Cão farto de criança!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta abr 09, 2003 5:06 pm

Olá!

Normalmente as crianças (algumas) têm uma tendência para não saber lidar com os animais! Parecem-lhes peluches e não medem as consequências! Por isso mesmo é necessário educá-las! E para isso existem os pais!!! Mas quando os pais não querem saber... o que fazer?
Posso dar o exemplo da minha prima, mas que só tem quase 3 aninhos... como se compreende não distingue um animal como ser vivo que pode ficar magoado com as "brincadeiras" dela! Então é necessário mostrar-lhe isso mesmo! Como? Dizendo para não o fazer que o bichinho fica com dói-dói :p , mas como eles são um bocadinho de duros de ouvido :lol: e repetem a proeza ;) o melhor é mostrar desagrado... tem que se falar alto e mostrar que não se pode fazer aquilo! E depois, é claro, mostrar como se faz... ;)

É claro que é muito bonito de se dizer, mas quando os pais desiducam a criança fica confusa, e como os pais é que mandam, pensam que o que está corresto é puxar o rabinho ao cão ou puxar os bigodes ao gatinho... "Porque é tão engraçadinho" -pensam os pais!!! :evil:

É verdade, e depois quando o gatinho se virar e arranhar a carinha do menino ou quando o cão, farto das brincadeiras, morder a sério... aí quem paga é o animal... e a criança em vez de perceber que fez errado... fica com a impressão que o cão vai ter que pagá-las!!! ou que o gatinho está mesmo a pedi-las!!!

Tudo para dizer que é mesmo muito dificil lidar com estas situações, principalmente quando os pais simplesmente não querem saber e os meninos são cada vez mais mimados e tudo o que fazem é uma gracinha!!!

;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta abr 09, 2003 5:18 pm

Olá mais uma vez Kimera!

Pois é....a sua situação é realmente complicada e apesar de não chegar à gravidade do seu caso, também eu me deparei algumas vezes com situações que não me agradaram em relação aos meus cães ( o falecido e o actual). Devo dizer-lhe que algumas vezes me chateei com pessoas da minha família...Não tive problemas em falar ríspido e dizer para pararem com atitudes que a meu ver eram e são parvas e só deseducam aquilo que tentei ensinar-lhes (aos cães). Estes casos são complicados, porque mesmo dentro das nossas famílias nem todos têm a sensibilidade e o respeito que nós gostaríamos, e por vezes é preciso mostrar-lhes isso, mesmo que façamos má cara durante um ou dois dias.
Sugiro que se imponha ( dentro dos limites e também com sensibilidade suficiente para resolver o caso da melhor forma possível).
Boa sorte!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 09, 2003 5:44 pm

Olá a todos

Pois é, este é um tópico para mim...

Como mãe de 3 filhos e dona de 2 cães, 1 gato e hamesters, digo-lhe:

- Não evite o contacto da criança com a cachorra. Nunca!

- Visto ser uma criança de tenra idade mas que já percebe, tente falar com ela e se for preciso, demonstre-lhe que se lhe puxar as orelhas ou se lhe bater, ela também não gostará. Costuma dar certo este tipo de interveniência. Mas, se mesmo assim não resultar, não hesite e dê-lhe você mesmo uma boa palmada (à criança, claro) e diga-lhe que já tinha dito que aquilo não se fazia. Vá ver que irá ter resultados positivos.

Falar com os pais, não vejo que seja importante, até porque, se eles já se aperceberam dessa realidade e não agiram, é porque estão-se nas tintas para si e para a cadela.

Graças a Deus, os meus filhos nunca tiveram atitudes dessas para com os meus. Também, quem sai aos seus...

Boa sorte,
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 09, 2003 6:24 pm

Pois é, Bibocas.
Permita-me que lhe diga que você e outras foristas aqui têm a sorte de só conhecerem crianças bem educadas (mínimamente bem educadas).
Daí os conselhos que dão, que são os melhores nesses casos.
Mas as coisas (acreditem) mudam de figura quando os pais deseducam os filhos.
E quanto mais pequena é a criança mais díficil e confuso é, para ela, perceber que os paizinhos podem estar errados.
E seguirá o exemplo dos pais, com está a maioria do tempo.

Bem podem falar - até parece que sim, que percebeu - até pode momentanêamente mudar o comportamento...mas asseguro-lhes que é momentanêo.
A educação de uma criança pequena é como a de um cão.
Quem a dá é quem está diáriamente em contacto com a criança.
O resto é paisagem.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta abr 09, 2003 11:06 pm

AISD,

O problema é que a maior parte das crianças pouco tempo passa com os pais, actualmente. E o tempo que passa, a mãe está super ocupada com os afazeres domésticos, e o pai com os noticiários.

