Pelo do cão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Eu nao digo que os banhos façam mal... Se lhos querem dar, deêm. Sempre andam todos cheirosos e brilhantes. Mas os caes sempre viveram sem banhos... So nos ultimos anos (ou decadas) o homem os começou a lavar. Nao tomarem banho nao me parece que lhes faça mal... E como as minhas cadelas (que vivem com a minha tia) estão muito lindas e com o pêlo bonita... assim continuarao.

<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Noutros tempos os gatos eram castrados a sangue frio, os cães comiam restos, arrancava-se o freio aos cães para tratar a esgana e poderia continuar aqui a dar exemplos, 30 anos depois chegou-se à conclusão que todos estes procedimentos estão errados, mas a sanxeri persiste na ideia de que não dar banho aos cães é que é bom.
Então eu também devo ser muito picuinhas, é que sem banho nenhuma das minhas cadelas sobe para o sofá por exemplo.
Então eu também devo ser muito picuinhas, é que sem banho nenhuma das minhas cadelas sobe para o sofá por exemplo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Desculpe lá kitten mas parece-me que está equivocada. Eu nao persisto nessa ideia coisa nenhuma.
Eu sei que o ideal é que eles toem banho para evitar (mais facilmente) os parasitas e até para estarem mais frescos. Mas a minha tia nao lava as cadelas e elas parecem-me bastante bem e o pêlo delas está bonito.
Nao digo que seja o ideal, mas mal elas nao estao. nao me parece obrigatorio que os caes tomem banho... Apesar de saber que o ideal é que tomem. Já com os gatos é mais desnecessario pois eles sao muito frescos e lavam-se totalmente.
Eu sei que o ideal é que eles toem banho para evitar (mais facilmente) os parasitas e até para estarem mais frescos. Mas a minha tia nao lava as cadelas e elas parecem-me bastante bem e o pêlo delas está bonito.
Nao digo que seja o ideal, mas mal elas nao estao. nao me parece obrigatorio que os caes tomem banho... Apesar de saber que o ideal é que tomem. Já com os gatos é mais desnecessario pois eles sao muito frescos e lavam-se totalmente.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
kitten Escreveu:Noutros tempos os gatos eram castrados a sangue frio, os cães comiam restos, arrancava-se o freio aos cães para tratar a esgana e poderia continuar aqui a dar exemplos, 30 anos depois chegou-se à conclusão que todos estes procedimentos estão errados, mas a sanxeri persiste na ideia de que não dar banho aos cães é que é bom.
Então eu também devo ser muito picuinhas, é que sem banho nenhuma das minhas cadelas sobe para o sofá por exemplo.[/quote]
Como eu ja referi as minhas cadelas so têm acesso à cozinha. Pelo que nao há problema delas subirem para o sofá mais sujinhas...
Sería profundamente idiota não? É que na primeira semana após o banho o pelo parece um monte de algodão fofo e leve.IsabelNobre_ Escreveu: Eu até apostava consigo sem qualquer problema, mas quem me garante a mim que a Lumaria não lhe dá banho na véspera?![]()
Segue aqui uma desgraçada que tirou esta foto em Setembro e tinha tomado banho em Abril. Credo, até me arrepio

Última edição por LuMaria em terça set 18, 2007 5:23 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Keep going, faça como quiser, quer continuar a teimar que o mundo é plano, be my guest.LuMaria Escreveu:Sería profundamente idiota não? É que na primeira semana após o banho o pelo parece um monte de algodão fofo e leve.IsabelNobre_ Escreveu: Eu até apostava consigo sem qualquer problema, mas quem me garante a mim que a Lumaria não lhe dá banho na véspera?![]()
Segue aqui uma desgraçada que tirou esta foto em Setembro e tinha tomado banho em Abril. Credo, até me arrepio![]()

Beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá Isabel
Também sempre tive a impressão, isto a avaliar as sugestões de vários veterinários, que um animal de pelo curto não precisaria mais que uns 3 a 4 banhos Anuais mas, dependendo das condições em que o animal viva. Se em casa ou num canil ou num quintal onde se possa espojar na terra.
Uma coisa é certa: Sempre tive cães de pêlo curto e outros de pêlo médio e ainda os de pêlo comprido. Os de pêlo comprido eram mais banhados para que os pelos mortos e já entrelaçados na pelagem viva do animal, caissem durante o banho e escovagem para não haverem constantemente a queda de pêlos pela casa.
Os de pêlo médio levavam quase tantos banhos como os de pêlo comprido.
Os de pêlo curto era e é (o caso do Golias) como já referi, uns 3 a 4 banhos Anuais. E, verdade, verdadinha que, os que menos banhos levavam eram os que tinham uma pelagem mais brilhante.
Quanto a cheiro, nos outros de pelagem curta nunca notei algum "pivete"..só no Golias por causa das glândulas anais... e por isso mesmo dou-lhe banho com mais frequência porque este sim, sofre de "pivete" quase crónico
Mas, se não fosse por isso, bastavam--lhe os tais 3 a 4 banhos Anuais como aos outros que tive com pelagem curta já que umas escovadelas regulares ajudam imenso à remoção e quase na totalidade do pêlo morto.
Anote-se que o Golias quase não vai á rua já que tem muito relvado por onde correr atrás das gatas e brincar para exercitar. Logo, não se suja como um cão que vá passear regularmente à rua. Contudo, denoto que o "sacrista" cheira mal dos pés, vulgo; patas, à farta
Leo

Também sempre tive a impressão, isto a avaliar as sugestões de vários veterinários, que um animal de pelo curto não precisaria mais que uns 3 a 4 banhos Anuais mas, dependendo das condições em que o animal viva. Se em casa ou num canil ou num quintal onde se possa espojar na terra.
Uma coisa é certa: Sempre tive cães de pêlo curto e outros de pêlo médio e ainda os de pêlo comprido. Os de pêlo comprido eram mais banhados para que os pelos mortos e já entrelaçados na pelagem viva do animal, caissem durante o banho e escovagem para não haverem constantemente a queda de pêlos pela casa.
Os de pêlo médio levavam quase tantos banhos como os de pêlo comprido.
Os de pêlo curto era e é (o caso do Golias) como já referi, uns 3 a 4 banhos Anuais. E, verdade, verdadinha que, os que menos banhos levavam eram os que tinham uma pelagem mais brilhante.
Quanto a cheiro, nos outros de pelagem curta nunca notei algum "pivete"..só no Golias por causa das glândulas anais... e por isso mesmo dou-lhe banho com mais frequência porque este sim, sofre de "pivete" quase crónico

Anote-se que o Golias quase não vai á rua já que tem muito relvado por onde correr atrás das gatas e brincar para exercitar. Logo, não se suja como um cão que vá passear regularmente à rua. Contudo, denoto que o "sacrista" cheira mal dos pés, vulgo; patas, à farta

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
A pelagem brilhante de que fala, não se deve apenas aos banhos serem muitos ou poucos, deve-se a muitos factores. Alimentação, é um deles. Como diz também os cães que mais banhos tomavam tinham pelo que vejo um tipo de pelagem diferente. Para terem mudas de pelo, não eram pelagens como a de um caniche, seriam tipo pastor? Estarei enganada? Cães que por norma têm um pelo mais baço.
Hoje em dia, como já falei no meu outro post, os shampos têm menos detergentes, não há a necessidade de adiar os banhos, apenas pelo factor gordura natural da pele.
Isso era antigamente, mas hoje em dia está provado tratar-se de um mito, se os cães têm o pelo mais ou menos brilhante não se deve ao excesso de banhos, aliás na maioria dos casos deve-se ao contrário. E os cheiros devem-se ao cão secar ao ar e demorar muito tempo a secar, fica a cheirar a humidade, mofo.
Como hoje em dia os cães co-habitam conosco, devem de ter hábitos de higiene diferentes do que tinham há 10 anos atrás, qdo ainda não era tão comum dividir o nosso espaço com os nossos animais. Não digo para dar banhos semanais a cães de pelo curto, mensais para mim é o ideal.
Em relação a veterinários, esta nova geração de veterinários já vem a recomendar banhos mensais, também conheço uns qtos que recomendam e os antigos influenciados pelos novos. Agora as mentalidades demoram a mudar, mas mudam. Espero já ter feito pelo menos as pessoas pensarem nisso, já fico satisfeita.

