Aproxima-se o dia que mais temo! Já não sei o que fazer!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo set 09, 2007 12:57 pm

Olá, boa tarde!!

Está a chegar o dia… O dia que mais temo… O dia da esterilização da Luz!

A minha gata teve o primeiro cio aos 4 meses… Mas ainda era cedo para fazer a esterilização, pois a vet disse que o momento ideal seria com os 6 meses feitos…
Este mês ela faz os 6 meses, este mês é o mês em que a minha gatinha vai ser operada!

Faz duas semanas, terça-feira, eu e a minha mãe fomos à vet e falamos um pouco sobre a esterilização, falamos até numa data, 17 de Setembro, mas não confirmamos pois eu não tinha forma de a levar à vet nesse dia de manhã, nem nesse em qualquer outro dia da semana, então a doutora propôs-nos que levássemos a Luz num dia à noite, para no dia seguinte de manhã ser esterilizada, mas, como é óbvio, nem me passou pela cabeça deixar a minha gata sozinha durante a noite!! A outra hipótese era operar num sábado, mas a vet “principal” não vai à clínica durante ao fim-de-semana…
Então eu e a minha mãe voltamos para casa e falamos com o meu pai, que aceitou tirar um dia de férias para ir levar e buscar a Luz no dia da operação… Ficamos de ir confirmar a data dia 12 deste mês, dia em que a vet volta ao trabalho…

Mas entretanto surgiram-me umas dúvidas que me andam a tirar o sono… E como a vet só regressa quarta-feira e decidi recorrer, mais uma vez, aqui à arca e aos foristas mais experientes…

Dia 17, dia da suposta operação, é uma segunda-feira e é também o meu primeiro dia de aulas…
Não seria aconselhável deixar a operação para uma sexta-feira para poder passar o fim-de-semana com a Luz?
Eu acho que não vou conseguir ficar sossegada nas aulas nem no próprio dia (e quanto a isso não posso fazer nada) nem nos dias seguintes à operação… Há motivos para tanta preocupação?

A minha outra dúvida é em relação ao cio…
Desde ontem que a Luz anda com o cio, não se compara nada aos anteriores, os outros eram bem rápidos e calmos, este é muito mais forte ela anda aqui desesperada chega mesmo a meter aflição…
É aconselhável deixar passar uns dias até poder ser feita a operação, ou nem por isso?

Desde já, muito obrigada!
Esta é a primeira gata que tenho, não sei o que fazer, não sei como agir…

Mais uma vez, boa tarde!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
FNVA
Membro
Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm

domingo set 09, 2007 1:06 pm

Tem calma... :wink:

Imagem
Vai correr tudo bem... :wink: :D

Fala com a vet e tira todas as tuas dúvidas!!! :wink:
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo set 09, 2007 1:36 pm

Olá :)

A minha Xuxa foi operada em Dezembro 2006 a 2 tumores mamários (remoção) e aproveitaram para a esterilizar pois com a idade dela reduz as hipóteses de reaparecimento em 30%, o que não é mau mas tenho que estar atenta. Posso dizer-te que foi uma operação grande não pela esterilização mas sim pelos tumores. Por isso fica calma. Ela ficou com 3 cicatrizes enormes que só não coloco aqui a foto para não te assustar. Claro que não te vou mentir, o pós-operatório foi muitoo delicado, ela foi operada numa 6ª feira para que eu pudesse estar o fds com ela, claro, tens toda a razão! Como eu trabalho aos Sábados e tenho folga Domingo e 2ª feira, o que fiz foi pedir à minha mãe que dormisse cá de sexta para Sábado para ficar com ela no Sábado até eu chegar do trabalho. Ela veio logo para casa na sexta pois acordou bem e não foi necessário ficar internada. A minha mãe ficou com ela nesse dia, eu fiquei Domindo e Segunda, a partir de 3ª ficou cá a minha avó uns dias. Mas, repito, não foi só esterilização... Ela não conseguia fazer nada sozinha... Não conseguia subir para cima da cama, então fiz uma rampa de almofadas; não conseguia descer da cama e às vezes fazia xixi ali mesmo-->pus resguardos por baixo em toda a cama e lençóis por cima só para ela; tinha que ter comida e água num tabuleiro em cima da cama tb. Enfim, primeiro estava (e está) ela e facilitei-lhe tudo o que pude! Ela teve muito mimo, recuperou relativamente rápido tendo em conta a dimensão das cirurgias e hoje está óptima! Só demorou um pouco a crescer o pêlo, é normal, foi toda rapada pois os 2 tumores eram nas maminhas cá de cima e a esterilização é feita em baixo. Por isso não fiques nervosa, principalmente depois de a ires buscar porque eles sentem se estamos aflitos e não ajuda.
Espero que te corra tudo bem ;) vais ver que sim! Eu só rezava para que passassem os meses e ela voltasse ao normal, até pq estamos a falar de uma gata de 11 anos, os riscos eram maiores, fez análises e electrocardiograma primeiro antes de ser operada...
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo set 09, 2007 1:56 pm

