Aparas de Madeira e Dúvidas sobre Comportamento
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
Olá. Espero que esteja tudo bem convosco.
Eu ainda sou um pouco novata nestas coisas dos porquinhos e conto com a vossa preciosa sapiência. Eu tenho uma gaiola com dois porquinhos fêmea e outra com um porquinho macho (para a semana chega a companhia dele!!! Estou muito ansiosa).
Ao princípio, comprei num hipermecado, tipo um litter que parecia uma areia escura, mas a limpeza tornava-se mais complicado porque ficava tipo cimento com o xixi. E só precisava de mudar duas vezes por semana.
Até que tive a brilhante ideia de usar aparas de madeira. Realmente a limpeza ficou muito mais fácil, mas o cheiro torna-se impossível. Tenho que mudar a gaiola de dois em dois dias porque cheira mesmo muito, mas muito mal. Isto é normal? Até os porquinhos cheiram mal... Tenho que os limpar quase todos os dias com toalhetes porque em baixo estão todos sujos.
Estou a pensar em mudar para a cat´s best que já ouvi falar no forum e encontrei uma loja que vende perto da minha casa. Tem mais vantagens que as aparas de madeira?
Outra dúvida que tenho é a utilização das folhas do jornal. Coloco por baixo da gaiola ou por cima das aparas de madeira?
É normal os porquinhos cheirarem mal e ficarem sujos por baixo? Ou isso é resultados das aparas de madeira? Todos os dias praticamente tenho que os limpar com toalhetes....
Mais uma pequena dúvida: eu tenho uma fêmea coronet com 3 meses e uma peruana com um mês. É conveniente estarem juntas? Ou podem-se dar mal por serem de espécies diferentes?
Para a semana chega um compaheiro coronet de um mês para o meu Xanty peruano que tem 3 meses. Existe alguma maneira de tornar a sua adaptação mais fácil?
Bem, eu estou um pouco triste porque os meus porquinhos fogem de mim. Eu pego neles algumas vezes ao dia, mas eles parecem que têm um medo de mim. Mas me sentem a chegar fogem logo para a sua casinha e não querem que eu pegue neles. Eu sei que eles ainda estão ha pouco tempo comigo... Há menos de 15 dias... mas fico triste....
Eu sei que são muitas dúvidas. mas agradecia que me ajudassem
Obrigada por tudo
Eu ainda sou um pouco novata nestas coisas dos porquinhos e conto com a vossa preciosa sapiência. Eu tenho uma gaiola com dois porquinhos fêmea e outra com um porquinho macho (para a semana chega a companhia dele!!! Estou muito ansiosa).
Ao princípio, comprei num hipermecado, tipo um litter que parecia uma areia escura, mas a limpeza tornava-se mais complicado porque ficava tipo cimento com o xixi. E só precisava de mudar duas vezes por semana.
Até que tive a brilhante ideia de usar aparas de madeira. Realmente a limpeza ficou muito mais fácil, mas o cheiro torna-se impossível. Tenho que mudar a gaiola de dois em dois dias porque cheira mesmo muito, mas muito mal. Isto é normal? Até os porquinhos cheiram mal... Tenho que os limpar quase todos os dias com toalhetes porque em baixo estão todos sujos.
Estou a pensar em mudar para a cat´s best que já ouvi falar no forum e encontrei uma loja que vende perto da minha casa. Tem mais vantagens que as aparas de madeira?
Outra dúvida que tenho é a utilização das folhas do jornal. Coloco por baixo da gaiola ou por cima das aparas de madeira?
É normal os porquinhos cheirarem mal e ficarem sujos por baixo? Ou isso é resultados das aparas de madeira? Todos os dias praticamente tenho que os limpar com toalhetes....
Mais uma pequena dúvida: eu tenho uma fêmea coronet com 3 meses e uma peruana com um mês. É conveniente estarem juntas? Ou podem-se dar mal por serem de espécies diferentes?
Para a semana chega um compaheiro coronet de um mês para o meu Xanty peruano que tem 3 meses. Existe alguma maneira de tornar a sua adaptação mais fácil?
Bem, eu estou um pouco triste porque os meus porquinhos fogem de mim. Eu pego neles algumas vezes ao dia, mas eles parecem que têm um medo de mim. Mas me sentem a chegar fogem logo para a sua casinha e não querem que eu pegue neles. Eu sei que eles ainda estão ha pouco tempo comigo... Há menos de 15 dias... mas fico triste....
Eu sei que são muitas dúvidas. mas agradecia que me ajudassem
Obrigada por tudo
boa tarde eu tenho aparas de madeira na gaiola dos meus e nao tenho problemas com cheiros. e tambem nao tenho de os andar sempre a limpar eu limpo os meus com toalhitas 2 vexses por mes mas e opçao porque ate nao ficam assim muito sujos. o jornal eu ponho por baixo das aparas. a gaiola pode e ser pequena para os doi(nao estou a diser que e pequena porque nao sei e so uma hipotese). em relaao as duaas meninas acho que nao ha problema estao habituadas a estarem juntas acho que nao se vao chatiar por serem de especies diferentes. (ao contrario dos humanos nos animais nao ha racismo
) espero ter ajudado. caso esteja enganado em alguma coisa alguem mais experiente que corrija.

