Pelo do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 19, 2007 10:39 am

jcsousa Escreveu: (...)
- os meus cães não tomam banho há dois anos;
(...)
:o
E eu a pensar que 3 a 4 banhos/Ano era pouco :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 19, 2007 10:42 am

Falo em banhos "a sério", evidentemente.

Nadar nadam frequentemente, desde que o tempo começa a aquecer (e à vezes até antes, desde que lhes apeteça..)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 10:57 am

jcsousa Escreveu:Falo em banhos "a sério", evidentemente.

Nadar nadam frequentemente, desde que o tempo começa a aquecer (e à vezes até antes, desde que lhes apeteça..)
Nadar...o que é muito bom :wink:
Pois, o meu não nada e então recorro aos poucos banhos. Só "nada" dentro dum alguidar plástico, sem água, tipo como se estivesse num barco, só para não dizer que estão todos na piscina menos o cão :P :lol:

Só agora li o seu comentário em relação ao cheiro... e digo-lhe que é muito desagradável para quem tenha cães dentro de casa a cheirarem mal. Empestam tudo com o mau cheiro. Infelizmente sei do que falo. Não que a minha casa cheire mal mas se não cheira a casa, acabam por cheirar os sofás já que são muito mais difíceis de retirar o cheiro impregnado no tecido deles e até mesmo nas esponjas de enchimento...!

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta set 19, 2007 11:02 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rosnas
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 8:56 am

quarta set 19, 2007 10:58 am

Olá a todos:-)
Fui a este site: http://www.medicalvet.pt/noticias.html e pareceu-me bem, mas quem sou eu? :wink:
O Banho

O 1º banho do cão só deve acontecer após o último reforço vacinal (depois dos 3 meses).
A pele do cão é mais sensível que a pele humana. O cão não deve tomar banho frequentemente!
Não existe uma regra absoluta mas, de um modo geral , desaconselhamos mais de um banho / mês. Em muitos casos é suficiente um banho por ano!
È muito importante utilizar um shampoo adequado à espécie canina e ao tipo de pêlo e de pele do seu cão.
È importante escovar o cão para eliminar pêlos mortos, o que pode ser feito com um shampoo seco, evitando o banho tradicional.
Eu dou banho à minha Xica sempre 2 dias antes do desparasitante (o das pulgas e afins) ou seja a cada 2,5 meses (o que ela detesta lol).

Bom dia para todos :D
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 19, 2007 11:12 am

digo-lhe que é muito desagradável para quem tenha cães dentro de casa a cheirarem mal. Empestam tudo com o mau cheiro
Pois... os meus não são "visitas habituais" de casa, embora como disse, tenham permissão de entrar quando os solto. Às vezes um ou outro ficam comigo enquanto trabalho ou vejo televisão (tenho aqui duas velhotas neste momento), mas não têm autorização para sofá...

Admito que cães que vivem em casa devam ter um programa de banhos mais frequente. Os meus é como digo - só quando estão imundos por se espojarem nalguma substância "bem cheirosa"... caso contrário, escovadelas diárias no fim dos passeios/treinos.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 19, 2007 11:19 am

jcsousa Escreveu:Gostaria que a Leonor Nobre (que pelo que tenho lido, deduzo seja profissional nesta área) comentasse dum ponto de vista técnico a minha a situação dos meus cães relativamente a banhos:

- ainda sou dos que acreditam (se calhar erradamente) que a frequencia de banhos destroi a camada de gordura protectora da pele dos cães. Posto isto:

- os meus cães não tomam banho há dois anos;
- escovo-os diáriamente, com mais intensidade nos períodos de muda;
- preocupo-me.evidentemente,com que tenham uma boa alimentação;
- vivem em canil, com acesso a casa sempre que estão soltos;
- têm o pelo saudável e brilhante,embora ainda não me possa ver ao espelho no pelo deles, mas parece-me um brilho natural e satisfatório;
-cheiram realmente a cão em ambientes fechados (sobretudo na carrinha)mas não exageradamente (e também não vejo necessidade prática de que cheirem a alguma coisa que não são...)

Fico à espera dos seus comentários.

