Porque será?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

domingo set 02, 2007 12:18 am

A Sininho chegou cá a casa no final do mês de Novembro do ano passado. Encontrei-a em plena auto estrada cheia de medo e toda molhada.
Levei-a ao vet antes mesmo de ir para casa, aparentemente estava bem e tinha + ou - 2 meses, embora devesse ter mais pois em Fevereiro teve um cio muito pequenino.
O que me preocupa são os hábitos que ainda hoje mantem e não lhe consigo tirar, tais como, logo a chegada não gostava de comida seca, tentei de toda desde a Royal, passando pela dos supermercados, enfim nada só lambia a da Kity mas como já são granulados grandes não os cnseguia comer, a comida humida comia melhor mas...
A sua preocupação era tentar ir ao lixo sempre que a porta do armário estava aberta e roubar alguma espinhita que lá estivesse.
Com o tempo foi mudando o comportamento e agora come secos e fica feliz qd há uma latita de franguinho "diamante", mas o caixote do lixo , as espinhas e o peixito temperado para o jantar se não estiverem bem guardados, pimba, lá vão, assim como as moscas e as borboletas que entrem cá em casa, ( a kity tb caçava estes bichos mas não os comia).
Outro hábito é comer a ração no chão, não gosta que esteja no prato, as vezes ponho nos pratinhos delas e elavem a miar atras de mim eu ponho um punhado no chão e ela come toda satisfeita.
O meu marido diz que ela deve ter passado muito e sente necessidade de "roubar e caçar para sobreviver. Nunca questionei o vet.
Tirando isto é um doce, é muito pequenina, muito meiga embora tenha medo de rua, carros e estranhos
Á vezes tenho receio que ela tenha fome e não coma por ter estes vicios, se desconfia que estive a arranjar peixe faz um berreiro á porta do armário, de tal forma que agora mal arranjamos o peixe levamos os restos para o contentor na hora, mas se lho arranjo, o cozo e lhe dou só as febrinha manda-me comer a mim. A kity veio com 2 meses de uma casa onde comia de tudo e não teve estes problema, alias desde sempre só gosta de ração
Bom, se alguem já passou por isto diga-me só se é normal
obrigada
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

domingo set 02, 2007 8:18 am

Na minha humilde opinião gato que vem de rua é mesmo assim. Os meus (dois de rua e uma de casa) são mais ou menos assim: os que vieram da rua fazem um festival se houver peixe em casa (frango e outros tipos de carne :roll: :lol: )
quando vou cozinhar ganho muitos assistentes (a contar com os penduras que são de rua :roll: ) se conseguirem roubar alguma coisinha é uma alegria (tenho um que só quer da nossa comida se a roubar, dada não quer). A que veio de casa se vem para a cozinha é mais para observar os tolinhos e se lhe oferecemos comida da nossa olha desconfiada e primeiro que coma :roll: .
Quanto às mosquinhas, borboletas e insectos afins, não te preocupes, o instinto de caça está sempre presente e qualquer gato adora perseguir moscas casa fora (imagina um brinquedo que dá luta :lol: )
Não te preocupes que gato é mesmo tolo :lol: :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo set 02, 2007 10:38 am

olá...

bem...
realmente a sua gata tem uns hábitos esquisitos... mas se viveu na rua, se tinha de se arranjar sozinha, é provável que ela se tenha tornado uma caçadora com instinto de sobrevivência... :wink:

a minha gata...
antes de vir para minha casa nunca teve a necessidade de caçar para sobreviver...
mas hoje... sempre que a minha mãe está a preparar o comer, se for peixe, ou frango, ela sobe para cima da banca para roubar enquanto está cru... se a minha mãe lhe der frango depois de cozinhado, ela manda-o comer a ela...
ainda noutro dia a minha mãe estava a fazer ovos mexidos, deixou-os numa tijela e saiu da cozinha por um bocadinho... quando lá chegou estava ela a beber os ovos...
e ela não passa fome... ela gosta dos biscoitos... mas também gosta de nos "roubar"...

as moscas, as borboletas e os outros bichinhos...
ela vê-os... começa a andar tipo tigre durante a caçada... observa-os... persegue-os... apanha-os... e se nós não lhos tirarmos logo, ela come-os...

