Ensinar um Cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dog_Lover
Registado: sexta abr 11, 2003 5:23 pm
Localização: Três Gatos (Charlotte, Marta e Poirot), uma Cadela (Farrusca) e Dois Periquitos.

sexta abr 11, 2003 5:32 pm

Adquiri recentemente uma cadelinha rafeira, que ainda não sabe fazer as suas necessidades fora de casa. Alguém me pode dizer como ensiná-la a ir à rua?
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta abr 11, 2003 6:18 pm

Olá

Bem vinda ao forúm!

Antes de mais, qual é a idade da cadelinha? É que se ela tiver menos que 3,5 meses, não convém sair com ela à rua. Até lá, terá que fazer as necessidades em casa.

Caso já tenha mais idade, convém ir descobrindo se ela mostra sinais de quando está aflita, senão, terá que ir com ela durante vários períodos por dia à rua e esperar que ela faça alguma coisinha. Eles gostam mais de fazer na rua do que em casa.

Em casa, terá mesmo que estar atento aos sinais de querer fazer xixi ou cócó. Isto não fácil, leva algum tempo e até lá, terá que ter algum sítio já destinado para que ela possa fazer, quando não estiver,ou ela não se aguentar. Costuma usar o "jornal"?

Não pode nem deve desesperar. Quando ela fizer na rua, recompense-a com festinhas e brincadeiras. Ela ficará contente e associará logo, xixis a boa disposição do(a) dono(a).

O meu Labrador, deixou de fazer em casa apartir dos 5 6 meses. De vez em quando descuidava-se, mas para o fim já não fazia nada.

Boa sorte e vá dando notícias,
Dog_Lover
Registado: sexta abr 11, 2003 5:23 pm
Localização: Três Gatos (Charlotte, Marta e Poirot), uma Cadela (Farrusca) e Dois Periquitos.

sexta abr 11, 2003 6:32 pm

Obrigado pela dica.

Só mais uma pergunta: A minha cadelinha já tem 4 meses, mas mesmo assim parece não ter iniciativa própria quando vai à rua, tenho sempre de a puxar. Como poderei resolver isto?
curly
Membro Júnior
Registado: sexta jan 17, 2003 6:49 pm

sábado abr 12, 2003 10:16 pm

A minha cadela também não gosta de rua,por isso a maioria das vezes faz no jornal e como já tem um ano já tem umas horas mais certas de fazer e já se aguenta mais,por isso meto-a no jornal quando ela acorda,quando é hora de almoçar e por volta das seis ou sete da tarde,mas tenho que a meter com a marquise um pouco fechada senão ela sai de lá.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 12, 2003 10:28 pm

curly Escreveu: A minha cadela também não gosta de rua,por isso a maioria das vezes faz no jornal e como já tem um ano já tem umas horas mais certas de fazer e já se aguenta mais,por isso meto-a no jornal quando ela acorda,quando é hora de almoçar e por volta das seis ou sete da tarde,mas tenho que a meter com a marquise um pouco fechada senão ela sai de lá.
Desculpe, não quero intrometer-me mas a sua cadela não foi socaiabilizada ?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 13, 2003 4:40 am

Dog_lover,

não será pura timidez ?
Parece-me que ela não está habituada a ir à rua.
É um mundo desconhecido para uma cadelinha ainda pequena - se calhar têm medo.
Já experimentou levá-la a um jardim e brincar com ela lá ?
Se fôr isto, passa num instante !
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda abr 14, 2003 2:26 pm

Olá,

Vamos por partes.

1º - Penso que cada pessoa terá a sua própria forma de educar o seu cachorro a não fazer as necessidades dentro de casa. Por isso partilho consigo a minha, que tem dado os seus resultados.
Comecei por destinar um local fixo onde tenho sempre jornais disponíveis para o Gaspar fazer as necessidades. Depois, e a partir dos (quase) 3 meses, quando já podia ir à rua, estou a habituá-lo a ir todos os dias à rua a horas certas (manhã, almoço, fim de tarde e antes de dormir).
Ao início, quando não podia ir à rua, elogiáva-o sempre que ele fazia as necessidades no jornal (lindo, festinhas, etc) e repreendia-o verbalmente quando ele "falhava o alvo" (às vezes a falta de pontaria é tanta, que os jornais estão na cozinha e ele faz na sala :lol: :lol: )´chamando-o "feio", "porco", etc. NUNCA esfregue o focinho dele na urina quando ele erra. Dê-lhe a cheirar a urina, repreenda-o e leve-o para cima dos jornais dizendo "AQUI!". Agora, que ainda está a começar a ir à rua, a técnica é não elogiá-lo quando faz no jornal, repreende-lo quando faz fora do jornal (às vezes ainda acontece), e elogiá-lo bastante quando faz na rua.
Tente que as idas lá fora coincidam com períodos imediatamente a seguir a ele comer (5 a 10 minutos depois).

2º-

[quote]

Só mais uma pergunta: A minha cadelinha já tem 4 meses, mas mesmo assim parece não ter iniciativa própria quando vai à rua, tenho sempre de a puxar. Como poderei resolver isto?

[/quote]

O Gaspar por vezes também tem um comportamento idêntico (tem 3 meses e meio), especialmente de manhã e à noite. Aí, o que costumo fazer é ter muuuuita paciência e chamá-lo calmamente quando ele se mostra casmurro e larga a âncora em determinado local. Quando vem, elogio-o bastante. Tem estado a melhorar esse aspecto ultimamente, bastanto por vezes chamá-lo uma vez que ele vem logo.
Uma optima sugestão é a da aisd. Nas primeiras vezes que levar a cadela à rua tente com que seja uma experiência divertida para ela, às vezes para tal basta permitir-lhe ver, contactar e sociabilizá-la com outros cães. (Mas atenção, como ela é pequenina evite o contacto com cães que não saiba se são ou não vacinados, especialmente com cães vadios).

Um abraço

Bullie & Gaspar
Responder

Voltar para “Cães”