A pelagem brilhante de que fala, não se deve apenas aos banhos serem muitos ou poucos, deve-se a muitos factores. Alimentação, é um deles. Como diz também os cães que mais banhos tomavam tinham pelo que vejo um tipo de pelagem diferente. Para terem mudas de pelo, não eram pelagens como a de um caniche, seriam tipo pastor? Estarei enganada? Cães que por norma têm um pelo mais baço.
Hoje em dia, como já falei no meu outro post, os shampos têm menos detergentes, não há a necessidade de adiar os banhos, apenas pelo factor gordura natural da pele.
Isso era antigamente, mas hoje em dia está provado tratar-se de um mito, se os cães têm o pelo mais ou menos brilhante não se deve ao excesso de banhos, aliás na maioria dos casos deve-se ao contrário. E os cheiros devem-se ao cão secar ao ar e demorar muito tempo a secar, fica a cheirar a humidade, mofo.
Como hoje em dia os cães co-habitam conosco, devem de ter hábitos de higiene diferentes do que tinham há 10 anos atrás, qdo ainda não era tão comum dividir o nosso espaço com os nossos animais. Não digo para dar banhos semanais a cães de pelo curto, mensais para mim é o ideal.
Em relação a veterinários, esta nova geração de veterinários já vem a recomendar banhos mensais, também conheço uns qtos que recomendam e os antigos influenciados pelos novos. Agora as mentalidades demoram a mudar, mas mudam. Espero já ter feito pelo menos as pessoas pensarem nisso, já fico satisfeita.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Olá Isabel.
tenho um Husky, e gostaria de lhe perguntar:
Devo banhá-lo com água morna? A água fria, no verão prejudica o animal. (A mim arrepia-me, por isso só dou banho de água quente ao meu cão?
Para secar o pêlo do câo?
Que tipo de secador aconselha?
Esse é mais o meu problema pois o reguila não gosta lá muito de ser seco ao secador, além de que eu dou-lhe banho na banheira, para o poder lavar com água quente, que é uma acção e pêras, depois ter que pegar nele ao colo para o colocar do lado de fora
.
Já agora, e para finalizar, com que frequência me aconselha a dar banho ao meu Husky?
Outra coisa, e pode respoder-me por Mp, qual o produto ou produtos mais adequados, e desde que ele anda ao sol a pelagem dele ficou mais loira (queimada), como faço para lhe restituir a côr castanha que eu tanto adorava.
Obrigada, e acresc ento só que o meu cachorro, anda fora e dentro de casa, sobe no sofá para dormitar e por isso tem que andar no eixos. Concordo quando diz que temos que evoluir e fazer com que os cuidados com os nossos animais evoluam também.
Devo banhá-lo com água morna? A água fria, no verão prejudica o animal. (A mim arrepia-me, por isso só dou banho de água quente ao meu cão?
Esse é mais o meu problema pois o reguila não gosta lá muito de ser seco ao secador, além de que eu dou-lhe banho na banheira, para o poder lavar com água quente, que é uma acção e pêras, depois ter que pegar nele ao colo para o colocar do lado de fora

