ossos fasem mal??ou bem??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rente
Registado: sexta jun 01, 2007 11:11 am

quarta set 05, 2007 11:38 pm

:D :x
rente
Registado: sexta jun 01, 2007 11:11 am

quarta set 05, 2007 11:38 pm

:D :x
SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

quinta set 06, 2007 12:26 am

Olá a todos,
com o meu Akira e anteriormente com o Tyson, ambos rottweilers experimentei por várias vezes a dar-lhes ossos de vaca.
Primeiro porque tinham de ser cozidos porque a carne crua NÃÃÃÕOOO (não em forma de assombração fantasma)
Depois tentei ossos crus, de vaca sempre, fémur e rótula. Desaconselho vivamente ossos de aves, muito pequenos, partem-se muito facilmente e já estão de certo a ver o triste filme.

Conclusão, eles adoram andar ali a roer aquilo, mas :( sangue nas fezes não me agradou nada como é óbvio, as tais lascas. Tive sorte não ter acontecido nada de mais grave.

Conclusão, deixei-me de pedir ossos de "meio metro" ao talho, por vezes muito raramente lá vai um osso e passado umas horas retiro o osso e lixo, antes que comece a partir. :| O Akira fica chateado, mas assim fica um cheirinho da ideia que o dono é que manda.
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

quinta set 06, 2007 8:11 am

Musky Escreveu:Gon Cardoso, veja programas sobre lobos, hienas, mabecos, dingos... vejam atentamente que parte da caça é que eles comem e o que eles deixam.

Vai ficar elucidado.

(Cozer os ossos não é indispensável. O osso mais aconselhavel para qualquer cão é a rotula do joelho da vaca/boi).
Musky, sei bem que estes canideos, todos de grande porte, consomem principalmente as visceras e a carne das suas presas, e roem alguns dos ossos. Mas como podera concordar comigo, existem outros tipos de canideos que nao cacam animais de grande porte e alcateias, tipo a raposa e o chacal.

Sendo a alimentacao base desses canideos de menor porte aves, roedores entre outros pequenos animais, e esses canideos consomem os ossos das suas presas.

Um lobo solitario ira consumir um coelho inteiro, com coiro e ossos.
uma alcateia ira consumir as partes mais nutritivas de uma presa de porte maior.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 06, 2007 12:03 pm

Para já não falar do comportamento primário que assumem quando se encontram à frente de um bom osso. Rápidamente passam de cães a lobos com comportamentos dignos de observar.
Na minha opinião, os ossos fazem falta sim, desde que adequados para evitar algum dano.
Sempre que dou ossos às cadelas já sei que uma fica numa ponta e outra na ponta mais distante e sinceramente adoro as reacções delas. Por momentos, são lobos e nitidamente felizes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 06, 2007 12:03 pm

Mas lá está, temos de distinguir também as características dos ossos dessas pequenas aves e roedores.

Não podemos por exemplo comparar a dureza dos "pés" das vértebras de um coelho com as de uma vaca.

Nem as de um pardal com as de uma galinha.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 1:20 pm

Claro que todos os cães gostam de ossos. Até alguns humanos, quanto mais cães? :lol: :P

Os ossos, além de servirem-lhes (aos cães) de "escovas dentárias" :P contêm cálcio :wink: mas, volto a referir que, cabe ao dono saber que ossos dar e ter atenção até onde o cão deve ir... :wink:

Sempre dei ossos crus, do joelho da vaca, aos meus cães de grande porte, com certezas que eram frescos e nunca lhes fez mal.
Nota-se até a diferença entre vê-los a roer um osso cru, dum cozinhado. :wink: Gostam de ambos mas, o cru... é um petisco especial... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gon_Cardoso
Membro

quinta set 06, 2007 3:26 pm

Musky Escreveu:Mas lá está, temos de distinguir também as características dos ossos dessas pequenas aves e roedores.

Não podemos por exemplo comparar a dureza dos "pés" das vértebras de um coelho com as de uma vaca.

O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.
sendo os ossos das aves ocos e porosos, enquanto crus nao provocam danos aos caes, mas esses ossos quando cozidos tornam-se moles e assim podem provocar que os caes se engasguem.

Mas provalvemente estou eu o errado, pois como ja disseram acima, os ossos devem ser cozidos e ossos de aves e coelhos sao proibidos.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quinta set 06, 2007 4:21 pm

ODogueAlemao Escreveu:
Gon_Cardoso Escreveu:
ODogueAlemao Escreveu:Não concordo.
Porque e com o que?
Quem vier depois e que souber do que fala que o corrija ;)

Não é nada pessoal, o dono deste site que o faça. :lol:

gostava de saber o porquê ODogueAlemao nem que seja por mensagem privada!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 5:29 pm

Gon_Cardoso Escreveu:
Musky Escreveu:Mas lá está, temos de distinguir também as características dos ossos dessas pequenas aves e roedores.

