É verdade que em Portugal (isto até a bem pouco tempo a esta parte) vale tudo menos tirar olhos. Agora também é verdade que em matéria de displasia o controle e despiste tem sido feito e exigido nos países onde existe um clube de raça membro da WUSV. Sendo este controle praxe e o apanágio desses clubes filiados a WUSV assim como dos seus sócios. Pois este controle e rastreio é condição obrigatória para os ditos clubes que seguem as regras da WUSV e para quem quer criar Pastor Alemão com o devido reconhecimento dessas mesmas entidades. Assim sendo o apto para cria só é outorgado a cães que comprovem a sua isenção dentre dos 3 graus admissíveis que são os seguintes: A Normal (Totalmente Normal) - A Fast-Normal (Quase Normal) – A Noch Zugelassen (Aceitável ou Todavia Permitido). Abaixo destes parâmetros nenhuma procriação é oficialmente reconhecida ou aceite dos cães que manifesta a dita displasia, como tal eles vedada qualquer hipóteses na obtenção do apto de cria por mais bonitos e melhores que sejam os seus fénotipos e os seus caracteres. Melhor ainda os cães com manifesta displasia oficialmente comprovada e declarada, também eles não são aceites em provas de trabalhos ou em Exposições concursos organizados pelos clubes membros da WUSV. Pois como vê a igual semelhança com os cães de pêlo comprido, os cães displasicos também eles acabam penalizado por serem portadores da dita afecção e tara contrariamente ao que você aqui me pareceu querer acreditar. Eu pessoalmente acho bem que assim seja, senão não vejo porque motivo alguns de nós criadores haveríamos de escrever nos nossos anúncios publicitários destinados a venda de alguns dos nossos produtos os seguintes termos: criação criteriosa – criação seleccionada – criação controlada. Tal apelação só é possível ser feita e ser por todos nós tida como valida quando existem meios ou documentos que a sustentam ou a comprovem e que assim se possa verificar através da dita documentação oficial a veracidade dos factos aquando destes ou sobre estes a gente criadores possamos ser interrogados se não de pouco ou nada nos serviria estarmos a publicar a falar ou a dizer que seleccionamos se depois uma vez chegada a hora da verdade nada temos sobre o qual nos possamos apoiar para tal coisa confirmar ou comprovar.XANAKIKA Escreveu:poderá entretanto acontecer que as coisas mudem. Os huskys que tivessem olhos azuis também foram em tempos considerados não puros de raça, e agora já se admitem, tanto de olhos azuis como castanhos.
Fugindo um pouco á questão do pêlo. A minha P.A. tem LOP, mas também tem displasia na anca. Corrijam-me se estiver mal informada, mas não existe uma qualquer "regra" que impede que haja procriação entre animais com esta doença. Toma reforços de 6 em 6 meses e até anda muito bem, tendo em conta a idade e grau de displasia. Mas outros há que simplesmente não terão a mesma sorte, e as dores são terríveis, que eu sei. poderá existir um contorno dos criadores a essa "regra", tratando-se de uma entidade ( Clube Português de Canicultura ) credível? Prefiro pensar que estou mal informada, que se calhar estou mesmo.
Numa canicultura levada a seria como a da WUSV não a grandes margens para dúvidas, burlas ou falcatruas assim como para desvios contrariamente ao que muitos por vezes acreditam ser possível, até bem pelo contrário, cada vez mais de ano para ano o controle a pureza da raça vai se estreitando e acaba rosando a perfeição. Veja que actualmente na Alemanha é exigido de um qualquer reprodutor da raça que ostente: um documento de registo as origens oficial pertencente ou emitido por países oficialmente filiado e reconhecido junto da WUSV, uma identificação do animal que conste da dita documentação e no animal ao mesmo tempo, testes de DNA, uma comprovada isenção de displasia tanto da anca como do cotevelo, testes de carácter ou provas de trabalho assim como um exame de boa conformidade ao estalão que comprove também ele a boa aptidão a procriação do animal tal como por exemplo o Körung (KkL1 ou KkL2).
Como vê actualmente não é Pastor Alemão na plena ascensão da palavra um qualquer cão que nós queremos que seja. E acreditem ou não com o decorrer dos anos e do tempo as coisas irão acabar por se estender aos demais países que na WUSV se queiram manter. Sendo que Portugal esta neste momento segundo sei filiado e reconhecido provisoriamente na WUSV até novas ordens e isto a aguardar quem sabe a sua filiação definitiva mas para tal o clube e todos nós temos pela frente um longo caminho a percorrer. Vamos ver se lá chegaremos! Para já as coisas parecem estarem mais ou menos encaminhadas agora resta-nos fazer com que a WUSV de nós se acredite.