Coelha gravida?! AJUDA!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
mimzy
Registado: segunda set 03, 2007 8:02 am

quinta set 06, 2007 10:41 am

Tenho 2 coelhos que sempre partilharam a mesma gaiola, pois segundo o vendedor eram duas femeas e sempre se deram bem, tavam inclusivamente juntas na loja antes de as trazermos para casa. Ha pouco tempo os comportamentos começaram a mudar, primeiro começaram a querer montar-se uma na outra a vez, agora uma delas esta sempre a tentar desesperadamente fugir da outra, quando esta se aproxima.Para grande panico meu, descobrimos que uma delas e afinal um MACHO :o pois os testiculos desceram e e agora bem claro o seu sexo!!!! A outra, a que foge, e definitivamente femea, pois para alem de nao ter testiculos tem maminhas, coisa que tambem so observamos ha pouco tempo! Agora todas as noites e uma guerra naquela gaiola com a femea a fugir do macho, ate guinchos da!! :roll:

A minha questao e a seguinte, neste tempo todo de convivencia :oops: podera a femea estar gravida? E se sim como se confirma isso?! Independentemente de tar gravida ou nao o que devo fazer agora, separa-los? ate nao me importava de fazer procriaçao mas que cuidados especiais se deve ter? Como fazer o ninho?
Obrg e por favor ajudem-me! :?
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quinta set 06, 2007 7:49 pm

http://www.aprome.com.pt/ncoelhosft.htm

Este site tem imensas ajudas :wink:
isnf
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 8:04 pm

Se a femea ta junta com o macho e natural a coelhinha esteja gravida :wink: . Va ao veternario e ele logo dira :D . Ou então se sentir a coelha inchada e porque decerteza que deve ter bebes :) . Felicidades :wink: .
isnf
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 8:13 pm

Se a coelha realmente estiver gravida voce so tem que por um bocadinho de ninho numa casinha por exemplo que ela depois quando estiver prestes a dar a luz ela arranca os pelos da barriga e forma um ninho e evite pegar na coelha quando estiver gravida :) . Ah e a coelha muda o seu comportamento durante a gestaçao ficando ma :evil: .
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 06, 2007 8:24 pm

A coelha não tem necessariamente que ficar má, onde foi buscar essa ideia? ela não quer é o macho, simples.

mimzy, há quanto tempo tem os coelhos juntos? É que o período de gestação é de cerca de 30 dias, por isso pelo sim pelo não o melhor é separar os dois.
Deverá fornecer à coelha feno de modo a que possa fazer o ninho e separar o macho antes do parto.

Não sei o que usa para litter, mas no caso de nascerem coelhos há que haver muito cuidado com o que se usa nos fundos das gaiolas.

De qualquer modo isto são só conjecturas se não soubermos que idade têm e há quanto tempo estão juntos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mimzy
Registado: segunda set 03, 2007 8:02 am

sexta set 07, 2007 9:40 am

Obrigada pelas ajudas! Comecei por separa-los, primeiro tentei na mesma gaiola, mas arranjavam sempre forma de se juntarem outra vez, agora tenho mesmo que comprar outra gaiola. m receio que ja seja tarde demais pois ontem, num dos passeios diarios, apanhei-os em pleno acto! :oops:
Eles estao juntos desde sempre, estao ca em casa ha cerca de 2 meses e meio, por isso devem ter talvez 4\5 meses julgo eu. Talvez so agora e que atingiram a maturidade. :twisted:
O litter e daqueles utilizados para os gatos (em rolinhos que absorvem a urina) misturado com outro que e tipo aparas de madeira. Qual e o melhor material para forrar o chao da gaiola se ela tiver gravida?
E ja agora como fazer a caixa de madeira para o ninho (dimensoes, o que por la dentro)? Obrg 8)
teddy86
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2007 5:56 pm

sexta set 07, 2007 10:18 am

olá também não sei muito o que te poderei dizer, mas vai ao site do coelho anão é espectacular e vão dar-te muito apoio vais ver! vai ao google e põe site do coelho anão, é um fórum :D

comprimentos felicidades :lol:
isnf
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 12:41 pm

A coelha não tem necessariamente que ficar má, onde foi buscar essa ideia? ela não quer é o macho, simples.

