gata com 2 meses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta set 05, 2007 10:07 am

O mau hálito pode ser devido a muitos factores, inclusive a alimentação. Numa gatinha tão novinha, é pouco provável que seja um problema de saúde mas não custa nada pôr essa questão à vet quando lá for. Não era má ideia pedir-lhe um contacto telefónico para o caso de querer colocar-lhe questões no futuro sem ter de se deslocar à clínica.

Em relação à ração, provavelmente já sabe isto mas deve fazer a transição para a nova ração gradualmente ao longo duma semana, misturando a ração nova na velha em quantidades crescentes.

Esta questão da ração vs. comidas enlatadas varia muito de vet para vet. Cá em Portugal, o consenso geral é que uma dieta à base de ração seca é preferível mas nos EU, por exemplo, a tendência actual é uma dieta à base de enlatados, sobretudo porque aumenta consideravelmente a quantidade de água que o gato ingere, mas também porque é mais fácil de digerir. Venha o diabo e escolha!
FNVA
Membro
Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm

quarta set 05, 2007 10:09 am

Leela Escreveu:Pelo que vi da Royal Canin, o ideal agora seria comprar uma de 400g (não sei se é pouco, eu quero comprar uma embalagem para acabar na altura em que partir de viagem - dia 19 - e não ter de carregar peso extra nem deixar aqui muita ração que não fosse utilizar) da Babycat 34 e aos 4 meses passar para a Ktten 34 e por aí adiante... certo?
Certo... :wink:
Sim experimenta a de 400g, se não for suficiente, compras mais... :wink:
Esta marca (RC), encontras em qualquer loja de animais, aqui ou no Continente... eu costumo comprar na "Selva", abaixo da escola Apel, por baixo das "Galerias D.João" conheces?
Esta ração tem uma particularidade engraçada... Traz muitas vezes ofertas... :wink: (não quer dizer que seja sempre... mas, traz!)
Olha, já tenho... Uma agenda; uma escovinha para o Tobias, um recepiente enorme para guardar e conservar a ração, 2 canecas, 1 liteira, 1 comedouro em inox, etc. :wink:
Vês...? É só vantagens... :wink: isto pa não falar, que uma boa nutriçao, é proporcionar uma melhor condição de vida... :D
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
FNVA
Membro

quarta set 05, 2007 10:13 am

ssequeira Escreveu:Esta questão da ração vs. comidas enlatadas varia muito de vet para vet. Cá em Portugal, o consenso geral é que uma dieta à base de ração seca é preferível mas nos EU, por exemplo, a tendência actual é uma dieta à base de enlatados, sobretudo porque aumenta consideravelmente a quantidade de água que o gato ingere, mas também porque é mais fácil de digerir. Venha o diabo e escolha!
A vet do Tobias explicou-me que a comida enlatada, equivale a comida de plático... por exemplo à nossa do Mac Donald´s... :roll:
É claro que todos os miúdos gostam... :roll: mas... será a melhor? :roll: Será uma alimentação para dar todos os dias...??? :roll:
O que ela me disse também, é que muito exporádicamente, posso dar-lhe uma latinha, a título de recompensa... :wink: :lol: Quando, por exemplo... ele se comportar bem... :lol:
FNVA
Membro

quarta set 05, 2007 10:20 am

Leela Escreveu:Já agora uma dúvida... a minha antiga gata comia à base de latinhas e nunca ração. Na altura eu era mesmo uma completa ignorante nestas coisas e ela gostava demasiado das latas, nem ligava aos secos. :oops: Mas ela tinha um hálito terrível... isso tem a ver com a ração directamente ou é outro tratamento à parte? :|
Não sei se seria algum problema oral... :roll:
Contudo, todos os gatinhos têm um leve hálito a peixe... :wink: Ora cheira lá... :wink: E esse é normal!!! :lol:

E se habituas, e mal..., um gato aos enlatados, para depois, passares para os secos... é uma carga de trabalhos!!! :x
ssequeira
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 10:43 am

Participo em vários fóruns americanos e posso dizer seguramente que há uma grande tendência entre os entendidos na matéria para proporcionar uma alimentação maioritariamente húmida (enlatada ou caseira), em detrimento da ração seca.

