Alimentação para porquinhos da india...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PHenrique
Membro
Registado: sábado jun 09, 2007 8:03 pm
Localização: Hamsters Russos - Caturras - Piriquitos - Mandarins - Peixes Tropicais

quinta set 06, 2007 10:01 pm

Boas...

Guatava de colocar duas questões:

1- A comida para coelho anão tem as vitaminas suficientes para uma alimentação equilibrada para os porquinhos da india?

2- Quais são os alimentos que contêm vitamina C sem ser as laranjas?

Agradeço qualquer tipo de informação :D

Obg...

Cumps...
<p>&nbsp;&nbsp;PHenrique</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta set 06, 2007 10:32 pm

Essas perguntas já foram colocadas e já te foram respondidas...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#597949
Isto é preguiça de procurares o tópico que tu próprio colocaste.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta set 07, 2007 1:58 am

Olá :)

Alimentação: Fundamental - ração própria e feno (indispensável aos dentes) - isto sempre*.

*Há quem não dê mais nada mas quem gostar muito deles - e isto é o que eu faço diariamente - podes dar sempre, intercalando para não enjoarem: salsa (adoram), FOLHAS VERDES ESCURAS do lombardo e da couve portuguesa, cenoura, maçã, bróculos (mais o talo), pepino, casca de melão e de melancia, feijão verde.
Só feno não basta, já que deve ser acompanhado sempre com comida rica em Vitamina C. Os porquinhos não sintetizam a Vitamina C, por isso esta deve ser fornecida diariamente em vegetais frescos e frutas. Como geralmente não gostam de laranja, a opção que tens é talo de bróculos, também rico em Vit. C.
Alguns alimentos aconselháveis: ervas frescas e compridas, cenouras e respectiva rama, pêras, maçãs, pimentos, pepinos, uvas, melância, coentros (não dar a fêmeas grávidas!*), espinafres, tomates, dentes-de-leão, courgetes, betarraba, salsa, laranja.

*Nunca dar coentros a fêmeas grávidas.

Os meus comem muito folhas verdes escuras da couve, salsa, maçã e cenoura. Mas varia muito de animal para animal. Quando estão fartos compro outros legumes. :))

Espero ter ajudado.
Di1975
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 2:23 am

PHenrique Escreveu: 2- Quais são os alimentos que contêm vitamina C sem ser as laranjas?
Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, batata doce, couve, ervilha, bróculos, melão, kiwi, etc., como poderás confirmar na net. No entanto, os porquinhos não gostam de alguns destes alimentos e outros nem devem comer. Por isso, "ataca" com cenoura, bróculos, couves (não esquecer folha verde escura) e um pouco de melão agarrado à casca :D
Faço isso com melância (pois ensinaram-me recentemente que se pode dar, eles gostam! Só que agora comem a parte vermelha até quase à casca e deixam a dita casca... lolol
Bom, já aí tens muitas hipóteses e conselhos para os tratares bem! Enviei tb PM com alguns sites interessantes sobre eles ;)
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

sexta set 07, 2007 2:55 pm

Di1975 Escreveu: Como geralmente não gostam de laranja (...)
O meu adora e devora-a num instante :lol: No entanto só dou um gominho de longe a longe porque elas são ácidas. (Há umas mais sequinhas que não tem tanto "sumo", tanto ácido, sao dessas que ele gosta e eu também. :lol: ). É claro que há outros alimentos (vegetais, verduras) com vitamina C que a Di1975 já referiu. :wink:
Bjx*Mary*
castor_
Membro Júnior
Registado: terça jul 12, 2005 11:40 am

sexta set 07, 2007 3:48 pm

aos meus dou pimentos, broculos, couve portuguesa, pepinos, tomates e eles adoram. Tudo isto tem muita vitamina C.
marybary
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 3:55 pm

