se encontrarmos um animal ferido na rua...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
19micha84
Registado: quarta ago 29, 2007 5:50 pm

quinta set 13, 2007 11:07 pm

boa noite,

sempre pensei nisto (porque nunca me aconteceu...),se algum dia encontrarmos um animal ferido na rua, é impossível olharmos pro outro lado e não ir socorrê-lo... levariamos logo pra um veterinário! agora a pergunta: teriamos q pagar as despesas desse animal?
gostaria q quem passou por alguma situação identica ou até algum veterinário q seja aki membro deixásse aki a sua experiência...

obrigada
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quinta set 13, 2007 11:11 pm

Boas...

Penso que depende dos veterinários, porém há uns em que fazem desconto, e outros que cobram o preço total, porém de graça nenhum faz.

;)

Bruno
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta set 13, 2007 11:19 pm

bombo Escreveu:Boas...

Penso que depende dos veterinários, porém há uns em que fazem desconto, e outros que cobram o preço total, porém de graça nenhum faz.

;)

Bruno
Nao é bem assim...

Uma prima minha encontrou uma cachorrinha na rua, ferida e maltratada e levou-a ao vet. O vet louvou a atitude dela, desparazitou e vacinou a cachorra, tratou dela e nao levou nada por isso... :D

Disse que era das poucas pessoas que tinham ido lá para tratar uma cadelinha de rua...

Depois a minha prima acabou por ficar com ela... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

sexta set 14, 2007 12:03 am

Bem, essas histórias são interessantes. Duvido que existam médicos que se recusem a ajudar com observação do animal, tratamentos e alguma medicação.

Até louvo a tal vet que desparasitou e vacinou de graça que fez uma boa acção...mas concrteza que se lhe aparecessem todos os dias casos desses ela não o poderia fazer por sistema devido aos custos.

Mas de facto quem recolhe um animal tem antes de mais o dever moral de se responsabilizar por ele e não fazer como a maior parte das pessoas que somente o recolhem para o entregar a um veterinário, a uma loja de animais ou a um criador e pensam que fazem uma boa acção. Legalmente é também responsável pelas despesas que se comprometa a fazer.

Ainda há 5 dias apareceu-me uma pessoa à frente que queria ajuda para um cão que tinha acabado de achar e disseram que eu ajudo a encontrar dono. referi que sim mas que tinha de aguardar uns dias para arranjar-lhe um bom dono, viu-se se estava ou não chipado, se estava bem.

Mas de nada serviu porque os senhores tinham cosias combinadas em Évora e tinham de arranjar alguém para o cão logo NAQUELE instante.

Reenviaram-me uma história por mail. Por uma questão lógica apaguei o nome das clinicas e associações de protecção animal envolvidos.
Face ao desfecho do mail em causa gostava que me dissessem quem acham que agiu pior. A pessoa que ajudou e no final voltou a deixá-lo nas rua ou aqueles a quem ela foi recorrendo.

