o meu cão só come comida de gato

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 03, 2007 8:24 pm

É para Labradores 8)

Isto, de facto, quem tem miolos é outra coisa 8)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 03, 2007 8:52 pm

LuMaria Escreveu:
SeaLords Escreveu:Mas aqui alguém disse para passarem a dar comida de gato ao cão? :roll: Relembro que a pergunta é "a comida de gato faz mal ao cão"? Cães obesos é uma consequência duma má utilização e não um problema intrínseco da ração.
Mas vocês acham que a generalidade das pessoas ainda se lembra da pergunta? Quer dizer, às páginas tantas nem sabem que foi feita uma pergunta.
Nos mirones só fica: Oh pá porreiro! Comprar duas pra quê se posso ter uma.

E má utilização da ração é o que não falta. A maioria dos donos fica conduída do pobre animal que só ingeriu uns poucos de grânulos, se à má utilização, ainda juntarmos a ração do gato, não tarda nada e temos tópicos, socorro o meu caniche pesa 20 kg e já não anda.
Ó LuMaria, você vai comprar uma ração rica em "serradura" para que os seus cães comam aquilo que quizerem sem engordar, ou compra uma boa ração e dá-lhe a quantidade recomendada e vai controlando os cães (aqueles truques de palpação das costelas e dos ilíacos...) para ver se estão magros, gordos ou na linha??
Decerto irá optar pela 2ª opção certo? Até porque porque com rações pouco calóricas, os cães podem engordar, dependendo da quantidade que ingerem.

Temos por aí rações para cães no mercado (e para gatos idem) cuja venda deveria ser proibida como alimento para cão... É que para isso, temos rações para leitões que, mesmo sem extrusão, provavelmente alimentam melhor os cães e ainda conseguem ser mais baratas.
E se formos para aquelas rações bem baratuchas de certos supermercados, então a escolha mais acertada para o seu cão, é muito provavelmente ração de gato, por pior que seja.

Mas nestas coisas ninguem pensa. No entanto, se um cão come ração de gato (boa), cai o céu aos trambulhões... :roll:

Por isso continuo a dizer que é preferível incentivar o sentido crítico das pessoas e a faze-las perceber que o melhor mesmo é ler a composição da ração que vai comprar (independentemente se é de cão ou gato), do que incentivá-las a dar algumas das rações para cão do mercado. É que entre dar algumas que por aí encontro e dar restos, estou convicto de que a 2ª opção é mais saudável. :?
Última edição por fang em segunda set 03, 2007 9:05 pm, editado 1 vez no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 03, 2007 9:02 pm

SeaLords Escreveu:É para Labradores 8)

Isto, de facto, quem tem miolos é outra coisa 8)
Pois... mas de facto já não são muitos... (a PDI não perdoa...), se não tinha-me logo escorrido isso da mioleira... :twisted: :wink:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 03, 2007 9:46 pm

jaffa Escreveu:
já agora,os caes de guarda comem uma raçao chamada AQUASOJA da SOJAGADO e serve pa piscicultura,fezes bem duras e morrem de velhos lol...nao me explicam esta??
Soja é boa fonte de proteinas para herbívoros (ok... para engorda de algumas espécies de peixes... desenrasca bem e com custos baixos...). Para carnívoros, não gosto de soja como fonte de proteinas, sobretudo a principal. Não tem nada a ver com carne. E um cão não é uma vaca.

Esses cães até podem viver bem com ração com base de proteinas de soja, mas decerto devem comer um kg ou mais por dia e para estarem gordos, devem cag** para caramba... Ainda hoje muitos cães vivem apenas com pedaços de pão, arroz e batatas cozidas... e também morrem de velhos... por vezes é uma velhice precoce, mas isso não interessa nada...

Mas ok... só mesmo vendo a composição dessa ração para peixes...
<p>Francisco Barros</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda set 03, 2007 10:12 pm

fang Escreveu: Um veterinário pode ser um bom profissional mesmo não sendo expert e nutrição (aliás, a formação base da maioria dos veterinários, bem como a sua experiencia, é no diagnóstico e tratamento de doenças, não têm que ser todos experts em nutrição (como não o são em raças)).
Sorry Fang mas não posso concordar com isto. Porque muitas doenças tem origem na nutrição, assim como muitas doenças exigem uma nutrição especial. Logo, se for um bom vet, tem de ser expert em nutrição.

1 - O problema que eu acho os vets encontram, é serem bombardeados com muita informação, às vezes não tão exacta quanto isso, por parte dos fabricantes das rações. E não disporem de meios laboratoriais para testar se o que é afirmado é mesmo verdade ou não. E na dúvida, jogam pelo seguro.

2 - Terem mais conhecimento sobre raças, suas caracteristicas e peculiaridades também não lhes faria mal nenhum, sempre evitariam muitas vezes perder horas e horas de pesquisa e consulta com outros colegas.

