Pelo do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado set 01, 2007 8:37 pm

Musky Escreveu: Mas acontece que de acordo com o perfil, o autor da pergunta já tem um cão. Portanto a resposta da Siioux peca por insuficiência e pode levar ao tal desfecho infeliz.
.
Será que não tá já a levar??? :roll: Cada um analisa a questão à sua maneira. MM sem ter visto o perfil do user acho que se está com duvidas agora , é muto mau :roll: Mas mais não posso dizer sem saber bem qual o contexto.

Sim o pêlo dos cães é perigoso assim como é ir jantar fora e desconhecer as condições de higiene dos restaurantes. Graças a Deus não sofro por enquanto de nenhum mal causado por pêlos de cães. Há casos de pessoas alérgicas sem duvida e tb há casos de pessoas que engolem e respiram pêlos que mais tarde dão origem a graves problemas. No 2º caso acho que isso pode acontecer aa qq pessoa que respire mm não tendo cão.
Última edição por Siioux em sábado set 01, 2007 10:03 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

sábado set 01, 2007 9:49 pm

O pelo do cão é perigoso para as pessoas?
O pêlo do cão afecta pessoas alérgicas ao mesmo, ou pessoas asmáticas com sensibilização a esse antígeno.

A alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Se se tratar de uma pessoa já alérgica a qualquer antígeno, tem mais probabilidade de vir a ser alérgico ao pêlo de cão. Apenas se detecta a alergia fazendo os testes específicos. No entanto, se se trata de uma pessoa saudável e não tem familiares directos com alergias, não deve ter receio de o cão lhe causar alergias.

Já agora, sabiam que contrariamente ao que se imagina não é o pelo que faz mal, mas sim a caspa (isto é, a pele que se descama normalmente) e as secreções. No caso do gato o problema é pior, pois a saliva que ele coloca no seu pêlo ao lambê-lo, seca e entra em suspensão no ar (a saliva e urina do gato contem partículas muito mais voláteis do que o cão), piorando a situação. Mesmo meses após a saída do gato de casa, podem existir partículas aderentes a objectos, capazes de produzir alergia. Até o gato do vizinho pode fazer mal.

Quanto às consequências da inalação de pêlo, são as mesmas do que as de inalar quaisquer partículas que se encontrem a flutuar no ar, como pequenas partículas poluentes provenientes de fábricas próximas, partículas de serralharias, pequenas plumas ou penugens de plantas e arvores na primavera, etc,etc,etc...
Musky Escreveu:Sim o pêlo dos cães é perigoso assim como é ir jantar fora e desconhecer as condições de higiene dos restaurantes.
Totalmente de acordo! :wink:
Licinia78
Membro Júnior
Registado: quinta mar 08, 2007 3:20 pm

quarta set 05, 2007 6:02 pm

Musky Escreveu:Aliás, ainda na semana passada deu nas notícias que estudos clínicos comprovaram que crianças habituadas desde tenra idade a conviver com animais são menos propensas a alergias.

Isto porque vão criando anti-corpos. Segundo eles, ambientes demasiado estéreis não favorecem o fortalecimento do sistema imunitário dos bebés.
Pois cá estou para comprovar que os estudos clínicos também são faliveis... desde bebé que sempre convivi com cães e gatos em casa e no entanto surpresa das surpresas, no inicio deste ano descobri que era alérgica, não propriamente a pêlo, mas sim a caspa de cão e gato. Foi um grande choque, chorei baba e ranho, mas aprendi a lidar com a situação e a ter alguns cuidados.... Mas acho essencial para as crianças a vivência com os animais!!
parsn
Membro Júnior
Registado: segunda fev 05, 2007 10:33 pm

quarta set 05, 2007 9:56 pm

A minha duvida é se respirar um pelo ou engolir se faz mal, já ouvi dizer que pode ate levar a morte, é verdade?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 05, 2007 10:32 pm

Respirar um pelo é muitissimo raro porque os "filtros" do nariz dificilmente o deixam passar. Senão, com tanta porcaria que anda aí pelo ar estavamos todos bem tramados... no entanto, se essa raridade acontecesse, sim, seria perigoso mas é tratável.

