Bom dia...dominancia de um cão é acho eu...na minha ignorancia...ele é que manda...mas nao tem nada a evr com agressividade....qeu fique bem claro... a carlotinha é dominante mas não agressiva...bem pelo contrario..quer é beijos e abraços...
4.1. O Comportamento Dominante
Para o cão, a nossa família e os membros a qual ela é composta, inclusive ele, é a matilha, seu grupo social, e é claro que como todo cão, sempre tentará ser o membro dominante. Para isto acontecer, o cão irá testar todas as pessoas que vivem com ele exibindo comportamentos dominantes que muitas vezes irão passar desapercebidos pelo resto do grupo.
Por exemplo, alguns proprietários acham que o cão está dando um abraço neles quando coloca suas patas em seus ombros. Isto não é um abraço, é um desafio. Na comunicação entre cães, subir em outro cão com as patas da frente é um claro desafio. Acariciando cães no momento em que estão sendo desafiados, os donos, sem saber, "perdem" para eles. 2
Outros comportamentos exibidos pelo cão como ficar deitado em frente a uma porta, evitando que seu dono passe através dela; sempre querer andar na frente da pessoa em qualquer lugar que ela vá; se apoiar ou colocar a pata sobre o dono insistentemente em todas as oportunidades que ele tiver, definem bem o comportamento dominante e a constante disputa pela liderança do grupo que ele vive.
acho que é isto...