Relva nova - Ajuda!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Mandei colocar um relvado novo à volta de casa na passada 6ª feira.
Como estive em casa o fim-de-semana todo, nada se passou e consegui que os meus canitos não arrancassem a minha relva nova!
Mas hoje, à hora do almoço, a minha empregada ligou-me a dizer que .... os canitos tinham feito um buraco mesmo no meio do relvado!
Lá fui eu a correr para casa para tentar minorar,os estragos!
O buraco não era muito grande mas... aquilo ficou com bastante mau aspecto! À minha maneira lá pus aquilo +/- como deve ser...
Agora, pergunto: O que posso fazer para que eles "deixem a relva em paz", mas sem ter que a vedar?
Não me importo que lá façam xixis e cócós, afinal a relva é para eles mesmo, mas buracos (!?!?!?) não queria mesmo nada!
Mandei pôr a relva porque chegados ao Inverno e com as chuvas, em vez de trazerem lama para dentro de casa apenas trazem água!
Sugestões aceitam-se!! Trabalho (felizmente) e como tal não posso estar em casa dentro do horário de "expediente", mas também não os quero deixar dentro de casa, porque para eles seria uma tristeza...
http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Como estive em casa o fim-de-semana todo, nada se passou e consegui que os meus canitos não arrancassem a minha relva nova!
Mas hoje, à hora do almoço, a minha empregada ligou-me a dizer que .... os canitos tinham feito um buraco mesmo no meio do relvado!
O buraco não era muito grande mas... aquilo ficou com bastante mau aspecto! À minha maneira lá pus aquilo +/- como deve ser...
Agora, pergunto: O que posso fazer para que eles "deixem a relva em paz", mas sem ter que a vedar?
Não me importo que lá façam xixis e cócós, afinal a relva é para eles mesmo, mas buracos (!?!?!?) não queria mesmo nada!
Mandei pôr a relva porque chegados ao Inverno e com as chuvas, em vez de trazerem lama para dentro de casa apenas trazem água!
Sugestões aceitam-se!! Trabalho (felizmente) e como tal não posso estar em casa dentro do horário de "expediente", mas também não os quero deixar dentro de casa, porque para eles seria uma tristeza...
-
- Membro
- Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm
ai mãe! isso é mesmo complicado...
bem, produtos para os repelir não pode ser...
vedar tambem nao...
relva artificial...too expensive i think
so vejo (isto sou eu...) uma forma: levar os seus meninos lá-ao local do crime- e mostrar-lhes o que fizeram de errado! ralhe com eles e ponha-os de castigo por um dia por exemplo... uma palmadita se a coisa voltar a repetir (levezinha pf)
um dos meus cães fazia isso nos vasos... ralhámos com ele e fazíamos de tudo para que ele não tivesse nada para enterrar:
-guardavamos os ossinhos de borracha
-retirámos todas as pedras decorativas dos vasos
-sapatinhos e ossos comestiveis guardados
-sapatos, meias, roupa interior, pequenos objectos (especialmente pilhas) SEMPRE fora de alcance... depois a era de cachorro aliviou, e ficou bonzinho...
foi um desatino...
ah! nao sei se implica problemas com o olfacto... mas há quem use pimenta... nao que deva sortir muito efeito
boa sorte...espero que a possasm ajudar mais que eu
bem, produtos para os repelir não pode ser...
vedar tambem nao...
relva artificial...too expensive i think
so vejo (isto sou eu...) uma forma: levar os seus meninos lá-ao local do crime- e mostrar-lhes o que fizeram de errado! ralhe com eles e ponha-os de castigo por um dia por exemplo... uma palmadita se a coisa voltar a repetir (levezinha pf)

um dos meus cães fazia isso nos vasos... ralhámos com ele e fazíamos de tudo para que ele não tivesse nada para enterrar:
-guardavamos os ossinhos de borracha
-retirámos todas as pedras decorativas dos vasos
-sapatinhos e ossos comestiveis guardados
-sapatos, meias, roupa interior, pequenos objectos (especialmente pilhas) SEMPRE fora de alcance... depois a era de cachorro aliviou, e ficou bonzinho...
foi um desatino...