quando fui à vet, ela deixou-a andar a passear pelo consultório e viu alguns dos comportamentos da minha gata, como... correr de um lado para o outro sem parar... cheirar tudo e mais alguma coisa... deu-lhe uma bolinha de papel e foi vê-la a virar tudo para a presseguir...
enfim...
ela disse que se a minha gata fosse gata de rua que se ía safar muito bem porque tem aquele instinto de predadora...
secalhar passasse o mesmo com a sua... :)

mas se acha que esse comportamento é realmente exagerado... nada como dar um telefonema ao vet, contar-lhe a sua preocupação e pedir-lhe conselhos...
sempre ficava mais descansada :wink:

ps: o cio...
se ela em Novembro tinha cerca de 2 meses, em Fevereiro tinha 5 meses...
o primeiro cia das gatas, normalmente acontece aos 5/6 meses, por isso é provável que ela tenha mesmo essa idade...
a minha gata teve o primeiro cio aos 4 meses :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

domingo set 02, 2007 2:16 pm

godita já se sabe que os gatinhos adoram roubar comidinha aos donos: franguinho, fiambre, peixe, etc ... o meu "cozinha" com a minha mãe lol e acaba sempre por ganhar um bocadinho do almoço ou do jantar.
Quanto ao caixote do lixo é normal, o meu gato tb se pendura nele e tenta lamber os restos. Desde que ele veio que reparamos nisso e associamos ao ter estado abandonado até vir para casa e estar habituado a ir arranjar comida ao lixo. Por isso não se preocupe que fomeca não é ... é aquele instinto animal.
Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko ***
Madrinha_orgulhosa
Membro Júnior
Registado: terça set 26, 2006 6:52 am

quinta set 06, 2007 7:58 pm

os meus avós têm um gato que vivia na rua até aos 2/3 meses e ele tb gosta de ir 'roubar' comida de vez em quando, sobretudo quando é peixe ou carne que fica 'desprotegida' em cima da bancada :? e tb é um gato que não passa fome e come o granulado seco sem problema nenhum. Dá ideia que é assim uma espécie de 'petisco' q eles apreciam de vez em quando :lol:
já o gato cá de casa sempre viveu em casa, sempre foi habituado a ração, etc etc, mas lembro-me perfeitamente de há uns anos atrás ter deixado um ovo estrelado na cozinha, em cima da bancada. Saí por uns segundos e qd voltei estava ele mt entretido a lamber a gema :o :?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta set 06, 2007 8:07 pm

Os meus tambem sao ladroes. A mniha mae, há uns tempos, estava a preparar costeletas. Meteu a tigela com as costeletas dentro de um armario. Pois o Biscoito abriu o armario e comeu uma. Eu ainda escondi o osso, a unica prova do crime, mas a minha mae descobriu. :D

Npo inicio o Biscoito ate queijo roubava. Uma vez, antes de irmos ao ginasio, fomos ao café comprar queijo fatiado. Veio enrolado em papel prata. Quando chegamos, hora e meia depois, tinha desfeito o queijo todo e comido boa parte. gato é mesmo assim! E olhe que nos o adoptamos com uma semana de vida. Já é deles!! :lol:

Moscas é uma festa! ADORAM!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

quinta set 06, 2007 9:06 pm

Olá!!
O meu Mogli tambem veio da rua e no inicio, mal eu virava costas, comia tudo! E quando digo tudo, é mesmo tudo!!!
Exemplos do que eu o apanhei a comer: caldo verde, puré de batata, batatas cozidas, arroz, pão, enfim, tudo coisas normais para um gato comer!!
Agora é o que tem menos tendencia a roubar, acho que já se apercebeu que não vale a pena comer aquelas coisas esquisitas, pois já não vai passar fominha outra vez!! Ate ja nem liga a qq petisco que lhe de!
Mas todos os meus gatos adoram caçar e a maior parte das presas acabam mesmo no estomago deles!! Digamos que tenho uma casa livre de insectos e sem recorrer a quimicos!!
:lol:
marja
Membro
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