Engolir um pelo não faz mal nenhum! :wink: Quantos pelos de sacas engolimos no pão? e eventualmente, uma espinha de peixe? (já para não falar de cabelos.... blarghhh!!!)
SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

quinta set 06, 2007 12:51 am

Musky Escreveu:Respirar um pelo é muitissimo raro porque os "filtros" do nariz dificilmente o deixam passar. Senão, com tanta porcaria que anda aí pelo ar estavamos todos bem tramados... no entanto, se essa raridade acontecesse, sim, seria perigoso mas é tratável.

Engolir um pelo não faz mal nenhum! :wink: Quantos pelos de sacas engolimos no pão? e eventualmente, uma espinha de peixe? (já para não falar de cabelos.... blarghhh!!!)
Desde que li um "estudo" (pergunto-me quem é q tem tempo para tais estudos) que um homem durante a sua média de vida engole umas seis aranhas e não sei quantas moscas, mosquitos e formigas durante o sono que fiquei a pensar doutra maneira!!! :roll:

Uma boa noite a todos e dormam de boca fechada! :wink:
Mostra-me o teu c&atilde;o e saberei quem &eacute;s. (Henri de Montherlant.)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 1:26 pm

Tens toda a razão, Musky.

Se as pessoas morressem de ingerirem pelos, sejam pelo nariz ou pela boca, eu já cá não andava. Já tinha morrido :lol:
Engolem-se coisas bem piores nos deliciosos pratos dos restaurantes, incluindo pelos e penas de animais, e ainda se larga bom dinheiro por ter ingerido porcaria...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta set 06, 2007 11:48 pm

É provavel que o pelo de animais seja prejudicial, existem pessoas alérgicas, algumas só demostraram sinais já em adultas, depois de terem convivido toda a vida com animais, mas chega a ma altura em que o organismo já n aguenta mais e aí aparecem os sinais. Mas se existir higiene com os nossos animais de estimação, banhos frequentes (não de dodots) não estou a ver problemas de maior. Acho bem mais problemático por exemplo ter animais que andam na rua a pisar toda a porcaria e depois tomarem banhitos anuais, a conviver conosco dentro de nossa casa, é falta de higiene, isso sim é perigoso .

Eu há mais de 10 anos que trabalho diáriamente com pelo de cão, no entanto só muito recentemente, começei a ter o que suspeito ser uma reacção alergica a pelo de cocker, e semelhantes. Isto porque é um pelo que quando é cortado se espeta na nossa pele, e com o passar dos anos, acabei por desenvolver uma alergia.

Mas existem cães hipoalérgicos, como é o caso do caniche ou do cão de água. Em relação a engolir pelo de cão, se assim fosse ao tempo que já não estaria cá, acho que vou ter de começar a tomar aquelas coisas dos persas para as bolas de pelo. :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Musky
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 11:09 pm

Isabel, o que começa agora a sentir será uma reacção alérgica ao pêlo do cocker, ou será a algum produto que use para os banhar?

É que o que descreve é muito normal acontecer com os cabeleireiros humanos.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sábado set 08, 2007 7:32 am

Musky Escreveu: É que o que descreve é muito normal acontecer com os cabeleireiros humanos.
Mas a Isa não é humana? :o
8)
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado set 08, 2007 11:32 pm

:lol: Acho que sim, sou humana, pelo menos desde a ultima vez que verifiquei! :P

Sim Musky, é mesmo ao pelo do cocker, principalmente os negros, não me pergunte a razão, mas penso que se deve à textura e densidade do pelo, é diferente dos dourados e ruão, é mais grosso.
Em relação aos produtos de "banhar", utilizo o mesmo em quase todos os cães, proteínas, com excepção de alguns casos especiais como em cães com problemas dermatologicos ou cães de exposição. Por isso não é por aí.
Penso que tenha a ver mais com o passar do tempo, esse tipo de pelo tem tendência a espetar na pele, e como qq organismo estranho no nosso corpo com o tempo o corpo tem tendência a rejeitar. Mas consigo ultrapassar isto com a lavagem das mão, braços e rosto a seguir a tratar destes cães. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

domingo set 09, 2007 12:41 am

Boa Noite

Uma das minhas cadelas, a Neca, tem dermatite atópica. Está sempre com comichões, perde muito pêlo e forma um genero de caspa que se solta e agarra aos pêlo e às nossas mãos.
Eu tenho alergia de Classe 3 a caspa de gato e a pêlo de cão. Cada vez que a Neca fica pior, eu todas as noites tenho uma crise de asma.

