Cão abandonado com suposta sarna

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 05, 2007 9:52 pm

bolinha666 Escreveu:o cão de que falei encontrava-se abandona perto de uam residencia para a qual estou apenas aos fim-de-semana.
Não quero desmotivá-la, mas o tratamento para um problema de pele não se resume a dois dias por semana...

Será realmente louvável que o leve ao vet e veja a opinião dele, mas tente também arranjar alguém na zona que possa aplicar o tratamento durante a semana.
rosnas
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 8:56 am

quinta set 06, 2007 8:30 am

fui
Última edição por rosnas em quarta set 26, 2007 8:33 am, editado 1 vez no total.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta set 06, 2007 10:20 am

Bom dia

Se for um cão novinho até pode ser mto mais sarna demodecica que sarcoptica e não contagiosa para nós mas se não for devidamente tratada corre o risco de viver uma vida sarnoso. Se for sarcoptica pode efectivamente ser contagiosa eu propria já apanhei e curei-me numa semana. Não é nada de transcendente mas se apessoa que quer ajudar o cão usar umas luvas tou certa ue não vai correr riscos. Além do mais até pode nem ser sarna e algo bem mais complexo e sem cura. Já uma vez aqui sugeri e vou voltar a fazer: existem no mercado umas pipetas ADVOCAT que são mto boas para problemas de pele, pode começar por ai, não implica gdes esforço fisico da sua parte e nem estrategias de transporte. Coloca a pipeta e vê se há reacção positiva, se não houver então começe a pensar (já que está preocupada) em levar o animal ao vet e fazer se possivel despiste de leishmaniose.

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 10:46 am

Há um ditado que diz: Vale mais quem quer que quem pode! e é uma grande verdade.

Eu e outras pessoas lidámos com uma cadelinha sarnosa mesmo antes de se saber que tipo de sarna teria?! Não foi por receios disto ou daquilo que a cadelita não deixou de ser agarrada e devidamente tratada.

E para que vejam que uma sarna, pelo menos a demodecica, devidamente tratada, salva um animal, aqui vos deixo provas disso mesmo. Esta cadelita quando foi para a senhora que a adoptou, mesmo já com o tratamento em curso, ainda tinha menos pêlo do que mostra a primeira foto. Vejam a diferença entre a cadelita na primeira e na segunda foto, tirada já depois de adoptada e com a continuação do tratamento.

Imagem

Imagem

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gnosis
Registado: segunda dez 06, 2004 1:08 pm

quinta set 06, 2007 11:35 am

olá a todos!

Excelente exemplo! Obrigada pela partilha e pela acção!!!

bjs
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta set 06, 2007 3:23 pm

rosnas Escreveu:
São doenças parasitárias de pele que se consideram sob o nome de "sarna", sendo doenças contagiosas, pruriginosas, transmitidas aos animais e eventualmente ao homem através do contacto directo com ácaros que são parasitas microscópicos.algumas ocorrendo exclusivamente em animais, outras tanto em animais como no homem, da qual é exemplo a Escabiose (sarna sarcóptica).

A sarna demodecica ( demodex canis) é causada por um ácaro que se aloja na base dos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas.
Caso não seja devidamente tratada, além de causar queda de pêlos generalizada, pode levar à morte, pela infecção secundária que se estabelece na pele do animal causada por entidades patogénicos encontradas inclusive na terra ou pelagem dos próprios animais, agravada ainda pela comichão intensa que provoca, levando a escoriações causadas pelas unhas do próprio animal.
A sarna demodecica não é contagiosa para o homem, não havendo necessidade de maiores cuidados por parte das pessoas que com o animal doente tenham tido
contacto. Porém, é altamente contagiosa para outros cães ou gatos que com o mesmo convivam, até de forma indirecta, através de panos ou objectos infectados.

