Porquinhos da india...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DPaiva
Registado: terça set 04, 2007 2:54 pm

quinta set 06, 2007 1:58 pm

Olá!
Tenho 6 porquinhos da india dos quais 2 são femeas que se encontram gravidas pela 2ª vez... gostava de saber se alguem conhece um veterinário competente e conhecedor da especie que me possa arranjar uma solução para elas não voltarem a engravidar...
Bigada!
Bjs
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta set 06, 2007 6:58 pm

Solução para não voltarem a engravidar é separar os machos das fêmeas. As crias macho, ao fim de 1mês devem ser separadas da mãe.
Se tiveres dúvidas quando à sexagem podes perguntar que ajudamos.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quinta set 06, 2007 9:17 pm

Olá :)

Se realmente não pretendes a criação de porquinhos, existem soluções, vais ao Vet e pronto.
Mas também podes optar pela solução já apresentada... Separar machos das fêmeas :)
Por exemplo, eu faço criação mas tenho noção dos limites e respeito as 2 ninhadas por ano pois mais do que isso não é saudável... A 3ª que aconteceu à minha Flor já foi um acidente, não separei logo após o parto por não estar presente :((
Neste momento as minhas fêmeas estão separadas dos machos... Mesmo de um macho de 2 meses que ainda cá tenho, fruto da última gravidez da Flor.
DPaiva

sexta set 07, 2007 8:41 am

Bigada, mas digam-me uma coisa... não posso juntar todos os machos, certo?? Se n, desatam à pancada uns com os outros.... separo-os 2 a 2?
Bigada pela ajuda!
Di1975
Membro Veterano

sexta set 07, 2007 12:12 pm

DPaiva Escreveu:Bigada, mas digam-me uma coisa... não posso juntar todos os machos, certo?? Se n, desatam à pancada uns com os outros.... separo-os 2 a 2?
Bigada pela ajuda!
Neste momento tenho um macho adulto pêlo curto com outro macho que, por acaso, é filho dele. Não houve problema talvez pq o vê desde que nasceu e não o ataca. Quanto ao macho adulto peruano, tenho-o à parte. A junção dos dois foi catastrófica :/ Na altura a fêmea (Flor) já estava separada deles - se é assim sem fêmea, então com fêmea na gaiola matavam-se - mas mesmo assim confrontaram-se, chagando a arranhar-se um ao outro. Não foi pior pq os separei logo mas... pondo o pé no meio da briga... Conclusão: mordedura profunda no pé, urgências de Sta. Maria, infecção, antibiótico e anti-inflamatórios, vacina do tétano, + o facto de que andei de canadianas 2 semanas pq o pé ficou no triplo e não conseguia andar.
Agora... Tu és quem melhor conhece os teus porquinhos. Tenta e vê as reacções. Sempre sob a tua supervisão!... Penso que tens razão, separar dois a dois, até para que não estejam sós, não devem. Inclusivamente, se tiveres condições para isso, eles podem ter todos contacto visual entre si, apesar de separados 2 a 2. Neste momento tenho este esquema de separação: 1 macho / duas fêmeas / 2 machos; mas TODOS se vêm, têm portanto contacto visual e não se sentem sós ;)
DPaiva

sexta set 07, 2007 1:58 pm

vou contar a historia desde o inicio... comprei um casalinho de porquinhos com 2 meses, o Pipo e a Nina que passado 3 meses tiveram o primeiro filhote, o Pantufao :D . Alguns meses depois a Nina voltou a engravidar e teve 3 filhotes, a Tita, o Jack Sparrow e o Flash :D . Agora tenho as duas meninas, Nina e Tita, gravidas e separadas e mantive o resto dos meus meninos juntos. Algumas semanas depois começaram a entrar em conflito uns com os outros até à bela noite que a zaragata foi tal que me acordaram... kdo cheguei ao pé deles tavam todos ensanguentados... :cry: conclusão: o pantufa tem a palpebra rasgada, o Flash tem o narizinho todo arranhado e o Jack tem um buraco enorme na orelha. O unico k saiu eleso foi o Pipo. Acabei por os separar todos mas agora passam a vida a chamar por mim e estão tristes embora mantenham contacto visual uns com os outros :( já não sei o k fazer mais para k voltem a dar-se bem :( :( aceito sugestões! Obrigada por tudo!
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 11:04 pm

Eles não podem sentir o cheiro das fêmeas, se não é zaragata na certa.
Tenta fazer de novo uma apresentação num local neutro, sem cheiros de nenhum porquinho e tenta de novo.
Di1975
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 11:52 pm

mas então isso foi violentíssimo... estão magoados!... Isso não podia ter acontecido mas não vamos chorar sobre o leite derramado... Nunca notaste indicios de confronto antes de isso acontecer assim mais grave?...
As fêmeas estão grávidas e precisam de sossego, para além de que vêm aí mais porquinhos :( o que vais fazer a tantos?... :roll: Deixa-os vocalizar à vontade, como me disseram uma vez de uma entidade de porquinhos da India: o mais importante é a saúde da sua fêmea, deixe-os vocalizar! E teve que ser. Mediante o esquema que te descrevi na minha msg anterior, tenho-os todos separados e contentes, vendo-se, fazendo sons e sem problema algum. Eu faço criação mas sei respeitar as regras e não vou pelo caminho de uma reprodução sem limites. As fêmeas só devem ter 2 ninhadas/ano. Assim sendo, o resto do tempo é passado a verem-se através de grades. E olha que nenhum deles está infeliz, te garanto! Supervisiono imenso, dou atenção, carinho, claro. Os machos ficam contentes por ver as fêmeas e começam com aqueles rituais amorosos de "abana anca" lol que parecem danças tribais! lolol
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

sábado set 08, 2007 11:58 pm

Silly_Bublle Escreveu:Eles não podem sentir o cheiro das fêmeas, se não é zaragata na certa.
Por acaso os meus 2 machos que estão juntos (pai e filho) sentem e vêem as fêmeas porque estão dentro da mesma gaiola grande, separados a meio por uma grade de gaiola e não há confrontos. Fazem os dois os rituais e ás vezes o pequenino quer fazer do pai uma fêmea! :lol: :lol:
É demais! Não se magoam. Cheiram inclusivamente as fêmeas por entre as grades :) O outro, o peludo, tb as vê e cheira, mas esse está sozinho noutra gaiola grande que será para receber tb a Carlota daqui a 3 meses + ou - :)
Última edição por Di1975 em domingo set 09, 2007 12:14 am, editado 1 vez no total.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 12:09 am

Mas à casos em que a história é diferente.
Podem ter contacto visual com a fêmea, mas se sentem o cheiro..tá quieto.
Creio que tudo deve depender do feitio dos animais.
Di1975
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 12:16 am

Silly_Bublle Escreveu:Creio que tudo deve depender do feitio dos animais.
Sim, é verdade. Penso que aqui a atenuante é o parentesco. São pai e filho: 1 macho adulto e 1 macho com 2 meses e meio. Acho que o Sebastião lhe dá o desconto! :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”