E não me vou livrar da cadela por isso.
Eu estou a ser medicada e a Neca vai a uma dermatologista da FMV no final deste mês.

Toda a vida convivi com cães gatos, ovelhas, galinhas, vacas, coelhos e pássaros e nunca tive quaisquer alergias.
Inclusivé o primeiro cão a vir para minha casa foi um Malamute e eu não tinha sinais de alergias.
Quando virram os resultados dos meus testes de alergenos eu falei com a minha alergologista e fui peremptória: se há tratamento, por mais custoso que seja, eu faço o tratamento, mas viver sem animais é que não.

Claro que ter a Neca implica que eu faça certos esforços: tenho de lhe dar banho com champô especifico de 2 em 2 semanas, tenho de a escovar diáriamente, tenho de aspirar diáriamente toda a casa, não deixar os cães entrarem no meu quarto, ter a casa arejada e com o minimo de tralha para ser fácil limpar, limpar o pó (com uma máscara) duas vezes por semana.
São sacrificios, mas não se morre por isso.

Quanto ao engolir pêlo: se aqui alguém ja tosquiou uma ovelha sabe o que é engolir pêlo!!! No fim do dia, estamos a tossir para arrancar a lã da nossa garganta!

Relativamente ao pêlo, eu tinha uma ideia absolutamente absurda, daquelas que nos metem na cabeça quando somos crianças e que vão ficando.
Pois a minha ideia ficou até à idade adulta, altura em que um amigo medico me explicou a tolice que era.
Vejam então:
Quando eu era garota queria andar sempre descalça e a minha mãe dizia-me que se um pêlo se enfiasse na sola dos meus pés e eu não o tirasse, o pêlo podia ir pela corrente sanguinea e ir parar ao coração ou à cabeça e eu morria. E por isto eu devia andar sempre de meias e de sapatos, para não ter pêlos espetados nos pés!!! :o
A cara do meu amigo quando eu lhe contei isto foi indiscritível!!!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo set 09, 2007 8:51 am

Eu tenho alergia aos acaros e ao fumo do tabaco,como sou asmatico em relaçao aos primeiros fiz vacinas de modo a tornar-me menos sensivel(e resultaram)em relaçao aos segundo e o costume esta tudo nas tintas para os tipos como eu.
Musky
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 4:59 pm

IsabelNobre_ Escreveu::lol: Acho que sim, sou humana, pelo menos desde a ultima vez que verifiquei! :P
Favor não ligar às bocas do MD, ele até é bom rapaz... :lol: :lol: :lol:

Eu falei nisso porque tenho visto muitos cabelereiros "de" 8) humanos desenvolverem alergias a certos produtos.

Mas se é mesmo ao pêlo do cocker, eu aconselho depois da lavagem das mãos, braços, etc., passar um creme hidratante anti-alérgico... até pode ser daqueles de bebé... que é o que eu faço depois de utilizar certos produtos de limpeza da casa, senão fico com as mãos numa desgraça.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 10, 2007 5:07 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Acho bem mais problemático por exemplo ter animais que andam na rua a pisar toda a porcaria e depois tomarem banhitos anuais, a conviver conosco dentro de nossa casa, é falta de higiene, isso sim é perigoso .
Boa maneira de chamar porcas às pessoas que o fazem. Eu faço, mas não é por isso que lhes deixo de lavar o rabo e as patas. Além disso há-de explicar-me a relação entre muitos ou poucos banhinhos e inalação de pelos porque não compreendi.
E antes de chamar os outros de porcos pondere um pouquito só lhe fica bem :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”