Coleiras: "Peitorais" ou "pescoçais"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta abr 09, 2003 9:14 am

CindelP Escreveu:
Detesto mesmo ver um cão a ficar esganado por estar a puxar o dono seja porque viu outro cão, um gato, um cadela com o cio, etc. E por vezes vejo cães mesmo com dificuldades em respirar.
Olá,

O cão só fica dessa forma, com falta de ar se a estranguladora for mal utilizada. A estranguladora é só aperta o cão quando este puxa, e alarga de imediato quando o cão deixa de exercer pressao sobre a mesma. Se o cão, ao ser "estrangulado" não alivia a pressao é que não está tão aflito como parece !

Se o cão faz isto com uma estranguladora, o que fará com um peitoral ? Muito menos controlo consegue o treinador sobre o cao. A nivel de exemplo, ja viram alguma vez alguem treinar "trabalho"( RCI ou mondioring) com peitorais ? E depois de o cão perceber que pode conduzir o dono empurrando-o é um bicho de 7 cabeças para lhe tirar este pessimo habito.
(...)
Olá a todos,

eu sempre usei coleiras "pescoçais" nos meus cães...até ter tido o Baltazar! Concordo com o/a Kroz, quando diz que se fosse uma questão de moda ninguém as usava pois são feias que se fartam! :lol: :lol:

O Baltazar puxava imenso com a coleira normal, de pescoço, era uma carga de trabalhos ir com ele à rua, informei-me junto de pessoas que entendem do assunto (vet, e treinador), de referir que o Baltazar ainda não foi à escola mas há-de ir, que me disseram que o cão habitua-se a puxar, mesmo com estranguladora, o que faz com que para ele seja normal ir à rua sempre "esganado"!

Com a peitoral o Baltazar deixou de puxar...é uma maravilha, já não vamos de rojo atrás dele...nem ele fica aflito, quase sem respirar! No caso da Mafalda usa coleira normal e dá-se muito bem!

Claro que quando o Baltazar for para a escola utilizará a coleira recomendada pelo treinador....até lá usará a peitoral, mesmo parecendo um pateta e ficando com cara de tonto! ;)

Estas teorias, do faz bem, faz mal, dá para ensinar, dá para desensinar...é tudo muito bonito, mas o importante é que nem todos os cães são iguais, e o que funciona com uns não funciona com os outros, esta sim é uma realidade! Já vi que aqui no fórum, não se pode ter opiniões contrárias pois começa logo um ataque cerrado! Seria importante começar-se a pensar que existem tantas diferenças no mundo quanto pessoas, e neste fórum quanto animais também (neste caso cães), não somos todos iguais, senão seria uma chatice!

Fiquem bem! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 09, 2003 10:21 am

Concordo com o Xandinho quando diz que cada caso é um caso.
Cada um deve usar a trela que melhor se adapta ao seu cão.
Só queria salientar o seguinte - a estranguladora não se puxa o tempo todo.

Deve ser suficientemente comprida para deixar o animal 'solto' a maioria do tempo.A técnica é dar um puxão se ele se precipitar para qualquer lado que nós não queiramos e libertar assim que ele parar de puxar.

Pe, a minha cadela vai cheirando tudo, de repente quer atravessar a estrada porque viu um cão no outro passeio - puxão e ordem 'pára' ou 'quieta' ou assim.
Ela têm correspondido e agora um pequeno puxão basta para ela parar.

O problema é que alguns cães têm muita força.O dono arrisca-se a ir a reboque se ele tiver um impulso súbito.E quem diz o dono diz qualquer pessoa que o leve pela trela.

O Calvin tinha uma trela normal e eu (numa ocasião em que se meteu à luta com outro cão) larguei a trela pura e simplesmente (por dois motivos : não o queria prejudicar durante o confronto e não queria ser arrastada para o meio do dito).

