meu pai tem foram abandonados e recolhidos pelo meu pai.
É verdade que alguns vinham com maus comportamentos adquiridos fruto de maus tratos e/ou terem sido mal educados.
O meu pai vive no campo, tem um terreno, mas nunca acorrentou os nossos cães (excepto um que viveu tanto, mas tanto tempo acorrentado, que já não sabia viver sem a corrente a prendê-lo; mas mesmo esse ao fim de uns meses, desabituou-se de estar preso).
Alguns dos cães que o meu pai recolheu, não tinham manhas e não deram problemas a educar, foi só mesmo ensinar-lhes as "regras da quinta" e correu tudo bem.
Com outros o meu pai já teve de ser mais firme e não descurar um único comportamento indesejado. A solução não está na corrente, está na interacção com o cão e na correcção de todos os comportamentos indesejados, logo no momento em que o cão os faz.

Quando um dos cães do meu pai teve de vir para minha casa (um Malamute chamado Pinhão) ele começou a tentar "esticar-se". Honestamente eu vi que não estava a ter muita mão para o corrigir e procurei uma escola de treino. La fomos os dois ter umas aulas e clarificar as nossas cabecinhas. e hoje o Pinhão ja percebe que quem manda sou eu e eu já lhe consigo transmitir essa mensagem com toda a clareza.

O que eu quero dizer com isto é que é fundamental corrigir todo e qualquer comportamento indesejado na altura em que o cão tem esse comportamento.
Não tendo sido feita essa correcção no tempo devido, não é justo (nem para o cão nem para quem o for adoptar) empurrar o problema para outras pessoas.
Além de que, sinceramente, acha mesmo que alguém vai adoptar um Husky carregado de erros de comportamento?

O meu pai ensinou-me sempre a tentar tudo antes de baixar os braços e desistir. E aprendi com ele que, com cães, não há impossiveis.
Se investir numa escola de treino (para si e para o cão), se o retirar da corrente, se lhe demonstrar que você é quem manda e lhe der o prazer de interagir mais com a família, certamente que o problema irá encaminhar-se para uma solução.
Não pense é que os resultados surgirão de um dia para o outro, nem que apos resultados obtidos poderá relaxar e descuidar o treino.
Com tudo o que se passou até agora, talvez não venha a conseguir transformar o seu cão num must de anfitrião e de companheiro famililar, mas certamente que conseguirá ainda ter um cão educado.
Tem é de o educar, ser persitente e nunca desistir.

Boa sorte!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
xixas26
Registado: sábado jun 17, 2006 10:49 am

sábado ago 25, 2007 12:23 pm

Estão a por-me como má da fita.

Nós não tivemos escolha em adoptá-la. Descobrimos-la num terreno abandonado. As pessoas disseram-nos que ela já lá estava à uma semana, sem mexer, sem comer. Não conseguimos deixá-la lá e muito menos chamar o canil.

Tentámos encontrar o dono embora nos dissessem que foi visto um homem de carro a depositar a cadela nesse terreno onde colocou uma terrina de água.

Cá em casa já temos 2 cadelas que foram abandonadas em bebé, mas de porte pequeno. Uma tem medo da husky enqunto a outra ataca-a. Já as separamos de uma briga feia com um esguiço de àgua.

Também dá-mos de comer a 13 gatos vadios que quando estão doentes levamos ao veterinário, as femeas já foram castradas por nossa conta.
Mas não saiem daqui da porta.

Daí a corrente. Corrente essa que já vem com a casota, comprada propositadamente para a husky, além disso o terreno não é assim tão grande para ela ficar solta todo o dia. Também corremos o risco que ela morda além de fora e que coloquem uma queixa crime e a mandem abater. Por isso a corrente é a meu ver o menos. Soltámos-la sempre que podemos, várias vezes ao dia e corremos com ela.

Já mandou três pessoas ao hospital por lhe morder a mão /braço, numa dessas pessoas cortou-lhe um tendão.

A veterinária prescreveu-lhe calmantes e aconselhou a mantê-la presa durante uma semana sem a soltar.... o que achamos desumano e não o fizemos. Mas aí está já tentou morder-nos novamente....

Quanto a passar a bataba quente, é evidente que procuraremos pessoas habituadas a cães abandonados que se revelem agressivos, eu já conheci pelo menos três nesta situação. Mas de momento acho que nenhuma poderá ficar com ela por ter outros cães.

Obrigada pelos conselhos, pelo menos deu coragem...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 25, 2007 2:44 pm

Em vez de ter a cadela a uma corrente, e que tal fazer-lhe um canil com espaço suficiente para ela se exercitar e ao mesmo tempo não correrem riscos de ataque aos outros cães? Mas, sem nunca deixar de a educar ou levá-la a uma escola...! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonokas
Membro
Registado: terça set 19, 2006 2:45 pm

sábado ago 25, 2007 3:09 pm

Agora deixaram me a pensar .. :roll:

O big na rua atira se as pessoas para as morder e aos outros caes atira se logo a cara deles .
Estamos a pensar inscreve lo numa escola canina de agressividade e obediencia basica .
A no's nao nos custuma rosnar .
E' estranho pqe qdo vai ao meu colo na rua nao morde a ninguem nem se interessa pelos outros mas qdo vai no chao e' aqilo qe se ve .. :?
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda ago 27, 2007 9:31 am

A minha experiência é, em alguns pontos, diferente das experiências de alguns colegas forista daqui.
Tenho 2 cães que adoptei na UZ há 2 meses: a Bia e o Rafa.
A Bia, tem 2,5 anos e educá-la foi a coisa mais simples do mundo! Nunca fez nada em casa, e passados uma semana fazia tudo aquilo que decidi (e que sabia) ensinar-lhe: senta, deita, à beira da estrada basta dizer o nome dela e ela pára e senta, anda quase sempre sem trela, não corre atrás dos gatos, não liga a outros cães, que não o Rafa, etc... são coisas básicas, eu sei, mas ela vinda de um canil, já com 2,5 anos surpreendeu-me sobremaneira! Tomara eu que o Rafa fosse assim...
O Rafa, veio, juntamente com a Bia, e tinha 3/4 meses, era um cachorrinho (ainda é). Cum caraças... para o ensinar... confesso que volta e meia perdia a paciência e só me apetecia "chorar"... Só agora, passados 2 meses é que faz tudo o que a Bia fazia ao fim de 5 dias... E mesmo assim... ainda estamos sempre de olho nele... que volta e meia ele baralha-se e faz asneira... Tanto tempo que eu perdi (ou melhor, ganhei!) com ele... tanto biscoito e festas que tive que lhe dar... Mas agora notam-se melhorias graaandes. Graças a Deus, o meu esforço foi compensado mas ... tive quase a desistir... e a ir com ele para uma escola.
Estes 2 cachorrinhos são SRD's...
Em casa dos meus pais ficou o Joshua, um rot que foi lá para casa com 2 mesitos e digo-vos... para o ensinar... foi uma carga de trabalhos... Aí tivemos mesmo que pedir ajuda a um profissional e lá foi ele para a "escola"!
Na minha humilde opinião não interessa a raça, mas sim o feitio do canito! Tal como as pessoas... há gente que aprende à 1ª e há outras que basta ver/ouvir uma vez e pronto!

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Responder

Voltar para “Cães”