3 - Também é preciso não esquecer que um vet quando fala, geralmente durante uma consulta, está a falar para uma pessoa sobre um animal. O que não significa que ele aconselhe o mesmo a todos os seus outros clientes. Porque para um vet, os conselhos são dados caso a caso.

Generalizar é cómodo, mas tem os seus perigos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 04, 2007 12:11 pm

fang Escreveu:Mas nestas coisas ninguem pensa. No entanto, se um cão come ração de gato (boa), cai o céu aos trambulhões... :roll:
Não é cair o céu aos trambolhões. Digamos que o conhecimento que as pessoas têm sobre necessidades alimentares é básico. E eu falo por mim, que tenho vindo a fazer progressos neste sentido e já começo a perceber mais algumas coisas, poucas. Ainda ontem estava a tentar calcular quanta ração de gato devería dar às minhas cadelas e não tenho a certeza de ter acertado numa dosagem adequada, ou seja, ía partir de um ponto muito inseguro o que não é benéfico para ninguém. Ía ficar sentada à espera dos resultados?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 04, 2007 12:31 pm

LuMaria Escreveu: Ainda ontem estava a tentar calcular quanta ração de gato devería dar às minhas cadelas e não tenho a certeza de ter acertado numa dosagem adequada, ou seja, ía partir de um ponto muito inseguro o que não é benéfico para ninguém. Ía ficar sentada à espera dos resultados?
Sim, mas se visse que as suas cadelas estavam a começar a ficar gordas, certamente que lhes iria reduzir a quantidade de ração diária, correcto? Não é preciso ter nenhuns conhecimentos do outro mundo para isso... É uma questão de bom senso.

E, para quem ache que o "excesso de proteína" é muito prejudicial à saúde dos cães, vejam esta ração de topo, que nem sequer é destinada a animais muito activos http://www.championpetfoods.com/orijen/ ... lysis.aspx
LuMaria
Membro Veterano

terça set 04, 2007 5:46 pm

MDogster Escreveu:
LuMaria Escreveu: Ainda ontem estava a tentar calcular quanta ração de gato devería dar às minhas cadelas e não tenho a certeza de ter acertado numa dosagem adequada, ou seja, ía partir de um ponto muito inseguro o que não é benéfico para ninguém. Ía ficar sentada à espera dos resultados?
Sim, mas se visse que as suas cadelas estavam a começar a ficar gordas, certamente que lhes iria reduzir a quantidade de ração diária, correcto? Não é preciso ter nenhuns conhecimentos do outro mundo para isso... É uma questão de bom senso.
E quais são, em numeros, as necessidades nutricionais reais de um cão. Como se calcula? Não pode ser por mera apalpação de costelas, já que um animal gordo não significa bem nutrido e vice versa.

Sendo mais especifico: Fémea esterilizada, 6 anos , 14 Kg boa forma, exercicio moderado, vive em casa.

Não tomem as minhas questões como alguma espécie de burrice ou discordância do tema, mas como ignorância mesmo. Tenho de aproveitar e questionar enquanto ainda sobram alguns membros que me possam elucidar porque por este andar qualquer dia bem podemos perguntar às portas.
Última edição por LuMaria em terça set 04, 2007 6:28 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Isousa
Registado: sábado ago 18, 2007 11:17 pm

terça set 04, 2007 6:27 pm

Boas,fang a raçao aquasoja tem um site na pagina da sojagado só q esta em construçao :( mas vou trazer um saco dos armazens pa debater a tabela :) olhe q esta raçao n é mto barata,pa ter uma ideia eles compram ás 2 toneladas de cda vez e sai a 25 euros um saco de 25kg :roll: mas olhem q os caes,apesar do pelo n ser dos melhores tb devido ao excesso de agua salgada,andam ali 5 estrelas..energia nao lhes falta..e vacinas e desparasitantes sao coisas q nunka viram...enfim,os verdadeiros caes de guarda :lol: mais uma curiosidade,vcs sabem qto tempo demora um robalo de 300-400 gramas a ficar neste tamanho??? apesar da raçao ser d engorda eles demoram entre 15 a 24 meses dependendo da quantidade de raçao q lhes dá :wink:
como o meu nick foi á vida,vou respondendo c o da mulher (JAFFA)

Cumps.
diabitalouca
Membro Júnior
Registado: sábado ago 25, 2007 4:13 pm

terça set 04, 2007 8:58 pm

carne e subprodutos animais,vaca 4%,frango 4%
cereais,subprodutos de origem vegetal,legumes,ervilhas 4%
oleos e gorduras,extratos proteicos vegetal,substâncias minerais, peixe e subprodutos de peixe.
constituintes analiticos e conteudos:
proteina bruta 32,0%
gordura bruto 11,0%
cinza total 8,5%
fibra bruta 2,5%
humidade 10,0%
calcio 1,7%
fosforo 1,25%
aditivos:
vitamina A 20.000 U.I/kg
vitamina D3 2.ooo U.I/kg
vitamina E (como dl-alfatocoferol-acetado)150mg/kg
cobre(como sulfato II de cobre,pentahidratado)11mg/kg
taurina 1.ooomg/kg