A minha pastora alemã adorava crianças, e era normal quando a passeava, ter uma corte de miudos comigo. Deu para ver que eles não tinham com quem conversar certos temas... pelas perguntas que me faziam, pelos temas que abordavam.

Agora com a shar-pei dá-se o mesmo fenómeno. E sabe? Houve mesmo um que me veio perguntar como é que os bébés se faziam... dá para acreditar? Mas que a falta de comunicação é cada vez maior, isso é um facto, mesmo entre adultos...

Numa praia do Algarve um pai apanha um caranguejo dentro de água e explica tudo sobre o animal ao seu filho de 3 ou 4 anos. No fim, atira o caranguejo para a areia seca. O puto prega-lhe um sermão e pede-lhe para repor o bicho de onde o tirara.... porque tinha ouvido dizer algo, algures, que não se devia matar sem necessidade, e ali na areia o pobre ia morrer..... deixando o pai altamente embaraço! Esta cena foi vista e ouvida por mim.

Pois é, acho que em certas circunstancias não só podemos ensinar os filhos dos outros, como também os respectivos pais por seu intermédio...
:)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 10, 2003 7:43 am

Com certeza, Muskie, têm razão.
Onde eu queria chegar é que vale a pena falar com os pais.

[quote]Falar com os pais, não vejo que seja importante, até porque, se eles já se aperceberam dessa realidade e não agiram, é porque estão-se nas tintas para si e para a cadela.
[/quote]

Foi esta frase que eu quis contestar.
Vale a pena falar com os dois.
Vale sempre a pena tentar consciencializar a população em geral despertando a sensabilidade muitas vezes adormecida pelo 'stress' e as preocupações do dia-a-dia.

Não podemos é esperar resultados imediatos.
Às vezes resulta, outras não.
Mas mesmo que resulta 1 vez em 100 é mais um cão que foi ajudado, não é assim ?
Melhor que nada.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta abr 10, 2003 8:03 am

Bibocas Escreveu: Olá a todos

Pois é, este é um tópico para mim...

Como mãe de 3 filhos e dona de 2 cães, 1 gato e hamesters, digo-lhe:

- Não evite o contacto da criança com a cachorra. Nunca!

- Visto ser uma criança de tenra idade mas que já percebe, tente falar com ela e se for preciso, demonstre-lhe que se lhe puxar as orelhas ou se lhe bater, ela também não gostará. Costuma dar certo este tipo de interveniência. Mas, se mesmo assim não resultar, não hesite e dê-lhe você mesmo uma boa palmada (à criança, claro) e diga-lhe que já tinha dito que aquilo não se fazia. Vá ver que irá ter resultados positivos.

Falar com os pais, não vejo que seja importante, até porque, se eles já se aperceberam dessa realidade e não agiram, é porque estão-se nas tintas para si e para a cadela.

Graças a Deus, os meus filhos nunca tiveram atitudes dessas para com os meus. Também, quem sai aos seus...

Boa sorte,
Ora, se todas as Mães fossem assim.... ;) Bibocas, siga estes conselhos...Mãe sabe!!!! (pelo menos esta Mãe sabe... 8) )
cgtorres
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 8:06 am

aisd Escreveu: Vale a pena falar com os dois.
Vale sempre a pena tentar consciencializar a população em geral despertando a sensabilidade muitas vezes adormecida pelo 'stress' e as preocupações do dia-a-dia.
Aisd, tem razão...mas nunca lhe deu vontade de dar um abanão a estes pais...(no sentido fisico da coisa.. :roll: )...é que não há stress que justifique que não se incuta na criança o amor e respeito pelos animais... :?
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta abr 10, 2003 8:07 am

Musky Escreveu: Numa praia do Algarve um pai apanha um caranguejo dentro de água e explica tudo sobre o animal ao seu filho de 3 ou 4 anos. No fim, atira o caranguejo para a areia seca. O puto prega-lhe um sermão e pede-lhe para repor o bicho de onde o tirara.... porque tinha ouvido dizer algo, algures, que não se devia matar sem necessidade, e ali na areia o pobre ia morrer..... deixando o pai altamente embaraço! Esta cena foi vista e ouvida por mim.