sexta set 07, 2007 9:11 am

Pois eu moro no campo, e aqui temos um bom quintal, dividido para que cães e gatos não tenham encontros imediatos.
Descobri recentemente que o meu vizinho adora os meus gatos, e pede-me que não os prenda em casa, para que eles possam caçar os ratinhos na horta dele.
Pois é, os meus vêm com coelhos, lebres, perdizes, ratos, cobras, gafanhotos.
Ando eu a esfolar-me para lhes dar a melhor ração, e agradecem-me em depositar na minha porta todos os animais que caçam.
Mas acredito que seja pura bricadeira para eles, já que a ração desaparece toda. E os animais que eles caçam, às vezes ainda os apanhamos vivos, mas quase a patinar.
Para mim foi a gota de àgua, quando a meio da noite me levantei com uma grande algazarra, e descobri duas das minhas gatas a tentarem trepar a marquise com uma lebre bébé ainda a espernear.
Não há pachorra
-xana-
Membro Veterano
Registado: quinta abr 27, 2006 6:24 pm

sexta set 07, 2007 9:26 am

Pois a minha não é assim :oops:
A minha so apanha moscas borboletas
e se deixar-mos peixe lá em cima da banca ela não vai lá secalhar é por não ser de rua
a única coisa que ela fica maluca é fiambra e iogurte mais nada :D
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta set 07, 2007 12:51 pm

Olá!!

A minha Mikas veio da rua e a minha Marta veio de uma casa. Mas ambas são gulosas e gostam de roubar tudo o que encontram. Já uma vez apanhei um susto valente por deixar a porta da cozinha aberta, não sei como a Marta conseguio abrir o caixote do lixo e comeu restos de miolo de sapateira. Resultado: apanhou uma gastrite tremenda. Não parava de vomitar, tudo o que comia e bebia vomitava.
Esteve a fazer tratamentos injectáveis no vet durante 5 dias, 2 vezes por dia. só restabeleceu passado uma semana.
Como não quero apanhar outro susto, agora tenho a porta da cozinha sempre fechada.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta set 07, 2007 12:57 pm

ah, a minha Mikas é maluca por pão simples :lol: ... doida
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

sexta set 07, 2007 2:09 pm

Obrigada por todas as respostas, realmente eu andava deveras preocupada porque achei que ela nem se alimentava bem a pensar naquilo que ia roubar a seguir. Ela come tudo, pão, bolo( se eu não vir, claro), azeitonas, fruta, plantas( já não existem, estão na escada do prédio)restos...enfim, NÃO GOSTA DE FIAMBRE.
Afinal não é só ela, ainda bem. A Kity nunca fez nada disto e fica a observá-la sem entender nada e a outra não entende como é que ela não gosta, passa por ela ronceira a lamber os bigodes como quem diz "não sabes o q é bom, ó parvalhona". Ainda agora acabou de comer uma mosca varejeira, ahrrrr :o :o
Já agora desculpem lá mas sabem se a nova ração " Perfect Fit", é de jeito, de todas as que já esperimentei, é a que ela gosta mais, A Kity come Royal C, mas eu já comprei para bebes e ela não comeu nada a kity é que a acabou por comer a de adulto, ela come mas não com grande vontade.
Obrigada mais uma vez
As minha gatas são loucas mas eu amo-as.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sexta set 07, 2007 3:39 pm

eu ja tive gatos e tambem adoravam andar atras de moscas, seres voadores ou qualquer coisa que se mexexe como por exemplo a luz de uma lanterna apontada para a parede(desde que mexexe)!!!!

Tambem roubavam umas coisitas mas nada de especial!!!!

Tinha um que um dia caçou um pardal so para poder brincar com ele e quando o passarito morreu nao lhe ligou mais mas deixou-o debaixo da mesa da sala :? (tadinho do passarinho)

agora tenho 2cadelas que sao loucas por moscas e se por acaso eu mato alguma que elas andem atras começam logo a chorar :D
a pastora alema come a raçao dela na quantidade certa e mesmo assim passa o tempo a roubar comida quer seja crua(carnes); ja cozinhada(comida da nossa); ate vai ao caixote do lixo quando la deitamos os restos(raramente pois normalmente junto os restos para os animais abandonados que ando perto da minha casa)

e instinto!!!!!

enquanto nao lhe levar ratos ou passaros para dentro de casa nao e de preocupar muito.....
Responder

Voltar para “Gatos”