Boa tarde.
Venho por este meio, partilhar um episódio que se passou comigo, servindo também para mostrar a minha indignação e acima de tudo falta de atitude de muitas "pessoas".
Na Segunda-Feira, dia...de ...., por volta das ....passava na ....e no acesso para a A5 (estádio nacional) vi um cãozinho, que tivera sido abandonado, muito perdido. Passou um Audi A4 preto, atropelou-o mas, seguiu viagem sem se preocupar com o estado do animal. O cãozinho ficou magoado, ainda mais desnorteado, mas continuou a andar e a dirigir-se para a A5, a minha reacção perante esta situação foi logo parar o automóvel em que me dirigia, para ajudá-lo. O cão apesar do choque, sempre se apresentou muito meigo, ao chama-lo ele vinha até mim, mas era impossível pegar nele, pois quando o tentava fazer, ele gania com dores e estava muito assustado. Os carros abrandaram, também ajudou a auto-estrada encontrar-se em obras, pois uma faixa de rodagem estava fechada, senhores que lá se encontravam a realizar essas mesmas obras, prestaram-se logo a ajudar e a Brisa chegou também muito rápido, tudo para salvar o cãozinho de morte certa... passado algum tempo, com uma toalha (que um casal que por ali passara disponibilizou para apanhar-se o cãozinho) conseguiu-se pegar no animal que estava muito mas mesmo muito assustado.
Peguei logo no cãozinho e perguntei à Brisa o que faziam nestas situações, ao que responderam, que faziam uma de duas coisas: ou pegavam no animal e largavam-no mais à frente, ou ia parar às instalações da Brisa, onde no dia a seguir seria abatido num canil!
Ao ouvir isto não consegui entregar o cãozinho e resolvi ampará-lo, levando-o para a casa do meu namorado, (visto eu não ter condições para o colocar em minha casa) para pensar no que poderia ser feito e dar-lhe comida e água. Visto o animal ter sido atropelado, começamos por procurar veterinários que estivessem abertos aquela hora e a indignação começa aqui: após várias chamadas para o 112, 118 e afins, ninguém me soube dizer o que fazer nestas alturas.
Liguei para vários veterinários, que dizem ter urgências de 24h e só encontrei um estabelecimento aberto aquelas horas, a......, que é conhecida por não ser acessível a qualquer bolsa, pelos seus preços bastante elevados. ......, fez-me perguntas sobre o estado do cão e aconselhou-me a esperar pelo dia seguinte, para levar o cãozinho a algum veterinário, para não gastar muito dinheiro, pois o animal não deveria ter nada de muito grave. Isto implicava, deixar o cãozinho a dormir em algum sítio, para tratarmos dele no dia seguinte, o que com alguma compreensão da parte dos pais do meu namorado, abdicaram de deixar o seu automóvel dentro da garagem, para o animal ficar lá.
No dia seguinte logo de manhã, eu e o meu namorado, colocamo-nos em acção para tratar da saúde do cãozinho e deixá-lo em algum canil, visto nem eu, nem o meu namorado termos condições para ficar com o cãozinho, com muita pena nossa.
Dirigimo-nos ao canil de ....., onde um veterinário examinou o animal e não detectou nenhuma pata perdida, mas seria necessário tirar uma radiografia (que naquele sítio não tinham RX) à bacia, visto o animal apresentar algumas dores nessa zona. Perguntamos se depois de tratar do animal, este podia ficar lá no canil, mas graças ao grande número de animais, que foram abandonados este Verão, a lotação que deveria ser de 100, estava a 200 naquele sítio, sendo impossível aceitarem mais algum animal ali ou em qualquer outro canil da zona, visto estarem todos BASTANTE lotados. Visto o animal também apresentar uma idade superior a 7 anos, seria muito difícil conseguir a adopção.
Lembramo-nos de ir até à ...., que se situa no Bairro ........) para o cãozinho ser observado por um outro veterinário e para ser feita a radiografia. Ao chegarmos lá, fomos informados que não tinham RX e que tinhamos que nos dirigir à ....... O cãozinho ainda foi observado por uma veterinária, que lhe deu uma injecção para as dores, que este poderia estar a ter (que tivemos que pagar) e também nos informou que todos os canis estavam lotados e os que naquela altura não estavam, ao colocarmos lá o animal, este seria abatido em poucos dias.
Antes de nos dirigirmos à Faculdade, lembramo-nos que já que nenhum de nós, podia ficar com o cãozinho, que poderiamos deixá-lo num hotel para cães. Dirigimo-nos à ....., um hotel para cães, com um preço muito acessível, ficando a diária a 10 euros. Explicamos a situação à proprietária e dona do hotel, onde nos foi recusada a estadia do animal, por este não apresentar as vacinas em dia, o que poderia prejudicar os outros cães que lá se encontravam.
Fomos então para a ...... Monsanto, para o cãozinho tirar a radiografia, mas quando chegamos lá por volta das 14h, disseram-nos que as instalações para a Veterinária, já estavam encerradas, encontrando-se abertos só da parte da manhã.
A nossa tristeza, impotência perante a situação e indignação iam aumentando... já para não falar da inquietude do cãozinho, da sua impaciência por estar a andar há tanto tempo de carro, com calor que se fazia sentir e sede e fome que já apresentava.
Ligamos para a ....., para nos informar de um outro sítio, que fosse também acessível para nós, onde o cãozinho conseguisse tirar uma radiografia à bacia. Disseram-nos para irmos a uma clínica veterinária, nos ...... E mais uma vez, lá nos metemos a caminho até à ..... Na .....fomos muito bem atendidos, foram muito prestáveis e fizeram FINALMENTE a radiografia ao cãozinho. Durante a radiografia, o animal teve que levar um pequeno sedativo, pois com a ansiedade que já apresentava e nervosismo ainda mordeu um pouco a senhora que lhe estava a fazer a radiografia. Após algum tempo, informaram-nos que o cãozinho estava bem de saúde, apenas apresentava prisão de ventre, pois com o susto do atropelamento e o movimento da auto-estrada, não conseguia fazer as suas necessidade e seria também isso, que lhe originavam as dores. Pagamos 25 euros pela radiografia, mas estavamos felizes por o cãozinho não ter qualquer dano interno. Pedimos ajuda sobre o que poderia ser feito, onde poderíamos deixar o animal, visto nós não termos condições para o ter e informaram-nos mais uma vez, que todos os canis estavam cheios e que a única possibilidade seria talvez o canil ......., onde eles estimam bem os animais e não os abatem.
Lá fomos para .......para o canil, na esperança de deixar o animal em boas mãos. Ao chegarmos lá por volta das 17h30, falamos com uma rapariga que estava lá a trabalhar como voluntária, que nos disse que tinhamos que ligar para uma senhora que dava autorização à entrada de animais naquele canil e assim o fizemos. Ligou-se para a senhora mas, não conseguimos falar com ela, pois esta não atendeu as duas chamadas que fizemos, até que uma voluntária ligou para uma outra senhora e apesar de lhe ter explicado toda a situação, ela não autorizou a entrada do cãozinho. Aí a desilusão foi total... o que fazer agora com o cãozinho, que passou todo o dia nos meus braços??? a voluntária do canil disse-nos, que a lotação era somente para 50 cães e que já estavam com 200 e que mesmo que o cãozinho ficasse no canil, ao colocá-lo junto de outros cães, estes poderiam envolver-se em lutas e ele acabar por morrer.
Decidimos então com muita tristeza, que já que o cãozinho estava bem de saúde, iriamos deixa-lo numa zona calma, com vivendas, na esperança que ele consiga arranjar um lar... e assim foi, em Mem Martins arranjamos uma zona calma, afastada de estradas, com muitas vivendas, onde poderá ser fácil o cãozinho arranjar um lar, visto as pessoas terem espaço. Abastecemos o cãozinho com comida, água e muitos miminhos finais e a muito custo vi-o afastar-se!
Ao chegar ao carro o silêncio era inevitável, a desilusão e tristeza deste fim de história abalou-me profundamente. O cão foi salvo de morte certa na noite anterior, ao ser retirado da auto-estrada e tanto se fez por este animal, para o deixar novamente na rua. Ao ligar o carro para seguirmos viagem, o "Atropelado" (nome que se deu ao cãozinho, na Liga .........) estava ali ao meu lado, a olhar para mim e isso despedaçou o meu coração... quem me dera ter possibilidades para ficar com o cãozinho, mas era impossível! Espero do fundo do coração, que o cãozinho consiga arranjar um dono e que seja muito feliz! Nós fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.
Vou fazer com que este email chegue a jornais, rádios, televisão, partidos políticos, pois é URGENTE as pessoas mudarem as suas mentalidades. É importante que as pessoas se capacitem que se não podem ter animais, que não os tenham, para depois mais tarde os abandonarem e os deixarem à sua sorte, que na maior parte das vezes, resulta na sua MORTE.
Algo DEVE E TEM QUE SER FEITO, para que animais como o "Atropelado", que são abandonados nas estradas do nosso país tenham direitos, para que pessoas que os recolham tenham "portas abertas" para tratar do seu bem estar, que as despesas para os socorrer sejam gratuitos e que passem a existir estabelecimentos PÚBLICOS (pois todos nós contribuimos com dinheiro para o estado) que possam recolher esses animais, para lhes proporcionar uma vida feliz, até ser encontrado algum dono para eles.
Tudo isto vai implicar que outras pessoas como nós, que tentem socorrer um animal abandonado na estrada, tenham que pagar despesas e depois tenham que voltar a abandoná-lo, de uma próxima vez, já não o façam, pois já sabem como as coisas funcionam....ISTO TEM QUE TER UM FIM E TEMOS QUE RESPEITAR OS ANIMAIS.
Por favor façam circular este email e tenham respeito e amor pelos animais, pois eles por nós fazem tudo...
É o seu amigo, parceiro, protector, o seu Cão. Você é a vida dele, o seu amor, o seu chefe. Ele é seu, fiel, e verdadeiro, até à última pulsação do seu coração.

