Gatinhos bebés - ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

garfield
Membro Júnior
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 am

domingo set 16, 2007 5:02 pm

Olá boa tarde!

preciso de dicas, tenho aqui em casa dois gatinhos bebés, queria saber o seguinte:

- como hoje é Domingo, e a loja de animais aqui perto não tinha, fui ao Pingo Doce e comprei leite em pó para recem-nascidos (mas bebés humanos) será que há problema?
- quando é que começam a comer ração/latinhas? (eles devem ter à volta de um mês e uma semanita), comprei tb latinhas para recem-nascidos e ração, mas ainda parece que são mt pequeninos para a comerem, apesar de lá ter a indicação a partir das três semanas, o que acham?
- quano é que começam a usar a areia? tem feito xixi na mantinha)?

preciso por favor de dicas, sou dona de gatos, mas nunca tive assim tão pequeninos!

Obrigada!
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo set 16, 2007 6:26 pm

Veja o tópico acima "Como criar felinos á mão" da leonildecarvalho.
<p><u></u></p>
tele
Membro
Registado: quarta dez 15, 2004 3:17 pm

segunda set 17, 2007 12:47 pm

garfield Escreveu:Olá boa tarde!

preciso de dicas, tenho aqui em casa dois gatinhos bebés, queria saber o seguinte:

- como hoje é Domingo, e a loja de animais aqui perto não tinha, fui ao Pingo Doce e comprei leite em pó para recem-nascidos (mas bebés humanos) será que há problema?
- quando é que começam a comer ração/latinhas? (eles devem ter à volta de um mês e uma semanita), comprei tb latinhas para recem-nascidos e ração, mas ainda parece que são mt pequeninos para a comerem, apesar de lá ter a indicação a partir das três semanas, o que acham?

preciso por favor de dicas, sou dona de gatos, mas nunca tive assim tão pequeninos!

Obrigada!

Olá
Eu tive uma gata com poucos dias de vida, inicialmente alimentei com seringa e depois passou a biberão, usei leite meio gordo diluido com um umas gotas de agua. Alimentei a gata de 2 em 2 horas mas valeu a pena pois hoje e uma linda gata. Tem que se ter paciencia e insistir na alimentação de lata pelo menos enquanto não tem dentes mas o melhor para não engordarem é alimentação seca.
Quanto as necessidades experimenta uma caixa de sapatos de forma a que consiga la entrar sozinho e não é preciso ensinar nada, eles sabem o que fazer. Leva ao veterinario para dar as 1ªs vacinas e tomar remedio para as bichas, tem muito nos 1ºs tempos.

Boa sorte com os gatinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 17, 2007 2:18 pm

garfield Escreveu:Olá boa tarde!

Obrigada!
Primeiro compra e só depois pergunta...?
Se há problema? Calculo que muito bem não lhe faça tendo em conta que contém lactose que, para um gatinho bebé pode ser uma mau início de "ajuda"...!
Já agora, nunca me passaria pela cabeça ir a uma loja de animais comprar leite para animais e dá-lo a um bebé humano :wink: e caso venha a precisar, numa próxima vez, caso se venha a verificar, aqui vai uma pequena receita para utilização SÓ para um caso de urgência até compra do leite de substituição:

"Alimento instantâneo para crias bebés

1 litro de leite Integral
2 gemas
2 colheres de sopa de natas
1 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
garfield
Membro Júnior

segunda set 17, 2007 3:27 pm

Obrigada Kim-aha e tele pelas dicas, já está tudo no caminho certo! :wink:

Leonildecarvalho, nunca lhe aconteceu ter-se percipitado e depois ficar na duvida se fez bem ou mal e que até pode ter feito bem? Pois foi o que me aconteceu, na altura achei que foi o melhor, depois quando parei para pensar e ter tudo deixar de andar a correr na minha cabeça é que fui à procura de conselhos! Além disso, nunca puz fora de hipotese anular o leite para bebés e comprar um novo para bebés gatinhos...
Ninya
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2007 6:52 pm
Localização: Cães (2): Nickie e Michael; Gatos (3): Tufas Pantufas, Óscar Wilde e Carlota Joa Kina

segunda set 17, 2007 3:31 pm

Olá Garfield

(Sou mãe, entre outros, desses 3 gatinhos da foto ao lado. A mãe biológica morreu tinham eles 3 dias. Hoje quase 4 meses e estão lindos de morrer!)

Em primeiro lugar, um beijinho muito grande para ti e para os teus animais, mas principalmente para ti pelo esforço que estás a fazer para manter esses bebés o melhor que podes.