Todos os alimentos que disseste o meu porquinho adora, menos couve portuguesa que nunca experimentou. E é verdade que tudo isto é muito nutritivo e faz-lhes bem, e os bróculos e a couve têm o talo (a parte dura) que lhes devem ser dados porque ajuda a desgastar os dentes deles que estão sempre em crescimento. :wink:
Bjx*Mary*
Di1975
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 7:50 pm

marybary Escreveu:E é verdade que tudo isto é muito nutritivo e faz-lhes bem, e os bróculos e a couve têm o talo (a parte dura) que lhes devem ser dados porque ajuda a desgastar os dentes deles que estão sempre em crescimento.
Muito bem! :D O feno tem essa mesma função, dentinhos sempre a trabalhar! ;)
Pois... isso da laranja varia de animal para animal... tenho pena que não comam :( Dás só gomo ou casca também?...
Os meus adoram cenoura, couve portuguesa e lombardo (só folhas verdes escuras), pepino, maçã e salsaaaaa!!! :D :lol:
marybary
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 7:58 pm

Bem, eu dou só o gomo, não sei se posso dar a casca...
O meu nino come tudo o que mencionaste, menos couves que o pobre coitado nunca teve o prazer de exprimentar porque as portuguesas, lombardas e mais umas que eles podem comer ainda não as há aqui em casa. :lol: :lol: Uma duvida que me surgiu agora: podem comer couve coração? Obrigada
Bjx*Mary*
Di1975
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 8:14 pm

marybary Escreveu:Uma duvida que me surgiu agora: podem comer couve coração?
Se não me engano essa couve tem folhas claras e não é muito aconselhável... por isso insisto sempre muito em dizer que dou as folhas VERDES ESCURAS das couves portuguesa e lombardo. Compra num supermercado uma destas que te digo, eles adoram... Às vzs vou a um hipermercado qq e retiro aos lombardos as folhas de fora (são precisamente as mais escuras e as que ninguém quer)... lol então aquilo sai baratíssimo pois pesa muito pouco e são precisamente as que eu quero. Para quê comprar o lombardo inteiro se eles não comem quando começa a ficar claro (nas de dentro), à medida que tiro folhas de fora? ;) :D
marybary
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 9:00 pm

Sim, já me tinham dito que os verdes escuros são os melhores. No entanto no hipermercado onde vou não custuma haver. :roll:
Mas hei-de arranjar dessas couves
Obrigada
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 11:00 pm

Grelos, agrião, as folhas da couve-flor, espinafres(com moderação), folhas dos brócolos.
Os meus deliciam-se com a couve-portuguesa e fruta comem de tudo, até casca de laranja, casca de melão, melancia, papaia..são uns comilões de primeira.
Não gostam muito de pimento verde, preferem o pimento vermelho, amarelo e o laranja.
Mas o que eles adoram é mesmo a salsa e coentros. Comem aquilo como se fosse esparguete.

Couve coração, dei só uma ou duas vezes, mas como é de folha "branca" não dei mais.
Já me disseram que comem também é a parte verde escura do alho francês. Alguém dá?
Di1975
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 12:13 am

Silly_Bublle Escreveu:Grelos, agrião, as folhas da couve-flor, espinafres(com moderação), folhas dos brócolos.
Os meus deliciam-se com a couve-portuguesa e fruta comem de tudo, até casca de laranja, casca de melão, melancia, papaia..são uns comilões de primeira.
Couve coração, dei só uma ou duas vezes, mas como é de folha "branca" não dei mais.
...parte verde escura do alho francês. Alguém dá?
Os meus não comem nada do que referiu no inicio, só folha de bróculos e o talo; adoram salsa mas coentros nem vê-los, não gostam...
Por isso é que digo que depende muito de animal para animal. Couve coração tb n comem precisamente pq só gostam - e só devem comer - das folhas verde escuras do lombardo e couve portuguesa. :D
Já tentei o alho francês mas acho que até torceram o nariz nessa vez, viraram-me as costas! :lol: e, sinceramente, aquilo cru é muito amargo... :(
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 12:20 am

Então acho que tive sorte com os meus. Nem são muito esquisitos.
Eu também só dou folhas verdes escuras.
Abóbora, eles não vão muito à bola, mandam-me comer... :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”