Já agora, e para finalizar, com que frequência me aconselha a dar banho ao meu Husky?
Outra coisa, e pode respoder-me por Mp, qual o produto ou produtos mais adequados, e desde que ele anda ao sol a pelagem dele ficou mais loira (queimada), como faço para lhe restituir a côr castanha que eu tanto adorava.
Obrigada, e acresc ento só que o meu cachorro, anda fora e dentro de casa, sobe no sofá para dormitar e por isso tem que andar no eixos. Concordo quando diz que temos que evoluir e fazer com que os cuidados com os nossos animais evoluam também.
Esta sim, creio ser a questão fundamental. Estamos em plena era Detol.IsabelNobre_ Escreveu: Como hoje em dia os cães co-habitam conosco, devem de ter hábitos de higiene diferentes do que tinham há 10 anos atrás, qdo ainda não era tão comum dividir o nosso espaço com os nossos animais. Não digo para dar banhos semanais a cães de pelo curto, mensais para mim é o ideal.
Quanto ao mundo ser plano, IsabelNobre, aceito o que diz e nem sequer pús em causa, muito simplesmente não concordo. Para o mundo ser redondo tería de concordar? Parece-me exactamente o contrário. Para um pelo brilhante e saudável, alimentação boa e apropriada, escovagens frequentes, de preferência longas, não basta 10 para cá e 10 para lá. Saúde perfeita, mente sã (fundamental) e um banho quando se justifique.
Já me ía esquecendo, para uma convivência saudável em casa, lavagem de pézes regulares, bem como de bundas e áreas circundantes. Essas não dispenso

Última edição por LuMaria em terça set 18, 2007 12:26 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Continuo na minha. As minhas cadelas tomam uns dois ou tres banhos por ano e nao cheiram mal. Têm um pêlo brilhante e lindo. So nesta altura do ano têm de ser muito escovadas ja que estao a perder pêlo.
Editei para corrigir um erro
Editei para corrigir um erro
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Tudo bem, Isabel? Como vão os "cotonetes"?
Tinha-mos na altura, Fox Terriers de pêlo liso e um de pêlo cerdoso, Setter Irlandês, Dobermann, Bobtail e um Collie e alguns rafeiros.
Curiosamente o Bobtail e o Setter eram dos que mais banhos levavam e tinham o pêlo menos lustroso que os outros apesar que o Setter o tinha com mais brilho que o Bobtail e o Collie teve sempre um pêlo impecável.
Os rafeiros, tanto um de pêlo comprido como o de p~elo curto tinham uma pelagem de fazer "inbeija"
A ração era a mesma para todos, “Eukanuba”, que, na altura, uns 30 anos atrás, onde eu vivia, era única e sem especificações para diferentes raças.
É verdade que o mercado de produtos para a higiene animal, hoje em dia, cá, está muito melhor mas onde eu vivia... também haviam bons produtos mesmo há 30 Anos atrás e nisso sim específicos para as diferentes pelagens... e mesmo assim...
Já agora, não há por aí uma dica para o "chulé"
do Golias?
Querem ver que tenho que fazer a higiene dária, de "pezes"
ao cão?
É que o "pivete" é mesmo intenso
Leo

Tinha-mos na altura, Fox Terriers de pêlo liso e um de pêlo cerdoso, Setter Irlandês, Dobermann, Bobtail e um Collie e alguns rafeiros.
Curiosamente o Bobtail e o Setter eram dos que mais banhos levavam e tinham o pêlo menos lustroso que os outros apesar que o Setter o tinha com mais brilho que o Bobtail e o Collie teve sempre um pêlo impecável.
Os rafeiros, tanto um de pêlo comprido como o de p~elo curto tinham uma pelagem de fazer "inbeija"

A ração era a mesma para todos, “Eukanuba”, que, na altura, uns 30 anos atrás, onde eu vivia, era única e sem especificações para diferentes raças.
É verdade que o mercado de produtos para a higiene animal, hoje em dia, cá, está muito melhor mas onde eu vivia... também haviam bons produtos mesmo há 30 Anos atrás e nisso sim específicos para as diferentes pelagens... e mesmo assim...