Olá,
é natural que fiques preocupada. A minha xana tem 12 anos e foi esterelizada o ano passado, sob risco de não resistir á anestesia, por ser um pouco velhota mas tinha uma infecção no utero que não passava e teve mesmo que ser. Esteve no vet aproximadamente 3 a 4 horas, desde o internamento até ter alta. Tinha quistos enormes no utero e tiveram que fazer 1 corte maior.Não podia subir ou descer o que quer que fosse, para não abrir os pontos. Ela está acostumada a dormir comigo e na altura tive que dormir no chão; ajudar a levantar-se para fazer as necessidades. Mas isto só nos 2 dias a seguir , porque depois já ninguem a parava.a saida da anestesia é um pouco traumatica para ela, e para nós que não sabemos o que fazer. mas correu tudo muito bem. e tens razão em pensar adiar a cirurgia para uma 6ª feira, dá-te oportunidade de ajuda na recuperação durante o fim de semana, para além de não ficares preocupada, por não estares ao lado dela.
mais alguma duvida que tenhas estás á vontade. :)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 09, 2007 2:48 pm

os vets nunca operaram as minhas gatas com cio. tinha de esperar 15 dias.
há dias, estive para esterelizar 2 cadelas com cio. para este vet, não havia problema nenhum. fui alertada e contactei o prof.salles. voltou a dizer para esperar 15 dias. há sempre a possibilidade de hemorregias.
a esterelização duma destas cadelas correu muito bom. da outra, não. teve hemorregias, derivadas, ao que parece da febre da carraça. a diferença, é que uma é minha e a outra foi encontrada há 2 meses.
em princípio, desde que o animal esteja bem, o perigo será pequeno, ainda que os primeiros dias sejam dolorosos. tb. é uma operação violenta, né? se os animais estão ou estiverem doentes, é mais complicado. tb. depende do vet.
por causa das coisas, prefiro deixá-las na clínica no 1º dia. sempre estão mais acompanhadas. estas 2 cadelinhas foram esterelizadas na 4ª feira. estão ótimas, mesmo para aquela a quem a operação correu pior :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 5:21 pm

Obrigada...
Obrigada por me terem contado as vossas histórias...

Eu conheço outras gatas que foram esterilizadas pela vet da Luz... Correu tudo muito bem com todas...
Mas enfim... Desta vez estou com medo, afinal, é a minha miniatura que vai para a mesa de operações :|

Bem...
Um outro problema que eu tenho é o facto da minha gata ser demasiado arisca...
Ela não pára um segundo, assusta tudo e todos, não tem problemas em dar uma sapatada ou morder quem quem se meter com ela e quando se sente incomodada com algo bufa e às vezes chega mesmo a gritar... A última vez que fomos à vet ela teve uma reação tão violenta que a senhora até ficou com medo de lhe meter a mão e nós saímos de lá com as mãos "feitas num oito"...

Eu não a vou poder ir levar no dia da operação... Mas com sorte talvez a possa ir buscar!
Eu tenho de me informar bem com a veterinária... Não quero cometer erros, não quero que ela corra qualquer risco!