Sim... a coelha quando esta gravida tem tendencia a ser ma e nao querer mais colinho (nao ser mais meiga percebe?). Pelo menos foi o que me disseram :? .
isnf
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 12:52 pm

O litter e daqueles utilizados para os gatos (em rolinhos que absorvem a urina) misturado com outro que e tipo aparas de madeira. Qual e o melhor material para forrar o chao da gaiola se ela tiver gravida?
E ja agora como fazer a caixa de madeira para o ninho (dimensoes, o que por la dentro)? Obrg

Eu tenho um plastico a forrar o chao :? . Há casinhas para coelho ou chinchila nas lojas de animais. Eu tenho uma casinha de plastico para o Bugs so que ele n gosta dela :( . Eu ainda n tenho experiencia nessas coisas porque n tenho nenhuma coelhinha a fazer companhia ao Bugs :( , mas ja tive hamsters e eles gostavam de ter uma casinha com ninho para os filhotes agora n sei se os coelhos sao a mesma coisa :? . E melhor so por ninho na gaiola e a ela propria ( a coelhinha) faz o ninho :wink: , porque depois ela pode nao gostar da casinha e so vai gastar dinheiro com isso :| . Voce primeiro tem e que ir ao veternario com ela ver se ela esta gravida :roll: !
isnf
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 2:20 pm

Dicas:

Como saber se a coelha está grávida?

Se a coelha está a ficar com a barriga redondinha e o peito inchado, então está provalvelmente à espera de filhotes :roll: . À medida que a gravidez avança, ela começará a preparar o ninho, amontoando feno num canto, e cobrindo-o com pêlo arrancado de si própria :roll: .

Na altura da gravidez as coelhas tedem a ficar mais agressivas, podendo mesmo chegar a morder se se sentem intimidadas. Trata-se de um instinto de protecção natural nos animais, e não de uma animosidade para consigo :roll: . Após o parto, a sua coelhinha voltará a ser amistosa e dócil como sempre :).
Durante o período de gravidez é conveniente afastar o macho da fêmea :? .

Quanto dura a gravidez?

A gravidez dura de 28 a 31 dias, passados os quais a coelha está novamente apta e engravidar :lol: .
A coelha dá a luz sozinha (claro :lol: ).

Fonte: http://coelhoanao.no.sapo.pt
isnf
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 2:22 pm

Ve como a coelha fica agressiva quando esta gravida? Com que então eu tinha razão :lol: .
EsquiloPP
Membro Júnior
Registado: sábado set 08, 2007 2:15 pm

sábado set 08, 2007 2:27 pm

Eu nao compreendo muito disso, mas o macho nao fara qualquer coisa as crias, mas se o vertenario dizer alguma coisa em o macho matar as crias, faz outra gaiola para o macho :D
isnf
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 2:39 pm

Mas e melhor separar mesmo. Mas vale prevenir :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado set 08, 2007 5:09 pm

isnf Escreveu:Ve como a coelha fica agressiva quando esta gravida? Com que então eu tinha razão :lol: .
Olhe eu nem vou responder, não vale a pena.

mimzy, separe o macho da fêmea imediatamente senão corre o risco de a seguir a uma gravidez acontecer logo outra, aliás se os seus coelhos têm 4, 5 mêses nem sequer deveriam ainda cruzar.

Não necessita de caixa para fazer o ninho, a coelha desde que lhe forneça o material faz o ninho sozinha, dê-lhe palha (sem pó) ou feno. Em regra as coelhas começam a arrancar pelo para fazer o ninho nas 24 ou 48 horas que antecedem o parto.

É conveniente quando se estiver a aproximar a data do parto limpar a gaiola na totalidade, é que depois de nascerem os bébés não deve mexer no ninho, sob pena da mãe rejeitar os bébés.

Depois de nascerem, em norma a coelha faz o ninho longe do sitio onde faz as suas necessidades, deverá limpar só a zona onde estão os dejectos.

Para litter deve usar, só o que não tenha pó, o "cats best" é bom, ou então corn cobs. As aparas em regra têm pó o que poderá provocar graves infecções nos olhos dos coelhinhos.

Se necessitar de mais ajuda diga
:wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isnf
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 7:19 pm

Nao sei porque nao responde tirei isso do site do coelho anao vai-me dizer que sabe mais do que o site :lol: ? Voce disse de onde tirei essa ideia e eu respondi!
Responder

Voltar para “Exóticos”