Ippon Escreveu:Olá a todos,
Adoptei um periquito já com 8 anos (a dona deixou de o poder ter em casa) e tenho várias dúvidas: (coloquei uma foto no petsite...)
1 - O bichinho é macho mas deixou de ter a "Cera" azul, por cima do bico (já veio assim para minha casa). A antiga dona diz que provavelmente é da velhice. Será?...
2 - O bico está um pouco escamado, não é liso. Mas tem o tamanho normal, não está comprido demais. É normal estar escamado? será falta de cálcio?
3 - Já notei que facilmente as fezes ficam agarradas às penas perto do anus. Como ele se mostra incomodado, mas não se consegue livrar delas, tenho molhado com água morna e tento tirar com algodão molhado. Ele deixa fazer isso e fica melhor, mas passado dois dias está na mesma? Será doença? Faltará algum complemento que faça as fezes ficarem peganhentas? Posso fazer alguma coisa para isto deixar de acontecer?
Gostava de poder melhorar a vida do meu novo membro familiar, mas acho que preciso da vossa ajuda...

Olá!
Em relação á primeira pergunta... tenho 3 periquitos (2 machos e uma fêmea), acontece que um deles, o mais velhinho, também está a ficar com a cerinha branca. Antes era bastante azul, mas ultimamente esta a ficar esbranquiçada. Por isso acho que isso é uma consequência da velhice.
Quanto á terceira questão... pode estar relacionado, como referiu o tiloading, com a mudança de alimentação, nada como informar-se junto da ex-dona.
Quanto á criação de periquitos em si, considero fácil.
Como o seu periquito é macho, penso que seria aconselhável arranjar-lhe uma fêmea, pois estes não se dão muito bem com a solidão, falo por experiência própria. As fêmeas apresentam uma cera castanha, é assim que estas se distinguem dos machos.
A gaiola deve ter um bom espaço para este, de forma que este possa voar. A minha gaiola tem as seguintes dimensões (mais ou menos): 50cm de comprimento, 30cm de largura e 50cm de altura.
Deve também estimular a inteligência do seu animal, entrete-lo com alguma coisa, para isso pode comprar-lhe uns brinquedos, como por exemplo escadas, sininhos (os meus têm um), bolas, etc. tudo isto disponível nas lojas de animais e a um preço acessível.
Quanto á alimentação, além das sementes próprias para estes, pode dar também, maçã, pera, couve, banana, cenoura, mas atenção, não dê alface, pois esta provoca-lhes distúrbios a nível intestinal.
A água deve ser mudada todos os dias e em épocas de calor, deve ser mudada várias vezes ao dia.
Quanto á limpeza da gaiola, eu costumo limpar todos os dias, há quem diga que é um exagero, eu sei que é, mas é uma mania que tenho (

), penso que uma vez por semana chega perfeitamente.
Não sei se pretende fazer criação de periquitos, mas se sim, nessa altura é muito importante que forneça cálcio á fêmea.
Os periquitos criam em qualquer altura do ano, porém o mais aconselhável é que estes criem durante a Primavera.
Se começar apenas com um casal, basta comprar um ninho de madeira para estes, mas se quiser alargar horizontes e comprar mais outro casal, deve ter disponíveis 3 ninhos de madeira. E 3 porquê? Para as fêmeas não disputarem pelo mesmo ninho, pois assim têm mais opções de escolha. O número de ninhos deve ser superior ao número de casais de periquitos, precisamente para evitar disputas.
Compre também "osso de choco" para o periquito.
Penso que não me esqueci de nada...
Qualquer dúvida, disponha!
Resta-me desejar-lhe Boa Sorte e muitas felicidades.