não gostei do que vi!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta abr 11, 2003 11:50 pm

olá

A Cindel e o Paulo já disseram tudo o que havia para dizer , tal como nas caudas e orelhas, o pessoal fala e opina do que não sabe. Faz menos danos um estrangulador de castigo, do que um estrangulador normal , quando se utiliza os de castigo em cães chamemo-lhes "teimosos" bastam 3/4 retificações e as cervicais saem em bom estados, logo sem danos. E não, aquilo não é para picar ou furar os animais, têm apenas o efeito da morrdida ou do beliscão.
Não acredito que treinadores que preparem cães para competição ou para trabalho pratico, consigam passar sem esta ferramenta , assim como o recurso à coleira eléctrica. Tenho e uso toda a ferramenta que os técnicos poem à minha disposição, o resto são tretas. é folclore do tipo; eu acho que, ou tenho a impressão de que.
Já agora os meus cães não me parecerem tramatizados pelo uso destes utencilios de " tortura", nem dos rabos que já não têm e tão pouco das orelhas que por motivos estéticos lhes foram cortadas.

E como o Fabarm disse, usam-se também, por esse mundo fora ,coleiras com , estes sim, picos para auxiliarem o cão guardador de rebanho no combate contra os lobos , mas como é óbvio com os picos virados para fora. Tadinhos dos lobos...
Um abraço
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 13, 2003 1:27 am

Acredito que esse tipo de coleiras, usadas por quem sabe o que faz, tenha um efeito correctivo e a curto prazo eficaze não provoque dano de maior.
Acredito, porque vi, que estão a ser "demasiado" utilizadas, para "ensinar" pelos próprios donos, animais que deveriam, isso sim, ter umas aulinhas de obediência básica. Passo a citar um caso, muito recente, de um golden retriever, com menos de um ano. Veio para tomar banho e qual não é o meu espanto... tinha uma coleira de bicos, virados para dentro, é claro. Garanto que tinha o pescoço marcado. A justificação da dona para tal uso, foi que o cão é "muita doido, puxa muito e ela vai a reboque". Virei a coleira ao contrário e coloquei no cão, isto porque estava bem disposta e tencionava dar uma bela duma descasca á dona. Apesar da descasca, mesmo á minha frente, ela preparava-se para virar os bicos de novo para dentro... Não o fez, não na minha casa, porque eu não o permiti, mas imagino que neste momento o cão ainda a use.
Para finalizar, a coleira foi comprada numa pet shop, depois de explicado o "problema" do cão.
Apenas uma achega a este assunto.
Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo abr 13, 2003 3:07 am

Isto parece-me a mesma historia de sempre: Há gente que dá mau uso às coisas, logo é tudo mau, deve ser proibido, etc.!!! É com estas coleiras, é com as raças perigosas, é com tudo e mais alguma coisa que as fobias colectivas decidem que "está mal porque sim"!
Vamos lá a ver....se essas senhora do Labrador é estupida e usa mal a coleira, tanto faz que lhe tenha sido recomendada por uma pet shop como por outro 'abrunho' qualquer! Também já ouvi donos de Petshop a contarem a historia dos cerebros que incham aos Dobermann, já vi veterinários a dizerem que as cadelas devem parir pelo menos uma vez, e muitas outras burradas! É triste, mas há muita gente estupida a 'dar conselhos' !
Há aqui que distinguir duas coisas, que parece que é o que está a custar a muita gente:
- A coleira propriamente dita;
- O mau uso da coleira por parte de alguma pessoas.
Se conseguirmos fazer esta distinção, veremos que, se formos inteligentes, daqui a pouco estamos a criticar apenas as pessoas que fazem mau uso da coleira e não a coleira propriamente dita.

Se alguém disser que para passar uma dor de cabeça devemos enfiar um supositório no ouvido e um qualquer incauto fizer isso mesmo, será que se vão proibir os supositórios? Se alguém disser que para matar os piolhos deve usar-se uma loção ( por exemplo "Quitoso") e alguém decidir que aquilo é para dar às colheres, vamos proibir as loções contra piolhos? ( Isto pode parecer parvo , mas ambas estas coisas já aconteceram, infelizmente com graves danos para quem o fez!).

Enfim.... :roll:

Abraços
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo abr 13, 2003 10:45 am

Vou confessar-vos. esta coleira já foi usada era eu miúdo num recondiconamento de um cão que veio da Guiné e mais tarde, a mesma coleira foi usado num filho dele ( estamos a falar de pastores alemães).

Ainda tenho em casa, também vejo muita gente a usá.las com os "picos" para fora. ( é tal como as pessoas que fumam charuto e seguram-nos como um cigarro ;) )Considero que são òptimas para o treino de animais indisciplinados em situações que a pessoa que os treina não tem tamanha suficiente para se impôr e também verifiquei que o cão fica muito mais aflito com uma estranguladora que com uma coleira destas.

Este treinamento já salvou cães de serem abatidos. Não sendo uma situção permanente, deveria ser vendida a quem tivesse capacidade ?

E comos e sabe isso ?

Existe alguma "carta de treinador canino" homologada pela autoridades ?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 13, 2003 11:47 am

Penso que não me expliquei muito bem, mas o que eu queria dizer era isso mesmo: O mau uso das coisas. E neste caso, não tenho dúvidas isso. Ou seja o animal já a usava há um tempo, e não era por isso que estava mais calmo, ou que puxava menos. Também estava com o pescoço marcado e não sei se seria suposto a tal coleira ser usada com esse fim.
Pela parte que me toca, não vendo esse tipo de coleiras e garanto-vos também que já me colocaram esse tipo de questão, ou seja, o que fazer para poder passear o cão e não ser rebocado. Umas aulinhas de treino seria o meu conselho e não o uso de uma coleira dessas indiscriminadamente.
Desconheço se há ou não treinadores encartados, mas acredito que haja pessoas com maior ou menor capacidade para treinar os caes, e que muito seguramente sabem o que fazem, ou pelo menos seria suposto... estarei errada?
Por favor, não me tirem mais a minha (já pouca) capacidade de acreditar no ser humano ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”