Esta é a composiçao da raçao que o meu cao come.
diabitalouca
Membro Júnior
Registado: sábado ago 25, 2007 4:13 pm

terça set 04, 2007 9:07 pm

kanto ao bloquearem o o seu nick (jaffa)acho k n teve nada a ver com o meu topico mas acho que foi bem feito pk quem andava sempre a chamar a moderaçao era o senhor,e de dizerem para a moderaçao apagar da 2 á 8 pagina acho k n tem esse direito pois pos este topico para poder ter opnioes de várias pessoas e para cada pessoa dizer o k acha .
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

quarta set 05, 2007 1:31 am

diabitalouca Escreveu:kanto ao bloquearem o o seu nick (jaffa)acho k n teve nada a ver com o meu topico mas acho que foi bem feito pk quem andava sempre a chamar a moderaçao era o senhor,e de dizerem para a moderaçao apagar da 2 á 8 pagina acho k n tem esse direito pois pos este topico para poder ter opnioes de várias pessoas e para cada pessoa dizer o k acha .
Olhe jaffa...ao menos clone-se bem em evz de fazer esta figura
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quarta set 05, 2007 12:25 pm

Oh minha amiga isso não é nada de anormal porque o meu coelho come ração de cão lol...
LuMaria
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 12:28 pm

isnf Escreveu:Oh minha amiga isso não é nada de anormal porque o meu coelho come ração de cão lol...
Ora deixa-me cá agarrar já um forista cheio de conhecimentos... diga-me uma coisa, li algures, que a quantidade de carne que um cão deve ingerir será de 17/20 gr por Kg. Está correcto? Pegando nesta questão e sendo o coelho um animal obviamente carnivoro, que quantidade de carne será adequada a ele, a mesma percentagem?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 05, 2007 4:01 pm

Só vim aqui deixar um e-mail que acabei de receber:

________

I recently came across with a dog that only eats cat food. The dog is a young Poodle cross, about 3 years, non-neutered, with no underlying disease. I personally don't see any problems giving cat food to dogs, though obviously it is not an ideal situation. Besides, browsing the range of dog foods and cat foods of different brands, I see some overlapping compositions between dog/cat food. What is your opinion on this question?

Thanks for your attention.

Best regards

Isabel Alves

Isabel - I don't see much problem with this. The protein level is likely higher than in the average dog food, but that is ok. It is a much greater problem with cats eating dog food, that may lack the taurine and possibly enough protein (since the cat's requirements are higher than dogs). Thus, generally speaking, it should be ok. Hope this helps.

Kelly Swanson

Kelly Swanson, Ph.D.
Assistant Professor, Department of Animal Sciences and Division of Nutritional Sciences
Adjunct Assistant Professor, Department of Veterinary Clinical Medicine
University of Illinois
162 Animal Sciences Laboratory
1207 West Gregory Drive
Urbana, IL 61801
Office Phone: (217) 333-4189
Fax: (217) 333-7861
Email: [email protected]
Companion Animal Website: http://www.ansci.uiuc.edu/labs/companion/index.htm

________

Fica agora ao vosso critério determinar quem tem mais credibilidade: alguém que faz investigação e ensina nutrição numa Universidade, ou um clínico sem formação em nutrição de pequenos animais.

Adeuzinho Imagem

I've been browsing your FAQs and I have a doubt regarding dogs eating cat food. I understand that most dog foods don't fulfill cat needs, namely regarding protein and taurine levels. However, I don't have any reports that the higher levels of protein and fat present in most cat foods are harmful to dogs. Besides, levels of minerals and vitamins present in dog and cat food seem to be pretty much similar. So, I would like to know if feeding cat food to dogs is really a no-no issue, and why.

Thanks for your attention.

Isabel Alves

Dear Isabel:

Thank you for writing! We appreciate the opportunity to help you.

You're right; it is more of an issue if a cat's main diet is dog food because of the higher level of protein, fat, and taurine. However, because of the higher fat levels in cat foods, we want to be careful that dogs that
would consume cat food as their main diet may become overweight which is a big problem with many of our canine friends. In addition, larger dogs that would eat cat food may swallow the food whole because the kibble size is a lot smaller.

Please contact us anytime through our E-mail Us Now page located on our web site at www.Eukanuba.com. Or, look for instant answers on our web site FAQ. We would also welcome your call Monday through Friday from 9:00 a.m. to 7:00 p.m. Eastern Time at 800-423-6036.

I hope this information helps. Thank you again for writing and for choosing
Eukanuba!

Sincerely,
Nicole
Eukanuba Breed Expert
Chatice, até estes, os que fabricam a coisa, e sabem o que lhe metem dentro, não referem nada de "rebentar" com o fígado e rins :? São mesmo ignorantes ...
Última edição por SeaLords em sexta set 07, 2007 8:02 pm, editado 3 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”