Será um musaranho?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

segunda set 03, 2007 7:14 pm

Boas...

Hoje ao principio da tarde, encontrei o meu gato a "brincar" com este bichinho... Á primeira vista, parecia-me um rato normal, mas depois reparei em algumas caracteristicas, nomeadamente o tamanho do focinho, os olhos e as orelhas minusculas e tambem o seu diminuto tamanho...
Pareceu-me entao estar na presença de um musaranho, mas como nao sou uma entendida em mamiferos exoticos fui á internet pesquisar... E nao é que me parece mesmo um musaranho??
Mas eu pensei que estes bichinhos era noctivagos e o meu gato deve te-lo apanhado de tarde...
Tambem li que estes mamiferos contem um veneno tao poderoso como o das cobras, sendo assim o unico mamifero capaz de conter veneno nas glandulas salivares...

Será isto verdade??

Deixo aqui algumas fotos que tirei ao suposto musaranho... Ainda está vivo, estava fraquinho mas agora esta todo "arrebitado" e ate ja se escondeu na paninho que lhe meti na gaiola... É minusculo... Nao deve ter 5 cm de comprimento...

Entendidos na materia, preciso da vossa ajuda urgente...

Imagem

Imagem

Imagem
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
becorreia
Membro
Registado: segunda mai 28, 2007 7:55 pm

segunda set 03, 2007 10:01 pm

Boa noite, Cavaleira16.
Não me leve a mal a pergunta, mas não devia já esse animal ter sido devolvido ao seu habitat?
Se já está arrebitado, não deve permanecer em casa... Os animais da nossa fauna é lá que devem ficar...
Cumprimentos
:wink:
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda set 03, 2007 10:02 pm

É um Suncus etruscus, ou Musaranho pigmeu. É insectívoro, tal como os Ouriços e deve ter mais de 6 meses de idade, pois já atingiu os 5cm.
Espero que tenha mais 3 de cauda, senão é muito novinho e terá menos de 1 mês.

Comem como o caraças (desculpem a vulgaridade), mas é mesmo assim. Os musaranhos comem mais do que o seu próprio peso por dia, sempre que consigam e não sobrevivem facilmente se tiverem mais de 12 horas sem comer.

Adoram larvas e insectos, mas também comem uma frutinhas. Para os ajudar a sobreviver, tritura-se bem picadinho, ração de gatinho bébé e maçã...

Havendo tenébrio, grilos, baratas e outros que tal, ele preferirá.

Quanto ao ser venenoso, não é, apenas produz um pivete chato quando se sente ameaçado e quem o comer pode apanhar uma indigestão, mas para o Homem é inofensivo e normalmente nem morde!

Ajuda?

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda set 03, 2007 10:54 pm

Obrigado pela informaçao... Foi bastante util... :wink:

Uma perguntinha: Liberto-o onde? Eu nao sei de onde o meu gato o trouxe, qual é o sitio onde costumam viver?

Becorreia: Ainda nao o libertei porque ele anda com uma patinha da frente levantada (suponho que esteja partida) e quando o salvei das goelas do meu gato, deitava sangue pelo nariz... Por essas razooes ainda nao o libertei, mas nao tenha duvidas de que o farei... :wink:

Estes animaizinhos nao sao noctivagos? É que tem os olhinhos tao pequeninos... :)

Cumprimentos
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda set 03, 2007 11:03 pm

Sim, tal como os primos Ouriços, são noctivagos, preferindo a noite ao dia e o melhor sítio para o libertar será junto a terrenos húmidos, com buracos, pedras e tocas...

Se houver ruinas por perto...
Riachos, grutas, cavernas, mato cerrado, encostas cheias de arvores e raizes, solos irregulares e bem acidentados.

Quanto aos olhos, tem um pouco a ver com a ausencia de luz nos túneis e buracos, bem como à protecção natural contra poeiras quando escava no solo...

Dá-lhe bastante comer e água e depois deixa-o ir que ele "desenrasca-se"!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda set 03, 2007 11:08 pm

Estou a pensar liberta-lo aqui no meu quintal, pois tem muita erva e tocas de toupeiras, etc... Tambem tem muros cheios de buracos... Acho que deve ter sido aí que o meu gato o apanhou... :roll:

Reparei que ele solta um "chiado" que parece um passaro, mas quanto a cheiros nao notei nada...

Ele é tao pequenino que so para ter uma ideia, um grao de milho inteiro é do tamanho da sua cabeça... :roll:

Amanha de manha, bem cedo, vou liberta-lo...

Espero é que aguente ate amanha... :?

Mais uma vez, muito obrigado
<p>&nbsp;</p>
becorreia
Membro
Registado: segunda mai 28, 2007 7:55 pm

terça set 04, 2007 3:41 pm

Boa tarde, Cavaleira16! :D
Espero que o pequenino se tenha aguentado e que tenha tido sucesso na sua libertação... :wink:
Felicidades
Cavaleira16
Membro Veterano

terça set 04, 2007 11:09 pm

becorreia Escreveu:Boa tarde, Cavaleira16! :D
Espero que o pequenino se tenha aguentado e que tenha tido sucesso na sua libertação... :wink:
Felicidades
Boas...

Sim, a libertaçao foi um sucesso... :D
Como tinha medo que nao resisti-se ate de manha, era pra i 00h00 quando o fui libertar... :lol:
E nem sabem o gosto que me deu ver o bichinho a correr em direcçao aos buracos da parede... Ate fiquei emocionada... :cry:

Ja fiz a boa acção da semana... :D

Espero que agora seja muito feliz em liberdade e que nao volte a aparecer (pelo menos na boca do meu gato)... :wink:

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”