Boas!
Alguém me sabe dizer se é possível criar esta espécie em Portugal/Lisboa (ou se conhecem algum criador com sucesso)?
Ouvi dizer que são muito sensíveis a temperaturas altas e tudo o que passe dos 30º já começa a pisar o risco...
Obrigado.
Camaleão Rudis -é possível??-
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Bem, eu por esse nome nao vou la:P se souberes o nome cientifico e mais facil, ate para procurar informação!
Cumps
Cumps
Ora bem, o nome cientifico é Chamaeleo (Trioceros) rudis e já o vi à venda num site espanhol (que têm um clima parecido com o nosso...) mas noutros site falam em possiveis problemas com o calor... em que é que ficamos?
Obrigado e cumprimentos...

Obrigado e cumprimentos...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
O clima pode não ter nada a ver porque a ideia é tu criares o clima que eles necessitam no terrário, portanto acho que a questão é mais das condições necessárias para manter o animal em excelente estado e não o facto de Espanha ter um clima semelhante ao nosso.
Pavlo,
O armindo77 tem algum fundamento naquilo que diz...
Por alguma razao ha especies de tritoes, por exemplo, que é muito dificil de serem criados no nosso clima devido a temperaturas elevadas durante o verao...
SE esse camaleao nao aguentar de forma alguma temperatiras superiores a 30º, por exemplo, devemos ter em conta as temperaturas que se fazem sentir na nossa regiao.
É claro que ha métodos para criar esse clima em cativeiro, mas concerteza a esmagadora maioria das pessoas nao esta disposta a investir num sistema de refrigeraçao (que fica muito mais caro que um de aquecimento) como o ar condicionado para manter as temperatiras abaixo do limite sopurtado por determinada especie.
De qualquer das formas, nao te sei responder á tua questao, armindo...
Porem nao sabemos as condiçoes que as pessoas os têm, e, apesar de tudo, espanha é bastante maior que Portugal e tem zonas onde o clima é mais frio (mais para norte).
Mas se for por uma questao de curiosidade, tudo bem, se tiveres mesmo a pensar em adquirir, nao vejo porquê arriscar... Afinal ha tantas outras especies fantasticas
O armindo77 tem algum fundamento naquilo que diz...
Por alguma razao ha especies de tritoes, por exemplo, que é muito dificil de serem criados no nosso clima devido a temperaturas elevadas durante o verao...
SE esse camaleao nao aguentar de forma alguma temperatiras superiores a 30º, por exemplo, devemos ter em conta as temperaturas que se fazem sentir na nossa regiao.
É claro que ha métodos para criar esse clima em cativeiro, mas concerteza a esmagadora maioria das pessoas nao esta disposta a investir num sistema de refrigeraçao (que fica muito mais caro que um de aquecimento) como o ar condicionado para manter as temperatiras abaixo do limite sopurtado por determinada especie.
De qualquer das formas, nao te sei responder á tua questao, armindo...
Porem nao sabemos as condiçoes que as pessoas os têm, e, apesar de tudo, espanha é bastante maior que Portugal e tem zonas onde o clima é mais frio (mais para norte).
Mas se for por uma questao de curiosidade, tudo bem, se tiveres mesmo a pensar em adquirir, nao vejo porquê arriscar... Afinal ha tantas outras especies fantasticas

Tiraste-me as palavras da boca, P_R...
É claro que com dinheiro suficiente, é possível climatizar uma divisão inteira e até lá podemos pôr pinguins
Eu referia-me ao "comum cidadão" com o seu terrário, humidificador e lampada UVB/calor...
A minha questão é um misto de curiosidade/interesse (+curiosidade
) devido a ser uma espécie sociável, pequena (num terrário médio/grande podemos ter um trio), relativamente fácil de reproduzir em cativeiro e bastante bonita.
Por ora estou muito feliz com a minha "camaleoa" e espero comprar-lhe um macho e uma amiga
no inicio do próximo ano para lhe fazer companhia, mas quando vi aquela espécie à venda fiquei com a "pulga atrás da orelha" e um bocado curioso...
Cmps!
É claro que com dinheiro suficiente, é possível climatizar uma divisão inteira e até lá podemos pôr pinguins

A minha questão é um misto de curiosidade/interesse (+curiosidade

Por ora estou muito feliz com a minha "camaleoa" e espero comprar-lhe um macho e uma amiga

Cmps!
hehehe, ja tas é a ficar com o vicio... ja começas a querer uma especie, e outra e outra 
somos todos iguais!!! hahaha!
MAs acho que fazes melhor em aguentares-te um tempo com esse, para ver os problemas que podem surgir e para ganhar alguma experiencia. Depois arranjas companhia para essa, que ela agradece, pois fica-te mais em conta que montar outro terrario para outra especie, e ate fica com mais piada um terrario com mais que um habitante...
Entretanto, no meio de tudo isto, inscreves-te num forum que aborde mais aprofundadamente esses assuntos (tera de ser estrangeiro) e com sorte e dedicaçao daki a uns anos tás um "pro" dos camaleões e vens pá'ki ensinar a malta

somos todos iguais!!! hahaha!
MAs acho que fazes melhor em aguentares-te um tempo com esse, para ver os problemas que podem surgir e para ganhar alguma experiencia. Depois arranjas companhia para essa, que ela agradece, pois fica-te mais em conta que montar outro terrario para outra especie, e ate fica com mais piada um terrario com mais que um habitante...
Entretanto, no meio de tudo isto, inscreves-te num forum que aborde mais aprofundadamente esses assuntos (tera de ser estrangeiro) e com sorte e dedicaçao daki a uns anos tás um "pro" dos camaleões e vens pá'ki ensinar a malta

É verdade! É um vicio!
Mas vou-me dedicar aos Brevicaudatus e tentar fazer criação... Já devo ter passado horas a ler coisas sobre eles na net! Quando me sentir à vontade com essa espécie depois logo se vê... mas nos próximos anos já tou "ocupado" com eles!
Cmpts...
(nr: Há também um membro deste site nos classificados a vender Rudis... agora como é que os adquiriu ou criou fica no mistério...?)

Mas vou-me dedicar aos Brevicaudatus e tentar fazer criação... Já devo ter passado horas a ler coisas sobre eles na net! Quando me sentir à vontade com essa espécie depois logo se vê... mas nos próximos anos já tou "ocupado" com eles!

Cmpts...
(nr: Há também um membro deste site nos classificados a vender Rudis... agora como é que os adquiriu ou criou fica no mistério...?)

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
O que eu estava a dizer era exactamente isso, que talvez o keeper comum com os simples apetrechos do costume, não consiga manter as condições necessárias, e daí ser irrelevante o clima do país, passando a ter de ser criado um micro-clima no terrário, se é uma espécie muito "frágil", concerteza que será necessário ponderar essas questões antes da compra.
Quanto a climatização de um quarto, não é assim tao dispendioso, não há necessidade de ar condicionados nem nada do género, mas sim isolar o exterior do interior, ai logo vais ter resultados muito bons, é como faço com a arrecadação que tenho os meus, mantendo sempre as temperaturas aos 25º, seja de inverno, verão, primavera e outono.
A grande despesa seria isolar o mesmo e ter um espaço só para isso.
A grande despesa seria isolar o mesmo e ter um espaço só para isso.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>