[quote]um filho pequeno e anda com ele de trela...e ele respondeu: "pois, tu é que não sabes o que é ir na rua e de repente, sem dares conta, tens a criança no meio da estrada"...[/quote]

Eu também não concordo que se faça isto com crianças !
A inteligência humana é diferente da do cão.
Eu posso explicar a uma criança de 3 anos que a estrada é perigosa, que deve andar pela mão na rua, etc.
Um cão não percebe.
Não há outra maneira.
Além de que é humilhante para a criança e, mesmo pequena, ela percebe que é diferente das outras.
Este, a meu ver, é daqueles casos em que um pouco de paciência, de diálogo e de rigor por parte dos pais resulta.
O seu amigo têm mas é preguiça de ser pai !
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta abr 09, 2003 11:24 am

aisd Escreveu:
cgtorres Escreveu:um filho pequeno e anda com ele de trela...e ele respondeu "pois, tu é que não sabes o que é ir na rua e de repente, sem dares conta, tens a criança no meio da estrada"...
O seu amigo têm mas é preguiça de ser pai !
Aisd, conhecendo-o como conheço..não posso deixar de concordar ;)
Tanta criança no Mundo, e os outros Pais tb se preocupam, mas têm outras maneiras de ensinar a criança! A minha resposta foi "que tal dares a mão ao teu filho se vão ao pé de uma estrada, ou a ti tb te educaram de trela??????" :o
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta abr 09, 2003 11:36 am

aisd Escreveu: O seu amigo têm mas é preguiça de ser pai !

Exactamente! Se assim não fosse fazia como a CGTorres disse e levava o miúdo pela mão...

E agora pergunto-me, mas, afinal, nós pomos a trela aos nossos cães por estes precisarem das quatro patas para andar. Pois, para mim, tinha muito mais contacto e ligação com eles passeá-los por uma pata em vez da trela.

Realmente, têm assim tanto receio do contacto físico com as crianças?
A trela é para forjar uma apêndice que falha aos cães (na minha modesta opinião).
Às crianças tal apêndice não falta!
Mas afinal?! :o

Será que só disse disparates? :oops:
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta abr 09, 2003 3:10 pm

Não é à toa que o cordão umbilical se separa da mãe aquando o nascimento de uma criança! ;)
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 09, 2003 6:02 pm

Olá

Essa de usar trela numa criança, é do mais ridículo que eu já ouvi. Eu criei 3 filhos e nunca precisei de trelas!

Bom, voltando aos cães, cada caso é um caso mas, quer no meu Labrador, quer no Fila, em ambos uso estranguladora de cabedal. No Lab. para ele não puxar muito, no Fila, porque controlo-o muito melhor com ela. Aliás, não vejo que possam magoar muito mais do que as coleiras convencionais. Peitorais, nunca lhes coloquei nenhum.

A vantagem que vejo nas estranguladoras é que são eles que param, não tendo nós necessidade de puxar mais por eles. Quando aperta, aperta mesmo e eles são obrigados a parar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 09, 2003 6:55 pm

aisd Escreveu: Estou a ficar baralhada !
Quando o Calvin veio para mim perguntei à assistente do vet que tipo de coleira devia usar.
Estava inclinada para as peitorais justamente por achar que magoavam menos o animal.
O que ela me disse é que só aconselhava peitorais para cães difíceis de controlar, que puxavam muito.
Estranguladora só para treino de obediência.
Trouxe uma semi-estranguladora daquelas que são estranguladoras, mas que podem se usadas com coleiras normais dependendo como se apertam.
Agora, neste fórum, dizem que peitorais são melhores para cães pequenos e que dificultam o controlo do animal, aumentando
tendência do cão para puxar !
Não tenho nenhuma experiência do assunto.
O Calvin não anda de trela, senão em ocasiões específicas e quando anda é com a posição normal.
Mas gostaria de saber !
Olha Ana Isabel:

Com os Dobers que tive, treinei-os com o peitoral prq era a única forma de eu os manter bem chegados a mim e qnd estes tentavam puxar, eu simplesmente levantava-os pelo peitoral e assim eles perdiam aderencia ao piso, pelas patas dianteiras, e deixavam de puxar.

Tentei usar, anteriormente, a coleira estranguladora e a cadela acabou com uma lesão da traqueia e foi a partir daí que mais que um vet me advertiu para não usar coleira de estrangular em cães que puxam em demasia.

O que é certo é que os meus cães acabaram por se adaptar (treinados com o peitoral) a andar devagar e sempre ao meu lado, msm até sem coleiras de qlq espécie.