boa sorte...espero que a possasm ajudar mais que eu

Eu acho que a solução passa um pouco por os apanhar em flagrante delito. A minha cadela também fazia isso no jardim e deixava os jardineiros lunáticos. Mas apanhada em flagrante delito era logo desviada do que estava a fazer e hoje nem se lembra de abrir buracos em zonas relvadas. Não sei que outra técnica possa haver.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
ai mãe!PauloC Escreveu:Essa é uma tendência de muitos cães e infelizmente não conheço nenuma solução milagrosa

Estou mesmo a ver o Ruby de manhã coberto de terra e a minha relvinha desfeita

Ele vai passar a ficar solto no quintal durante a noite e enquanto estamos em casa e quando era cachorro era o pior a destruir o jardim onde a mãe vivia

Mal vê areia ou terra molinha escava e depois deita-se

Tenho andado a passear com ele pelo quintal e quando passa as pedras que vedam os canteiros puxo a trela e digo "não", mas não sei até que ponto é suficiente...
Agora, se ele começar a ir à horta roubar os tomates (o passatempo preferido dele é apanhar fruta das árvores

vá contando as novidades para ver se há esperança para a minha relva ou não

-
- Membro Veterano
O que contei atrás foi à hora do almoço... mas quando cheguei a casa por volta das 7.00 horas, lá estava o buraquito novamente aberto...LuMaria Escreveu:Eu acho que a solução passa um pouco por os apanhar em flagrante delito. A minha cadela também fazia isso no jardim e deixava os jardineiros lunáticos. Mas apanhada em flagrante delito era logo desviada do que estava a fazer e hoje nem se lembra de abrir buracos em zonas relvadas. Não sei que outra técnica possa haver.
Estava capaz de os "matar"! Tou achegar ao portão e assim que olhei para o "comité de boas vindas" fiquei ... mesmo chateado! Atão não é que os 2 sacaninhas tiveram o descaramento de me vir receber cada um com um bocado de relva na boca!!

Gritei com eles, barafustei, etc... e eles fugiram a sete pés! Enquanto tornava a arranjar a relva, era vê-los a espreitar lá longe...
Mas acho que eles começam a perceber a mensagem.
Depois disto deixei-os cá fora até por volta da 00.00 horas e volta e meia espreitava pela janela para ver o que se passava. Deixei-os brincar em cima da relva sem problema, mas sempre que eles começavam a "morder" o relvado saia disparado a dizer "NÃO!" Lá fugiam eles a sete pés de novo.
Costumo passeá-los na rua mesmo, por volta das 7 da manhã. Hoje não o fiz. Limitei-me a abrir a porta e fui para o andar de cima espreitar no terraço para ver o que faziam... E... pasme-se! Fizeram os xixis e o resto na relva, e começaram a sua brincadeira com os seus brinquedos, esquecendo-se da relva. Apenas passavam por cima dela, mas isso não me importo nada. Como disse anteriormente a relva é deles e para eles!
Acho que, pelo menos em relação aos meus canitos, a Lumaria tem razão.
É indo apanhá-los em flagrante delito e ralhar com eles...
Claro que não espero que o relvado hoje ao fim do dia não esteja com mais um buraquito.

