Pêlo de cão prejudicial à saúde humana?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sw33tgirl
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 2:28 pm

quarta set 05, 2007 2:54 pm

Boa tarde forum....

Tenho uma questão importante para propor a este forum!

Tenho ouvido dizer,e no outro dia em especial ouvi uma senhora dizer que tinha tumores por causa dos pelos dos animais!
e eu fikei apreensiva :? ccomo qualquer pessoa
Será que a minha kuka que deita tanto pêlo e que so quer tar no meu colo me vai prejudicar a saude?!
....realmente se respirarmos o pêlo ou engolir ao acaso! o que acontece aos pêlos?a senhora disse que tinha uma serie deles alojados em orgãos e que formaram tumores e diversos lados do corpo! :(
Será mesmo que os pêlos dos animais prejudicam a saude humana quando respirados ou engolidos ocasionalmente visto que há muita raça que deixa mt pÊlo!???? :o

aguarda respostas

:D
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

quarta set 05, 2007 3:02 pm

Alô,

A ingestão em excesso de qualquer organismo estranho claro que é prejudicial para a nossa saúde. Não só os pêlos dos cães ou dos gatos, como de igual forma o nosso próprio cabelo. Creio ter sido há coisa de um ou dois anos que foi divulgado nas noticias o caso de uma adolescente que tinha sido operada porque tinha desenvolvido uma bola de cabelo no estomago, sendo que o cabelo era dela própria, pois esta tinha como habito “chuchar” no cabelo enquanto estudava.

A não ser que tenha uma alergia especifica ou que ingira grandes quantidades de pêlo do seu cão, não existem grandes hipóteses de vir a ter problemas por causa disso.

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta set 05, 2007 3:13 pm

Por vezes você respira os pêlos do seu cão, e estes, na sua grande maioria, são apanhados no tracto respiratório antes de chegar aos pulmões, e depois expulsos com expectoração. Mas existem casos em que o pêlo se dirige para os pulmões, nomeadamente para os alvéolos pulmonares, onde os glóbulos brancos que aí se encontram os tentam destruir, e como não conseguem, porque a queratina é uma proteína muito resistente, o organismo cria uma espécie de invólucro fibroso chamado de granuloma, não é um tumor atenção, também acontece com a presença de parasitas e bactérias. O granuloma é um tipo de resposta imunitária que surge quando o corpo estranho não consegue ser detido doutra forma. Mas em volta destes granulomas pode sim, raramente, originar tumores, normalmente benignos. Mas como todos os cancros também existe a hipótese de este ser maligno e se metastizar para outros órgãos.

Enfim, a sua vizinha está errada quando diz que os pêlos se espalharam pelo corpo, foi sim o cancro que era maligno, e outra coisa, é muito difícil saber que a origem do cancro está no pêlo canino, ela não fuma nem nada???
CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

quarta set 05, 2007 3:21 pm

olá..
vi o título deste usuário que imitiu uma texto em que perguntava se os pêlos dos animais são prejudiciais à saúde humana...

tal como já foi dito, qualquer organismo desconhecido que entre em contacto com o nosso vai certamente entrar em conflito.
é claro que se for pesquisar vai ver que não é assim tão frequente haver tais encontros problemáticos, mas eles existem sim..

tenho um caso de uma pessoa dos açores, s.miguel, que teve tal infeliz encontro..
alguns dos pêlos do cão que tinha entraram lhe para o organismo, mais certamente para os pulmões, o que foi mesmo muito mal..porque o jovem ia mesmo morrendo..ele foi operado e teve muita sorte em viver...

mas não é preciso alarmar se, porque isto nao é assim tao raro, era preciso mesmo azar..
temos organismos no nosso corpo que tratam de eliminar entradas destes mesmo, mas como já disse, era preciso muito azar..
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta set 05, 2007 4:19 pm

Se tivesse feito uma pesquisa na base de dados da arca iria encontrar resposta para a sua duvida pois na 2ª pagina deste forum está em aberto um topico relacionado com o pêlo dos nossos animais:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47938

boa consulta
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 05, 2007 10:47 pm

sw33tgirl Escreveu:a senhora disse que tinha uma serie deles alojados em orgãos e que formaram tumores e diversos lados do corpo! :(
E essa senhora não será uma daquelas "contadoras de histórias" que conseguem tornar divertida uma espera de horas numa sala de urgências?
SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

quinta set 06, 2007 12:43 am

Alergias graves sim, agora tumor? mummm, não sei...
Higiene em casa e com o cão, principalmente se o cão dormir na mesma cama e espaço que o dono.
Se esta com algum receio, não deixe o cão entrar no seu quarto, isso se ele vive dentro de casa, assim estará menos exposto a pelo de cão e já agora reforçar o seu sistema imunitário também é bom.

Desde criança que tenho cães por perto, eu e muito mais gente! Por isso não leve isso de forma preocupante, se fosse algo de preocupante os meios de comunicação já teriam agarrado nisso para vender mais histórias sensacionalistas. (lá estou eu a dizer mal dos meios de comunicação)

Sónia Wild
Mostra-me o teu c&atilde;o e saberei quem &eacute;s. (Henri de Montherlant.)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 07, 2007 1:25 am

É verdade sim, podem sim provocar tumores, mas nunca de uma forma directa... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”