Segui o seu conselho e fui ver o link que tão amavelmente disponibilizou sendo que entre outras informações me deparei com os vários tipos de sarna, não um único e, segundo o site, a sarna mais comum nos cães (supra citada) NÃO É CONTAGIOSA PARA OS HUMANOS. De qualquer das formas o meu conselho foi de uma ida ao veterinário pois sei que não possuo o conhecimento absoluto :-) Só o veterinário poderá dizer qual dos tipos de sarna o cão terá.
Não foi minha intenção por em perigo o utilizador a colocar a questão, mas uma vez que já estive na mesma situação (tendo em conta a descrição dada) e nada de mal me aconteceu. Sendo que não vejo qualquer impedimento ou perigo em levar o animal ao veterinário..
Muito agradecida pela atenção.
Bjs

Bom eu acho que leu na diagonal o que escrevi.

Existem vários tipos de Sarna e eu própria já apanhei Sarcópica devido a estar a curar um cão la da minha rua em Lisboa(aliás o próprio vet me mostrou os bichitos responsáveis ao microscópio quando la fui com o cão).

Quando se quer ajudar ajuda-se seja ela tinha, sarna ou outra coisa qualquer...

Não se pode é vir para um fórum afirmar coisas que não correspondem com a realidade. :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

quinta set 06, 2007 11:18 pm

rosnas Escreveu:[
segundo o site, a sarna mais comum nos cães (supra citada) NÃO É CONTAGIOSA PARA OS HUMANOS. ]
E sabe qual é a que tem o dito animal ? Parabéns. :lol:

P.S

Já agora..o euromilhões...sabe a chave ?
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

quinta set 06, 2007 11:21 pm

<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
rosnas
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 8:56 am

sexta set 07, 2007 10:52 am

fui
Última edição por rosnas em quarta set 26, 2007 8:34 am, editado 1 vez no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta set 07, 2007 12:45 pm

:o Não vale a pena... Realmente... :roll:

Bom, mas o importante é que sempre se queira ajudar que se ajude na mesma, desde que pegue no bichinho e se vá ao vet rapidamente para se identificar o que realmente pode ter a pele(que até pode ser consequência de outras patologias) e delinear-se o melhor e mais eficaz tratamento... :wink:
Nestas coisas uma coleira/trela improvisada e umas luvinhas de latex e acaba-se com as chatices de um possível contagio... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 07, 2007 1:35 pm

sempre gostava de saber como se tratam animais na rua. quando o max teve sarna, tinha de tomar 3 banhos por semana. isto durante alguns meses. seria possível fazer isso fora de casa?
sw33tgirl
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 2:28 pm

sexta set 07, 2007 2:02 pm

Olá..
Bem o que sei em relação à sarna é que é contagiosa(altamente) para os humanos...sei do que falo porque tenho um caso na familia que apanhou sarna!Existe vários tipos de sarna mas sõ todos contagiosos principalmente se for sarna preta.
E quanto o tratamento tem tratamento pode é ser longo e demorado depende do estado da doença!
espero ter ajudado
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 07, 2007 2:06 pm

sw33tgirl Escreveu:Olá..
Bem o que sei em relação à sarna é que é contagiosa(altamente) para os humanos...sei do que falo porque tenho um caso na familia que apanhou sarna!Existe vários tipos de sarna mas sõ todos contagiosos principalmente se for sarna preta.
E quanto o tratamento tem tratamento pode é ser longo e demorado depende do estado da doença!
espero ter ajudado
a sério? o max esteve carregado de sarna e não me contagiou a mim, nem a cadela, nem os gatos. e andou em tratamento mais de 3 meses
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta set 07, 2007 4:44 pm

anjjazul Escreveu:sempre gostava de saber como se tratam animais na rua. quando o max teve sarna, tinha de tomar 3 banhos por semana. isto durante alguns meses. seria possível fazer isso fora de casa?

Sim é possivel, nem todos os tratamentos para sarna consistem em banhos.
A sarna sarcóptica é uma dermatite muito frequente e é também contagiosa, sendo que a demodécica não é contagiosa

Olha leiam mas é o artigo:

http://www.hospvetprincipal.pt/sarna.htm
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 6:06 pm

Foi exactamente esse link que eu pus la atrás e ninguém leu... :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>

Responder

Voltar para “Cães”