Vamos dar-lhes tempo... eles vieram da UZ à 2 mesitos apenas e têm aprendido tudo aquilo que lhes ensinei, agora a relva para eles é novidade e provávelmente nunca a tinham visto antes...
Mas que fico chateado... FICO!
Tente uma receita meio ‘nojenta’ mas eficaz: dilua o cocô do cachorro em água e espalhe essa água no lugar em que ele escavou. Normalmente eles não voltarão a escavar neste local.
<p>Haverá raça mais fantástica?</p>
<p>Naaaaaaaaa... Boxer sem dúvida...</p>
<p>São possuidores de uma perfeição inigualável.</p>
<p> </p>
<p>Naaaaaaaaa... Boxer sem dúvida...</p>
<p>São possuidores de uma perfeição inigualável.</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Os meus cães são cavadores natos, e pelo que vou conseguindo observar, cada qual pelo seu motivo.
O meu Serra, especialmente no verão, cava imensos buracos onde posteriormente se deita, provavelmente em busca de solo mais fresco.
Enquanto os outros se recolhem dentro dos canis para se protegerem de temperaturas mais altas, o Serra, procura uma sombra da árvore, cava um buraco, e ali fica dormindo durante horas.
Os Rotts, a dada altura, acho que já cavam por vicio... é buraquinho aqui, buraquinho acolá.
Uma das minhas Rotts, sente necessidade de estar entretida com alguma coisa, como tal, penso que começou a cavar para se entreter.
Quando não está a fazer buracos, está dentro do canil a brincar durante montes de tempo com uma pedra... ladra-lhe, "joga à bola" com a pedra, atira-se para cima dela, enfim, o que importa mesmo é passar o tempo.
Quando se cansa da pedra, sai do canil e faz buracos.
Creio que, à excepção do Serra, que sem dúvida que procura, nos buracos que faz, uma zona fresca, os restantes, fazem-no para se distrairem, até porque, raramente fazem buracos quando eu estou por perto.
Se eu sair por um periodo de tempo considerável, garantidamente que, quando chego a casa, tenho no terreno, uma série de buracos, ou então, se estiver dentro de casa e que eles não sintam a minha presença, fazer buracos, é o passatempo.
A dada altura, todos se habituaram a fazer buracos, talvez por imitação, mas o certo é que neste momento, todos eles, o fazem.
Não é fácil dar a volta ao problema, especialmente para quem quer manter um jardim no qual os cães tenham liberdade de andar.
É necessário que estejamos presentes na hora certa para que possamos agir de modo a que eles percebam que, o que fazem, está errado.
Se assim não for, não acredito em curas milagrosas para o "vicio" de esburacar jardins, porque um cão que passa grande parte do seu tempo sozinho, terá de se entreter com alguma coisa, e se ninguém lhe chamar à atenção na hora certa, então dificilmente se conseguirá encontrar uma solução eficáz.
O meu Serra, especialmente no verão, cava imensos buracos onde posteriormente se deita, provavelmente em busca de solo mais fresco.
Enquanto os outros se recolhem dentro dos canis para se protegerem de temperaturas mais altas, o Serra, procura uma sombra da árvore, cava um buraco, e ali fica dormindo durante horas.
Os Rotts, a dada altura, acho que já cavam por vicio... é buraquinho aqui, buraquinho acolá.
Uma das minhas Rotts, sente necessidade de estar entretida com alguma coisa, como tal, penso que começou a cavar para se entreter.
Quando não está a fazer buracos, está dentro do canil a brincar durante montes de tempo com uma pedra... ladra-lhe, "joga à bola" com a pedra, atira-se para cima dela, enfim, o que importa mesmo é passar o tempo.
Quando se cansa da pedra, sai do canil e faz buracos.
Creio que, à excepção do Serra, que sem dúvida que procura, nos buracos que faz, uma zona fresca, os restantes, fazem-no para se distrairem, até porque, raramente fazem buracos quando eu estou por perto.
Se eu sair por um periodo de tempo considerável, garantidamente que, quando chego a casa, tenho no terreno, uma série de buracos, ou então, se estiver dentro de casa e que eles não sintam a minha presença, fazer buracos, é o passatempo.
A dada altura, todos se habituaram a fazer buracos, talvez por imitação, mas o certo é que neste momento, todos eles, o fazem.
Não é fácil dar a volta ao problema, especialmente para quem quer manter um jardim no qual os cães tenham liberdade de andar.
É necessário que estejamos presentes na hora certa para que possamos agir de modo a que eles percebam que, o que fazem, está errado.
Se assim não for, não acredito em curas milagrosas para o "vicio" de esburacar jardins, porque um cão que passa grande parte do seu tempo sozinho, terá de se entreter com alguma coisa, e se ninguém lhe chamar à atenção na hora certa, então dificilmente se conseguirá encontrar uma solução eficáz.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
A única solução mais plausível de causar resultados visíveis enquanto a relva pega e cresce..., é construir uma "sandbox" para eles a um canto do jardim. Desvia-lhes assim a fixação que sentem...SiameseMaria Escreveu:Mandei colocar um relvado novo à volta de casa na passada 6ª feira.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Quando pusemos relva lá em casa o Eddie também teve a infeliz ideia de fazer um lindo buracão na relva... Por acaso quando o apanhámos já o buraco estava feito e ele estava com a cabeça lá enfiada a fazê-lo ainda mais fundo... logo gritei NNAAOOOO EDDIE!!! e ele lá saiu, cheio de terra até sei lá onde e pôs logo aquela carinha de "sou tão fofinho"... mas não pegou! ISSO NÃO SE FAZ EDDIE! e fugiu logo... devo ter feito tal cara que até hoje buracos nunca mais! Nem buracos, nem necessidades em cima da relva... que para isso ele tem um cantinho reservado.... Parece que tive sorte :\
Boa sorte... só mesmo apanhando em flagrante... senão julgo que não vale a pena...
Boa sorte... só mesmo apanhando em flagrante... senão julgo que não vale a pena...
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id ... 341</a></p>
<p>O meu rafeirinho do coração =D</p>
<p>O meu rafeirinho do coração =D</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
pois...PauloSantos Escreveu: O meu Serra, especialmente no verão, cava imensos buracos onde posteriormente se deita, provavelmente em busca de solo mais fresco.
Ainda hoje o Ruby cavou debaixo da palmeira, foram pedras e tudo