Cumprimentos

José Carlos
O José Carlos anda a ler mal, a pessoa não se chama Leonor... 8)
No entanto, se me permite, até gostaria de ser eu a comentar o seu caso, a outra forista o fará se o entender e quando entender.
- O banho retira sempre a gordura natural da pele. No entanto essa mesma gordura é reposta em cerca de 24 a 48h, na generalidade.
- A frequencia dos banhos, depende muito das raças, se há raças, devido á particularidade do pêlo, que "aguentam" perfeitamente 1 banho semanal ou bi semanal, há outras em que é mais aconselhado banhos mais espaçados.
- Se o José acha que os seus cães estão bem assim, óptimo, quem sou eu ou quem quer que seja para meter o bedelho.
- Se o José acha que o cheiro natural a cão está ok, tudo bem, cada um cheira o que muito bem entende.

No entanto, tal como disse, deitam cheiro, que se nota em ambientes fechados.
Ora penso que era disso que se falava logo de inicio, que era sobre o facto de muitos cães viverem quase exclusivamente em casa, dormirem nos sofás, na cama comos donos.
Estou quase certa que não é o seu caso.
Eu pessoalmente não gostaria ter ter fosse o que fosse a cheirar "não muito bem" a dormir comigo, ou no mesmo compartimento que eu.

Para finalizar, queria dizer que dados cientificos e estatisticas no caso dos caes e banhos, embora possam ajudar e dar uma boa contribuição para a forma como se deverá tratar, mas cada cão é um cão, cada caso é um caso.
Há quem defende determinadas correntes, baseando-se na experiencia prática. E também penso que é sobre isso que se falou aqui.
Por regra não vejo mal em dar banhos mais frequentes, desde que banhos dados como deve de ser e não "á gato".
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta set 19, 2007 11:42 am

"Com que frequência devo dar banho ao meu cão?
A resposta a esta pergunta varia de raça para raça. Raças que tenham predisposição para problemas de pele, como os Cocker Spaniels, deverão tomar banho regularmente (de 6 em 6 semanas). Cães de pêlo curto como o Doberman, Boxer, etc, podem tomar banho com muito menos frequência, cerca de 4 ou 5 vezes por ano. Se der banho demasiadas vezes a raças de pêlo curto pode enfraquecer-lhes o pêlo e diminuir as suas qualidades isolantes e protectoras."

Retirado aqui mesmo, da arca. E mais nao digo. Tudo depende do cao que cada um tem.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 19, 2007 11:42 am

Tem toda a razão, não sei onde fui buscar a Leonor... as minhas desculpas à visada.

Sobre os seus comentários, são sempre bem vindos. Eu desde sempre tenho seguido esta prática, com resultados positivos, como disse. Pessoalmente o "cheiro a cão" não me incomoda, ainda agora tive duas cadelas 1 hora em casa comigo e não me senti incomodado. Presumo que o facto de as escovar todos os dias faça com que o cheiro seja suportável, mas há narizes mais sensíveis do que outros. De qualquer modo cheiram a cão, que ao fim e ao cabo é o que elas são...

Eu levantei a questão apenas no sentido de saber em que termos não dar banho aos cães poderia influir na saúde dos cães, como disse não me preocupa muito que cheirem a cão desde que não seja exageradamente. Ora, em termos de pele apenas tive 1 ou dois casos de piodermite por alergia a picada de pulga, pelo que no aspecto da saúde o meu método seja muito mau.

De qualquer modo, e como você disse, cada um é que tem de tomar as suas opções, neste como noutros temas, pesando os custos-benefícios de cada uma...

E realmente os meus cães não vivem dentro de casa nem dormem comigo. Como já disse talvez nestes casos sejam compreensíveis os programas de banhos mais frequentes, mas apenas para não perturbar narizes delicados... porque, na minha opinião, um cão pode não tomar banho e andar em boas condições de higiene, cheirando, apenas e naturalmente, àquilo que é.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta set 19, 2007 11:59 am

jcsousa Escreveu:E realmente os meus cães não vivem dentro de casa nem dormem comigo. Como já disse talvez nestes casos sejam compreensíveis os programas de banhos mais frequentes, mas apenas para não perturbar narizes delicados... porque, na minha opinião, um cão pode não tomar banho e andar em boas condições de higiene, cheirando, apenas e naturalmente, àquilo que é.
Pois eu continúo a afirmar que as minhas cadelas não cheiram a cão. Narizes delicados ou não, elas de facto não cheiram a cão. Curiosamente durante as 48 horas seguintes ao banho têm um odorzinho a "cão" que me é desagradavel, a veterinária esclareceu dizendo que era a pele a repor os seus niveis de gordura correctos. Como utilizo shampoos inodoros, detesto animais a cheirar a rosas, o cheiro pós banho é um pouco intenso.