Numa situação de emergência, não tem problema de maior em dares leite de bebé humano aos teus gatinhos. Os "leites" são muito parecidos. Os bebés humanos também não bebem leite de pacote como nós.

Mas como sabes, é sempre melhor dar um leite próprio para gatinhos. Sei por experiência que o da Royal Canin para gatinhos e muito bom (a lata - leite em pó - anda pelos 17 euros e algumas incluem um biberão com uma tetina adequada). Se não tiveres biberão, podes sempre dar com uma seringa, que poes na boca, de lado, injectando aos poucos. Convém que eles comam em posição semelhante aquela que têm quando são alimentados pelas mães, por isso evita virá-los para cima (como fazemos aos bebés), eles ficam assustados e não comem com tanta facilidade

Quanto à ração, enquanto não puderes resolver de outra maneira, podes sempre misturá-la com água tépida de maneira a que fique mais macia, pois os dentinhos, os poucos que têm, são muito pequeninos e frágeis.

O xixi... podes sempre esfregar a zona genital com um algodão molhado em água tépida, estimulas assim a vontade de fazer xixi, e poes o gatinho na areia, ele saberá o que fazer. Com o cocó a mesma coisa.

Os desparasitantes é que convém que seja um Vet a receitar. Se digo aqui o nome daquele que uso, fico na lista negra e ainda me matam (e eu tenho uma grande família de caninos e felinos para tratar... não me posso dar a esse luxo do eterno descanso)

Mais uma vez obrigada por pertenceres à lista de pessoas que ajuda esses "baixinhos" que andam por ai.

Beijinho grande.
Ninya
<p>Ninya - Nunca serei mais do que aquilo que consigo ser :)</p>
garfield
Membro Júnior

segunda set 17, 2007 3:42 pm

Olá Ninya, desde já muito obrigada pela tua resposta!

Hoje fui a uma loja de animais, o Sr. disse que era melhor não dar o leite de substituição, visto que eles já pegaram na ração e estão a desmamar, ontem já comeram bem, desfiz a ração tipo papinha e depois já usaram a areia, grandes meninos :), hoje tornei a repetir, andam a comer numa média de 4 em 4 horas, acordaram de noite com fome, lá comeram, lá acalmaram (vão sempre à areia depois de comerem)!

Em relação ao desparasitante, comprei um na farmácia, visto que para mim é dificil ir de imediato ao Vet. (talvez consiga no final da semana), mas tem lá a indicação do peso e do tamanho dos gatitos, por isso, e "suponho eu" não deve fazer nada de mal!

Obrigada mais uma vez e um bem haja para ti!

:wink: :wink:
Ninya
Membro Júnior
Localização: Cães (2): Nickie e Michael; Gatos (3): Tufas Pantufas, Óscar Wilde e Carlota Joa Kina

segunda set 17, 2007 4:14 pm

Garfield

Sempre à disposição :)

Quanto ao Vet, é importante... além da questão das vacinas. Pelo que percebi tens mais animais (cão) e ele traz da rua "doenças camufladas" que podem ser perigosas para os pequeninos.

Não sei se é o caso, mas não te sintas culpabilizada por não teres uma resma de euros à disposição para ir logo ao VET. Obviamente que é muito importante, mas não é tudo.

Continua a amar esses pequenotes e a fazer o teu melhor, vais ver q vai correr tudo bem!

Beijokas
Ninya
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 17, 2007 4:21 pm

garfield Escreveu:Obrigada Kim-aha e tele pelas dicas, já está tudo no caminho certo! :wink:

Leonildecarvalho, nunca lhe aconteceu ter-se percipitado e depois ficar na duvida se fez bem ou mal e que até pode ter feito bem? Pois foi o que me aconteceu, na altura achei que foi o melhor, depois quando parei para pensar e ter tudo deixar de andar a correr na minha cabeça é que fui à procura de conselhos! Além disso, nunca puz fora de hipotese anular o leite para bebés e comprar um novo para bebés gatinhos...
Não, quando pode pôr em causa a vida dum animal. Primeiro paro para pensar e indagar e só depois actuo! :D
Ainda bem que parou para pensar :wink: huuuuuffffa :P se não ainda hoje corria :lol:
Eu não lhe disse que colocou fora de hipótese... :wink: :lol: :lol: :lol:
Ninya Escreveu:Olá Garfield