Olá NalaviaNalavia Escreveu: (...) Até que tive a brilhante ideia de usar aparas de madeira. Realmente a limpeza ficou muito mais fácil, mas o cheiro torna-se impossível. Tenho que mudar a gaiola de dois em dois dias porque cheira mesmo muito, mas muito mal. Isto é normal? Até os porquinhos cheiram mal... (...) Estou a pensar em mudar para a cat´s best que já ouvi falar no forum e encontrei uma loja que vende perto da minha casa. Tem mais vantagens que as aparas de madeira?
Comigo acontece exactamente o mesmo. Uso aparas de madeira, e é fácil limpar, mas tem cheiro. Uma vez fui à gaiola no dia seguir a ter limpo a gaiola para lhe dar a comida e mal cheguei lá senti um cheiro desagradável... Eu sinto mais é quando limpo a gaiola, deito fora aquelas aparas todas sujas e vem-me o cheiro. E eu lavo de 3 em 3 dias. O meu porquinho às vezes tambem cheira um pouco nas patas e na zona do ânus, porque eles arrastam a bunda no chão, e as patas estão sempre em contacto com a porcaria.

Se decidires mudar para cats best fazes muito bem, que é o que eu devia fazer. Dizem que é mais higiénico, não deita tanto cheiro... ah, e também que os rolinhos se desfazem com a urina. Pelo que eu penso, acho que isto de eles se desfazerem não vai deixar ficar "empapado", como ficam as aparas, parece uma papa, todas misturadas e cheias de chichi. O problema delas é absorverem demais e fica uma porcaria.

Recentemente também descobri uma loja que vende cats best, fiquei radiante quando os vi, ia a passear por lá sem intenção nenhuma de ver aquilo e de repente vi. Pensei que nem existia na minha zona. Mas, quando fui a olhar para o preço... já não fiquei assim tão radiante.

Quanto às folhas de jornal, eu já pensei em pôr algumas debaixo das aparas, assim elas não entravam em contacto direto com a gaiola, mas tenho medo que o meu porquinho afaste as aparas com os pés (coisa que ele faz muitas vezes

Penso que as porquitas não se vão dar mal só por serem de raças diferentes...tal como disse o outro forista que te respondeu, eles não são racistas...

Quanto ao caso dos porquinhos fugirem de ti... é normal, estão contigo à pouco tempo; aos poucos vão-se habituar. Podes usar pequenos truques, como por exemplo, quando os soltares põe um pouco de salsa na tua mão e vê se eles vão comer. Mas se não quiserem, não insistas, com o tempo vai lá, isto não é do dia para a noite. Quanto mais tempo passares com eles mais confiança eles ganham em ti.