Ontem fui à loja de animais e dediquei-me à prateleira da higiéne, interessante a gama variadissima que encontrei, nomeadamente perfumes. O que me faz perguntar, as pessoas querem um cão para? Para quê perfumar o cão? Há qualquer coisa de loucura aqui. Pobres cães perfumados. Confesso que tenho pena deles.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 12:34 pm

Percebi, JcSousa. Contudo e apesar do meu cão subir aos sofás, não dorme comigo. Dormiu sim quando era bebé. Depois consegui desabituá-lo e apesar de dormir no meu quarto, dorme só na cama dele. :wink:
Mesmo assim, não dormindo comigo na mesma cama não impede de eu conseguir sentir o cheiro incomodativo... quando as glândulas anais estão cheias e quando os "pés" cheiram a "chulé".
Não me refiro ao cheiro a cão pois sempre vivi com eles, aliás; nasci rodeada deles. Refiro-me sim a todos os outros cheiros que exalam, mais uns que outros, dependendo do problema de cada caso!
Também não faço questão de camuflar o "pivete" com perfumes para cães. Nem gosto pois sente-se uma mistura de perfume com o cheiro característico a cão o que me dá náuseas e não estou a brincar. Falo muito a sério! Mal por mal prefiro o cheiro a cão.
Ah, e há uns minutos atrás, falando disto com o meu marido, diz-me ele: "olha, vai cheirar o Golias debaixo dos "sovacos" e eu fui :oops: e fiquei :o . Este cão cheira a transpiração "rançosa" nas "axilas" :roll: :oops: e nunca tive um cão a cheirar mal (como alguns humanos) das axilas :o . E eu a pensar que já tinha passado por tudo o que diga respeito a cães :roll: :? :o :oops:
Bem, agora, já descobri mais um local para lhe fazer a higiéne diária :twisted:

E sim, sempre notei que os cães depois do banho cheiram a cão, por muito bom que seja o shampo mas, depois dissipa-se.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 19, 2007 12:40 pm

jcsousa Escreveu: Eu levantei a questão apenas no sentido de saber em que termos não dar banho aos cães poderia influir na saúde dos cães,
Claro que pode influenciar, como pode não.
Se tem um cão que não escova nem dá banho, ao fim de algum tempo pode ter um monte de rastas, ou um monte de pêlo morto (que muitos cães tentam arrancar com a boca, chegando a fazer feridas).

Agora, sem querer estar a picar ninguém nem sequer chamar porco (LuMaria, esta é especialmente para si, pois já vi que se pica facilmente).
É uma opinião como qualquer outra: Eu também acho uma porcaria, que muitos cães que só tomam banho quando chove, durmam na cama com os donos, andem pela casa, pelos sofás etc. Tenham paciencia, mas a sujidade agarra-se e não é apenas com escovadelas, pó de talco e dodots que se retira.
Mas... e off topic... a minha mãe acha uma porcaria não lavar as janelas pelo menos 2 vezes por mês, e se querem que vos diga, as minhas.... :wink:

Outra coisa... o titulo deste tópico não era, o pêlo dos cães faz mal? :roll:
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta set 19, 2007 12:40 pm

Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas .... :P Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
Desde quando, os dados "estudos" cientificos são como as estatísticas? Vê-se quesabe o que diz. Mas, porque carga de água haveria de pesquisar o nome da autora de um livro ?
Só usei palavrinhas suas. :lol: Ou anda a comer muito queijo?
Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.

Não tenho presunções em mostrar que a teoria que defendo é a certa. Nem sequer pretendo vender serviços ou produtos ligados aos grooming animal.

