Quantidade de refeições por dia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am
Olá a todos. Tenho 2 gatas que foram esterilizadas não vai há 2 meses. Ora, como sei que o metabolismo desacelera após a esterilização e tendo em conta o apetite voraz com que ficaram após a operação, gostaria de saber qual a melhor forma de controlar a ingestão de alimentos. Com os cios elas estavam muito magras, mas neste momento começam a ficar já um tanto pesadas, especialmente uma delas que já engordou cerca de 1.5Kg após a cirurgia (come por ela e pela irmã). Já estão a fazer dieta especial light (nutra gold) e por norma dou-lhes o estabelecido pela marca. Não sei se devo continuar a dar-lhes comida várias vezes durante o dia (mais dificil de controlar) ou apenas dar-lhes 1 ou 2 vezes ao dia. Antes da operação comiam menos de cada vez mas agora reparo que se lhes der a ração estipulada para o dia duma só vez (por vezes há que o fazer, especialmente se não vou estar todo o dia em casa), elas comem quase tudo de uma vez. Por favor, ajudem-me pois não quero que fiquem que nem umas lontras e sujeitas a problemas de saúde precoces. Obrigada a todos.
<p><strong>Anita</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Bem acho que, tendo em conta que as bichanas estao a comer demasiado, devia dividir em duas refeiçoes diarias. Uma ao almoço e outra ao jantar. mas água sempre fresca á disposiçao.
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
- Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)
Deia-lhe metade da dose 2 vezes ao dia, uma de manhã e outra mais para a noite, leia sempre a parte de trás da embalagem de comida para saber quanto é que eles têm de comer por dia, evite dar-lhes comida em demasia. 

-
- Membro
- Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm
Fale com o médcio veteinário que as esterilizou.
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.
<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
-
- Membro
- Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm
Bem, o que eu sempre ouvi dizer, é que os gatos devem ter sempre comida à discrição...
Claro, comida para gatos esterilizados, mas à discrição...
Mas, neste caso, já nem sei que dizer...
Claro, comida para gatos esterilizados, mas à discrição...

Última edição por FNVA em domingo set 09, 2007 10:14 am, editado 1 vez no total.
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
-
- Membro
- Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm
Discrição ?FNVA Escreveu:Bem, o que eu sempre ouvi dizer, é que os gatos devem ter sempre comida à descrição...
Claro, comida para gatos esterilizados, mas à descrição...
Não...Afinal comer 10 kg de comida mesmo que seja dieta..é capaz de engordar.

<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.
-
- Membro
- Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm
ODogueAlemao Escreveu:Discrição ?FNVA Escreveu:Bem, o que eu sempre ouvi dizer, é que os gatos devem ter sempre comida à descrição...
Claro, comida para gatos esterilizados, mas à descrição...
Não...Afinal comer 10 kg de comida mesmo que seja dieta..é capaz de engordar.
Pois... é capaz de ter razão...

É que a vet do Tobias, disse que a tigelinha dele, devia de estar sempre cheeinha...

Mas, como referi acima... neste caso, nem sei que dizer...

<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O meu vet disse que até o meu menino fazer um ano lhe devia deixar sempre comidinha. para ele comer bem. mas a partir do momento que foi castrado ele mandou reduzir a dose. Meto-lhe uma certa dose... se ele a quiser comer toda de manha, coma... nao leva mais!
Mas agora tem duas refeiçoes diarias (maiorzitas). Durante o resto do dia so petisca.
Mas agora tem duas refeiçoes diarias (maiorzitas). Durante o resto do dia so petisca.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
olá, bom dia
Eu tenho uma gatinha (Klara) que faz hoje 4 mesinhos
e até agora deixo sempre a sua tacinha (daquelas de alumínio) com ração. Ela não come exageradamente, uma taça cheia dá para 2 dias sensivelmente
claro que estou sempre a verificar a sua comida, pois devido ao seu nariz muito metido para dentro, ela abre sempre um buraco, ao centro, na comida. Está a ter um crescimento normal e a veterinária diz que ela está óptima para a idade
No entanto também depende da condição do animal... No caso de um gato castrado convém mesmo dosear a ração por forma a que não engordem e daí advenham outros problemas

Eu tenho uma gatinha (Klara) que faz hoje 4 mesinhos

No entanto também depende da condição do animal... No caso de um gato castrado convém mesmo dosear a ração por forma a que não engordem e daí advenham outros problemas

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Até aos seis mesinhos acho que devem comer tudo o que quiserem. Mas por volta desta altura sao castrados e aí sim é preciso cortar na raçao. o meu sam foi magro até fazer um ano. A partir daí começou a engordar.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Gatos não são cães...
Logo, deixar a quantidade certa, ao dia, para que vá comendo. Se acabar muito tempo antes de levar a próxima dose diária, não tem mais é que esperar.
Se o dono está em casa e que o gato seja obeso ou com alguma patologia pela qual haja a necessidade de repartir a dose diária por diversas refeições...então tudo bem. Fora isso é deixar a dose indicada para o gato, à disposição, diáriamente.
Leo

Se o dono está em casa e que o gato seja obeso ou com alguma patologia pela qual haja a necessidade de repartir a dose diária por diversas refeições...então tudo bem. Fora isso é deixar a dose indicada para o gato, à disposição, diáriamente.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Oi!
também tenho essa preocupação com a Mía...já tá gordinha, mas depois do k ela passou com a piometria, tinha mesmo de ganhar peso. A partir de agora é k vou começar a controlar. felizmente as marcas de comida já têm rações especiais para gatas esterilizadas, ker para proteger o trato urinário, quer para controle de peso. A purina pro plan e a royal têm boa comidinha dessa. De resto...toca a ter cuidado senão depois é pior p a saúde das fofas....
também tenho essa preocupação com a Mía...já tá gordinha, mas depois do k ela passou com a piometria, tinha mesmo de ganhar peso. A partir de agora é k vou começar a controlar. felizmente as marcas de comida já têm rações especiais para gatas esterilizadas, ker para proteger o trato urinário, quer para controle de peso. A purina pro plan e a royal têm boa comidinha dessa. De resto...toca a ter cuidado senão depois é pior p a saúde das fofas....