(Sou mãe, entre outros, desses 3 gatinhos da foto ao lado.
É mesmo? Entre outros como, p.e.? Tia, avó, prima, cunhada, etc...?
"abolta Gary que estás perdoado" :P :lol:
Ninya Escreveu:Garfield

Pelo que percebi tens mais animais (cão) e ele traz da rua "doenças camufladas" que podem ser perigosas para os pequeninos.
Ai sim? Tais como, p.e.? :o Então os cães vêm sempre da rua, já com doenças? :o
Éh páh... desta não sabia eu. Doenças que os cães pegam aos gatos :o
Explique melhor, por favor, para que as "loiras" como eu que lêem este forum possam ficar elucidadas :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
garfield
Membro Júnior

segunda set 17, 2007 4:35 pm

Ninya! Mais uma vez obrigada!
O cão está em casa dos meus Pais, tal como uma das gatinhas a Kika! Em minha casa só tenho três gatos!

Eu sei que vai correr tudo bem, porque pessoas como nós fazemos o bem na prática, não na teoria como muitas pessoas que por aí nesses caminhos andam, e vamos ser positivas! :wink:

LeonildeCarvalho, por favor, se não concorda com o que está escrito neste tópico, não o abra sequer, agora vir para aqui gozar com o que os outros fazem ou dizem, não me parece bem! Seja sensata, já deu a sua opinião e agradeço que fique por aí! Obrigada na mesma!
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 17, 2007 5:35 pm

garfield Escreveu:
LeonildeCarvalho, por favor, se não concorda com o que está escrito neste tópico, não o abra sequer, agora vir para aqui gozar com o que os outros fazem ou dizem, não me parece bem! Seja sensata, já deu a sua opinião e agradeço que fique por aí! Obrigada na mesma!
Já lhe deu para perceber que eu não falo a dar palmadinhas nas costas mas daí a dizer para eu não abrir tópicos só porque discordo de determinados assuntos, está TOTALMENTE ERRADO! Este forum é livre para quem quer que seja desde que a discordância seja de forma educada e ao que se prova não fui mal educada, nem tratei mal alguém. Logo, venho a este e todos os tópicos questionar tudo o que me suscite dúvidas e coloco-as, goste ou não?! Foruns são isto mesmo; uma troca de aprendizagem com pessoas que saibam do que falam e não com palmadinhas nas costas só aos que concordam com bacoradas que, em vez de ensinar seja o que for, suscita ainda mais dúvidas a quem nada saiba sobre animais.
Haja dó e sensatez, SIM, da sua parte, que já vi que ou dizem consigo e a passarem-lhe a mãozinha pelo lombo ou são insensatos, :roll: :lol: e com certas "famigeradas enciclopédias"...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninya
Membro Júnior

segunda set 17, 2007 6:33 pm

Alguns exemplos de doenças cat-dog transmissíveis:

Raiva (Cães e gatos): A raiva é uma doença letal. Requer vacinação imediata. o animal raivoso, passa a apresentar um comportamento arredio e agressivo, espuma pela boca e não se alimenta. qualquer animal com suspeita de raiva deve ser isolado e colocado em quarentena. Se a doença for confirmada ele precisará ser sacrificado. Sintomas: febre, calafrios, fobia a água, delírios, seguidos de óbito. Contágio: Através de mordida ou arranhões de animais infectados com a doença.

Toxocaríase (Cães e gatos): É uma doença parasitária grave. O contágio é feito pela ingestão acidental dos ovos do verme presentes nas fezes do animal, trazidas no pêlo, etc. Em casos raros, o ovo do verme pode contaminar os olhos, causando deterioração da visão e até cegueira. Este tipo de contaminação ocorre com mais freqüência em crianças que brincam na terra ou areia e deve ser tratado por um oftalmologista. Sintomas: Dificuldades respiratórias, fígado aumentado e erupções cutâneas. A recuperação normalmente acontece de forma espontânea.

Tinha (Cães e Gatos): É uma infecção micótica que atinge o pêlo dos animais. É causada por um fungo chamado " Tinea". Altamente contagiosa, basta brincar ou tocar no animal contaminado para contraí-la.

