Gatinhos recém-nascidos mortos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta abr 10, 2003 12:35 pm

Olás,
tenho uma prima no Norte que sempre teve gatos, mas que tem um sentido de resposnsabilidade para com eles muito diferente do que eu/nós temos.
Já lhe tenho dito que deve esterilizar as gatas e castrar os gatos, mas acaba sempre por dizer que é muito caro (até acredito que sim, os ordenados são curtos, as despesas são muitas).
Ela até faz uma bom trabalho, dando de comer aos bichanosos dela, aos que aparecem, se algum fica doente tenta tratá-los (sem ir ao veterinário), mas é claro, que de vez em quando acontecem fatalidades.
Na semana antes da Lolita ficar doente, morreu atropelado um gato lindíssimo que nem 1 ano tinha. "Andava às gatas" e ficou debaixo de um carro numa saída do IP 5 :cry:
Ontem, uma gata a quem ela andava a dar de comer teve 3 filhotinhos e ela só vai poder ficar com 1. Disse-lhe que perguntasse se alguém queria os outros, que eu ía pôr na net, mas disse-me que não podia esperar, porque senão não conseguia ver-se livre deles :cry: :cry:
Bolas, ela até é 5 estrelas, até adora animais, mas é assim : pode até não ter dinheiro para veterinários, esterilizações, mas depois onde é que vai arranjar forças para matar 2 bichaninhos? :cry: :cry:
Eu sei que no interior do país, quem trabalha em fábricas tem um ordenado pequeno e que até pode considerar os cuidados que temos com os nossos gatos, como exagerados, mas pode uma pessoa sentir-se bem depois de matar 2 criaturinhas?
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta abr 10, 2003 1:28 pm

olá

"... mas pode uma pessoa sentir-se bem depois de matar 2 criaturinhas?"

Pois...para mim a questao reside aqui. Eu não me sentiria.

sandra
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 10, 2003 2:09 pm

:( Fiquei mesmo triste quando li este tópico...
Mas, sabes em certas zonas do país ha muito a mentalidade de que é preferível matar os bichinhos do que procurar quem os queira porque depois ninguém os quer. Não significa que não se goste de animais é uma questão cultural este acto.
Eu não seria capaz de o fazer, e acho que ela facilmente conseguiria dar os gatinhos sendo eles pequeninos...

Beijokas
kathleen
vcruz
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 2:24 pm

Pois, tenho andado a matutar nisto, até me faz sentir mal :cry:
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta abr 10, 2003 2:39 pm

vcruz Escreveu: Pois, tenho andado a matutar nisto, até me faz sentir mal cry
Não sinta..há pessoas que para elas é mto simples...a minha vizinha, por exemplo, pessoa formada e até têm um nível de vida bom, qdo a gata engravidou (andava sempre pelos quintais), assim que teve os filhotes foi tudo corrido a éter... :( Eu soube que eles tinham nascido e ia toda contente ver os gatinhos...qdo lá cheguei deparei-me com um lindo espectáculo..
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 10, 2003 2:41 pm

Não tens de te sentir assim. Tu não tens culpa...
E a Lolita hoje faz seis mesitos isso é motivo de alegria :)
(Sabes a Amélia também faz 6 meses dia 19, são quase da mesma idade...)

Beijokas
Kathleen
ana262
Membro Júnior
Registado: quarta nov 06, 2002 10:12 am

quinta abr 10, 2003 3:46 pm

Olá a todos,

Fiquei comovida ao ler esta mensagem e conheço bem o "tratamento" dado aos animais de companhia, sobretudo aos gatos, oa eternos mal-amados do interior do nosso país. Como fala na famosa IP5 e eu moro justamente nessa zona, porque não dar essa sugestão à sua prima: Leve os gatinhos à Tuttinatura, que é uma loja de animais que costuma aceitar gatos para depois oferecer a quem esteja interessado. eu já lá fui buscar três. Também há outra loja, de que não me lembro o nome, na praça de Goa. Um promenor muito importante que já me esquecia: em Viseu.
vamos tentar evitar mais uma crueldade!!
Ultimamente tenho visto tantos gatitos com a cauda cortada. E vê-se que é feito por pura maldade, com alguma alfaia agricola, ou sei lá. :evil: :evil: :evil:
cumprimentos ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta abr 10, 2003 3:50 pm

Infelizmente muitas, muitas ninhadas são abatidas. Mas não compro muito essa das pessoas não terem dinheiro para esterilizar, se os animais são deles então devem assumir responsabilidade. Não podem esterilizar então separem as gatas dos gatos e fechem-nas em casa na altura do cio. E mal por mal acho preferível dar a pilula às gatas apesar dos possíveis consequências para a saúde delas, do que estar a abater ninhadas sucessivas de gatinhos. E não é só pelos pobres gatinhos recém nascidos é também pelo desespero das mães gatas...
Enfim, ainda há muito por fazer em termos de educação e formação em Portugal.
Mas não fiques a sentir-te mal, não és tu que ages dessa forma, podemos tentar informar as pessoas mas mais que isso é difícil e não podemos ficar com todos os gatos ...
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