O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.
sendo os ossos das aves ocos e porosos, enquanto crus nao provocam danos aos caes, mas esses ossos quando cozidos tornam-se moles e assim podem provocar que os caes se engasguem.

Mas provalvemente estou eu o errado, pois como ja disseram acima, os ossos devem ser cozidos e ossos de aves e coelhos sao proibidos.
Ossos de frango, sejam cozidos ou crus, sempre ouvi dizer que não se devem dar. Os cozidos, o que faço para o cão não se ficar a babar :lol: , corto-lhes a parte da cabeça, a que tem cartilagem e dou-lhe só isso. Nada mais. As "canelas" abrem lascas tipo facas bem afiadas o que se torna perigoso para o animal!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 06, 2007 5:43 pm

Conhecem a dieta BARF? Podem não ser adeptos, mas que os efeitos são visiveis lá isso são.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Musky
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 7:54 pm

Gon_Cardoso Escreveu:O que eu digo e' que se um cao de porte medio/grande for dado uma coxa de galinha crua para comer, ele ira come-la inteira com osso e tudo.

Não é bem assim.

Passo a transmitir o que me foi dito por um grande veterinário português já falecido, no tempo em que as galinhas tinham dentes 8) ou seja, antes de haver rações para cães à venda no mercado.
Crus ou cozidos, tanto faz. A cozedura não amolece os ossos, faça você mesmo a experiência. :wink: Torna-os apenas mais higiénicos e evita que os cães fiquem tão lambuzados, quando muito.

Assim sendo, os ossos das aves são particularmente perigosos, sejam crus ou cozidos, e o perigo não está no engasgo. Está numa eventual perfuração no sistema gastro-intestinal pelas lascas formadas. Esta perfuração, se for no estomago ainda poderá ser tratada, se for no intestino é normalmente mortal.

As aves precisam ter ossos fortes mas leves para poderem voar. Assim, os ossos das asas mais os mais perigosos de todos porque são "ocos" (para serem leves) mas a camada exterior é muito resistente. Daí quando se partem formam lascas, algumas tão ponteagudas que são autenticos punhais. Os ossos das pernas estão em 2º lugar quanto à sua perigosidade.

Em contra-partida, os ossos do pescoço já não são assim, pelo que se quiser pode dar ao seu cão pescoços de galinha que não lhe fará mal algum.

Os ossos das pernas da vaca são tão duros que dificilmente o cão conseguirá parti-los. São portanto bons para roer, ajudam a fortalecer os dentes e os maxilares.

O melhor de todos é a rótula dos joelhos da vaca, que é macia e não lasca. O cão vai roendo e acaba conseguindo comer tudo. Ajuda a fortalecer os dentes e os maxilares, é óptimo para limpar os dentes e é uma boa fonte de cálcio.
Musky
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 7:57 pm

LuMaria Escreveu:Conhecem a dieta BARF? Podem não ser adeptos, mas que os efeitos são visiveis lá isso são.
De acordo com os utilizadores desta dieta que conheço, na BARF é tudo moido.

Pelo que o problema das lascas dos ossos não se põe.
Gon_Cardoso
Membro

quinta set 06, 2007 8:06 pm

Musky Escreveu:
LuMaria Escreveu:Conhecem a dieta BARF? Podem não ser adeptos, mas que os efeitos são visiveis lá isso são.
De acordo com os utilizadores desta dieta que conheço, na BARF é tudo moido.

Pelo que o problema das lascas dos ossos não se põe.
Os adeptos do barf moem os ossos com a carne para a introducao do cao a nova dieta, ou enquanto sao cachorros.

Em adultos os caes sao alimentados com vaca, porco, galinha, peru, carneiro, cabrito, tudo cru com ossos.

As vitaminas sao adicionadas atraves de vegetais triturados dados com orgaos e tripas de animais.

Vejam este site.

[Editado pela moderação (tlopes)]

Retirado de um site de um criador de boxer nos usa
<p><strong></strong></p>
Gon_Cardoso
Membro

quinta set 06, 2007 8:09 pm

Musky Escreveu:Passo a transmitir o que me foi dito por um grande veterinário português já falecido, no tempo em que as galinhas tinham dentes 8) ou seja, antes de haver rações para cães à venda no mercado.
Nao desacreditando o senhor veterinario, mas em medicina muitas das verdades de ontem sao falcidades de hoje.
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”