Um obrigado pelo Vosso Amor e Dedicação!
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

sexta set 14, 2007 2:42 am

Tanto quiseram ajudar e depois abandonaram o animal.

Na minha opinião, quem ajuda deve ter consciencia da responsabilidade que passa a ter.
Muito bonito, ajudaram o cão, mas como viram que nenhum local o aceitava, deixaram-no na rua.
Na rua o cão estará sujeito:
- a maldade humana (espancamento, envenenamento)
- ataques de outros cães
- atropelamentos
- ficar doente e depois ninguem o tratar
- passar fome, frio, sede

Entre deixa-lo na rua e coloca-lo num Canil onde ele fosse eutanasiado, mais valia o Canil.
Ao que sei dos Canis Municipais, as eutanasias não efectuadas com "muita dignidade" para o animal, mas entre isso e uma morte agonizante, andar na rua sem ter o que comer, passar frio, sede e eventuais doenças, ser vitima das inumeras crueldades que o ser humano é capaz de fazer, eu pessoalmente acho a eutanasia um fim mais digno e uma forma de respeitar o animal.

Ja me meti em inumeros imbroglios para ajudar animais errantes. Huns fiquei com eles, outros consegui reencaminha-los, mas sempre disse que se não houvesse nenhuma alternativa, eu assumia a eutanasia do animal.
A rua como destino é que não.

Mas se calhar sou eu, a quem já a alguma idade me fez ver tantas coisas, que agora passo a pensar assim;
se calhar, se ainda tivesse 18 anos e uma visão cor de rosa do mundo, se calhar teria cometido o mesmo erro;
no fundo é "viver, aprender e crescer" mas infelizmente neste processo quantos não são os animais infelizes que pagam a factura sem ter culpa alguma?...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
Responder

Voltar para “Cães”