Desculpa o texto grande, espero ter ajudado. Que os mais experientes me corrijam se me enganei.

Bjx*Mary*
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
As aparas são boas, mas têm esse probleminha, ensopam.
Os rolinhos de madeira prensada(cat's best) é sem dúvida melhor, por não ficar muito cheiro, por não ensopar porque se desfazem com a água e com as necessidades deles e é muito mais fácil de limpar. Podes misturar as aparas e o cat's best para render mais.
Que tamanho tem a gaiola e de quanto em quanto tempo mudas as gaiolas?
A areia que compraste, também comprei uma vez e jurei para nunca mais, pois para além de ser difícil de limpar a gaiola, os porquinhos ficavam todos sujos por baixo.
Não necessitas de estar sempre a limpar os porquinhos, eles lavam-se.
Não te aconselho a colocares folhas de jornal, pelo simples facto de que contêm químicos nas tintas, eles ratam e pode-lhes fazer mal.
Quando às fêmeas, não há qualquer problema.
Quantos aos machos, faz a apresentação num local onde o macho mais velho não conheça e não tenha qualquer cheiro.
O facto de eles fugirem de ti, se ainda os tens à 15dias, é normal que ainda não estejam habituados a ti. Tem paciência.
Marybary, 29,90€ por um saco de cat's best é um roubo, isto se for um saco de 10l. Compro por 4euros e pouco.
Os rolinhos de madeira prensada(cat's best) é sem dúvida melhor, por não ficar muito cheiro, por não ensopar porque se desfazem com a água e com as necessidades deles e é muito mais fácil de limpar. Podes misturar as aparas e o cat's best para render mais.
A areia que compraste, também comprei uma vez e jurei para nunca mais, pois para além de ser difícil de limpar a gaiola, os porquinhos ficavam todos sujos por baixo.
Não te aconselho a colocares folhas de jornal, pelo simples facto de que contêm químicos nas tintas, eles ratam e pode-lhes fazer mal.
Quando às fêmeas, não há qualquer problema.
Quantos aos machos, faz a apresentação num local onde o macho mais velho não conheça e não tenha qualquer cheiro.
O facto de eles fugirem de ti, se ainda os tens à 15dias, é normal que ainda não estejam habituados a ti. Tem paciência.
Marybary, 29,90€ por um saco de cat's best é um roubo, isto se for um saco de 10l. Compro por 4euros e pouco.
o jornal no meu caso ajuda porque nao deixa as aparas ficarem coladas ao ao fundo da gaiola. assim e mais facil de limpar e tudo. os meu ao principio tambem gostavam de roer o jornal mas pelo que parce nao o comião ficava era com a gaiola cheia de jornal todo roido. mas agora ate que ja nao tenho problema. a marca das aparas que eu uso e chipsi. bem eu nao me posso queichar com o cheiro porque mesmo de verdade a gaiola nao deita cheiro.
eu limpo a gaiola dia sim dia nao, os porquinhos limpo duas vezes por mes com toalhitas e dou-lhes banho de dois em dois meses.
os meus porquinhos ja estao ca em casa ha quatro meses e eu nao os concigo apanhar mas tambem nao vieram para ca pequenos eles eram da minha prima mas ela nao sei como partiu a pata a um e depois como nao lhe apetecia ter trabalho fiquei eu com eles.
eu limpo a gaiola dia sim dia nao, os porquinhos limpo duas vezes por mes com toalhitas e dou-lhes banho de dois em dois meses.
os meus porquinhos ja estao ca em casa ha quatro meses e eu nao os concigo apanhar mas tambem nao vieram para ca pequenos eles eram da minha prima mas ela nao sei como partiu a pata a um e depois como nao lhe apetecia ter trabalho fiquei eu com eles.
-
- Membro Veterano
Os meus já cá estão à 2anos. Se tiverem jornal à "mão" roem até se fartarem.
Se limpares com a parte verde do esfregão e lavares com água quente as aparas saiem. Eu utilizo um spray que desinfecta a gaiola e que acaba por tirar o resíduo dos xixis no plástico da gaiola.
Quanto ao cheiro, o que noto com as aparas é que o cheiro do xixi manifesta-se mais depressa. Eu limpo a gaiola de 4 em 4dias.

