duvidas sobre a gestaçao

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nokinhas06
Membro Júnior
Registado: sábado jul 21, 2007 10:54 pm

domingo ago 26, 2007 7:21 pm

oi pessoal... uma das minhas gatitas esta gravida, muito gravida alias, ja quase nao se mexe... nao salta, nao consegue dobrar-se para lamber a sua barriguita, e come por 7 ou 8. O problema e que ela e anã e ja esta muito, muito gorda. E eu tenho medo que ela entre em trabalho de parto quando estiver sozinha e k algo corra mal. Por isso eu keria saber quanto tempo e a gestaçao das gatas para puder estar prevenida, uma vez k sei exactamente kual foi o dia em k ela saiu de casa e engravidou. Se alguem puder tirar-me esta duvida.... Muito obigada :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo ago 26, 2007 7:33 pm

Deixou engravidar uma gata anã? :o :o :o :o :o :o :o :o :o
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

domingo ago 26, 2007 8:03 pm

Pelo que percebi foi a senhora que quis que a gata engravidasse, uma vez que até o dia em que ela engravidou sabe.
Queria que ela engravidasse mas não se preocupou minimamente em ter um veterinario a fazer o acompanhamento da gestação.
Queria tanto que ela engravidasse que nem sequer se foi informar primeiro sobre como eram as coisas, uma vez que nem sabe a duração de uma gravidez felina.
Queria tanto que a gata engravidasse que agora esta preocupada com o facto de ela ter os bebes sem a senhora estar presente, quando na verdade deveria estar MAIS que preocupada com o facto de o animal poder morrer no parto devido ao seu pequeno tamanho.

Agora digo-lhe eu...da proxima vez que queira assim tanto que a sua gata engravide, preocupe-se primeiro em mudar essa sua mentalidade e em ficar mais responsavel a ponto de arranjar pelo menos um acompanhamento veterinario ao animal.
nokinhas06
Membro Júnior

terça ago 28, 2007 9:50 pm

pois mas eu nao queria que a minha bichana engravidasse, mas ela estava com o cio e ao apanhar a porta meio aberta escapou-se mas isto nunca tinha acontecido uma vez k ela tem medo de andar na rua.... eu ainda fui a procura dela mas nao a encontrei, e so a consegui agarrar quando ela se pôs a miar no muro do quintal com medo do cao do vizinho... e ela tem acompanhamento veterinario mas a vet ta de ferias e so volta no final de setembro...
lagutrop
Membro Veterano

terça ago 28, 2007 10:37 pm

E sendo assim você não quer esterilizar a gata antes dos gatinhos nascerem?

Dê uma volta pelas adopções dos diversos foruns e veja como há tantos para dar e tão poucas pessoas a querem-nos.

SObretudo se a gata é anã, corre até o risco de ela morrer de parto.

A sua vet está de ferias mas há outros abertos.
CameliaRoja
Membro Júnior
Registado: sexta jun 01, 2007 11:35 pm

terça ago 28, 2007 10:55 pm

Cada vez que venho aqui e leio certas coisas penso sinceramente que as pessoas que têm fixação por gatos são é malucas e ainda por cima são dotadas de uma notável falta de cortesia e arrogância. Se realmente só fosse permitido aos "experts" ter animais de estimação, as ruas, canis e afins estavam a rebentar por todas as costuras.

Espero que corra tudo bem com o nascimento dos gatinhos. O importante é isso e que venham a ser felizes. Até porque eles nao precisam de muito para tal. Eles sim são espertos!
xanoca68
Membro Júnior
Registado: terça ago 28, 2007 11:07 pm

terça ago 28, 2007 11:12 pm

Boa sorte para a gatinha e que corra tudo bem.

Encontrei este artigo que espero que seja útil

A GESTAÇÃO DE UMA GATA

Imagem

A gata prenhe deve ter uma vida normal. Durante as primeiras fases da gestação, ela pode sair e caçar. Fazer escaladas pode ser perigoso quando a gestação já estiver mais adiantada, porque o peso dos filhotes altera o centro de gravidade e influencia no equilíbrio da mãe. Naturalmente, ela será mais cuidadosa, mas a mãe experiente adapta-se melhor às mudanças provocadas pela gestação. Um nível maior de progesterona começa a influir no comportamento materno e a gata prenhe precisa de mais tempo para relaxar. Perto do final, o nível de estrogénio aumenta e ela começa a procurar um lugar para a sua ninhada.

Comportamento materno

Mesmo antes da gata começar a engordar e dar sinais evidentes da gestação, o seu apetite aumenta e ela fica menos activa. Perto do final, a gata fará a própria higiene com mais frequência, limpando principalmente o abdómen e as áreas genitais. À medida que o parto se aproxima, passará mais tempo no ninho, impregnando-o com seu cheiro. Isso ajudará os recém-nascidos a sentirem-se "em casa".

