Formas de abandono de cães chipados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sexta abr 11, 2003 6:38 pm

Olá a todos.
Não sabia bem se haveria de escrever isto aqui mas estou tão indignada que achei que deveria fazê-lo. Muito se tem falado sobre as virtudes do chip, nomeadamente o facto de cães perdidos poderem reencontrar os seus donos através dessa identificação. E temos casos de sucesso, como o Calvin da AISD cujos donos o procuravam há 2 anos, se não estou em engano.
Acontece que há quem advogue que qualquer dono que pense em abandonar o seu animal não deixará de o fazer só por estar chipado, nem que para isso tenha que fazer mal ao cão. Ora acabei de descobrir que parece haver outra forma eficaz, infelizmente.
Andava a ver o canal de adopções da Arca e deparei-me com um anúncio que me causou impressão, até porque pensei que o dono poderia estar aflito à procura do cão. Telefonei para as Páginas Amarelas e disseram-me que naquela morada não há registo de telefone. O telemóvel também se encontra inactivo. Contactei então a senhora que colocou o anúncio, que me disse que o cão só pode ter sido abandonado porque todos os contactos existentes no SIRA estão inactivos. Assim, basta mudar de casa, mudar de telemóvel e deixar o cão na rua que nunca mais nos vão encontrar. Deve ser isso que pensa um dono destes, não sei. Não gosto nada de juízos precipitados mas fiquei muito triste. A senhora só quer é um dono para o cão mas quem ficar com ele vai ter que o operar também e não deve haver muita gente disposta a assumir um encargo desses.
A minha mensagem não se destina a angariar donos para o cao (por mais que gostasse, também eu não posso ficar com ele) mas sim a partilhar convosco mais esta forma macabra de se abandonar um animal.
Para quem queira ler o referido anúncio, deixo aqui o link. Pode ser que alguém se lembre de outra forma de se conseguir dar com o dito dono. Eu gostava de lhe ir dizer pessoalmente umas verdades, isso gostava.

NOTA: Retirei o link, porque já não se encontrava actualizado. Há um novo anúncio na arca relativo a este cão

Um abraço,
Carla
Última edição por papoila em terça abr 15, 2003 2:14 am, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta abr 11, 2003 8:18 pm

Acho uma situação terrível e não entendo como é que alguém abandona um animal.
Mas a minha questão é esta: A pessoa tem os nºs inactivos, mas é possível junto dos operadores de telefones saber a quem pertenceu o nº. Suponho que eles não dão essa informação a um particular, mas se se apresentar queixa à polícia e eles quiserem encontram facilmente o dono.

Kathleen
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta abr 11, 2003 10:53 pm

Olá

E, será que as autoridades se darão a esse trabalho!? Por um cão!Infelizmente, acho que não.

Não existirá nada, mas mesmo nada, que resulte nestes casos. Enquanto se tiver má indúle, não haverá nada que resulte!

Porque não, marcar o Nº B. I. no Chip? Sérá demasiado compremetedor!? Porquê só morada e telefone!? Não será mesmo só de prepósito!? É que, se me quiserem "apanhar", não será melhor pelo BI!? E não, pelo resto...?

Isto é tão revoltante que dá para dizer, o que conta é a intenção!

Porra, voltei a irritar-me... :evil: :evil: :evil:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta abr 11, 2003 11:00 pm

Bibocas Escreveu: Porque não, marcar o Nº B. I. no Chip? Sérá demasiado compremetedor!? Porquê só morada e telefone!? Não será mesmo só de prepósito!? É que, se me quiserem "apanhar", não será melhor pelo BI!? E não, pelo resto...?

Como é que eu sei por um BI onde a pessoa mora ? :o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 11, 2003 11:49 pm

VascoV Escreveu:
Bibocas Escreveu: Porque não, marcar o Nº B. I. no Chip? Sérá demasiado compremetedor!? Porquê só morada e telefone!? Não será mesmo só de prepósito!? É que, se me quiserem "apanhar", não será melhor pelo BI!? E não, pelo resto...?

Como é que eu sei por um BI onde a pessoa mora ? :o

Poi...lá estamos, nós, na " Répúblicadas Bananas " outra vêz !!! :lol: :lol: :lol:

Leonilde
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado abr 12, 2003 12:10 am

Tenho a certeza que não estou a fazer confusão, mas ainda no outro dia fui chipar uma ninhada de 8 cachorros e pediram-me o nº do BI. Para ser sincera, não prestei muita atenção ao facto. No papel do Sira, não consta o nº do meu BI (na copia que ficou comigo), mas... nalgum sitio devem ter tomado nota. Se não, porque me pediriam? Alguém sabe de algo?
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado abr 12, 2003 8:38 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 6:42 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado abr 12, 2003 8:39 am

Pedra Escreveu: Tenho a certeza que não estou a fazer confusão, mas ainda no outro dia fui chipar uma ninhada de 8 cachorros e pediram-me o nº do BI. Para ser sincera, não prestei muita atenção ao facto. No papel do Sira, não consta o nº do meu BI (na copia que ficou comigo), mas... nalgum sitio devem ter tomado nota. Se não, porque me pediriam? Alguém sabe de algo?
Isabel
Também não sei para o que seja, mas que pedem, ai isso pedem !!!