Se limpares com a parte verde do esfregão e lavares com água quente as aparas saiem. Eu utilizo um spray que desinfecta a gaiola e que acaba por tirar o resíduo dos xixis no plástico da gaiola.
Quanto ao cheiro, o que noto com as aparas é que o cheiro do xixi manifesta-se mais depressa. Eu limpo a gaiola de 4 em 4dias.
Silly, exactamente, é um roubo. Como disse na minha mensagem não tive tempo de ver a quantidade, mas mesmo assim... Se vendesse lá no sitio onde encontrei por 4 e pouco, juro-te que mudava já de forragem. Mas com este preço... Olha, eu tenho uma ligeira sensação de que posso ter visto mal o preço, porque fui mesmo à pressa, nem me lembro se reparei bem na etiqueta do preço. O saco parecia-me daqueles "normais", quero dizer, pelas fotos que já vi, parece ter o mesmo tamanho... secalhar enganei-me.. mas eu ainda hei-de ir lá outra vez confirmar.
mario-g, normalmente uso umas aparas de outra marca, que acho realmente muito boa, 1kg, não tem quase pó nenhum e é fofinha e branca, são fibras de pinho não tratadas. Se puser a gaiola cheia delas, com uma boa camada, o meu porquinho adora deitar-se em cima delas que fica muito fofo o fundo. Mas quando não há dessas aparas eu uso da mesma marca que tu, chipsi. Neste momento estou a usar das outras mas já tenho um saco guardado da chipsi, e já as usei, mas não vou dizer nada sobre elas que não quero fazer publicidade.
Mas tanto com uma ou com outra noto que tem cheiro, de facto. Ficam todas ensopadas.
Silly, se deitarmos um pouquinho de vinagre e esfregarmos com a parte verde do esfregão, como tu dizes, resulta na perfeição. É claro que também resulta com água quente.
Para ser sincera, eu digo de 3 em 3 dias, mas lá vai escapando um dia e acabo por limpar de 4 em 4, como tu Silly.
Mas eu de 4 em 4 vou retirando as aparas, agora lavar a gaiola com água é 2 vezes ao mês, porque ela tem mais de 1 metro e é dificil de lavar.
Bjx*Mary*
mario-g, normalmente uso umas aparas de outra marca, que acho realmente muito boa, 1kg, não tem quase pó nenhum e é fofinha e branca, são fibras de pinho não tratadas. Se puser a gaiola cheia delas, com uma boa camada, o meu porquinho adora deitar-se em cima delas que fica muito fofo o fundo. Mas quando não há dessas aparas eu uso da mesma marca que tu, chipsi. Neste momento estou a usar das outras mas já tenho um saco guardado da chipsi, e já as usei, mas não vou dizer nada sobre elas que não quero fazer publicidade.
Mas tanto com uma ou com outra noto que tem cheiro, de facto. Ficam todas ensopadas.
Silly, se deitarmos um pouquinho de vinagre e esfregarmos com a parte verde do esfregão, como tu dizes, resulta na perfeição. É claro que também resulta com água quente.
Para ser sincera, eu digo de 3 em 3 dias, mas lá vai escapando um dia e acabo por limpar de 4 em 4, como tu Silly.