Torna-se interessante qnd algumas pessoas da minha área me vêm a passear o meu teckel, de trela, e me dizem:

- então esse é tão pequenito e tem que andar de trela ?

E depois lá vem a comparação com os outros que tive e dizem:

- os outros que a senhora tinha não precisavam de nada disso...esses sim!!! Eram educadinhos ...

:lol: :lol: :lol:

Leonilde
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta abr 10, 2003 1:16 am

Epá... o que esta convrsa deu! ;)

Quanto ao assunto em epígrafe, só tenho a acrescentar:
Nos cães nórdicos, em passeio, é um erro terrível utilizar peitoral.
Mesmo as coleiras de cabedal/nylon não são a melhor solução.
Uma estranguladora fina e resistente é sem dúvida a melhor solução (TEM que haver alguma paciencia como é lógico), rapidamente se habituará e a "sintonia" cão/dono será a melhor.
O peitoral, ou melhor, o arnêz ( pois funciona como tal) apenas serve para o cão mostrar as suas capacidades de trabalho ( arrastar o dono).
O arnês serve unica e exclusivamente para o cão em trabalho.

O cão tem que perceber qual a função de cada "ferramenta".

Mesmo para cães de pequeno porte, não "gosto" muito de peitorais.
O cão tende em ir á frente, contribuindo para impor a sua dominância.

Porque será que grande parte dos cães pequenos são umas "feras" ???
E a maioria usa peitoral....
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 1:11 pm

fang Escreveu: Epá... o que esta convrsa deu! ;)

Quanto ao assunto em epígrafe, só tenho a acrescentar:
Nos cães nórdicos, em passeio, é um erro terrível utilizar peitoral.
Mesmo as coleiras de cabedal/nylon não são a melhor solução.
Uma estranguladora fina e resistente é sem dúvida a melhor solução (TEM que haver alguma paciencia como é lógico), rapidamente se habituará e a "sintonia" cão/dono será a melhor.
O peitoral, ou melhor, o arnêz ( pois funciona como tal) apenas serve para o cão mostrar as suas capacidades de trabalho ( arrastar o dono).
O arnês serve unica e exclusivamente para o cão em trabalho.

O cão tem que perceber qual a função de cada "ferramenta".

Mesmo para cães de pequeno porte, não "gosto" muito de peitorais.
O cão tende em ir á frente, contribuindo para impor a sua dominância.

Porque será que grande parte dos cães pequenos são umas "feras" ???
E a maioria usa peitoral....

Fang:

Concordo que os cães entendam a função das suas ferramentas e até concordo e sei que o arnêz seja para cães de trabalho mas que os meus se adaptaram melhor ao arnêz...ai isso assim foi, mas como cada caso é um caso... :|

No cão que tenho, actualmente, usava uma coleira normalíssima, pescoçal, e o mafarrico resolvia puxar ao contrário, de tal forma que esta lhe saía pela cabeça ao ponto ( qnd. ainda cachorro ) desatar a fugir estrada fora em direcção aos carros que circulavam na vía, quase sendo atropelado e foi aí que tive de mudar de sistema...fui então para um peitoral ( que nem gosto nada de lho vêr sendo que é um cão pequeno ) prq pôr-lhe uma estranguladora...está fora de questão visto eu já ter passado pela situação desta ter causado uma lesão na traqueia da minha Dober.
Palavra que tenho mesmo receio de usar a estranguladora...

Qnt a cães pequenos serem umas feras... :lol: :lol: isso tb é quase 100% verdade. :)

Leonilde
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta abr 10, 2003 4:55 pm

[quote=leonildecarvalho]

Qnt a cães pequenos serem umas feras... :lol: :lol: isso tb é quase 100% verdade. :)

Leonilde
[/quote]

Pois, pois, "deathly venoms come in small packages" :?: :!: :!:

;) ;)
8)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 6:38 pm

Musky Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
Qnt a cães pequenos serem umas feras... lol lol isso tb é quase 100% verdade. )
Musky Escreveu:
Pois, pois, "deathly venoms come in small packages" ? ! !

;) ;)
8)
NOT ONLY ... ;) :idea: :roll:

:lol: Leonilde
Responder

Voltar para “Cães”