quinta abr 10, 2003 4:34 pm

Ainda ontem tive conhecimento de um caso parecido... numa viela lá ao pé de minha casa há imensos gatos e costumo ir lá passear o meu cão... ontem uma senhora meteu conversa comigo (gente desconfiada, pensa que lá vou com más intenções, acham que aquilo é privado...) e falámos de gatos. Essa senhora tem dois gatos, macho e fêmea e é uma pessoa consciente, porque os castrou/esterilizou. Mas ao falar dos vadios que lá andam, nomeadamente duas gatas pretas e brancas lindas, perguntei se uma delas já tinha tido gatinhos porque a vi há dias com um barrigão... Qual não foi a minha indignação oa saber que sim senhora, já teve e o vizinho afogou-os... está bem que são vadias, ninguém é responsável por elas, mas afogar gatinhos é uma medida muito drástica e não resolve nada porque no próximo cio lá virá outra ninhada...!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 5:51 pm

Esta não é mesmo a solução para nada. Mas acredito que a prima da Vcruz apesar de ter feito o que fez gosta de animais. E não acho que o facto de não ter dinheiro seja uma desculpa para não estrelizar. Eu conheço algumas pessoas que adoram animais e tratam de todos os que aparecem dentro das possibilidades que têm, mas não têm de facto dinheiro para pagar uma estrelização, isso não significa que não gostem dos animais...
É melhor dar-lhe a pilula nestes casos. Apesar de lhes fazer mal é preferível a que tenham ninhadas sucessivas....

Beijos
Kathleen
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta abr 10, 2003 6:04 pm

Então, se não os pode tratar bem, ela que os não tenha.
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 10, 2003 6:10 pm

Vasco,
Não sei se a resposta era para mim ou não. mas no caso das pessoas que conheço elas têm os animais porque os encontram abandonados e os tentam ajudar. Como nem sempre conseguem encontrar quem fique com eles fazem o melhor que podem.
Mas uma estrelização de facto é cara para um país onde o salário minímo não chega aos € 500 mensais... E estas pessoas que eu conheço não ganham isso e têm família.
Eu também acho que quem não pode ter não deve ter, mas entendo que uma pessoa não consiga virar as costas a um animal que vê a sofrer e tente ajudar dentro das suas possibilidades.

Kathleen
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta abr 10, 2003 6:29 pm

Olá

Não, Kathleen, a resposta era para a vcruz...
vcruz
Membro Veterano

sexta abr 11, 2003 7:56 am

A minha prima mora numa zona rural onde há muitos gatos.
Ultimamente tinha 2 gatos, um dos quais morreu atropelado em Março.
À cerca de um ano ficou com um velhinho que só tinha um dente (agroa nem esse tem, deve ter caído de maduro...), com peladas e rameloso - ainda o vi nesse estado. O gato, velhinho, apareceu por lá e ía às sobras dos outros. Neste momento, é um gato velhinho, mas lustroso e gordo.
A gata que teve os 3 gatinhos, vivia com outras pessoas, onde não era muito estimada e acabou por ir ter a casa da minha prima.
Não se trata, Vasco, pura e simplesmente, de como não tem dinheiro, não tem gatos. Eu também acho que não tem dinheiro, naõ tem vícios. Mas sei que ela trata bem os animais, e que gosta imenso deles. Só que não está culturalmente preparada e financeiramente à vontade para cuidar deles de forma diferente.
Aliás, ela estava em minha casa quando a Lolita ficou doente, deu-me imenso apoio, foi ela que foi comigo levá-la ao Hospital no Sábado à noite, mas disse-me que se fosse ela, lá em cima, não faria nada do que eu fiz, tentaria dar-lhe um chazinho, umas massagens na barriga... e não iria dar em nada, como é óbvio.
Pelo que eu conheço na área onde eles moram é assim : estimam os animais e nunca são abandonados, pois as famílias ainda vão sendo grandes e quando alguém vai de férias ou se ausenta por algum motivo, há sempre quem lhes vá dar de comer, porque também tem de se dar comer aos porcos e à galinhas e regar as couves, não é?
Mas quando ficam doentes, são tratados com mezinhas caseiras e em caso de ninhadas indesejadas, nem sei como se livram dos pequenotes :cry:
A mim, o que me faz mais confusão na minha prima, é que ela é crente, frequenta a igreja, como é que se sentirá depois de "despachar" 2 seres vivos?
Há coisas que são mais complicadas do que parece, para se comentar com um simples "se não pode, que não os tenha"...
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

sexta abr 11, 2003 3:03 pm

as pessoas nem pensam nisso....
nasceram os animais, ñ conhecem ng q os queira e tentam despachá-los!

acontece mtas xs e infelizmente ñ é só nas aldeias :?

ter coragem ou ñ.. ñ sei como funciona a cabeça das pessoas naquele momento.. a minha avó tb diz o mm.. + vale afogá-los do q andarem praí.... ñ sei bem o q dizer.. é 1 coisa q só mm as próprias pessoas saberão tlv explicar...

o q poderemos fazer é, se soubermos de algum caso, tentarmos explicar q prá próxima ñ faça isso q a gente tenta arranjar um dono :)
Responder

Voltar para “Gatos”