Bjx*Mary*
Olá.mario-g Escreveu: a gaiola pode e ser pequena para os doi(nao estou a diser que e pequena porque nao sei e so uma hipotese). em relaao as duaas meninas acho que nao ha problema estao habituadas a estarem juntas acho que nao se vao chatiar por serem de especies diferentes. (ao contrario dos humanos nos animais nao ha racismo![]()
) espero ter ajudado. caso esteja enganado em alguma coisa alguem mais experiente que corrija.
A gaiola para as fêmeas tem cerca de 1 metro e a gaiola para o macho tem 80 cms. Acho que o espaço é suficiente para elas e para ele. O mais estranho é que o sítio que tem mais xixi é na casotinha onde ele dorme. Coitadinho passa lá o tempo todo porque estranha a casinha nova.
Obrigada pela tua ajuda
marybary Escreveu:Nalavia Escreveu: Se decidires mudar para cats best fazes muito bem, que é o que eu devia fazer. Dizem que é mais higiénico, não deita tanto cheiro... ah, e também que os rolinhos se desfazem com a urina. Pelo que eu penso, acho que isto de eles se desfazerem não vai deixar ficar "empapado", como ficam as aparas, parece uma papa, todas misturadas e cheias de chichi. O problema delas é absorverem demais e fica uma porcaria.![]()
![]()
Eu agradeço o teu texto porque descreveste muito bem aquilo que eu passo para a limpeza dos porquinhos. Acho que todas nós compreendemos muito bem a situação porque passamos todas pela mesma experiência.
As aparas de madeira que eu tenho adquirido custam mais ou menos 1.20 €, sendo as mais baratas as que eu encontrei na feira dos animais. Mas cat´s best é um pouquinho caro. Custa cerca de 10 euros (eu não sei a quantidade). Agora se juntarmos a ração, mais frutas e legumes fica um valor elevado. E nos dias que correm... Mas todo este esforço vale a pena por ter um aninalzinho tão querido e amoroso, como o porquinho da índia.
Agora tenho que pensar como vou fazer....
Obrigada
Neste momento, tenho aqui o meu Xanty. Está quietinho e faz uns barulhinhos engraçados. Tenho que ter paciência e calma. O amor e o carinho vão vencer todos os obstáculos.mario-g Escreveu:eu limpo a gaiola dia sim dia nao, os porquinhos limpo duas vezes por mes com toalhitas e dou-lhes banho de dois em dois meses.
Eu tenho muitas aparas de madeira armazenadas. É uma boa ideia. Vou misturá-las com cat´s best para ter um maior rendimento e uma maior limpeza. Afinal é o lar dos porquinhos. Imaginem se fossem nós que vivessemos numa gaiola, onde os donos só limpassem a gaiola uma vez por semana. Tínhamos que viver rodeados da nossa porcaria e do cheiro nauseabundo. Temos que dar boas condições aos animaizinhos porque eles estão dependentes de nós. A gaiola para o macho tem 80 cms e para as 2 fêmeas tem 1 metro.Silly_Bublle Escreveu: Podes misturar as aparas e o cat's best para render mais.
.
Beijinhos
-
- Membro Veterano
De que zona és?
Se fores de Lisboa até te indico um sitio onde o cat's best é mais barato do que consegues encontrar.
Se fores de Lisboa até te indico um sitio onde o cat's best é mais barato do que consegues encontrar.