Nem eu. :wink:
Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada. :wink:
Quanto a identificar-me primeiro, foi o que fiz. Não se pode postar no forum sem fazer login. Esta, (nichname) é a única identificação exigida no forum, ou agora, inventou novas regras?
Quando eu quiser falar, falo-ei, com ou sem a sua permissão. Passe bem, também.
Identificado? E o seu antigo nick era qual? Aquele que foi apagado, bloqueado ou sei lá o que lhe aconteceu. :P
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta set 19, 2007 12:52 pm

Pedra Escreveu:Agora, sem querer estar a picar ninguém nem sequer chamar porco (LuMaria, esta é especialmente para si, pois já vi que se pica facilmente).
É uma opinião como qualquer outra: Eu também acho uma porcaria, que muitos cães que só tomam banho quando chove, durmam na cama com os donos, andem pela casa, pelos sofás etc. Tenham paciencia, mas a sujidade agarra-se e não é apenas com escovadelas, pó de talco e dodots que se retira.
Pico-me fácilmente? Desde canichinha béu béu qualquer coisa, a porcaria, a não ter vontade de aprender já aqui ouvi de tudo. Tenho feito questão de manter esses desabafos sentimentais à parte. Porque me irritou especialmente o porcaria? Porque porcaria é um conceito muito humano, que se altera de geração para geração e nem sempre de forma mais saudável como se pensa. Filosofias à parte o que para si é porcaria, para mim não tem fundamento. Não só pela minha propria experiência, como por tudo o que tenho lido. Acho interessante ninguém postar algo mais cientifico sobre a questão de quantidade de banhos X beneficios do pelo, estar relacionado. É que a ciência é muito importante na evolução. Mostrem dados e não teorias ou teses. Mostrem o estudo que prova que um animal banhado mensalmente 1 vez por mês tem um pelo mais bonito e saudável. provem-me cientificamente que os animais que hoje tomam banho regularmente, daqui a 5 ou 6 anos não terão problemas de pele. É que se toda esta loucura aquática, é uma coisa recente, nada me diz que não se venha a descobrir, o tremendo erro que se cometeu. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
metanotiol
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 2:43 pm

quarta set 19, 2007 12:56 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas .... :P Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
Desde quando, os dados "estudos" cientificos são como as estatísticas? Vê-se quesabe o que diz. Mas, porque carga de água haveria de pesquisar o nome da autora de um livro ?
Só usei palavrinhas suas. :lol: Ou anda a comer muito queijo?
Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.

Não tenho presunções em mostrar que a teoria que defendo é a certa. Nem sequer pretendo vender serviços ou produtos ligados aos grooming animal.

Nem eu. :wink:
Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada. :wink:
Quanto a identificar-me primeiro, foi o que fiz. Não se pode postar no forum sem fazer login. Esta, (nichname) é a única identificação exigida no forum, ou agora, inventou novas regras?
Quando eu quiser falar, falo-ei, com ou sem a sua permissão. Passe bem, também.
Identificado? E o seu antigo nick era qual? Aquele que foi apagado, bloqueado ou sei lá o que lhe aconteceu. :P
Ora, tenha lá calma (não precisa chamar a mamã, para a defender) e leia com atenção.Quem comparou os estudos científicos a estatisticas? Quem foi?
Então, continua a usar as minhas palavrinhas?

Quanto à identificação, não me parece dever-lhe qualquer explicação ou outro. Poderia fazê-lo, mas devido à sua arrogância e convencimento, deixo-a a pesquisar, se assim o entender.
Passe bem.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 19, 2007 12:56 pm

Se tem um cão que não escova nem dá banho, ao fim de algum tempo pode ter um monte de rastas, ou um monte de pêlo morto
Como já disse escovo os meus diàriamente, e nas mudas de pelo perco bastante mais tempo nessa tarefa. Banho só no rio ou albufeiras. Na banheira só mesmo quando é imperioso. Digamos que para merecer o epíteto de porco estou aí a uns 50%...

Como não tenho visto prejuizos para a saúde, não vejo razões para mudar de opção. Mas aceito que outros tenham opções diferentes.

Cumprimentos

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”