Os filhotes em gestação

Se desconfia que a sua gata está prenhe, confirme suas suspeitas verificando se os mamilos estão rosados e se a barriga está aumentando. Às quatro a cinco semanas de concepção, poderá sentir protuberâncias do tamanho de uma bola de golfe. Os toques de mão para examinar a futura mamãe devem ser muito delicados, pois podem prejudicar os embriões ou até induzir o aborto. A gata deve começar a comportar-se de modo maternal. A gestação dura nove semanas. A meio desse período, os embriões já são minigatinhos perfeitos. A partir daí, desenvolvem-se rapidamente, pesando cerca de cem gramas ao nascer.

Dezesseis dias:

Imagem
O embrião (a) é envolvido por um fluido (b) e está ligado à parede do útero (c).

Dezoito dias:
Imagem
A cabeça, a espinha dorsal e a cauda estão definidas. O saco vitelino alimenta o embrião (d).

Vinte e um dias:
Imagem
Os membros e os olhos já estão formados. O cordão umbilical alimenta o embrião (e).

Vinte e oito dias:
Imagem
Todos os órgãos internos estão formados. O feto mede cerca de 2,5 cm.

Trinta e cinco dias:
Imagem
O feto cresce rapidamente e agora mede cerca de 6 cm.

Sessenta e três dias:
Imagem
O filhote já está pronto para nascer. Nos últimos 28 dias, dobrou de tamanho.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 29, 2007 10:13 am

lagutrop Escreveu:E sendo assim você não quer esterilizar a gata antes dos gatinhos nascerem?

Dê uma volta pelas adopções dos diversos foruns e veja como há tantos para dar e tão poucas pessoas a querem-nos.

SObretudo se a gata é anã, corre até o risco de ela morrer de parto.

A sua vet está de ferias mas há outros abertos.
Óh lagutrop, lagutrop... :lol: ainda é das que acredita no "Pai Natal"...? :wink: É que está tão visível o intuito da criação deste tópico... :wink:

Enfim.... férias... :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

quarta ago 29, 2007 10:50 am

E o Pai Natal foi com o .... e o .... no comboio ao circo....

O que vale é que só alguns de nós percebem a frase anterior :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta ago 29, 2007 2:39 pm

nokinhas06,

O período da gestação pode variar entre 59 e 70 dias, sendo mais comum o parto ocorrer entre os 63 e 69 dias. Estando a gatinha tão grávida como diz, a hipótese de esterilizar está fora de questão. Interessa agora preparar-se para o que está para vir. As gatas comuns normalmente conseguem dar conta do recado sozinhas mas podem surgir das mais variadas complicações, necessitando a intervenção humana, pelo que deve estar preparada para o pior e garantir que alguém esteja em casa com ela entre os dias indicados.
nokinhas06
Membro Júnior

sexta ago 31, 2007 7:10 pm

oi pessoal, estou mt agradecida pelas informaçoes que me deram. A minha gatita deu a luz hoje por volta das 3 da tarde 3 lindos gatinhos. O parto correu as mil maravilhas, no sofa da minha sala. Mais uma vez mt obrigada pelas informaçoes. :lol:
DoguesAnaval
Membro
Registado: sexta ago 03, 2007 8:26 am

sexta ago 31, 2007 11:12 pm

CameliaRoja Escreveu: Se realmente só fosse permitido aos "experts" ter animais de estimação, as ruas, canis e afins estavam a rebentar por todas as costuras. !
Tocou no ponto, como infelizmente qualquer um pode ter um animal em vez de somente quem saiba o que é um gato ou cão e como o tratar bem, os canis e gatis estão pelas costuras.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta ago 31, 2007 11:50 pm

Entao esses bebés? Têm donos?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 01, 2007 12:14 pm

CameliaRoja Escreveu:Cada vez que venho aqui e leio certas coisas penso sinceramente que as pessoas que têm fixação por gatos são é malucas e ainda por cima são dotadas de uma notável falta de cortesia e arrogância. Se realmente só fosse permitido aos "experts" ter animais de estimação, as ruas, canis e afins estavam a rebentar por todas as costuras.

Espero que corra tudo bem com o nascimento dos gatinhos. O importante é isso e que venham a ser felizes. Até porque eles nao precisam de muito para tal. Eles sim são espertos!
:o :o :o e não estão? os gatos são espertos, mas nem todos caçam ratos. muitos donos nem uma coisa nem outra. e se a gata morrer de parto, paciência. já há tantos :twisted:
nokinhas06
Membro Júnior

sábado set 01, 2007 3:00 pm

Por enquanto nao têm donos... Mas tambem nao me vou preocupar em arranja-los... Se alguem me pedir eu dou, caso contrario, fico com eles.
Responder

Voltar para “Gatos”