Há mais... mas fica para quando eu for para casa (estou no emprego)
Beijokas
Ninya
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 17, 2007 7:30 pm

Ninya Escreveu:Alguns exemplos de doenças cat-dog transmissíveis:

Raiva (Cães e gatos): A raiva é uma doença letal. Requer vacinação imediata. o animal raivoso, passa a apresentar um comportamento arredio e agressivo, espuma pela boca e não se alimenta. qualquer animal com suspeita de raiva deve ser isolado e colocado em quarentena. Se a doença for confirmada ele precisará ser sacrificado. Sintomas: febre, calafrios, fobia a água, delírios, seguidos de óbito. Contágio: Através de mordida ou arranhões de animais infectados com a doença.
EXTINTA há mais de 20 Anos :wink:
Toxocaríase (Cães e gatos): É uma doença parasitária grave. O contágio é feito pela ingestão acidental dos ovos do verme presentes nas fezes do animal, trazidas no pêlo, etc. Em casos raros, o ovo do verme pode contaminar os olhos, causando deterioração da visão e até cegueira. Este tipo de contaminação ocorre com mais freqüência em crianças que brincam na terra ou areia e deve ser tratado por um oftalmologista. Sintomas: Dificuldades respiratórias, fígado aumentado e erupções cutâneas. A recuperação normalmente acontece de forma espontânea.
Avaliação de precaução entre animais versus humanos e em caso de animais versus animais existem os já tão falados e usados desparazitantes internos e externos! :wink: Logo, não se aplica ao caso de tanto perigo alertou nas suas recomendações anteriores que até "assustam o medo"! :wink:
Tinha (Cães e Gatos): É uma infecção micótica que atinge o pêlo dos animais. É causada por um fungo chamado " Tinea". Altamente contagiosa, basta brincar ou tocar no animal contaminado para contraí-la.
Fiquei com a sensação que, mais uma vez, se fala de animais versus humanos no que trata ao contágio...!
Há mais... mas fica para quando eu for para casa (estou no emprego)
Beijokas
Ninya
Venham elas (são sempre uma mais valia para aprender-se alguma coisa nos foruns, apesar de retiradas da net) mas, a provarem do contágio canídeos a felinos cada vez que vão à rua e não contágios de animais a humanos e muito menos com referencias a algo já extinto no nosso País, como a raiva, felizmente!
Tanto eles podem trazer da rua como até os humanos são transmissores de muitos perigos para os animais e não só animais a animais...!
Mas eu dou-lhe mais uma ajudinha na pesquisa que vai encontrar tal como mencionei "de fácil tratamento desde que..." :wink:
http://www.saudeanimal.com.br/artig137.htm

Obrigada pelo esclarecimento :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninya
Membro Júnior

segunda set 17, 2007 7:57 pm

Extinta há mais de 20 anos????

Ups! Se calhar é melhor avisar os Vets da Faculdade de Medicina Veterinária. Há cerca de 4 semanas, tivemos lá um caso! Infelizmente o Scoby não venceu.

Se calhar enganaram-se no diagnóstico... o melhor é alguém ligar para lá a avisar! Boa?

Quiçá é apenas alergia ao leite condensado!

Enfim... com veterinários tão bons aqui, e tão experientes, bem que podiam facilitar quem precisa e dar pelo menos umas facilidades de pagamento nos tratamentos e consultas dos nossos amiguinhos!

Espero q a resposta seguinte não seja do tipo: Quem não pode pagar veterinários compulsivamente não deve ter animais, muito menos de rua! Deve deixá-los lá. Ir ao multibanco, verificar o saldo, e se for positivo, olhar novamente para o animal e ponderar se deve tentar ajudá-lo ou não!

Justo?! Assim não somos atacados por ajudar com muita vontade e (infelizmente) pouco conhecimento ou dinheiro!

Já agora... qual é mesmo a finalidade deste forum?

Beijokas
a quem de direito
Ninya

PS: Desculpem os erros. Não sou portuguesa e ainda baralho o português. Quanto à net, preferi retirar de lá o que mencionei porque como já disse, tenho alguma dificuldade em escrever português.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 17, 2007 10:44 pm

Ninya Escreveu:Extinta há mais de 20 anos????

Ups! Se calhar é melhor avisar os Vets da Faculdade de Medicina Veterinária.
Sim, Extinta a Raiva em PORTUGAL e mais acrescento que; por enquanto continua EXTINTA! Porquê? No seu País não está? Pena!
E, quanto ao Português escrito e falado ainda há quem mantenha com muito orgulho as suas origens Portuguesas, felizmente por sorte e preocupação minha ainda consigo manter... :D

Quanto ao resto do blá, blá, blá... nem vale a pena comentar já que é desprovido de sensatez absoluta! :wink: :D Os espelhos servem para deflectir o que neles se reflecte... logo, está bem visível a sua reflexão...!

"jocas fofas"

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”