Pois... lavar aquela gaiola cheia de aparas empapadas dá um mau cheiro, e por exemplo uma visita chega ali e vê aquelas coisas ensopadas e cheias de xixi... dá um mau aspecto, além de que se os nossos porquinhos meterem ali as patas vão ficar todos sujos.
As duas marcas de aparas que eu utilizo também rondam esse preço, 1.20euros. São baratas. Mas eu adorava mudar para o cat's best, acho que a limpeza ia ser mais fácil, não ia deitar muito cheiro, ia...enfim, ser mais higiénico. Mas se o preço é realmente aquele não posso. Se encontrasses algum sitio que vendesse barato (menos de 10 euros, como disseste) era muito bom para ti e os teus porquinhos.
Bjx*Mary*
As duas marcas de aparas que eu utilizo também rondam esse preço, 1.20euros. São baratas. Mas eu adorava mudar para o cat's best, acho que a limpeza ia ser mais fácil, não ia deitar muito cheiro, ia...enfim, ser mais higiénico. Mas se o preço é realmente aquele não posso. Se encontrasses algum sitio que vendesse barato (menos de 10 euros, como disseste) era muito bom para ti e os teus porquinhos.
Bjx*Mary*
Hello a todos.
Sempre tive porquinhos e não tenho problemas com cheiros.
Eu faço assim:
-forro o fundo da gaiola com jornal, mas não deixo pontas para cima, tem que ficar certo com o fundo e tem que ser uma boa camada;
-depois deito areia de gatos, e não uso marcas xpto, é a que tiver mais barata;
-coloco o ninho, de um lado, a comida noutro canto, e no canto que sobra, coloco mais areia.
As aparas de madeira não funcionam para os meus!
Faço a limpeza ás gaiolas 1 vez por semana, mas eu só tenho um animal por gaiola, e no caso de 2 que estam juntos, tenho que reforçar a limpeza, retirando a areia molhada a maio da semana e colocando mais.
Quanto ao comportamento, posso dizer que os meus porquinhos andam varias vezes soltos pela casa, e que estam perfeitamente adaptados a mim. È dar tempo ao animal para este se adaptar.
posso adiantar que no inicio não convem forçar aproximações, e minha estratégia tem funcionado:
-coloco-os dentro de um gorro, e limito-me a ficar com eles ao colo, ou colocar o gorro no sofa, perto de mim.
-com o tempo eles saem do gorro e começam a explorar.
Como curiosidade, a minha porquinha mais antiga, a Ritinha, com 5 anos, dorme na minha cama, perto da minha almofada, e quando quer ir para a gaiola, vem á minha orelha e da mordidas leves. Nunca faz xixi ou coco na minha cama. E quando estou em casa anda dentro de um gorro, daqueles q têm umas tranças, atadas ao meu pescoço, ou numa bolsinha na cintura.
Espero que tenhas muita sorte com os teus porquinhos!
Sempre tive porquinhos e não tenho problemas com cheiros.
Eu faço assim:
-forro o fundo da gaiola com jornal, mas não deixo pontas para cima, tem que ficar certo com o fundo e tem que ser uma boa camada;
-depois deito areia de gatos, e não uso marcas xpto, é a que tiver mais barata;
-coloco o ninho, de um lado, a comida noutro canto, e no canto que sobra, coloco mais areia.
As aparas de madeira não funcionam para os meus!
Faço a limpeza ás gaiolas 1 vez por semana, mas eu só tenho um animal por gaiola, e no caso de 2 que estam juntos, tenho que reforçar a limpeza, retirando a areia molhada a maio da semana e colocando mais.
Quanto ao comportamento, posso dizer que os meus porquinhos andam varias vezes soltos pela casa, e que estam perfeitamente adaptados a mim. È dar tempo ao animal para este se adaptar.
posso adiantar que no inicio não convem forçar aproximações, e minha estratégia tem funcionado:
-coloco-os dentro de um gorro, e limito-me a ficar com eles ao colo, ou colocar o gorro no sofa, perto de mim.
-com o tempo eles saem do gorro e começam a explorar.
Como curiosidade, a minha porquinha mais antiga, a Ritinha, com 5 anos, dorme na minha cama, perto da minha almofada, e quando quer ir para a gaiola, vem á minha orelha e da mordidas leves. Nunca faz xixi ou coco na minha cama. E quando estou em casa anda dentro de um gorro, daqueles q têm umas tranças, atadas ao meu pescoço, ou numa bolsinha na cintura.
Espero que tenhas muita sorte com os teus porquinhos!