E depois ficou lá a tarde toda a dormir todo contente. Ainda fui ter com ele, mas esticou-se ainda mais e continuou a dormir

É, apanhar em flagrante ainda é o melhor remédio.
Por acaso já tinha pensado na sand-box... se sobrar alguma areia faço uma num cantinho para ele cavar à vontade. E se ficer uma plantação de ervas_tipo_relva (não sei o nome

-
- Membro Veterano
Antes de mais obrigado pelas respostas.
Acabei por adoptar +/- a solução da Leo. Obrigado, mais uma vez Leo. A idéia é genial e nunca me tinha passado pela cabeça!
Como não tenho tido tempo para ver e/ou imaginar uma maneira de fazer/comprar uma "sandbox" para eles ... optei por uma solução em que a idéia é a mesma que a Leo deu, mas executada de um modo um pouco diferente...
Não sei porquê, mas eles não tocam na relva que está a trás da casa. Esta relva está a creser normalmente e a "pegar" como deve de ser. Está a ficar mesmo linda.
Á frente é que são elas... Os sacaninhas teimam em fazer uns buraquitos, mas sempre no mesmo sitio. Vai daí delimitei esse espaço da relva em dois, deixando que a relva num dos lados (o bom!) ficasse intocável e aquilo também está a crescer e a pegar bem. O outro lado, aquele que eles teimam em "esburacar/arrancar... ficou para eles se divertirem. No fundo esse bocado de relva funciona como uma "sandbox".
Assim, quando a restante relva estiver forte e resistente o suficiente para "levar com eles", coloco nova relva e delimito a outra parte que está em mau estado e deixo-a "pegar" e crescer forte também.
Estou convencido que é esta a solução e em breve terei o relvado todo uniforme.... Vamos a ver!!!!
De qualquer maneira continuo a mostrar o meu desagrado para com eles sempre que chego a casa e vejo o estrago ou quando os vejo a "mexer" na relva. Assim que digo "quem fez isto??" Fogem os dois a "sete pés", portanto eles sabem que estão a fazer asneira, mas parece que é mais forte a vontade de o fazer... Mas "buraquitos" são cada vez menores, portanto acho que estou a vencê-los
Depois digo como vão as coisas...
Acabei por adoptar +/- a solução da Leo. Obrigado, mais uma vez Leo. A idéia é genial e nunca me tinha passado pela cabeça!
Como não tenho tido tempo para ver e/ou imaginar uma maneira de fazer/comprar uma "sandbox" para eles ... optei por uma solução em que a idéia é a mesma que a Leo deu, mas executada de um modo um pouco diferente...
Não sei porquê, mas eles não tocam na relva que está a trás da casa. Esta relva está a creser normalmente e a "pegar" como deve de ser. Está a ficar mesmo linda.
Á frente é que são elas... Os sacaninhas teimam em fazer uns buraquitos, mas sempre no mesmo sitio. Vai daí delimitei esse espaço da relva em dois, deixando que a relva num dos lados (o bom!) ficasse intocável e aquilo também está a crescer e a pegar bem. O outro lado, aquele que eles teimam em "esburacar/arrancar... ficou para eles se divertirem. No fundo esse bocado de relva funciona como uma "sandbox".
Assim, quando a restante relva estiver forte e resistente o suficiente para "levar com eles", coloco nova relva e delimito a outra parte que está em mau estado e deixo-a "pegar" e crescer forte também.
Estou convencido que é esta a solução e em breve terei o relvado todo uniforme.... Vamos a ver!!!!
De qualquer maneira continuo a mostrar o meu desagrado para com eles sempre que chego a casa e vejo o estrago ou quando os vejo a "mexer" na relva. Assim que digo "quem fez isto??" Fogem os dois a "sete pés", portanto eles sabem que estão a fazer asneira, mas parece que é mais forte a vontade de o fazer... Mas "buraquitos" são cada vez menores, portanto acho que estou a vencê-los

