Dúvida sobre sexo caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Frenchy
Registado: segunda ago 06, 2007 5:15 pm

segunda ago 06, 2007 5:18 pm

Boa tarde,

Tenho uma caturra que comprei há uns anos que me foi vendida como sendo um macho. Há uns tempos, encontrei na gaiola um ovo e o mesmo se repetiu meio ano depois disso.
A caturra tem cores vivas e a pena da cauda é totalmente negra, ou seja, tudo indica que será um macho...

No entanto, devido à parte do ovo, pergunto-me se é possível ser um macho (pode ter atingido a maioridade sexual ou por outra razão qualquer) pôr ovos... Ou será que tenho mesmo uma fêmea?

A razão porque escrevo isto é porque agora lhe quero comprar uma caturra do sexo oposto só que não sei de que sexo compre! :?
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

segunda ago 06, 2007 6:41 pm

Se pôs ovos é porque é fêmea, que eu saiba os machos não põem ovos :?

E se tem a cauda preta é fêmea porque os machos têm as penas da cauda cinzentas !

Se estiver errada alguém que tenha expeiência com estas aves me corrija

:wink:
<strong>Ana*

</strong>
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça ago 07, 2007 9:00 am

Bom , se pos um ovo é uma femea, quanto a isso não á duvida, quanto á cauda os machos tem as penas da cauda pretas, mas só da parte de baixo, talvez esteja aí a confusão? mas pode tambem depender da mutação e eventualmente podemos estar perante uma ave com problemas hormonais.
nokita
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 07, 2007 11:31 am

Sim, mas se quer comprar uma companhia, então compre um macho, por não há dúvida que tem uma fêmea ;)
<strong>Ana*

</strong>
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

terça ago 07, 2007 4:10 pm

Bem, desculpem a minha ignorância, mas vou ter de dizer

Pelo amor da Santa!!!!

Aves machos ou qualquer outro animal que seja macho (incluindo o homem) NÃO TEM APARELHO REPRODUTOR para o efeito!

APENAS as fêmeas têm essa capacidade!!

Td a fluir!!
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
nokita
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 07, 2007 6:07 pm

tamarino :lol:
<strong>Ana*

</strong>
thepapaia
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 11:35 pm

sábado set 01, 2007 11:25 pm

Se depois do macho ter posto um ovo, ainda estiver na duvida sobre o sexo do animal, um veterinário pode esclarecê-lo, apalpando a zona perto do ânus da ave...
mimipereira
Registado: domingo ago 19, 2007 2:19 pm

domingo set 02, 2007 11:10 am

olá,
Sem dúvida de que é uma fêmea pois ao ter colocado ovos, prova isso mesmo.
As fêmeas normalmente têm o rabo cinzento com riscas amarelas, têm várias partes do corpo com riscas amarelas ou malhadas e a cabeça é práticamente cinzenta com muito pouco amarelo, a mancha laranja é visivelmente mais clara e menos preceptivel do que os machos que são portadores de uma garrida cabeça amarela com mancha laranja carregada. A confusão normalmente é feita nos primeiros meses de vida, pois os machos e as fêmeas são idênticos nessa altura. Se tiver dúvidas compare a sua caturrinha com as minhas (por exemplo) que tenho a certeza de que são machos: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=12349
Não se preocupe que essas dúvidas são normais, existem diferentes espécies e vários tipos de caturras, a confusão com o sexo ocorre muito frequentemente.
Cumprimentos.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo set 02, 2007 11:45 am

Se bem entendo, há pessoas que acham que os machos das aves tb podem por ovos.....esta não lembra nem ao diabo. Até há quem aconselhe que vá a um veterinário, para tirar mesmo as duvidas.
A coisa é de tal forma hilariante que nem sei que vos diga, meus filhos.........andam todos baralhadinhos. Não se tratem não......
mimizinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 11:42 am
Localização: 5 caes,1 gato,3 peixes,2 tartarugas,1 canario,1 periquito.

segunda set 03, 2007 9:17 am

Também digo!!!!
PELO AMOR DA SANTA!!!!!!!!!
e:
"Não se tratem não!!!!"LOOOOOL :lol:
Última edição por mimizinha em segunda set 03, 2007 2:42 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong><u>" &Eacute; o fim,n&atilde;o temas, sente as sombras no teu cora&ccedil;&atilde;o, da morte nasce a vida, um mundo sem ilus&atilde;o, onde s&oacute; sobrevivem aqueles que v&ecirc;m a arte na escurid&atilde;o."</u></strong> </p>
<p>Eu Sunt gotic&atilde; pentru totdeauna. :wink:&nbsp;</p>
<p>&nbsp;
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda set 03, 2007 10:11 am

mimizinha Escreveu:
"o passaro macho fica no ninho a chocar os ovos e a fêmea vai buscar comida,não????!!!!!"

"Não se tratem não!!!!"LOOOOOL :lol:

E ?

Qual é mesmo o problema do macho ficar no ninho a chocar e a fêmea ir buscar alimento ???

É mesmo caso para lhe dizer a SI... Não se trate não 8)

Quanto à Caturra que põe ovos... é Fêmea (ponto final)
BrightSoul
Membro Júnior
Registado: quarta jul 25, 2007 9:31 pm

segunda set 03, 2007 1:45 pm

PauloSantos Escreveu:
Quanto à Caturra que põe ovos... é Fêmea (ponto final)

Pois só pode né?!!!
:P :P :P
<strong>"A mentira que beneficia vale mais do que a verdade que molesta". Prov&eacute;rbio Persa</strong>

<a href="http://www.amorhumor.com/ima%20gifs/flor6.gif">

</a>
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça set 04, 2007 11:36 am

PauloSantos Escreveu: Qual é mesmo o problema do macho ficar no ninho a chocar e a fêmea ir buscar alimento ???
No caso das caturras o problema seria se o macho não chocase, já que nesta especie os machos fazem um turno de incubação durante o dia
Responder

Voltar para “Aves”