Vou seguir o conselho, independentemente do que a vet me possa dizer vou marcar a operação para uma sexta-feira :!:

Ah... Mais uma coisa...
Não são feitos exames antes da operação :?:
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo set 09, 2007 5:35 pm

Olá:
Eu também tinha muito medo da esterilização, como seria depois, muita preocupação pois elas não podem pular para não darem cabo dos pontos mas, tive que tratar de uma mini-colónia de gatas esterilizadas ( nem descansava de uma, vinha outra ) e perdi o medo. Elas eram autênticas feras ninguém punha a mão em cima nem eu que as trato e afinal tudo correu bem. Tinha-a durante 5 ou 6 dias dentro de uma jaula grandita para não saltarem e depois soltava-as de novo. Não tive problemas.
Quanto á sua gata, embora queira muito a uma Sexta, não se esqueça de uma coisa muito importante e que parece estar a passar ao lado de todos.
E se a gata precisar de algo ( esperemos que não mas não pode ficar de parte a hipótese ), o vet trabalha no fim de semana??? Essa parte é muito importante. Até mesmo para você que pode precisar saber algo.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 6:16 pm

Olá...

Lá na clinica, tem a vet principal que trabalha durante a samana... E ao fim-de-semana tem uma outra vet... Mas ela disse que se fosse mesmo necessário que ficava lá durante o fim-de-semana, embora não lhe desse jeitinho nenhum...

Eu pensei nisso...
Mas não me sinto nada bem quando penso em deixá-la sozinha durante os primeiros dias após a operação... Tenho medo do que ela possa fazer...
Eu já me sinto mal o suficiente de não a poder acompanhar à clínica no dia da esterilização, e de não poder passar todo o pós operatório ao lado dela...
Prefiro pensar que tudo vai correr bem :!:

Tenho mesmo de falar com a vet... Eu queria mesmo muito que fosse numa sexta-feira só para a poder auxiliar nos 2 dias seguintes...
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo set 09, 2007 8:49 pm

Acalme-se... no dia seguinte a bichana já nem se lembra!!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo set 09, 2007 9:45 pm

o facto de ser arisca só irá complicar quando for altura de tirar os pontos, ou não, cada caso é 1 caso. a minha xana é o terror em animal, e mordeu-me as mãos quando tentava segura-la para que ficasse mais á vontade(fiquei sem sensibilidade num dedo durante 1 mês). não quero assustar, e a xana é mesmo muito má. se não for mais nada o vet põe-lhe 1 açaime proprio e muito confortavel na hora da anestesia( é dolorosa porque é intramuscular), e na hora de tirar os pontos peça para colocar o açaime de novo, que era o que eu deveria ter feito.
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo set 09, 2007 10:05 pm

XANAKIKA Escreveu:o facto de ser arisca só irá complicar quando for altura de tirar os pontos, ou não, cada caso é 1 caso. a minha xana é o terror em animal, e mordeu-me as mãos quando tentava segura-la para que ficasse mais á vontade(fiquei sem sensibilidade num dedo durante 1 mês). não quero assustar, e a xana é mesmo muito má. se não for mais nada o vet põe-lhe 1 açaime proprio e muito confortavel na hora da anestesia( é dolorosa porque é intramuscular), e na hora de tirar os pontos peça para colocar o açaime de novo, que era o que eu deveria ter feito.
A anestesia é dolorosa?
<p><u></u></p>
Di1975
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 1:36 am

mOreirinha01 Escreveu:Ela não pára um segundo, assusta tudo e todos, não tem problemas em dar uma sapatada ou morder quem quem se meter com ela e quando se sente incomodada com algo bufa e às vezes chega mesmo a gritar... A última vez que fomos à vet ela teve uma reação tão violenta que a senhora até ficou com medo de lhe meter a mão e nós saímos de lá com as mãos "feitas num oito"...
Bom...