Eu por mim dou exclusivamente ração RC, porque a minha gata dá-se bem com ela. Já tentei dar latinhas de Gourmet uma vez ou outra mas, para além dela não mostrar grande interesse, dá-lhe logo diarreia, o que não combina nada bem com longos pêlos brancos. :|
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta set 05, 2007 10:56 am

A forista quando falou do halito era relativamente a uma gata mais velha que entretanto morreu, não quanto a esta pequenita.

O mau halito pode ter como causa gengivite, problemas estomacais, urinários, alimentação e concerteza mais algum de que não me lembro agora.

Quando se nota deve levar-se o gato ao vet para ver o que se passa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 05, 2007 1:54 pm

ssequeira Escreveu:Participo em vários fóruns americanos e posso dizer seguramente que há uma grande tendência entre os entendidos na matéria para proporcionar uma alimentação maioritariamente húmida (enlatada ou caseira), em detrimento da ração seca.

Eu por mim dou exclusivamente ração RC, porque a minha gata dá-se bem com ela. Já tentei dar latinhas de Gourmet uma vez ou outra mas, para além dela não mostrar grande interesse, dá-lhe logo diarreia, o que não combina nada bem com longos pêlos brancos. :|
Óh Susana Sequeira. Bolas... você é uma enciclopédia aberta :lol: mas, já que não explicou a sua afirmação sobre algumas Companhias aéreas...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#592132
leonildecarvalho Escreveu:
ssequeira Escreveu:Para além de contactar o Consulado, deve perguntar também à companhia aérea se autorizam viagens com animais pois algumas colocam restrinções quando o tempo está quente e outras proibem de todo.
O mais provável é necessitar de um certificado de saúde emitido pelo vet e da vacina da raiva.
:o

Já agora, pode explicar, por favor, qual a razão de efeito calor/animal/transporte aéreo, inerente a tal decisão por parte dessas companhias?
É que conhecendo eu bem os meandros... e sabendo que:

Se o animal for na cabine com o passageiro, não há o efeito calor...!
Se o animal for despachado como carga viva, seja em método de excesso de bagagem ou por carga viva desacompanhada, irá no porão num compartimento especial para o efeito e, que é climatizado. Portanto, mais uma vez, não existindo o efeito que mencionou... !

Leo
Explique ao menos, quem são esses "entendidos Americanixes" que aconselham dar enlatados, vulgo; ração húmida, a gatos?
Nas tantas será algum novo Veterinário que quer dar uso à ferramenta cara que acabou de adquirir para Destartarização dos bichanecos "americanixes" dos seus clientes :roll:
Mas, desta vez não vale disfarces, registando-se noutros foruns para me chamar "vaca", ok? :wink: :twisted: :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ssequeira
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 3:53 pm

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

O QUÊ :?: Eu não me disfarcei nem chamei ninguém de coisíssima nenhuma!!!! Aliás, nunca participo em discussões mais acesas a não ser para acalmar os ânimos, o que deve ter reparado, já que tem estado com tanta atençao às minhas intervenções. Eu limito-me a partilhar o que vou aprendendo, porque penso que pode ser útil para alguns foristas. Sei muito bem distinguir o que é informação fiável, não mando bitaites sem fundamento. Se queria relatórios exaustivos com bibliografia, bastava pedir com jeitinho, era escusado reagir dessa forma!
FNVA
Membro

quinta set 06, 2007 8:30 am

Então Leela... Novidades? :roll:
Já compraste a RC? A pequenina gostou? :roll:
Atenção que deves introduzir a ração nova aos poucos e poucos... misturando com a antiga, e e aos poucos e poucos também ir reduzindo a quantidade da antiga... :)
Conta coisas... :wink: Boa sorte!!! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 10:24 am

Sobre alimentação húmida..., não mata os animais. Pelo menos a curto prazo. Engorda-os e ajuda na detenção e proliferação do tártaro o que prejudica toda a saúde do animal. Desde problemas das gengivas, estomatológicos e cardíacos (mais tarde).

Ainda, sobre maus hálitos... em animais, especialmente, que levem uma alimentação adequada, podem ser indício de doença o que é caso para um exame geral levando o animal a um veterinário de confiança. Porque nos que tenham uma alimentação desajustada... já tudo é de esperar...!
Por exemplo, um hálito "metálico" (cheiro tipo a metal) ou até um de tipo cheiro a sangue podem ser (sem regra) o inicio dum problema com o aparelho urinário e não só.