:D
cgtorres
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 8:16 am

Musky Escreveu: Numa praia do Algarve um pai apanha um caranguejo dentro de água e explica tudo sobre o animal ao seu filho de 3 ou 4 anos. No fim, atira o caranguejo para a areia seca. O puto prega-lhe um sermão e pede-lhe para repor o bicho de onde o tirara.... porque tinha ouvido dizer algo, algures, que não se devia matar sem necessidade, e ali na areia o pobre ia morrer..... deixando o pai altamente embaraço! Esta cena foi vista e ouvida por mim.
Mai nada!!! 8) Mais uma prova em como não são só os filhos que aprendem com os pais! Acho que as crianças deviam ser sensibilizadas nos infantários, com videos educativos, histórias, exemplos, etc... É tão importante como saber Matemática, é a formação de um carácter. :o
Bibocas
Membro Veterano

sexta abr 11, 2003 2:31 pm

Olá,

Vou-lhes contar uma história onde não entram cães...

Há uns tempos, em conversa com o meu sobrinho que tem 16 anos e, após minha repreensão por ele ter deitado um papel para o chão, ele responde-me: "... o meu pai diz que não há problema! Os empregados da Câmara tem que fazer alguma coisa!". Fiquei indiganda e respondi-lhe: "...olha lá pá, achas que eles já tem pouco que fazer! E além do mais, é feio e falta de educação fazer o que fizeste! Apanhas o papel s.f.f que os teus primos são mais novos e não o fazem". Ele apanhou o papel e, no dia seguinte, em jantar com os pais, o pai, não tendo cinzeiro na mesa, deitou a cinza para o chão. Não disse nada, mas o filho não lhas perdoou e disse: "... pai, que é isso, não tens cinzeiro pede ao empregado. Deitar para o chão é que não".

Está tudo dito!!

É claro que, ao repreender uma criança, fazemo-lo com a intenção que eles aprendem! E, eles aprendem, mas quando falhamos, não hesitam em nos chamar, a nós, à atenção.

No seu caso, não tenha medo de "chatear" ou "melindrar" os pais da criança. Não ignore a situação e, por isso aja da melhor maneira possível, ensinando a criança a gostar e respeitar os animais.

Fiquem bem,
Kimera
Membro Júnior
Registado: segunda mar 24, 2003 9:28 pm

sexta abr 11, 2003 11:29 pm

Depois de ler os comentários interesantes e conselhos úteis cheguei a uma conclusão em consenso com a minha familia. Falámos com a criança, que continua a não perceber muito bem...mas valeu a pena a tentativa! Com os pais já é mais complicado pois a posição mantém-se. contudo chegámos á conclusão de que se o errado não muda, temos de nos ajustar e resolvemos colocar um portão que delimite bem o espaço deles e o noso!
É claro que o portão não é muito apreciado por eles pois gostariam que a filha podesse circular livremente no nosso espaço, pois é grande e dá para ela andar de triciclo e assim... Mas prefiro privála deste espaço, do que subemeter o meu cachorrinho a uma "tortura"! Ela vai crescer e talvez aprenda a ser mais responsável na escola, talvez aprenda a respeitar os pobres bichinhos, talvez os pais se consciencializem... Não somos nós que perdemos! O meu cachorrinho vai continuar a ter um espaço enorme e vai poder brincar livremente, equanto que a criança poderá vir brincar com ele quando nós o permitirmos, durante curtos espaços de tempo. Depois de muito pensar foi a esta conclusão que chegámos!
Agradecemos a todos os que nos deram bons conselhos e nos falaram das suas expeiências Obrigado:) :D
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado abr 12, 2003 11:20 am

Kimera,

Acho que a solução a que vocês chegaram é a melhor, em relação aos pais da criança.

Pode ser que assim eles aprendam que o respeito pelo alheio é uma coisa muito bonita e que a liberdade deles acaba onde começa a liberdade dos outros...

Boa sorte
;)
Bibocas
Membro Veterano

sábado abr 12, 2003 6:32 pm

Olá

Kimera, visto se essa a sua solução, certifique-se que, a criança não tem mesmo acesso ao recinto onde a cadela está. É que ela agora é pequena, mas não o vai ser para sempre. Como todos os cães, vai querer proteger a sua área terretorial e, basta uma falha de alguém e a criança tente o entre mesmo no seu espaço, esta em defesa, pode não gostar e...

Pense nisso, "... não vá o Diabo tecelas...".

Ou a criança fica mesmo impossibilitada de ter acesso sózinha a esse espaço ou, terá que ir sociabilizando a cadela com ela.

Fique bem,
Kimera
Membro Júnior
Registado: segunda mar 24, 2003 9:28 pm

domingo abr 13, 2003 9:11 pm

A minha preocupação principal é o bem estar da minha cadelita, mas claro que não é meu objectivo impedir a criança de socializar com ela! Gostaria apenas que fosse de um modo "correcto", em que ambas beneficiarão :D
:lol:
Responder

Voltar para “Cães”