Já agora, não há por aí uma dica para o "chulé"

Querem ver que tenho que fazer a higiene dária, de "pezes"

É que o "pivete" é mesmo intenso

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Os nórdicos, são mais complicados de dar banho e principalmente de secar, daí que muita gente lhes dê banho o minimo possivel. É que secar um nórdico, principalmente sem a ajuda de secadores profissionais é uma tortura de horas. Eu utilizo um expulsadorcbraga Escreveu:Olá Isabel.
Esse é mais o meu problema pois o reguila não gosta lá muito de ser seco ao secador, além de que eu dou-lhe banho na banheira, para o poder lavar com água quente, que é uma acção e pêras, depois ter que pegar nele ao colo para o colocar do lado de fora.

para retirar o máximo de água possivel, e um secador de pé

para acabar de secar com o auxilio de uma escova, para retirar pelo morto. Este segundo já tem um jacto de ar mais fraquito, por norma são mais silênciosos e têm um ar mais quente.
Em relação aos champôs, há muito boas marcas, existe all systems, que tem gamas para as várias cores de pelagem, pode inclusivé utilizar dois, uma para a cor castanha e outro para as zonas brancas, que é para deixar actuar um bocadito.
Entre banhos, durante as escovagens que deverão ser semanais, pode utilizar um spray acondicionador, eu gosto do artero flash, deixa um cheiro agradável, e não deixa o pelo gorduroso.
Utilize 3 pentes, um metálico com uma parte fina outra larga, chama-se greyhound este tipo de pente, utilize ou um pente de madeira ou um ancinho, para retirar o pelo morto das patas (principalmente das coxas), cauda e pescoço no resto do corpo compre uma cardadeira universal, estes vendem-se no continente e eu gosto imenso delas e são baratas.
Todos estes productos pode comprar na artero, com excepção dos champôs de que lhe falei, estes pode comprar no girafa online, por exemplo.

Convém habitua-lo ao secador, com paciência e pulso firme, não o deixe ganhar, com o tempo ele habitua-se.
Pode dar-lhe banho parcial, por exemplo, uma vez que é muito complicado a secagem, lave-lhe as zonas brancas com mais frequência e faça-lhe um banho complecto ou mensal se tiver paciência para isso, ou até de 4 em 4 meses.
A água é tépida, embora saiba de casos de cães que gostam dela mais para o frio.
-
- Membro Veterano
Os cães transpiram das patas, logo se calhar é melhor arranjar rexona.leonildecarvalho Escreveu:Tudo bem, Isabel? Como vão os "cotonetes"?![]()
Os rafeiros, tanto um de pêlo comprido como o de p~elo curto tinham uma pelagem de fazer "inbeija"![]()
É verdade que o mercado de produtos para a higiene animal, hoje em dia, cá, está muito melhor mas onde eu vivia... também haviam bons produtos mesmo há 30 Anos atrás e nisso sim específicos para as diferentes pelagens... e mesmo assim...![]()
Já agora, não há por aí uma dica para o "chulé"do Golias?
Querem ver que tenho que fazer a higiene dária, de "pezes"ao cão?
É que o "pivete" é mesmo intenso![]()
![]()
Leo

Sinceramente não sei o que lhe dizer, tem aí um queijinho daqueles picantes em casa.
Em relação às minhas cotonetes, uma está velha

Foxes, por norma têm o pelo mais baço, idem para Bobtail, dobermann pelo brilhante, Collie brilhante mas precisa de muita escovas escovagens (como o bobtail), Setter precisa de hidratação (amaciador). São pelagens diferentes, com tratamentos diferentes, os bobtails, precisam de banhos para o pelo crescer e para se manter branco, há tb quem lhes d~e banhos parciais.
Leonilde há 30 anos havia bons champos, mas agora são muito melhores.

Experimente a allsystems, a Mr groom (tem um champô de proteínas fora de série) e é para todos os tipos de pelagem.