:arrow: Eu tinha um calmante (Vet tranquil) que dava à minha gata há uns anos antes de ir ao Vet pq ela ficava bastante nervosa e num estado de ansiedade incrível qdo a metiamos na transportadora;
:arrow: lá não arranha ninguém mas mesmo que tentasse não o faria pois eles cortam as unhas logo se nós não o fizemos antes, em casa. Eu por acaso corto sempre as da minha gata;
:arrow: no sítio onde a Xuxa foi operada, como te disse, ela fez exames sim antes de ser operada. Agora... não sei se é procedimento normal, de rotina ou se é por ela ter 11 anos...
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 1:44 am

kim_haha Escreveu: A anestesia é dolorosa?
Não. É um produto, cujo nome não me lembro agora, administrado através de máscara como uma máscara de oxigénio. Uma vez tirada o animal começa a acordar.
Em relação ao fim-de-semana... já contei a minha experiência que foi uma operação com 3 costuras enormes e eu preferi ficar com ela pois saí do hospital com a garantia que tudo estava normal dentro do possivel, claro, e tinha (e tenho) contactos, eles trabalham 24h por dia e são vários médicos e vários turnos. A da minha mãe esteve lá 15 dias internada com um problema gravíssimo no fígado (hiperlipidose), a soro, alimentada por uma sonda que entrava num buraco no pescoço... não davam garantias mas hoje está bem e sobreviveu. Confiamos muito neles. Não reparei de onde és. Se fores de Lisboa aconselhava-te por PM, claro, o sítio onde sempre vou.
Última edição por Di1975 em segunda set 10, 2007 1:48 am, editado 1 vez no total.
Di1975
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 1:48 am

Porto, Gaia... :? :oops: já estive a ver...
Mas confia que tudo vai dar certo. Acima de tudo energia positiva para ti e para a passares ao animal! Não te mostres nervosa a pé dela, ok :?: :)
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 7:57 am

Di1975 Escreveu:Porto, Gaia... :? :oops: já estive a ver...
Mas confia que tudo vai dar certo. Acima de tudo energia positiva para ti e para a passares ao animal! Não te mostres nervosa a pé dela, ok :?: :)
Obrigada!!

Eu nem vou com ela, na altura em que a Luz for operada eu vou estar na escola, quem a vai levar é o meu pai...
Mas enfim... Mesmo isso também me preocupa... Nesse dia ninguém vai poder falar para mim, a minha cabeça vai andar a zeros enquanto não souber como correu a operação...
Mas quando for para a Luz vir para casa, aí eu devo ir buscá-la também, e tenho tanto medo do que possa ver :|

Enfim...
A clínica veterinária onde levo a Luz não trabalha 24horas por dia... Mas quando é necessário ficar lá algum animal, a vet fica na clinica e dorme ao pé deles...
Como eu disse, aqui não está posta em causa a confiança que tenho no trabalho da vet, simplesmente tenho medo destas operações, sou inexperiente nisto e tenho alguns receios de principiante...

Eu sou demasiado "picuínhas" em relação à minha gata :!:
A última vez que fomos à vet com a Luz, quando ela teve aquela reação tão violenta, eu fiquei tão mal de a ver assim que quase desmaiava lá no meio... No entanto ela não tinha nada, estava a passar pelo primeiro cio...
Depois desse dia, já lá fomos sem a Luz, quando a vet falou na hipotese dela passar lá a noite quase que me vinham as lágrimas aos olhos, ainda fui gozada pelo pessoal lá da clínica...
E ontem, como disse, a Luz andava com o cio... Um maldito cio que durou dois dias... Ela ficou tão aflita, tão desesperada, deitava-se no chão, não conseguia andar e mal conseguia abrir os olhos, e eu impotente ao pé dela só tinha vontade de chorar :!:
Enfim, eu sei que às vezes exagero... Mas não quero cometer erros... E na net lê-se cada coisa que à mínima coisinha é correr para a vet :!:

Quarta-feira lá vamos marcar a operação.. Vamos ver o que me diz a vet, corro o risco de me tornar chata, mas quero que ela me diga tudo o que se vai passar desde que a Luz entra naquela clínica até vir embora, e quero saber também todos os cuidados que tenho de ter ante e pós periodo operatório :!:

Algo que me descansou um pouco foi saber que a anestesia não é por picada e que lá há formas de imobilizar a Luz e evitar que se magoe a ela e aos outros :!:

Bem, mais uma vez, obrigada!
Obrigada a todas pela ajuda! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”