Agora para terminar, para a ssequeira:
leonildecarvalho Escreveu: :wink: :twisted: :P

Leo
Ena, Ena. Tão observadora e não viu os icones... :lol: :lol: Mas, valeu! Mesmo sem "jeitinho"...já soube responder :wink: :P :lol: :roll:
ssequeira Escreveu: (...) bastava pedir com jeitinho, era escusado reagir dessa forma!
:lol: Porquê com jeitinho? :lol: Mas, quando lhe pedi, anteriormente (no outro tópico)..., que fundamentasse as suas respostas, foi simplesmente de forma directa, sem floreados mas sem desrespeitar alguém. Nem com, nem sem jeitinho. Beeeeeem... a partir de agora, a eu ter que actuar da forma que pretende para si (com jeitinho) é melhor que todos os utilizadores se ponham a pau que eu "vou exigir" :lol: que me dirijam questões "com jeitinho" Óh, céus... que estas "tiás da linha" andam a falar "sem jeitinho" a "melindres" :P :lol:
Mas, mesmo sem o "jeitinho" que a ssequeira pretendia..., já soube responder à minha afirmação... feita exclusivamente com o intuito experimental de carácter... e sem o tal “jeitinho” para ver no que dava...?!
Afinal em que ficamos? 8) É que desta vez sempre soube responder mesmo sem o "jeitinho"! :P :D
Afinal, a "menina" tecla mas só quando não seja para responder sobre os bitaites que de vez em quando se lembra de mandar...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ssequeira
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 2:46 pm

Não percebo porque sentiu de repente necessidade de "experimentar" o meu "carácter" mas não esperava, concerteza, que eu levasse na brincadeira alguém que do nada aparece para pôr em causa as minhas intervenções neste fórum. :evil: Hoje estou mais calma, vamos a ver se consigo satisfazer a sua curiosidade. 8)

Quanto à questão das companhias aéreas, eu não tinha visto as suas questões no outro tópico, OK??!! Eu não venho a este fórum todos os dias, foi pura coincidência eu ter vindo cá ontem para ver que tinha ganho uma fã. :lol: Mas já que sentiu tanto a necessidade de obter uma resposta, tivesse pesquisado sobre o assunto, rapidamente encontrava artigos como este (já que não gosta de "americanixes" encontrei um artigo em português :wink: ):
http://www.aa.com/content/br/informacoe ... mais.jhtml
O mesmo se aplica à questão da alimentação húmida vs. seca - basta uma pesquisa rápida para ver que a comida húmida tem as suas vantagens e desvantagens, tal como a ração seca. Eu não recomendei nem uma nem outra, apenas comentei que a preferência por uma ou outra não era geral e expliquei como sabia. Os entendidos americanos são vets, criadores, e donos informados de diferentes grupos onde estou inscrita, achei que "entendidos" bastava para dar a entender que não eram uns Zés quaisquer que achavam giras as latas da Friskies. Vai querer uma lista de nomes, BIs e moradas ou está suficientemente esclarecida?

Já passei no teste de carácter? Sou digna de responder às questões dos foristas? Espero que não tenha deixado nenhum "bitaite" por justificar. Se sim, estou às ordens. :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 5:39 pm

ssequeira Escreveu: (...)
Quanto à questão das companhias aéreas, eu não tinha visto as suas questões no outro tópico, OK??!! Eu não venho a este fórum todos os dias, foi pura coincidência eu ter vindo cá ontem para ver que tinha ganho uma fã. :lol:
Não? Xiiiiiiiiiii :o . É que vi-a várias vezes no site por variadas vezes :o

E, não, não senti necessidade de coisa alguma e, ainda precisa aprender muuuuuuuuuuuuuuuito para que me torne sua fã :D. Quiçá um dia não venha a acontecer? Mas, por agora, ná! Ná me convence! Sou muito exigente e selectiva na minha escolha de “professores”!
Só que, fiquei surpreendida com os seus bitaites sobre animais não serem aceites, por restrição... que, segundo o site da AA não são muito explícitos nesse ponto mas, explico-lhe eu:
É só válido para o tempo que o animal possa, eventualmente, esperar na placa ou terminal de carga se estiverem temperaturas exteriores, extremas!

1º O animal cuja amiga da dona pretendia a informação, foi bem clara ao dizer que o animal ia viajar para o Brasil. Logo... não se aplica a questão de temperaturas extremas fora do avião na altura do Ano em que foi feito o pedido de informação.