Leonilde
Bibocas
Membro Veterano

sábado abr 12, 2003 10:30 am

Olá

Vasco, não sabe!!!!! Então, para que servem os BI!? Não será a forma mais correcta e mais honesta de se salvaguardar alguma coisa!

Não me diga que a PJ com o meu BI, dados pessoais, filiação, não me caçava!? Só se não quisesse! ;)

Claro que, o melhor é não registarmos nada. Afinal, vai dar ao mesmo! :evil:

Fiquem bem,
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 12, 2003 5:52 pm

Vamos lá a ver qual é a verdadeira utilidade do 'chip'.
Pensem um bocadinho.
Se o dono abandonou o seu cão vamos devolvê-lo ?
O que acontecerá a seguir ao animal ?

Acho boa ideia uma multa ou qualquer coisa do género para obrigar as pessoas a pensarem antes de terem um cão em vez de "se não servir vai fora", mas não é solução para os casos em que os donos estão determinados a verem-se livres do cão.

Só me passa pela cabeça que o podem matar.

Quer dizer, o cão têm 'chip' que presentemente não é obrigatório.
Dá ideia que o dono quis que ele tivesse 'chip'.
Portanto gostava dele e dáva-lhe valor.

Não será que o dono morreu ou emigrou ? (neste 2º caso não teria primeiro tentado dar o cão para adopção) ?
Acho mudar de casa com vista a bandonar o cão um bocado trabalhoso e rebuscado.

Não andará perdido (ou roubado) e por acaso o dono tinha mudado de casa ?
Alguém se lembrou de procurar o dono pelo nome na lista telefónica ?
Ou foram ver se foi dado por perdido ou roubado ?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 12, 2003 5:56 pm

Pode muito bem ser incúria do dono em não etr mudado a morada. A AISD está cheia de razão.

Já um vez disse que o objectivo dos chips é somente identificar em cao de perda o cão para responsabilizar o dono. Isso passaria por uma senhora multa...
Bibocas
Membro Veterano

sábado abr 12, 2003 6:13 pm

Olá

Aisd, claro, serve mesmo para isso!

Eu se chipei os meus cães, não foi para os abandonar a seguir. ;) Serão sempre identificados, não mudando eu de residência nem de identidade.

Mas será que funciona sempre!? Vamos esperar que sim! :?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado abr 12, 2003 6:22 pm

Pensei que os impressos dos Sira eram todos iguais e realmente á primeira vista, pareciam. Ontem quando disse que não estava o meu nº de BI na cópia do Sira, foi porque fui consultar uma. Mas, na realidade, a cópia q eu consultei foi a de um cão chipado há perto de 1 ano (e cuja cópia não tem o nº de BI, nem campo para o preencher).
As cópias dos cachorros que chipei há pouco tempo e que fui consultar agora, na realidade existe um campo para o BI, e de facto está la o nº do meu BI, tal como a Sealords disse. Portanto, já existe um dado novo a acrescentar, e vá se lá saber porquê....
A identificação de animais, quer por chipagem, quer por tatuagem, não é garantia de nada, mas que é melhor que nada, lá isso é. O resto, é a incúria, a maldade, o desconhecimento, e a lista iria continuar por aí fora.
Isabel
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda abr 14, 2003 3:43 am

Pelos correios é possível saber se existem cartas a ser reenviadas para outra morada.

Outra forma é dirigirmo-nos à morada e perguntar ao novo morador se por acaso tem a nova morada do antigo.

Também vi no 118.pt mas existem muitos! Podemos dividir a lista de 10 em 10 e teleonar a perguntar...

Outra possibilidade é tentar saber na polícia...sabe-se lá o que eles poderão saber!

Mais uma: perguntar na mercearia da zona, na administração do prédio, no banco ou na imobiliária que tratou da venda ou do senhorio que a alugou...

São estas as hipóteses que assim de repente me vêm à cabeça
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda abr 14, 2003 8:45 am

Bibocas Escreveu: Olá

E, será que as autoridades se darão a esse trabalho!? Por um cão!Infelizmente, acho que não.
Pois..infelizmente é assim... :evil: Qdo fui dar parte do roubo da Riskas à PSP de Oeiras, as palavras "reconfortantes" do comandante de serviço foram "é melhor acostumar-se à ideia, vai ser mto dificil"...depois telefonei a um amigo na PJ, e a resposta dele foi "se ainda fosse uma pessoa, podia mobilizar esforços..agora um cão...olha, oferece alvissaras, põe anúncios, divulga".... :? Por isso, mesmo com os contactos correctos...não há condições!!!! :x
Responder

Voltar para “Cães”