Depois digo como vão as coisas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
SiameseMaria Escreveu:Vai daí delimitei esse espaço da relva em dois, deixando que a relva num dos lados (o bom!) ficasse intocável e aquilo também está a crescer e a pegar bem. O outro lado, aquele que eles teimam em "esburacar/arrancar... ficou para eles se divertirem. No fundo esse bocado de relva funciona como uma "sandbox".
É uma decisão sua, mas pode não ser boa opção.
O conceito de um sandbox (caixa de areia) é ter um espaço não relvado, onde eles possam "esburacar à vontade, deixando de o fazer no espaço relvado.
Aquilo que lhes está a proporcionar, é que eles possam fazer buracos na relva, embora sendo noutro espaço destinado a eles.
Não me parece boa politica e não sei se no futuro isto lhe resolve o problema.
Imagine o seguinte:
Se der a um cão como brinquedo, um sapato velho, no futuro, irá ter um animal que brinca e rói sapatos velhos e novos, porque ele não sabe fazer essa distinção.
Neste caso, estamos perante a mesma situação. Eles não sabem distinguir a parte da relva intocável da outra, onde também tendo relva, podem esburacar à vontade, e claro, no futuro, continuarão a fazer buracos na relva sem verem nisso algo que não devam fazer.
-
- Membro Veterano
Pois é!!!
Tem toda a razão... Não tinha pensado nesse (grande) pormenor!
Bem, mas por agora ficará assim e porquê, perguntam vocês...
Porque ainda tenho fé (muita, diga-se) de que os meus ralhetes e os meus "amuos" resultem e eles deixem de "atacar" a relva!
Ou seja, por agora, à falta de uma solução 100% eficaz, prefiro que eles me estraguem apenas .... uma parte da relva e deixem a outra em paz!! Já não é mau...
E logo agora que eu achava que tinha descoberto a pólvora!!!
Muito obrigado pelo conselho e por me ter dado outro ponto de vista, que aliás é ... certissimo!
Tem toda a razão... Não tinha pensado nesse (grande) pormenor!
Bem, mas por agora ficará assim e porquê, perguntam vocês...
Porque ainda tenho fé (muita, diga-se) de que os meus ralhetes e os meus "amuos" resultem e eles deixem de "atacar" a relva!
Ou seja, por agora, à falta de uma solução 100% eficaz, prefiro que eles me estraguem apenas .... uma parte da relva e deixem a outra em paz!! Já não é mau...
E logo agora que eu achava que tinha descoberto a pólvora!!!

Muito obrigado pelo conselho e por me ter dado outro ponto de vista, que aliás é ... certissimo!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Um jardineiro uma vez disse-me... ou quer um relvado... ou quer 2 cadelas...
Eu optei pelas cadelas... e elas ficaram com 100mts2 de relva para brincar e estragar...
Eu optei pelas cadelas... e elas ficaram com 100mts2 de relva para brincar e estragar...