jcsousa Escreveu: (...)
- os meus cães não tomam banho há dois anos;
(...)

E eu a pensar que 3 a 4 banhos/Ano era pouco

Leo
Moderador: mcerqueira
jcsousa Escreveu: (...)
(...)
Nadar...o que é muito bomjcsousa Escreveu:Falo em banhos "a sério", evidentemente.
Nadar nadam frequentemente, desde que o tempo começa a aquecer (e à vezes até antes, desde que lhes apeteça..)
Eu dou banho à minha Xica sempre 2 dias antes do desparasitante (o das pulgas e afins) ou seja a cada 2,5 meses (o que ela detesta lol).O Banho
O 1º banho do cão só deve acontecer após o último reforço vacinal (depois dos 3 meses).
A pele do cão é mais sensível que a pele humana. O cão não deve tomar banho frequentemente!
Não existe uma regra absoluta mas, de um modo geral , desaconselhamos mais de um banho / mês. Em muitos casos é suficiente um banho por ano!
È muito importante utilizar um shampoo adequado à espécie canina e ao tipo de pêlo e de pele do seu cão.
È importante escovar o cão para eliminar pêlos mortos, o que pode ser feito com um shampoo seco, evitando o banho tradicional.
Pois... os meus não são "visitas habituais" de casa, embora como disse, tenham permissão de entrar quando os solto. Às vezes um ou outro ficam comigo enquanto trabalho ou vejo televisão (tenho aqui duas velhotas neste momento), mas não têm autorização para sofá...digo-lhe que é muito desagradável para quem tenha cães dentro de casa a cheirarem mal. Empestam tudo com o mau cheiro
O José Carlos anda a ler mal, a pessoa não se chama Leonor...jcsousa Escreveu:Gostaria que a Leonor Nobre (que pelo que tenho lido, deduzo seja profissional nesta área) comentasse dum ponto de vista técnico a minha a situação dos meus cães relativamente a banhos:
- ainda sou dos que acreditam (se calhar erradamente) que a frequencia de banhos destroi a camada de gordura protectora da pele dos cães. Posto isto:
- escovo-os diáriamente, com mais intensidade nos períodos de muda;
- preocupo-me.evidentemente,com que tenham uma boa alimentação;
- vivem em canil, com acesso a casa sempre que estão soltos;
- têm o pelo saudável e brilhante,embora ainda não me possa ver ao espelho no pelo deles, mas parece-me um brilho natural e satisfatório;
-cheiram realmente a cão em ambientes fechados (sobretudo na carrinha)mas não exageradamente (e também não vejo necessidade prática de que cheirem a alguma coisa que não são...)
Fico à espera dos seus comentários.
Cumprimentos
José Carlos
Pois eu continúo a afirmar que as minhas cadelas não cheiram a cão. Narizes delicados ou não, elas de facto não cheiram a cão. Curiosamente durante as 48 horas seguintes ao banho têm um odorzinho a "cão" que me é desagradavel, a veterinária esclareceu dizendo que era a pele a repor os seus niveis de gordura correctos. Como utilizo shampoos inodoros, detesto animais a cheirar a rosas, o cheiro pós banho é um pouco intenso.jcsousa Escreveu:E realmente os meus cães não vivem dentro de casa nem dormem comigo. Como já disse talvez nestes casos sejam compreensíveis os programas de banhos mais frequentes, mas apenas para não perturbar narizes delicados... porque, na minha opinião, um cão pode não tomar banho e andar em boas condições de higiene, cheirando, apenas e naturalmente, àquilo que é.
Claro que pode influenciar, como pode não.jcsousa Escreveu: Eu levantei a questão apenas no sentido de saber em que termos não dar banho aos cães poderia influir na saúde dos cães,
Só usei palavrinhas suas.Desde quando, os dados "estudos" cientificos são como as estatísticas? Vê-se quesabe o que diz. Mas, porque carga de água haveria de pesquisar o nome da autora de um livro ?Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas ....Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.
Não tenho presunções em mostrar que a teoria que defendo é a certa. Nem sequer pretendo vender serviços ou produtos ligados aos grooming animal.
Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada.
Identificado? E o seu antigo nick era qual? Aquele que foi apagado, bloqueado ou sei lá o que lhe aconteceu.Quanto a identificar-me primeiro, foi o que fiz. Não se pode postar no forum sem fazer login. Esta, (nichname) é a única identificação exigida no forum, ou agora, inventou novas regras?
Quando eu quiser falar, falo-ei, com ou sem a sua permissão. Passe bem, também.
Pico-me fácilmente? Desde canichinha béu béu qualquer coisa, a porcaria, a não ter vontade de aprender já aqui ouvi de tudo. Tenho feito questão de manter esses desabafos sentimentais à parte. Porque me irritou especialmente o porcaria? Porque porcaria é um conceito muito humano, que se altera de geração para geração e nem sempre de forma mais saudável como se pensa. Filosofias à parte o que para si é porcaria, para mim não tem fundamento. Não só pela minha propria experiência, como por tudo o que tenho lido. Acho interessante ninguém postar algo mais cientifico sobre a questão de quantidade de banhos X beneficios do pelo, estar relacionado. É que a ciência é muito importante na evolução. Mostrem dados e não teorias ou teses. Mostrem o estudo que prova que um animal banhado mensalmente 1 vez por mês tem um pelo mais bonito e saudável. provem-me cientificamente que os animais que hoje tomam banho regularmente, daqui a 5 ou 6 anos não terão problemas de pele. É que se toda esta loucura aquática, é uma coisa recente, nada me diz que não se venha a descobrir, o tremendo erro que se cometeu.Pedra Escreveu:Agora, sem querer estar a picar ninguém nem sequer chamar porco (LuMaria, esta é especialmente para si, pois já vi que se pica facilmente).
É uma opinião como qualquer outra: Eu também acho uma porcaria, que muitos cães que só tomam banho quando chove, durmam na cama com os donos, andem pela casa, pelos sofás etc. Tenham paciencia, mas a sujidade agarra-se e não é apenas com escovadelas, pó de talco e dodots que se retira.
Ora, tenha lá calma (não precisa chamar a mamã, para a defender) e leia com atenção.Quem comparou os estudos científicos a estatisticas? Quem foi?IsabelNobre_ Escreveu:Só usei palavrinhas suas.Desde quando, os dados "estudos" cientificos são como as estatísticas? Vê-se quesabe o que diz. Mas, porque carga de água haveria de pesquisar o nome da autora de um livro ?Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas ....Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
Ou anda a comer muito queijo?
Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.
Não tenho presunções em mostrar que a teoria que defendo é a certa. Nem sequer pretendo vender serviços ou produtos ligados aos grooming animal.
Nem eu.![]()
Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada.Identificado? E o seu antigo nick era qual? Aquele que foi apagado, bloqueado ou sei lá o que lhe aconteceu.Quanto a identificar-me primeiro, foi o que fiz. Não se pode postar no forum sem fazer login. Esta, (nichname) é a única identificação exigida no forum, ou agora, inventou novas regras?
Quando eu quiser falar, falo-ei, com ou sem a sua permissão. Passe bem, também.
Como já disse escovo os meus diàriamente, e nas mudas de pelo perco bastante mais tempo nessa tarefa. Banho só no rio ou albufeiras. Na banheira só mesmo quando é imperioso. Digamos que para merecer o epíteto de porco estou aí a uns 50%...Se tem um cão que não escova nem dá banho, ao fim de algum tempo pode ter um monte de rastas, ou um monte de pêlo morto