2º A “AA” (American Airlines) não faz Voos de Portugal para o Brasil

Logo, a sua informação foi "enganosa" embora sem intenção (?)... para muitos que a leram!
ssequeira Escreveu: Mas já que sentiu tanto a necessidade de obter uma resposta, tivesse pesquisado sobre o assunto, rapidamente encontrava artigos como este (já que não gosta de "americanixes" encontrei um artigo em português :wink: ) )...)
Mas até podia ser em Inglês, respondendo-me educadamente tal como lhe foi colocada a questão que até, (arrependida estou) lhe pedi por favor!!! Com as questões que coloquei que eram bem explícitas sobre temperaturas dentro do aparelho...Bastava responder: “fora do aparelho, leonildecarvalho. Fora!”
leonildecarvalho Escreveu:
ssequeira Escreveu:Para além de contactar o Consulado, deve perguntar também à companhia aérea se autorizam viagens com animais pois algumas colocam restrinções quando o tempo está quente e outras proibem de todo.
O mais provável é necessitar de um certificado de saúde emitido pelo vet e da vacina da raiva.
:o

Já agora, pode explicar, por favor, qual a razão de efeito calor/animal/transporte aéreo, inerente a tal decisão por parte dessas companhias?
É que conhecendo eu bem os meandros... e sabendo que:

Se o animal for na cabine com o passageiro, não há o efeito calor...!
Se o animal for despachado como carga viva, seja em método de excesso de bagagem ou por carga viva desacompanhada, irá no porão num compartimento especial para o efeito e, que é climatizado. Portanto, mais uma vez, não existindo o efeito que mencionou... !

Leo
Quanto a eu não gostar ou gostar de "americanixes" Imagine só que estudei e vivi com "Americanixes" dos 17 aos 33 Anos, além de descender de "Americanixes" :P :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ssequeira Escreveu: (...)Os entendidos americanos são vets, criadores, e donos informados de diferentes grupos onde estou inscrita, achei que "entendidos" bastava para dar a entender que não eram uns Zés quaisquer que achavam giras as latas da Friskies. Vai querer uma lista de nomes, BIs e moradas ou está suficientemente esclarecida?
Sobre os últimos bitaites, mais ou menos e sim à excepção de que só apresentou uma companhia Aérea quando afinal falou no plural. A ver vamos os próximos :lol: :D

Quanto aos entendidos...olhe, aproveito e conto-lhe uma estória:

Era uma vez uma menina de 2 anos de idade, filha de estrangeiros, que falava a sua língua mãe com os pais. Nada de especial até aqui não fossem 2 "homezitos", Portugueses, cairem das núvens pensando que a menina era prodígio já que sendo tão "pikinina" já sabia falar numa língua Estrangeira :P :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ssequeira
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 5:41 pm

Mas que perseguição é esta? Que mal fiz-lhe eu? Acho isto tudo perfeitamente absurdo mas vou continuar com o seu joguinho, nem que seja só para ver até que ponto chega.

Primeiro que tudo, se eu disse que não tinha visto a sua resposta é porque NÃO TINHA VISTO!! Não tenho o hábito de inventar histórias e agradecia que não insinuasse isso, é muito feio! Basta uma nica de perspicácia para ver que não bate certo eu estar nesta ridícula discussão consigo e ter fugido às suas perguntas iniciais, bem mais simples e menos ofensivas.

Vejo que não percebeu o sentido sarcástico e eufeminístico que eu pretendia dar à palavra "fã". Sendo assim, posso ser mais directa - eu quis dizer "stalker". 8)

Lá vai outra vez a história das companhias aéreas, mas que coisa!Relembro o meu post que suscitou-lhe tanta atenção:
ssequeira Escreveu:Para além de contactar o Consulado, deve perguntar também à companhia aérea se autorizam viagens com animais pois algumas colocam restrições quando o tempo está quente e outras proibem de todo.
Quer apontar-me onde exactamente está a informação enganosa? Falei no geral, não especifiquei companhias nem quaisquer condições em particular. Se calhar queria que eu pesquisasse todas a companhias que faziam ligação entre Portugal e Brasil. :roll: Quer saber que outras companhias aplicam estas restrições? Procure você mesma, tenho mais que fazer.

Your play. 8)
FNVA
Membro

sábado set 08, 2007 1:20 pm

Então meninas... :?
Vamos concentrar-nos no que é mais importante...? :roll: Os animais??? :roll:
FNVA
Membro

domingo set 09, 2007 10:37 am